Estudo de Mateus 27:52 – Comentado e Explicado

Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram.
Mateus 27:52

Comentário de Albert Barnes

E os túmulos foram abertos – “Sepulturas” ou sepulcros eram mais comumente feitos, entre os judeus, em rochas sólidas ou em cavernas. O rasgar das rochas, portanto, as abriria. As sepulturas foram abertas por este terremoto, mas os mortos nelas não ressuscitaram até depois de sua ressurreição.

E muitos corpos dos santos surgiram – é claro, não se sabe quem eram esses, nem o que aconteceu com eles. É provável que fossem pessoas que haviam morrido recentemente, e parecem ter sido conhecidas em Jerusalém; pelo menos, se os santos antigos tivessem ressuscitado, eles não seriam conhecidos e, logo, teriam sido creditados como aqueles que haviam morrido recentemente.

Qual dormiu – Qual morreu. A morte dos santos é freqüentemente chamada de “sono”, Daniel 12: 2 ; 1 Coríntios 15:18 ; 1 Tessalonicenses 4:15 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 27: 52-53 . E as sepulturas foram abertas – algumas das tumbas foram destruídas e abertas pelo terremoto, e sem dúvida continuaram abertas durante todo o sábado, já que a lei não permitiria qualquer tentativa de fechá-las naquele dia: mas os cadáveres que estavam em eles não voltaram à vida até a ressurreição de Cristo, como está implícito na próxima cláusula, pois ele era o primogênito dentre os mortos, Colossenses 1:18 ; e as primícias dos que dormiram, 1 Coríntios 15:20 . E muitos corpos dos santos que dormiram – Os corpos de muitas pessoas eminentemente santas; levantou-se e saiu de suas sepulturas – Ou túmulos, enquanto permaneceram fechados; depois de sua ressurreição – provavelmente imediatamente depois dela; e entrou na cidade santa – isto é, Jerusalém, chamada cidade santa, por causa do templo e sua adoração; e apareceu a muitos – quem os conhecia; atestando assim a verdade desse evento mais importante, a ressurreição de Jesus, e declarando seu próprio resgate da sepultura, como uma espécie de primícias do seu poder sobre a morte, que deve, por fim, realizar uma ressurreição geral. É e deve permanecer incerto quem eram esses santos que tinham agora a honra de serem os primogênitos da ressurreição de Cristo. O Sr. Fleming pensa que eles eram alguns dos mais eminentemente santos mencionados no Antigo Testamento; e que eles apareceram com algum esplendor extraordinário, e foram conhecidos por revelação àqueles a quem apareceram, como Moisés e Elias foram aos discípulos na transfiguração. Mas o Sr. Pierce, o Dr. Macknight, e muitos outros, acham mais provável que fossem pessoas que morreram, mas ultimamente, talvez, como as que haviam crido em Cristo e que eram conhecidas por discípulos sobreviventes. Quem quer que fossem, sua ressurreição foi um evento extraordinário e, sem dúvida, muito se falou em Jerusalém entre aqueles a quem eles apareceram e outras pessoas bem dispostas a quem o mencionaram. Não é improvável que a profecia de Cristo, registrada em João 5:25 , se referisse a esse evento e, assim, recebesse sua realização, distinguindo-se da ressurreição geral prevista em Mateus 27: 28-29 desse capítulo. Como é dito apenas, esses santos apareceram para muitos em Jerusalém, mas não que eles continuassem com eles, é provável que, indubitavelmente elevados à imortalidade, tenham assistido ao seu Salvador ressurreto, durante sua morada na terra, e depois o tenham acompanhado em sua ascensão, para graça seu triunfo sobre a morte e a sepultura, e todos os poderes das trevas, Efésios 4: 8 ; Colossenses 2:15 . Assim, quando o rasgo do véu do templo sugeriu que a entrada no lugar mais santo, o tipo de céu, estava agora aberta a todas as nações, a ressurreição de vários santos dentre os mortos demonstrou que o poder da morte e a sepultura foi quebrada; que o aguilhão foi tirado da morte e a vitória arrancada da sepultura; e se eles ascenderam com ele também, foi demonstrado que a conquista do Senhor sobre os inimigos da humanidade era completa, e não apenas um dado sincero de uma ressurreição geral dos mortos, mas também do reino dos céus sendo aberto a todos os crentes.

Comentário de E.W. Bullinger

sepulturas = túmulos.

surgiu = foram acordados. Todos os textos lidos “foram levantados” . É essa a ressurreição mencionada em Romanos 1: 3 ? Veja as notas lá. Grego. egersis = despertar despertando ou surgindo. Ocorre apenas aqui. Compare João 12:24 . Eles cumpriram a palavra do Senhor em João 5:25 .

Comentário de John Calvin

52 E sepulturas foram abertas. Este também foi um milagre impressionante, pelo qual Deus declarou que seu Filho entrou na prisão da morte, não para continuar sendo trancado ali, mas para trazer à tona todos os que foram mantidos em cativeiro. Pois no exato momento em que a desprezível fraqueza da carne foi vista na pessoa de Cristo, a magnífica e divina energia de sua morte penetrou até o inferno. Esta é a razão pela qual, quando ele estava prestes a ser trancado em um sepulcro, outros sepulcros foram abertos por ele. No entanto, é duvidoso que essa abertura dos túmulos tenha ocorrido antes de sua ressurreição; pois, em minha opinião, a ressurreição dos santos, mencionada imediatamente depois, foi posterior à ressurreição de Cristo. Não há probabilidade nas conjeturas de alguns comentaristas de que, depois de terem recebido vida e fôlego, eles permaneceram três dias escondidos em seus túmulos. Penso que é mais provável que, quando Cristo morreu, as sepulturas foram imediatamente abertas: e que, quando ele ressuscitou, alguns dos piedosos, tendo recebido vida, saíram de suas sepulturas e foram vistos na cidade. Pois Cristo é chamado de primogênito dentre os mortos ( Colossenses 1:18 ) e as primícias dos que ressuscitam ( 1 Coríntios 15:20 ) porque, por sua morte, ele começou e por sua ressurreição, ele completou. , uma nova vida; não que, quando ele morreu, os mortos foram ressuscitados imediatamente, mas porque sua morte foi a fonte e o começo da vida. Esta razão, portanto, é totalmente aplicável, uma vez que a abertura dos túmulos era o presságio de uma nova vida, que o fruto ou resultado aparecesse três dias depois, porque Cristo, ao ressuscitar dos mortos, trouxe outros com ele de suas vidas. sepulturas como seus companheiros. Agora, por esse sinal, ficou evidente que ele não morreu nem ressuscitou em uma capacidade privada, mas a fim de derramar o odor da vida em todos os crentes.

Mas aqui surge uma pergunta. Por que Deus determinou que apenas alguns deveriam surgir, uma vez que a participação na ressurreição de Cristo pertence igualmente a todos os crentes? Eu respondo: Como ainda não havia chegado o momento em que todo o corpo da Igreja deveria estar reunido à sua frente, ele exibiu em poucas pessoas um exemplo da nova vida que todos deveriam esperar. Pois sabemos que Cristo foi recebido no céu com a condição de que a vida de seus membros ainda fosse escondida ( Colossenses 3: 3 ), até que ela se manifestasse com a sua vinda. Mas, para que as mentes dos crentes fossem levadas mais rapidamente à esperança, era vantajoso que a ressurreição, que era comum a todos eles, fosse provada por alguns.

Outra e mais difícil pergunta é: O que aconteceu com esses santos depois? Pois pareceria absurdo supor que, depois de terem sido admitidos por Cristo à participação de uma nova vida, eles novamente voltaram ao pó. Porém, como essa pergunta não pode ser respondida com facilidade ou rapidez, não é necessário nos preocuparmos muito com um assunto que não é necessário que seja conhecido. Que eles continuaram conversando por muito tempo com os homens não é provável; pois era necessário apenas que fossem vistos por um curto período de tempo, para que neles, como num espelho ou semelhança, o poder de Cristo aparecesse claramente. Como Deus pretendia, por suas pessoas, confirmar a esperança da vida celestial entre os que estavam vivos, não haveria absurdo em dizer que, depois de desempenharem esse ofício, eles descansavam novamente em seus túmulos. Mas é mais provável que a vida que eles receberam não lhes tenha sido tirada posteriormente; pois se tivesse sido uma vida mortal, não teria sido uma prova de uma ressurreição perfeita. Agora, embora o mundo inteiro ressuscite, e que Cristo levante os ímpios ao julgamento, assim como os crentes à salvação, ainda assim, como foi especialmente para o benefício de sua Igreja que ele ressuscitou, era apropriado que ele deve conceder a ninguém, a não ser santos, a distinta honra de se levantar junto com ele.

Comentário de Adam Clarke

E as sepulturas foram abertas – Pelo terremoto; e muitos corpos de santos que dormiam, ou seja, estavam mortos, dormem sendo uma expressão comum para a morte nas Escrituras.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27: 52-53 . E as sepulturas foram abertas, etc. – Os antigos sepulcros foram escavados nas rochas, que estavam sendo rasgadas pelo terremoto, descobriram as células onde os corpos dos mortos eram depositados; mas, embora esses sepulcros tenham sido abertos pelo terremoto na morte de nosso Senhor, os mortos neles não voltaram à vida até sua ressurreição: pois o próprio Jesus foi o primogênito dentre os mortos. Colossenses 1:18 e as primícias dos que dormem, 1 Coríntios 15:20 . Parece provável que esses santos não foram alguns dos mais eminentes mencionados no Antigo Testamento, mas discípulos que haviam morrido recentemente; pois quando entraram na cidade, eram conhecidos pelas pessoas que os viam, o que não poderia ter acontecido se não fossem seus cotemporários; e como o rasgo do véu do templo sugeria que a entrada no lugar santo, o tipo de céu, estava agora aberta a todas as nações, a ressurreição de vários santos dentre os mortos demonstrou que o poder da morte e a sepultura foi quebrada, o aguilhão foi tomado da morte e a vitória arrancada da sepultura. Em resumo, as conquistas de nosso Senhor sobre os inimigos da humanidade foram mostradas para serem completas, e foi dado um fervoroso ressurgimento geral dos mortos. Há um manuscrito grego antigo, que lê em Mateus 27:53 após sua ressurreição; e essa leitura é seguida pelas versões em árabe e etíope. Talvez seja tão natural ler a passagem com Grotius, quando ele cedeu o fantasma, as sepulturas foram abertas; e depois de sua ressurreição, muitos corpos de santos se levantaram e saíram de suas sepulturas.

Comentário de Scofield

sepulturas

Que esses corpos voltaram para suas sepulturas não é dito e não pode ser inferido. O feiticeiro Levítico 23: 10-12 tipifica a ressurreição de Cristo, mas um feixe implica pluralidade. Foi um único “milho de trigo” que caiu no chão na crucificação e sepultamento de Cristo João 12:24 ; foi um feixe que surgiu em ressurreição. A inferência é que esses santos, com os espíritos dos “justos aperfeiçoados” Hebreus 12:23 do Paraíso, foram com Jesus Efésios 4: 8-10 para o céu.

Comentário de John Wesley

E os túmulos foram abertos; e muitos corpos dos santos que dormiram surgiram,

Algumas das tumbas foram destruídas e abertas pelo terremoto, e enquanto continuavam fechadas (e devem ter ficado abertas todo o sábado, vendo que a lei não permitiria qualquer tentativa de fechá-las), muitos corpos de homens santos foram levantados ( talvez Simeão, Zacarias, João Batista e outros que haviam crido em Cristo, e eram conhecidos por muitos em Jerusalém.) E, saindo dos túmulos após sua ressurreição, entraram na cidade santa (Jerusalém) e apareceram para muitos – Quem provavelmente já os conhecia antes: Deus, por meio deste, significando que Cristo venceu a morte e ressuscitaria todos os seus santos no devido tempo.

Referências Cruzadas

Isaías 25:8 – destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Oséias 13:14 – “Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição? “Não terei compaixão alguma,

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

1 Coríntios 11:30 – Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

1 Tessalonicenses 5:10 – Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *