Estudo de Marcos 4:11 – Comentado e Explicado

Ele disse-lhes: A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas.
Marcos 4:11

Comentário de E.W. Bullinger

é = foi.

saber = conhecer. Grego. Ginosko, App-132. Compare 1 Coríntios 2:14 . Todos os textos omitem “conhecer” e ler “foram dados o segredo” do Reino, etc.

mistério = segredo. Não antes divulgado: ou seja, sua proclamação seria recebida apenas por alguns.

o reino de deus . Veja App-114.

que estão sem = fora (esse círculo). Ocorre apenas em Marcos. Compare 1 Coríntios 5:12 , 1 Coríntios 5:13 . 1 Tessalonicenses 4:12 . Em Mateus “para eles” , Em Lucas “para outros”.

pronto = venha a ser (falado).

Comentário de Adam Clarke

A você é dado a conhecer – G???a? , para saber, é omitido pela ABKL, dez outros, o copta e um dos itala. A omissão desta palavra faz uma alteração material no sentido; pois sem ela a passagem pode ser lida assim: – A você o mistério do reino de Deus é dado; mas todas essas coisas são transacionadas em parábolas para aqueles que não têm. Griesbach deixa em dúvida. E o professor White diz, delinquente probabilitador . Eu deveria estar inclinado a omiti-lo, se não fosse encontrado nas passagens paralelas de Mateus e Lucas, em nenhum dos quais ele é omitido por nenhum MS. ou versão. Veja a dissertação sobre escrita parabólica no final de Mateus 13:58 .

Comentário de Thomas Coke

Marcos 4: 11-12 . Para aqueles que estavam sem ???? e??, o povo fora do navio – a multidão na praia. Veja e?? , usado em um sentido semelhante na história da negação de Pedro a seu Mestre, Mateus 26:69 . As seguintes palavras à primeira vista parecem importar, que Jesus falou ao povo obscuramente, em parábolas, com o propósito de que eles não entendessem o que ele disse, por medo de que eles devessem ter sido convertidos e perdoados. No entanto, é evidente pelo próprio São Marcos que este não era o significado de nosso Senhor; pois na conclusão do todo ele diz expressamente, com muitas parábolas falou a palavra a eles, como eles puderam ouvi-la; mas se Jesus falou ao povo em parábolas como pôde ouvir, sua resposta aos discípulos, aqui registrada por São Marcos, que faz essa observação sobre sua pregação, não pode ser razoavelmente entendida em nenhum sentido inconsistente com ele. A verdadeira interpretação da passagem depende de uma visão justa do escopo de São Marcos, que nossos tradutores parecem ter perdido; pois, lembrando que na passagem paralela, Mateus 13:14 são citadas as palavras de Isaías 6: 9-10 , e encontrando algumas das frases dessa profecia em São Marcos, eles nunca duvidaram, mas Isaías foi citado ali da mesma forma, e interpretou a passagem de acordo; pois deram o grego µ?p?te o significado da caneta hebraica , na profecia, supondo que seja a palavra correspondente; e, dessa maneira, fez São Marcos contradizer o que ele mesmo nos disse em Marcos 4:33 . No entanto, se for descoberto que não há citação aqui, propriamente falando, mas apenas uma alusão a uma citação que nosso Senhor fez no início de seu discurso, e que um historiador anterior havia registrado, podemos permitir que, embora ?? caneta na profecia significa que, ainda assim, µ?p?te, na resposta de nosso Senhor registrada por São Marcos, pode ter uma significação diferente, mas igualmente natural; viz. Se assim for, se for o caso, de acordo com seu uso em outras passagens. (Ver Lucas 3:15 . 2 Timóteo 2:25 .) É evidente que Isaías não é citado no ramo da resposta de Cristo registrada por São Marcos, porque não há a menor sugestão de citação. Além disso, a menor comparação das passagens em si as mostrará diferentes. Na profecia, Deus ordena que Isaías declare a respeito dos judeus no período posterior, que eles ouviriam o Messias pregar, mas não o entenderiam; e veja seus milagres, mas não conceba uma idéia justa do poder pelo qual eles foram realizados; e profetizar sobre eles, para que endurecessem seus corações, e ensurdecessem seus ouvidos, e fechassem seus olhos, para que não vissem com seus olhos, ouçam com seus ouvidos, e entendam com seus corações, e sejam convertidos e curados. Em São Mateus, nosso Senhor designa a conclusão dessa profecia como a razão pela qual ele falou ao povo em parábolas. Tornaram-se tão estúpidos e perversos que não puderam suportar ouvir as doutrinas do Evangelho claramente pregadas a eles. Em São Marcos, ele acrescentou que, como esse era o estado de suas mentes, ele embrulhou sua doutrina em parábolas, com a intenção de que eles pudessem ver o máximo que pudessem receber, mas não perceber os detalhes ofensivos, o que os faria rejeitar ele e suas doutrinas; e que eles pudessem ouvir o máximo que pudessem ouvir, mas não entendiam nada para irritá-los contra ele; e tudo com um design para promover sua conversão e salvação. Pelo fato de nosso Senhor usar duas ou três frases do profeta nesses versículos, não podemos concluir que ele o tenha citado, ou mesmo que ele as usou no sentido delas. Ele o citou no início de seu discurso e, portanto, embora aposto um sentido diferente às suas palavras, ele pode usá-las como uma alusão, para insinuar que era a maldade dos judeus, predita por Isaías, que tornou esse tipo de ensino o único método provável de convertê-los. No geral, as expressões atribuídas a Jesus no Evangelho de São Marcos não são de forma alguma as mesmas encontradas em São Mateus; mas eles contêm um sentimento adicional sobre o mesmo assunto, a título de ilustração. É verdade que Cristo ensinou o Evangelho por parábolas, colocado sob essa luz, parece ter sido um favor, e não um golpe judicial; apesar de parecer das próprias palavras de nosso Senhor, que era do último tipo; mas a resposta é que esse tipo de ensino, sem dúvida, implica a maior culpa nos judeus, cuja iniquidade o tornara necessário, e transmitia uma idéia de punição por parte de Cristo, que por sua iniquidade os privava de melhores meios de instrução; de modo que era realmente uma punição: ao mesmo tempo, era um favor da mesma forma, pois era menos punição do que eles mereciam e punição para recuperá-los. Reconheço que, se nosso Senhor não tivesse falado em resposta aos discípulos, que desejavam saber o motivo de sua conduta, o que ele disse nessa ocasião poderia ter sido comparado com outros textos; em que, de acordo com o gênio da língua hebraica, as palavras nos levam a pensar na intenção do agente, enquanto, nesse meio tempo, nada além do efeito de sua ação é descrito. Ver Mateus 10: 34-35 . No entanto, as circunstâncias da passagem em consideração proíbem esse método de interpretação. Para concluir, esse sentido me parece por outra razão muito provável: porque quando nosso Senhor ensinou aos homens, ele nunca o fez, mas com o objetivo de instruí-los e promover sua salvação; até agora ele estava criando seus discursos sombriamente, com o objetivo de mantê-los na ignorância e impedir sua conversão. Pois está além do poder do mais disputado capcioso negar, que o grande fim de todos os trabalhos de Cristo foi a iluminação, a conversão e a salvação da humanidade. Em vez de ser feito em parábolas, podemos ler, entregues em parábolas.

Comentário de Scofield

mistério

(Veja Scofield “ Mateus 13:11 “)

Comentário de John Wesley

E ele lhes disse: A vós é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas aos que estão de fora, todas estas coisas são feitas por parábolas.

Para os que estão de fora – Assim os judeus denominaram os pagãos: assim nosso Senhor chama todos os incrédulos obstinados: pois eles não entrarão no seu reino: permanecerão nas trevas exteriores.

Referências Cruzadas

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Mateus 13:13 – Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.

Mateus 13:16 – Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Lucas 8:10 – Ele disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 5:12 – Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Colossenses 4:5 – Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

1 Tessalonicenses 4:12 – a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.

1 Timóteo 3:7 – Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *