Estudo de Isaías 43:2 – Comentado e Explicado

Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá.
Isaías 43:2

Comentário de Albert Barnes

Quando você passa pelas águas – Esta é uma promessa geral, e significa que quando e onde eles passarem pela água ou pelo fogo, ele os protegerá. Isso era verdade na história passada deles como povo; e a garantia é aqui dada para que eles possam ser consolados em vista das calamidades que estavam sofrendo na Babilônia. Fogo e água são freqüentemente usados ??nas Escrituras para denotar calamidade – esta última porque ela esmaga; o primeiro porque consome; veja Salmo 69: 1 – ‹As águas vieram à minha alma; também Salmo 73:10 ; Salmo 124: 4-5 ; Salmo 66:12 – ‹Passamos pelo fogo e pela água. ‘

Eu estarei contigo – (Compare a nota em Isaías 41:10 ).

E através dos rios – também expressivos de calamidade e perigo – como tentar atravessar riachos profundos e rápidos.

Eles não te transbordarão – Como foi o caso do Jordão quando o atravessaram sob a orientação de Josué, e um caminho foi feito para os exércitos de Israel.

Quando você anda pelo fogo – Isso é expressivo de calamidade e perigo em geral, como passar pelo fogo. No entanto, houve um cumprimento literal no caso dos três judeus piedosos que foram lançados por Nabucodonosor na fornalha ardente Daniel 3:25 , Daniel 3:27 .

Nem a chama acenderá sobre ti – Ela não apenas te consumirá, mas também queimará ou ferirá você (ver Daniel 3:27 ). A Paráfrase de Chaldee refere esse versículo à passagem pelo Mar Vermelho e à proteção que Deus deu ao seu povo lá. Está escrito: ‹No começo, quando você passou pelo Mar Vermelho, minha palavra foi sua ajuda. Faraó e Egito, que eram poderosos como as águas de um rio, não puderam prevalecer contra você. E quando foste entre um povo formidável como o fogo, eles não puderam prevalecer contra ti, e os reinos que eram fortes como a chama não puderam consumir-te. É, no entanto, para ser entendido como uma promessa referente ao futuro; embora a linguagem seja derivada principalmente, sem dúvida, de Deus os protegendo em seus perigos nos tempos antigos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 43: 2 . Quando você passa pelas águas, etc. – O sentido geral da promessa neste versículo é que Deus apoiará e protegerá sua igreja espiritual naquelas adversidades e calamidades que parecem ameaçar sua destruição, para que nunca seja destruído; e que os verdadeiros crentes sempre serão apoiados pela mão do Todo-Poderoso. A expressão neste versículo parece aludir a alguns eventos anteriores na história judaica e ter respeito a alguns eventos seguintes. Veja Salmos 66:12 .

Comentário de John Calvin

2 Quando passares pelas águas. É uma antecipação pela qual ele declara que aqueles que confiam na assistência imediata de Deus não têm motivos para afundar na adversidade. Isso é afirmado mais completamente do que no versículo anterior, porque, embora ele mostre que a Igreja não estará isenta de calamidades e aflições, mas deve manter uma guerra constante, ele encoraja a paciência e a coragem; como se ele tivesse dito: “O Senhor não te redimiu para que você possa desfrutar de prazeres e luxos, ou para que você se abandone para facilitar e indolência, mas para que você esteja preparado para suportar todo tipo de males”.

Por fogo e água, ele se refere a todo tipo de miséria a que somos responsáveis ??nesta vida; pois devemos lutar não apenas com calamidades de um tipo, mas com calamidades infinitamente diversificadas. Em um momento, devemos “atravessar mercadorias” e, em outro, “através do fogo”. ( Salmos 66:12 .) Da mesma maneira, o apóstolo Tiago exorta os crentes a não desmaiarem quando “caem em várias tentações”. ( Tiago 1: 2. ) E, de fato, a fé precisa ser posta à prova de muitas maneiras; pois muitas vezes acontece que quem foi vitorioso em um combate ficou perplexo com outro tipo de tentação. Somos, portanto, tentados por aflições, mas somos finalmente entregues; ficamos perplexos com as ondas, mas não somos engolidos; somos até queimados pelas chamas, mas não somos consumidos. Temos, de fato, o mesmo sentimento de dor que os outros homens, mas somos apoiados pela graça de Deus e fortalecidos pelo espírito de paciência, para não desmaiarmos; e por fim ele estenderá a mão e nos levará ao alto. (163)

Referências Cruzadas

Exodo 14:29 – Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

Deuteronômio 31:6 – Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 3:15 – ( O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita. ) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas,

Salmos 23:4 – Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 46:4 – Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

Salmos 66:10 – Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata.

Salmos 66:12 – Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste.

Salmos 91:3 – Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Isaías 8:7 – o Senhor está trazendo contra eles as poderosas e devastadoras águas do Eufrates, o rei da Assíria com todo o seu poderio. Elas transbordarão em todos os seus canais, encobrirão todas as suas margens

Isaías 11:15 – O Senhor fará secar o golfo do mar do Egito; com um forte vento varrerá com a mão o Eufrates, e o dividirá em sete riachos, para que se possa atravessá-lo de sandálias.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Daniel 3:25 – E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”.

Amós 9:8 – “Sem dúvida, os olhos do SENHOR, o Soberano, se voltam para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó”, declara o SENHOR.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Malaquias 3:2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

Malaquias 4:1 – “Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles”, diz o Senhor dos Exércitos. “Nem raiz nem galho algum sobrará.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Mateus 7:25 – Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Lucas 21:12 – “Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.

1 Coríntios 3:13 – sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

2 Timóteo 4:22 – O Senhor seja com o seu espírito. A graça seja com vocês.

Hebreus 11:29 – Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.

Hebreus 11:33 – os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

1 Pedro 4:12 – Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *