Estudo de Salmos 9:9 – Comentado e Explicado

O Senhor torna-se refúgio para o oprimido, uma defesa oportuna para os tempos de perigo.
Salmos 9:9

Comentário de Albert Barnes

O Senhor também será um refúgio – Margem, um lugar alto. A margem expressa o sentido mais exato da palavra hebraica – mi ? misgâb . Significa propriamente altura, altitude; então uma altura, rocha, rochedo; e então, como essas localidades, inacessíveis a um inimigo, eram procuradas em tempos de perigo como locais de retiro seguro, passa a denotar um local de segurança e refúgio, Salmo 18: 2 ; Salmo 46: 7 , Salmo 46:11 ; Salmo 48: 3 ; Salmo 59: 9 , Salmo 59:17 ; Salmo 94:22 . A declaração aqui é equivalente ao que se costuma dizer, que Deus é um refúgio, uma rocha, uma torre alta, uma defesa; o que significa que os referidos podem encontrar segurança nele. Veja as notas no Salmo 18: 2 .

Para os oprimidos – literalmente, para aqueles que são esmagados, quebrados; portanto, os abatidos, aflitos e infelizes – ?? dak – de ??? mor dakak – para bater em pequenos; partir em pedaços; esmagar. A alusão aqui é para aqueles que são prejudicados ou oprimidos; às vítimas de tirania e injustiça. Tais podem pedir a Deus para justificá-los e sua causa, e eles não olharão em vão. Mais cedo ou mais tarde, ele se manifestará como seu protetor e ajudante. Veja Salmo 9:12 .

Um refúgio em tempos de angústia – Não apenas para os oprimidos, mas para todos aqueles que estão com problemas. Compare o Salmo 46: 1 . Ou seja, tudo isso pode chegar até ele com a certeza de que ele estará pronto para sentir pena deles e para libertá-los. O salmista achou isso no seu próprio caso; e ele deduz que seria assim em todos os casos, e que isso poderia ser considerado como o caráter geral de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

o oprimido = o esmagado. Compare Salmos 10:18 .

tempos de angústia = o grande momento de angústia: isto é, a tribulação de Mat 24, Jer 30, etc. Compare Salmos 10: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Um refúgio – mis? misgab , um lugar alto, onde seus inimigos não podem alcançá-los nem vê-los. Quem tem Deus como parte dele tem toda a segurança nele.

Comentário de John Calvin

9. E Jeová será um refúgio para os pobres. Aqui, Davi fornece um remédio para a tentação que aflige grandemente os fracos, quando se vêem, e aqueles que são como eles, abandonados à vontade dos ímpios, enquanto Deus permanece em silêncio. (173) Ele nos lembra que Deus atrasa sua ajuda e a aparência exterior abandona seus fiéis, a fim de socorrê-los em uma estação mais conveniente, de acordo com a grandeza de sua necessidade e aflição. A partir disso, segue-se que ele não deixa de exercer seu cargo, embora sofra com a redução do bem e do inocente à extrema pobreza, e apesar de exercê-los com choro e lamentações; pois, fazendo isso, acende uma lâmpada para permitir que eles vejam seus julgamentos com mais clareza. Deste modo, Davi declara expressamente que Deus interpõe sua proteção sazonalmente nas aflições do seu povo. O Senhor será uma proteção para os pobres em tempos oportunos e angustiados. A partir disso, aprendemos o dever de dar tempo à sua providência para se manifestar longamente na época da necessidade. E se a proteção pelo poder de Deus e a experiência de seu favor paternal é a maior bênção que podemos receber, não nos sintamos tão desconfortáveis ??por sermos considerados pobres e miseráveis ??perante o mundo, mas que essa consideração consoladora aplane nossa tristeza. , que Deus não está longe de nós, vendo que nossas aflições o chamam para vir em nosso auxílio. Observemos também que se diz que Deus está próximo em momentos oportunos, quando ele socorre os fiéis durante a aflição deles. (174) A palavra hebraica ???? , batsarah, que ocorre no final do versículo 9, é entendida por alguns como se fosse a palavra simples que significa defesa; mas aqui eles o tornam metaforicamente angustiante, denotando aquelas circunstâncias difíceis nas quais uma pessoa está tão trancada e reduzida a tal ponto que não consegue escapar. Eu, no entanto, acho que há mais probabilidade na opinião daqueles que tomam ? , a primeira letra de ???? , batsarah, como uma letra servil que significa , que é seu significado comum. (175) O que é dito aqui, então, é que Deus assiste seu próprio povo no tempo de necessidade, a saber, na aflição, ou quando eles estão sobrecarregados, pois a assistência é mais necessária e mais útil.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:27 – O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 20:1 – Que o Senhor te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja!

Salmos 32:7 – Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa

Salmos 37:39 – Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 48:3 – Nas suas cidadelas Deus se revela como sua proteção.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 77:1 – Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 108:12 – Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem.

Salmos 142:4 – Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 4:5 – o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá

Isaías 8:14 – Para os dois reinos de Israel ele será um santuário, mas também uma pedra de tropeço, uma rocha que faz cair. E para os habitantes de Jerusalém ele será uma armadilha e um laço.

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Naum 1:7 – O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,

Lucas 13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *