Estudo de Miquéias 5:7 – Comentado e Explicado

O resto de Jacó será, no meio de muitos povos, como o orvalho provindo do Senhor, como gotas de chuva sobre a relva, que nada tem a desejar do homem nem a esperar dos filhos dos homens.
Miquéias 5:7

Comentário de Albert Barnes

E o restante de Jacó – Miquéias ( Miquéias 4: 7 ), assim como Isaías ( Isaías 10:21 ), havia profetizado que um remanescente só deveria retornar ao Deus Poderoso. Estes, embora muitos em si mesmos, são apenas um remanescente apenas da massa não convertida; todavia, este “o restante que será salvo” Romanos 9:27 , que crêem em Cristo, “o pequeno rebanho” Lucas 12:32 , dos quais eram os apóstolos e seus discípulos, “estará, no meio de muitos pessoas ”, a quem eles conquistaram com a fé, como João na Ásia, Tomé na Índia, Pedro na Babilônia e Roma, Paulo bem no mundo inteiro, o que? algo a ser prontamente engolido por sua multidão? Não, mas “como o orvalho da parte do Senhor, como as chuvas da relva, que não se demoram para o homem, nem esperam os filhos dos homens”, vivificando a vida que, que logo murcha (ver Salmo 102: 5). , Salmo 102: 12 ; 2 Reis 19:26 ; Isaías 37:27 ) grama, nenhum cultivo humano, nenhuma ajuda humana, poderia alcançar.

No Evangelho e na graça de Cristo, existem ao mesmo tempo gentileza e poder; a suavidade, como o orvalho, pode ser como um leão. Pois “a sabedoria alcança poderosamente de um extremo ao outro; e docemente ela ordena todas as coisas ”. O orvalho é, na Sagrada Escritura, um símbolo da doutrina divina. “Minha doutrina cairá como a chuva, meu discurso será destilado como o orvalho, como a pequena chuva sobre a erva tenra e como a chuva sobre a grama” Deuteronômio 32: 2 . O orvalho desce do céu, é celestial, não de nascimento terrestre, transparente, brilhando com a luz, refletindo os tons do céu, suave, leve, fraco em si mesmo, refrescante, refrescando as fortes batidas do dia ( 2 Coríntios 4:12 , extinguindo o calor ardente das paixões e regando o solo seco e árido, para que produza frutos a Cristo. No entanto, eles dizem: “a excelência do poder era de Deus e não de nós” 2 Coríntios 4: 7 . e “Deus deu o aumento” 1 Coríntios 3: 6-7 . Porque também não era a sua doutrina “do homem nem do homem” Gálatas 1:12 ; mas veio do céu, o Espírito Santo ensinando-os invisivelmente e fazendo homens indoutos e ignorantes poderoso interior e feito Rup .: “Donde somente estes e estes a Igreja de Cristo admira, como fornecendo a regra da verdade.” Rib .: “A erva sobre a qual este orvalho cai, cresce para Deus sem qualquer auxílio de homem, e floresce, e não precisa nem de doutrinas de filósofos, nem de recompensas ou louvores de homens . ”

Comentário de Thomas Coke

Miquéias 5: 7 . E o remanescente de Jacó será – como um orvalho, etc. – Os orvalho foram os de maior serviço nesta terra, que foi regada pela chuva somente em duas estações do ano. A palavra orvalho, portanto, é usada figurativamente, para expressar qualquer coisa frutificante e emocionante; e é bem aplicado aos macabeus, que, contando com a ajuda divina e sem ajuda estrangeira, com um pequeno bando derrubaram poderosos exércitos do inimigo, e estavam em seus muros como leões; e jovens leões; trazendo o maior conforto e a maior honra ao seu país aflito. Veja Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Miquéias 5: 7 . E o remanescente de Jacó – Aqueles que permaneceram após a invasão assíria nos dias de Ezequias e Josias, em cujos reinos uma reforma considerável foi realizada; e o restante que deve ser levado cativo para a Babilônia, que durante o cativeiro deve contribuir para espalhar o conhecimento do único Deus verdadeiro entre os caldeus; (ver Daniel 2:47 ; Daniel 3:29 ; Daniel 4:34 ; Daniel 6:26 😉 e mais especialmente aqueles que deveriam retornar do cativeiro sob Zorobabel; estará no meio de muitas pessoas como o orvalho, etc. – Multiplicará e se tornará numeroso como as gotas de orvalho. Ou melhor, como o orvalho refresca e fertiliza a terra, também serão uma bênção para todos os que os rodeiam que os usam de maneira amigável. O remanescente, no entanto, aqui principalmente significado, é o mencionado por Joel 2:32 , o remanescente que o Senhor deveria chamar, sobre o qual o Espírito deveria ser derramado e que deveria ser salvo ( Romanos 9:27 ), a saber , os judeus se convertem ao cristianismo, entre os quais apóstolos, evangelistas e outros primeiros ministros da palavra. Estes, dispersos por diversos países, como as gotas de orvalho ou as chuvas espalhadas pela face da terra e refrescando e fertilizando a criação de vegetais, devem, por sua doutrina, exemplo, exortações e orações, refrescar e tornar frutíferas , em piedade e virtude, as nações anteriormente estéreis, e as fazem crescer em graça e bondade, como a grama que não demora para o homem, mas floresce em lugares onde o homem não confere cultura, apenas pela bênção divina. Assim Deus, pelo evangelho de sua graça, e pela influência de seu Espírito, sem a sabedoria ou o poder humano, tornará frutíferos os desertos áridos do mundo gentio para seu louvor, em um grande aumento de adoradores espirituais e santos servos fiéis para ele.

Comentário de John Wesley

E o restante de Jacó estará no meio de muitas pessoas como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a grama, que não se demora pelo homem, nem espera pelos filhos dos homens.

Como um orvalho – Este remanescente, onde quer que esteja, deve multiplicar-se como o orvalho que refresca a grama; portanto, onde este remanescente está, deve ser uma bênção para aqueles que os rodeiam, que os usam de maneira amigável.

Como chuveiros – Deus os abençoará por sua mão imediata, pois somente ele, sem a ajuda do homem, dá orvalho e aguaceiros. Como isso foi cumprido no tipo, antes de o evangelho ser pregado a todas as nações, assim tem sido, agora é, e sempre será cumprido nos séculos vindouros. O remanescente de Deus será uma bênção para os lugares em que eles vivem.

Comentário de Adam Clarke

O remanescente de Jacó – Desde o reinado de Dario Hystaspes (Assuero, marido de Ester), os judeus foram grandemente favorecidos. Aqueles que continuaram na Pérsia e na Caldéia foram grandemente honrados sob a proteção de Mardoqueu e Ester. Calmet. Mas outros consideram isso como aplicável aos Macabeus.

Como um orvalho do Senhor – Mesmo durante o cativeiro, muitos dos judeus eram os meios de espalhar o conhecimento do único Deus verdadeiro; ver Daniel 2:47 ; Daniel 3:29 ; Daniel 4:34 ; Daniel 6:26 . Este pode ser o orvalho do Senhor mencionado aqui. Quando o Messias apareceu, o Evangelho foi pregado por eles; e será novamente propagado por sua futura restauração gloriosa, Romanos 11:12 , Romanos 11:25 .

A grama, que não demora para o homem – Que grama brota sem a atenção e a cultura do homem; ???? leish , mesmo o melhor e mais habilidoso dos homens.

Nem espera pelos filhos dos homens – ??? ???? libney adam , pelos filhos de Adão, o primeiro transgressor. O orvalho e as chuvas caem sobre a terra e a regam, a fim de torná-la frutífera; e a grama brota independentemente do valor ou da maldade do homem. Tudo vem da graça de Deus, que faz com que o seu sol brilhe sobre os justos e os injustos, e sua chuva desce sobre os maus e os bons.

Comentário de E.W. Bullinger

como um orvalho, etc. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 32: 2 , o mesmo idioma verbal). App-92.

um orvalho = uma névoa noturna. Veja nota nos Salmos 133: 3 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de John Wesley

E o restante de Jacó estará no meio de muitas pessoas como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a grama, que não se demora pelo homem, nem espera pelos filhos dos homens.

Como um orvalho – Este remanescente, onde quer que esteja, deve multiplicar-se como o orvalho que refresca a grama; portanto, onde este remanescente está, deve ser uma bênção para aqueles que os rodeiam, que os usam de maneira amigável.

Como chuveiros – Deus os abençoará por sua mão imediata, pois somente ele, sem a ajuda do homem, dá orvalho e aguaceiros. Como isso foi cumprido no tipo, antes de o evangelho ser pregado a todas as nações, assim tem sido, agora é, e sempre será cumprido nos séculos vindouros. O remanescente de Deus será uma bênção para os lugares em que eles vivem.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:2 – Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas.

Juízes 6:36 – E Gideão disse a Deus: “Quero saber se vais libertar Israel por meu intermédio, como prometeste.

Salmos 72:6 – Seja ele como chuva sobre uma lavoura ceifada, como aguaceiros que regam a terra.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Isaías 32:15 – até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 55:10 – Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,

Isaías 66:19 – “Estabelecerei um sinal entre elas, e enviarei alguns dos sobreviventes às nações: a Társis, aos líbios e aos lídios, famosos flecheiros, a Tubal e à Grécia, e às ilhas distantes, que não ouviram falar de mim e não viram a minha glória. Eles proclamarão a minha glória entre as nações.

Jeremias 14:22 – Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.

Ezequiel 14:22 – Contudo, haverá alguns sobreviventes; filhos e filhas que serão retirados dela. Eles virão a vocês, e, quando vocês virem a conduta e as ações deles, vocês se sentirão consolados com relação à desgraça que eu trouxe sobre Jerusalém.

Ezequiel 47:1 – O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Oséias 14:5 – Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio. Como o cedro do Líbano aprofundará suas raízes;

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

Amós 5:15 – Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Miquéias 5:3 – Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas.

Miquéias 5:8 – O remanescente de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar.

Sofonias 3:13 – O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte. “

Zacarias 14:8 – Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 11:15 – “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 16:9 – Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: “Passe à Macedônia e ajude-nos”.

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Romanos 11:12 – Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *