Estudo de João 16:10 – Comentado e Explicado

Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis;
João 16:10

Comentário de Albert Barnes

De justiça – Parece claramente se referir à justiça ou inocência do próprio Jesus. Ele agora foi perseguido. Ele logo seria processado sob acusações pesadas e condenado pela mais alta autoridade da nação como culpado. No entanto, embora condenado, ele diz que o Espírito Santo desceria e convenceria o mundo de que ele era inocente.

Porque vou ao meu Pai – isto é, o incrível milagre de sua ressurreição e ascensão a Deus seria uma demonstração de sua inocência que satisfaria os judeus e gentios. Deus não levantaria um impostor. Se ele tivesse sido verdadeiramente culpado, como pretendiam os judeus que o condenaram, Deus não teria posto seu selo no impostor, ressuscitando-o dentre os mortos; mas quando ele o levantou e o exaltou à sua mão direita, ele atestou sua inocência; ele mostrou que aprovou sua obra e deu provas conclusivas de que Jesus foi enviado por Deus. A esta prova da inocência de Jesus, os apóstolos costumam se referir, Atos 2: 22-24 ; Atos 17:31 ; Romanos 1: 4 ; 1 Coríntios 15:14 , etc .; 1 Timóteo 3:16 . Essa mesma prova da inocência ou justiça do Salvador é tão satisfatória agora como era então. Um dos sentimentos mais profundos que um pecador acordado tem, é sua convicção da justiça de Jesus Cristo. Ele vê que ele é santo; que sua própria oposição a ele foi não provocada, injusta e básica; e é isso que muitas vezes sobrecarrega sua alma com a convicção de sua própria indignidade e com sinceros desejos de obter uma justiça melhor que a dele.

E você não me vê mais – isto é, ele deveria ser tirado deles, e eles não o veriam até seu retorno ao julgamento; contudo, essa fonte de tristeza para eles seria o meio de estabelecer sua religião e abençoar grandemente os outros.

Comentário de E.W. Bullinger

Meu pai Ver em João 14: 2 .

veja = eis. App-133.

não mais . Grego. ouketi.

Comentário de John Calvin

10. De justiça. Devemos prestar atenção à sucessão de etapas que Cristo estabelece. Ele agora diz que o mundo deve estar convencido da justiça ; pois os homens nunca terão fome e sede de justiça , mas, pelo contrário, rejeitarão com desdém tudo o que é dito a respeito, se não tiverem sido movidos por uma convicção de pecado. Para os crentes em particular, devemos entender que eles não podem fazer isso. progresso no Evangelho até que tenham sido humilhados; e isso não pode acontecer até que eles reconheçam seus pecados. É indubitavelmente o ofício peculiar da lei reunir as consciências no tribunal de Deus e atacá-las com terror; mas o Evangelho não pode ser pregado de maneira apropriada até que conduza os homens do pecado à justiça e da morte à vida; e, portanto, é necessário emprestar da Lei a primeira cláusula da qual Cristo falou.

Pela justiça deve ser entendido aqui o que é transmitido a nós pela graça de Cristo. Cristo faz com que ele consista em sua ascensão ao Pai, e não sem uma boa razão; pois, como Paulo declara que ressuscitou para nossa justificação ( Romanos 4:25 ), agora ele está sentado à direita do Pai, de maneira a exercer toda a autoridade que lhe foi dada, e assim preencher todas as coisas ( Efésios 4:10 .) Em resumo, da glória celestial, ele enche o mundo com o doce sabor de sua justiça. Agora o Espírito declara, pelo Evangelho, que esta é a única maneira pela qual somos considerados justos. para a convicção do pecado , este é o segundo passo, que o Espírito convença o mundo o que é a verdadeira justiça , a saber, que Cristo, por sua ascensão ao céu, estabeleceu o reino da vida e agora está à direita de o Pai, para confirmar a verdadeira justiça

Comentário de Adam Clarke

Da justiça – Da minha inocência e santidade, porque eu vou embora para meu Pai; das quais minha ressurreição dos mortos e minha ascensão ao céu serão provas completas. Cristo foi tratado pelos judeus como um impostor; como mágico; como alguém possuído pelo diabo; como pessoa perversa, sedutora e destruidora da lei. Sua reivindicação dessas acusações se referiu principalmente ao Espírito Santo, o Advogado, que, por suas influências nas mentes do povo e por sua eloquência e energia no ministério dos apóstolos, convenceu os judeus e os gentios de que os a sentença dos governantes judeus era injusta e infame, e que a própria pessoa a quem eles crucificaram era Senhor e Cristo – Senhor, o grande governador do universo; e Cristo, o ungido do Senhor, o Messias prometido. Foi uma questão de extrema importância para a causa cristã demonstrar a inocência e a santidade de seu fundador, e o crime dos judeus ao matá-lo se manifestar ao mundo. Isso também foi literalmente cumprido: o universo que ouviu falar dele acredita na justiça e inocência de Jesus; e os judeus, seus perseguidores, são confundidos e execrados em todo o mundo habitável.

Comentário de Thomas Coke

João 16:10 . Da justiça, porque, etc. – “Ele também os convencerá da justiça de minha pessoa e causa, e da necessidade, adequação e perfeição dessa expiação, que eu realizo por minha obediência à morte; porque eu serei exaltado à direita de meu Pai, e você nunca mais me verá neste estado humilde de sofrimentos e humilhação, como se eu não tivesse satisfeito plenamente sua justiça pelos fiéis, e terminado o trabalho que ele me deu para fazer na terra? ”

Comentário de John Wesley

De justiça, porque vou a meu Pai, e não me vedes mais;

De justiça, porque vou a meu Pai – o qual o Espírito testificará, embora não me vejas. Mas eu não poderia ir até ele se não fosse justo.

Referências Cruzadas

Isaías 42:21 – Foi do agrado do Senhor, por amor de sua retidão, tornar grande e gloriosa a sua lei.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

João 5:32 – Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 15:14 – e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *