Estudo de Salmos 28:5 – Comentado e Explicado

pois não atendem às ações do Senhor nem às obras de suas mãos. Que Ele os abata e não os levante.
Salmos 28:5

Comentário de Albert Barnes

Porque eles não consideram as obras do Senhor – O que o Senhor faz na criação; em sua providência; através de Seus mandamentos e leis; e pelo seu espírito. Eles não encontram prazer em Suas obras; eles não dão ouvidos às sugestões de Sua vontade em Suas providências; eles não ouvem Seus mandamentos; eles não cedem às influências do Seu Espírito. “Nem o funcionamento de suas mãos.” O que Ele está fazendo agora. O sentido é essencialmente o mesmo que no ex-membro da frase.

Ele os destruirá – Ele os derrubará, em vez de edificá-los. Eles se expõem ao Seu descontentamento, e Ele trará punição merecida sobre eles.

E não os edifique – Ele não os favorecerá; Ele não lhes dará prosperidade. Saúde, felicidade, salvação só podem ser encontradas em conformidade com as leis que Deus ordenou. Nem pode ser encontrado em violar essas leis, ou em qualquer outro método que não aquele que Ele ordenou. Cedo ou tarde, a violação da lei, em relação a essas coisas e em relação a tudo, deve levar à calamidade e à ruína.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 28: 5 . Porque eles não consideram as obras do Senhor – As obras providenciais de Deus, para e para sua igreja e povo, pelas quais obras ele se manifesta, declara sua mente e vontade, e fala aos filhos dos homens; e uma observação séria da qual os teria medo de se opor ao povo de Deus ou de tentar obstruir os desígnios de Deus a seu favor. Henry observa justamente aqui que “uma estúpida falta de consideração pelas obras de Deus é a causa do pecado dos pecadores, e assim se torna a causa de sua ruína”. Por que os homens questionam o ser e os atributos de Deus, mas porque eles não consideram devidamente as operações de suas mãos, que declaram sua glória, e nas quais as coisas invisíveis dele são claramente vistas? Por que os homens o esquecem e vivem sem ele; não, ofende-o e vive em rebelião contra ele, mas porque não consideram os casos daquela ira dele que é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens? Por que os inimigos do povo de Deus os odeiam e perseguem, e planejam travessuras contra eles, mas porque eles não consideram as obras que Deus fez por sua igreja, pelas quais ele fez parecer quão caro é para ele? Veja Isaías 5:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

obras = ações.

operação = execução real. Alguns códices no plural, como na nota acima.

Comentário de Adam Clarke

Eles não consideram as obras do Senhor – Eles não têm conhecimento do Deus verdadeiro, nem em sua natureza, nem em suas obras.

Ele os destruirá, e não os edificará. Esta é uma profecia notável, e foi literalmente cumprida: o império babilônico foi destruído por Ciro e nunca mais foi edificado; pois ele fundou o império persa em suas ruínas. refúgio o lugar onde estava a Babilônia agora não é mais conhecido.

Comentário de John Calvin

5. Porque eles não consideram os feitos de Jeová. Nesse versículo, ele abre a raiz da impiedade, declarando que os ímpios são tão ousados ??em fazer travessuras, porque, embora estejam assim entregando seu ódio e perpetrando todas as espécies de maldade, pensam que não têm nada a ver com Deus. E quando a consciência os pica, eles se acalmam com falsas esperanças e, finalmente, teimosamente se endurecem em insensibilidade. Primeiro, intoxicados pela prosperidade, eles se gabam de que Deus é seu amigo, enquanto ele não tem consideração pelos bons homens que estão sobrecarregados com tantas aflições; e, em seguida, convencem-se de que o mundo é governado pelo acaso, cegando-se assim no meio da clara luz do dia. Dessa maneira, os adversários de Davi, voluntariamente ignorantes de que Deus o designara rei, encorajaram-se a persegui-lo. Ele, portanto, reclama de sua total ignorância disso, assim como Isaías ( Isaías 5:20 ) apresenta a mesma queixa, em termos gerais, contra todos os ímpios de seus dias. Essa doutrina, portanto, tem um duplo uso. Primeiro, não é pouca consolação para os filhos de Deus serem persuadidos, enquanto eles são irritantemente irritados, de que, pela providência de Deus, eles são assim lucrativamente exercitados com paciência; e que, embora todos os assuntos deste mundo estejam em um estado de perturbação e confusão, Deus, no entanto, está supremo no céu, conduzindo e governando todas as coisas. (598) Em segundo lugar, esse é um meio-fio muito apropriado para subjugar as paixões de nossa carne, para que não, como os Andabates, (599) contenda no escuro e com os olhos fechados, como se Deus não visse e não se importava com o que é feito aqui abaixo. Portanto, aprendamos cuidadosamente a considerar que os julgamentos que Deus executa são tantas provas de sua justiça no governo da humanidade e que, embora todas as coisas devam ser amontoadas em confusão, os olhos da fé devem ser direcionados para o céu, para considere os julgamentos secretos de Deus. E como Deus nunca cessa, mesmo no meio das maiores trevas, para dar alguns sinais de sua providência, é indolência indesculpável não atendê-los. Essa perversidade que o profeta agrava, repetindo novamente as obras das mãos de Deus, assim sugere, que os ímpios, seguindo imprudentemente seu curso, pisam sob qualquer obra de Deus que possam encontrar para verificar sua loucura.

Que ele os destrua, e não os edifique. Alguns são de opinião que a primeira parte deste versículo é a nominativa na sala de um substantivo para os verbos na última cláusula; como se Davi tivesse dito: Essa loucura brutal os destruirá; mas o nome de Deus deve ser suprido, e então o contexto será excelente. Como os verbos, no entanto, no hebraico estão no tempo futuro (600), a sentença pode ser explicada como significando que Davi agora se assegura da destruição dos réprobos pelos quais ultimamente orara. Eu não rejeito esta interpretação; mas, na minha opinião, as palavras são apenas uma continuação de suas petições. Dessa maneira, ele ora para que os iníquos sejam derrotados, para não ressuscitar ou recuperar seu estado anterior. A expressão: Que ele os destrua, e não os edifique, é uma figura de linguagem comum entre os hebreus, de acordo com o que Malaquias diz sobre Edom: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu derrubarei, ”( Malaquias 1: 4. ) Para que não sejamos atingidos por uma praga incurável, aprendamos a despertar nossa mente para a consideração das obras de Deus, para que sejamos ensinados a temê-lo, a perseverar em paciência, e para avançar em piedade.

Comentário de John Wesley

Por não considerarem as obras do Senhor, nem a operação de suas mãos, ele as destruirá, e não as edificará.

Não importa – As obras providenciais de Deus para com o seu povo.

Referências Cruzadas

Números 23:23 – Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’

2 Samuel 7:13 – Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.

2 Samuel 7:27 – “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, tu mesmo o revelaste a teu servo, quando disseste: ‘Estabelecerei uma dinastia para você’. Por isso o teu servo achou coragem para orar a ti.

1 Reis 11:38 – Se você fizer tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi, estarei com você. Edificarei para você uma dinastia tão permanente quanto a que edifiquei para Davi, e darei Israel a você.

Jó 34:26 – Pela impiedade deles, ele os castiga onde todos podem vê-los.

Salmos 8:3 – Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

Salmos 10:5 – Os seus caminhos prosperam sempre; tão acima da sua compreensão estão as tuas leis que ele faz pouco caso de todos os seus adversários,

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 92:4 – Tu me alegras, Senhor, com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria.

Salmos 104:24 – Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Salmos 111:2 – Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam.

Isaías 5:12 – Harpas e liras, tamborins, flautas e vinho há em suas festas, mas não se importam com os atos do Senhor, nem atentam para obra que as suas mãos realizam.

Isaías 22:11 – Vocês construíram um reservatório entre os dois muros para a água do açude velho, mas não olharam para aquele que fez estas coisas, nem deram atenção àquele que há muito as planejou.

Isaías 26:9 – A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Isaías 45:8 – “Vocês, céus elevados, façam chover justiça; derramem-na as nuvens. Abra-se a terra, brote a salvação, cresça a retidão com ela; eu, o Senhor, a criei. “

Isaías 45:12 – Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Jeremias 10:12 – Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

Jeremias 31:4 – Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram.

Jeremias 32:20 – Realizaste sinais e maravilhas no Egito e continuas a fazê-los até hoje, tanto em Israel como entre toda a humanidade, e alcançaste o renome que hoje tens.

Oséias 14:9 – Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *