Estudo de Jeremias 32:17 – Comentado e Explicado

Ah! Senhor Javé, fostes vós que fizestes o céu e a terra com a força de vosso braço. Nada vos é impossível.
Jeremias 32:17

Comentário de Albert Barnes

(27)

d Muito difícil – literalmente, maravilhoso demais.

Comentário de John Calvin

Ah, Senhor Jeová! ele diz; eis que fizeste o céu e a terra. Se alguém não atender às circunstâncias da passagem, ele pode pensar que o Profeta está aqui divagando, e não conecta suas frases, para que sua oração pareça incoerente. Mas como eu já disse, que como o Profeta sabia que os homens têm muita liberdade quando falam das obras de Deus, ele se conteve no devido tempo, antes de abordar o assunto. Ele então fez este tipo de introdução: “Ó Senhor, não me convém contender contigo, nem é certo em mim exigir que me dê uma razão para as tuas ações, porque tu fizeste o céu e a terra pelos teus grandes poder e braço estendido. “ Existe aqui, então, um contraste implícito entre Deus e o homem mortal; “Por quem sou eu que ouso convocar-te para uma competição! pois teu poder é justamente para ser temido por nós; quando erguemos os olhos para o céu, quando olhamos para a terra, não há nada que não deva nos encher de admiração do teu poder, pois sua imensidão aparece acima e abaixo. ” Vemos, portanto, que o Profeta exalta em altos termos o poder de Deus, a fim de se manter em um estado de espírito humilde e humilde, e não se atrever a clamar contra Deus, nem presumir-se apressadamente em frente para pronunciar um julgamento por suas obras. . Eis que ele diz; ele põe diante de seus olhos a maravilhosa obra do mundo, na qual o imensurável poder de Deus brilha de maneira conspícua.

Ele então acrescenta: Nem há nada escondido de ti. Esta cláusula admite dois significados; para ??? , pala, significa maravilhoso e também oculto. Agora, a maior parte dos intérpretes dá essa explicação: que nada está escondido de Deus, porque todas as coisas estão diante de seus olhos, pois seu conhecimento penetra nas profundezas mais profundas. Pode então ser uma recomendação do conhecimento de Deus, como um elogio a seu poder já foi dado; e esse significado não é inadequado.

No entanto, não rejeito o outro significado, dado por Jerônimo, de que não há nada difícil ou maravilhoso para Deus, porque todas as coisas estão sujeitas à sua vontade. Assim, o Profeta pode dizer, continuando o mesmo pensamento, que o poder de Deus, que brilha à nossa vista nos céus e na terra, pode ao mesmo tempo ser observado no governo permanente do mundo; pois quem criou os céus e a terra pode fazer todas as coisas, para que nada seja maravilhoso para ele, isto é, nada é difícil para o seu poder assim que ele decretar isso ou aquilo. O principal objetivo do Profeta ainda é o mesmo. (64)

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor DEUS = Adonai Jeová.

Tu fizeste, & c. Referência ao Pentateuco (Gen 1). Compare Jeremias 27: 5 .

nada muito difícil para ti. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 18:14 ). App-92.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 18:14 – Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”.

Exodo 20:11 – Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

2 Reis 19:15 – E Ezequias orou ao Senhor: “Senhor, Deus de Israel, que reina em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra.

Neemias 9:6 – Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus, e tudo que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram.

Jó 42:2 – “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Salmos 102:25 – No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Salmos 136:5 – que com habilidade fez os céus, O seu amor dura para sempre!

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Isaías 42:5 – É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:

Isaías 44:24 – “Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,

Isaías 45:12 – Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

Isaías 46:9 – Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.

Isaías 48:12 – “Escute-me, ó Jacó, Israel, a quem chamei: Eu sou sempre o mesmo; eu sou o primeiro e eu sou o último.

Jeremias 1:6 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”.

Jeremias 4:10 – Então eu disse: “Ah, Soberano Senhor, como enganaste completamente este povo e a Jerusalém dizendo: ‘Vocês terão paz’, quando a espada está em nossa garganta”.

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Jeremias 14:13 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor, os profetas estão dizendo a eles: ‘Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar’ “.

Jeremias 27:5 – ‘Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser.

Jeremias 32:27 – “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?

Jeremias 51:15 – “Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder; firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

Jeremias 51:19 – Aquele que é a Porção de Jacó não é como esses, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade; o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Ezequiel 9:8 – Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me, rosto em terra, clamando: “Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel lançando a tua ira sobre Jerusalém? “

Ezequiel 11:13 – Ora, enquanto eu estava profetizando, Pelatias, filho de Benaia, morreu. Então prostrei-me, rosto em terra, e clamei em alta voz: “Ah! Soberano Senhor! Destruirás totalmente o remanescente de Israel? “

Daniel 2:22 – Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele.

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

Lucas 1:37 – Pois nada é impossível para Deus”.

Lucas 18:27 – Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível para Deus”.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

Atos dos Apóstolos 7:49 – ‘O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso?

Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Efésios 3:9 – e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 1:10 – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Apocalipse 4:11 – “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *