Estudo de Isaías 55:12 – Comentado e Explicado

Sim, partireis com júbilo, e sereis reconduzidos em paz; montanhas e colinas aclamar-vos-ão, e todas as árvores do campo vos aplaudirão.
Isaías 55:12

Comentário de Albert Barnes

Pois saireis com alegria – esta língua é a que é apropriada para os exilados em Babilônia, mas não há dúvida de que o profeta também olha para os tempos mais felizes do Messias no futuro (compare as notas em Isaías 52: 7). )

). As montanhas e as colinas – Linguagem como essa é comum em Isaías, onde toda a natureza é chamada a se alegrar, ou onde objetos inanimados são representados como expressando sua simpatia pela alegria do povo de Deus (veja a nota em Isaías 14: 8 ; Isaías 35: 1-2 , Isaías 35:10 ; Isaías 42: 10-11 ; Isaías 44:23 ). De fato, essa imagem é comum em toda poesia. Assim, Virgílio:

Ipsi laetitia voces ad sidera jactant,

Intonsi montes: ipsae jam carmina rupes,

Ipsa sonant arhusta.

Ec. v. 62ss.

As montanhas ainda não atingem o céu ecoante;

E rochas e torres a velocidade do triunfo no exterior.

Wrangham

Tal linguagem ocorre especialmente na poesia dos orientais. Assim, quando o deus Ramar estava indo para o deserto, diz Roberts, foi dito a ele: ‹As árvores vigiarão você; eles dirão: Ele veio, ele veio; e as flores brancas baterão palmas. As folhas que agitam dirão: Venha, venha, e os lugares espinhosos serão transformados em jardins de flores.

E todas as árvores do campo baterão palmas – Bater palmas é uma expressão de alegria e regozijo (compare 2 Reis 11:12 ; Salmo 47: 1 ). Assim, no Salmo 98: 8 , é dito:

Que as inundações batam palmas;

Que as colinas sejam alegres juntas.

Entre os judeus, o idioma às vezes era usado para expressar alegria maligna pela calamidade de outras pessoas (compare Jó 27: 3 ; Jó 34:37 ; Lamentações 2:15 ; Ezequiel 25: 6 ). Aqui está uma expressão do regozijo universal que atenderia à extensão do reino de Deus na terra.

Comentário de Adam Clarke

As montanhas e as colinas – São imagens altamente poéticas para expressar um estado feliz acompanhado de alegria e exultação.

Ipsi laetitia voces ad sidera jactant

Intonsi montes: ipsae jam carmina rupes,

Ipsa sonant arbusta.

Virg. Ecl. 5:61.

“Os cumes das montanhas não são cortados, as rochas se alegram;

Os arbustos humildes participam da voz humana. ”

Dryden.

Comentário de John Calvin

12. Portanto saireis com alegria. O Profeta conclui o assunto deste capítulo; pois, quando ele falou da misericórdia de Deus, seu objetivo era convencer os judeus de que o Senhor os libertaria. Ele agora aplica ao seu propósito o que estava contido em seu discurso sobre a infinita bondade de Deus e mostra que seus pensamentos são muito diferentes dos pensamentos dos homens. E a verdadeira maneira de ensinar é esta, que devemos aplicar declarações gerais para uso atual. Finalmente, ele trata da restauração do povo, que dependia da misericórdia imerecida de Deus.

As montanhas e colinas irromperão diante de você. Por “montanhas e colinas”, ele quer dizer que tudo o que eles encontrarem na jornada, embora em outros aspectos seja prejudicial, ajudará os que voltarem a Jerusalém. São metáforas, pelas quais ele mostra que todas as criaturas se curvam à vontade de Deus, se regozijam e prestam sua ajuda para continuar sua obra. Ele alude à libertação do Egito ( Êxodo 14:22 ), como é habitual nos Profetas; pois assim é descrito pelo salmista: “Os montes saltaram como carneiros, e os montes como cordeiros. O que te afligiu, ó mar, que desgastaste e o Jordão ( Josué 3:16 ) que foste expulso? ( Salmos 114: 4 ) Pois a restauração da Igreja pode ser considerada uma renovação do mundo inteiro e, em conseqüência disso, diz-se que o céu e a terra mudam, como se sua ordem fosse revertida. Mas tudo isso dependia de previsões anteriores, pelas quais eles haviam recebido a promessa de seu retorno.

Comentário de John Wesley

Pois saireis com alegria e sereis levados em paz; os montes e as colinas irromperão diante de vós, cantando, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Portanto – Você será libertado de sua servidão.

Paz – com segurança e triunfo.

Aplauso – Haverá uma alegria geral, de modo que até as criaturas sem sentido parecerão se alegrar com você.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 16:32 – Ressoe o mar, e tudo o que nele existe; exultem os campos, e tudo o que neles há!

Salmos 47:1 – Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria.

Salmos 65:13 – Os campos se revestem de rebanhos e os vales se cobrem de trigo; eles exultam e cantam de alegria!

Salmos 96:11 – Regozijem-se os céus e exulte a terra! Ressoe o mar e tudo o que nele existe!

Salmos 98:7 – Ressoe o mar e tudo o que nele existe, o mundo e os seus habitantes!

Salmos 105:43 – Fez sair cheio de júbilo o seu povo, e os seus escolhidos, com cânticos alegres.

Salmos 148:4 – Louvem-no os mais altos céus e as águas acima do firmamento.

Isaías 14:8 – Até os pinheiros e os cedros do Líbano alegram-se por sua causa e dizem: “Agora que você foi derrubado, nenhum lenhador vem derrubar-nos! “

Isaías 35:1 – O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa;

Isaías 35:10 – e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.

Isaías 42:10 – Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.

Isaías 44:23 – Cantem de alegria, ó céus, pois o Senhor fez isto; grite bem alto, ó profundezas da terra. Irrompam em canção, vocês, montes, vocês, florestas e todas as suas árvores, pois o Senhor resgatou Jacó, ele mostra sua glória em Israel.

Isaías 48:20 – Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam: “O Senhor resgatou seu servo Jacó”.

Isaías 49:9 – para dizer aos cativos: “Saiam”, e para aqueles que estão nas trevas: “Apareçam! ” “Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.

Isaías 49:13 – Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

Isaías 51:11 – Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão.

Isaías 65:13 – Portanto, assim diz o Soberano Senhor: “Os meus servos comerão, e vocês passarão fome; os meus servos beberão, e vocês passarão sede; os meus servos se regozijarão, e vocês passarão vergonha;

Jeremias 30:19 – Deles virão ações de graça e o som de regozijo. Eu os farei aumentar e eles não diminuirão; eu os honrarei e eles não serão desprezados.

Jeremias 31:12 – Eles virão e cantarão de alegria nos altos de Sião; ficarão radiantes de alegria pelos muitos bens dados pelo Senhor: o cereal, o vinho novo, o azeite puro, as crias das ovelhas e das vacas. Serão como um jardim bem regado, e não mais se entristecerão.

Jeremias 33:6 – ” ‘Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Zacarias 2:7 – “Atenção, ó Sião! Escapem, vocês que vivem na cidade da Babilônia!

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *