Estudo de João 11:11 – Comentado e Explicado

Depois destas palavras, ele acrescentou: Lázaro, nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo.
João 11:11

Comentário de Albert Barnes

Lázaro dorme – está morto. A palavra “sono” é aplicada à morte,

1.Por causa da semelhança entre eles, pois o sono é o “parente da morte”. Nesse sentido, é frequentemente usado por escritores pagãos.

2. No entanto, nas Escrituras, é usado para dizer que a morte não será definitiva: que haverá um despertar desse sono ou uma ressurreição. É uma expressão bela e terna, removendo tudo o que é terrível na morte e enchendo a mente com a idéia de repouso calmo após uma vida de labuta, com referência a uma ressurreição futura com maior vigor e poderes renovados. Nesse sentido, é aplicado nas Escrituras geralmente aos santos, 1 Coríntios 11:30 ; 1 Coríntios 15:51 ; 1 Tessalonicenses 4:14 ; 1 Tessalonicenses 5:10 ; Mateus 9:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

amigo Grego. philos, substantivo de phileo, João 11: 3 .

dorme = adormeceu. Grego. koimaomai. App-171.

. Grego. poreuomai, para ir com um propósito definido. Compare João 14: 2 , João 14: 3 e Mateus 2: 8 , Mateus 2: 9 . Não é a mesma palavra que João 11: 8 .

acordá-lo fora do sono . Grego. exupnizo . Ocorre apenas aqui.

Comentário de John Calvin

11. Nosso amigo Lázaro dorme. Tendo afirmado anteriormente que a doença não era mortal, que seus discípulos talvez não ficassem muito angustiados ao ver o que eles não esperavam, ele agora os informa também que Lázaro está morto e estimula a esperança de sua ressurreição. É uma prova de incrível ignorância, que eles acreditam que Cristo falou sobre o sono ; pois, embora seja uma forma metafórica de expressão, ainda é tão frequente e comum nas Escrituras, que deveria ter sido familiarmente conhecida por todos os judeus.

Comentário de Adam Clarke

Lázaro dorme – Era muito comum entre os judeus expressar a morte dormindo; e a expressão adormecer – dormir com os pais, etc., era de grande utilidade entre eles. Os hebreus provavelmente usaram essa forma de expressão para significar sua crença na imortalidade da alma e na ressurreição do corpo.

É certo que nosso Senhor não recebeu nenhuma indicação da morte de Lázaro de ninguém, e que ele sabia disso por meio do poder pelo qual conhece todas as coisas.

Comentário de Thomas Coke

João 11:11 . Nosso amigo Lázaro dorme; Nosso Senhor pode escolher a expressão que Lázaro dorme, em parte por ternura, como sendo menos chocante, quando ele fala de um amigo tão querido; e também pode ser considerado como um exemplo dessa modéstia que caracteriza todas as ações de nosso Senhor. Ele não diz imediatamente: “Ele está morto, e eu tenho o meu poder onipotente para romper os laços do sepulcro e mandá-lo voltar à vida novamente”; mas, evitando todo desfile e ostentação, ele escolhe a expressão mais simples e humilde que se pode pensar: é igualmente notável que, depois de usar a expressão, Lázaro dorme, nosso Senhor acrescenta, eu digo, que eu possa acordá-lo; depois, quando ele diz que está morto, João 11:14 ele para ali, consistentemente com a mesma modéstia, e não menciona nada sobre sua restauração à vida; que ele pode não parecer exigível com a menor sombra de ostentação.

Comentário de John Wesley

Estas coisas disseram ele: e depois disse-lhes: Nosso amigo Lázaro dorme; mas eu vou, para que eu possa acordá-lo fora do sono.

Nosso amigo Lázaro dorme – Ele falou justamente quando morreu.

Sleepeth – Tal é a morte de bons homens na linguagem do céu. Mas os discípulos ainda não entendiam essa linguagem. E a lentidão de nosso entendimento faz com que as Escrituras freqüentemente desçam à nossa maneira bárbara de falar.

Referências Cruzadas

Exodo 33:11 – O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.

Deuteronômio 31:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.

2 Crônicas 20:7 – Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Mateus 9:24 – disse: “Saiam! A menina não está morta, mas dorme”. Todos começaram a rir dele.

Marcos 5:39 – Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”.

João 3:29 – A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 11:13 – Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.

João 11:43 – Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora! “

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Atos dos Apóstolos 7:60 – Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.

1 Coríntios 15:18 – Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

1 Tessalonicenses 5:10 – Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

Tiago 2:23 – Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *