Estudo de Salmos 33:4 – Comentado e Explicado

porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade:
Salmos 33:4

Comentário de Albert Barnes

Pois a palavra do Senhor é reta – A ordem; a lei; a promessa de Deus. Tudo o que ele “diz” está certo; ou é verdade. É digno de crença universal; e deve, portanto, ser motivo de elogios. O fato de Deus dizer uma coisa é a maior prova de que é verdade.

E todas as suas obras são feitas na verdade – ou melhor, “na fidelidade”. Ou seja, tudo o que ele faz é executado fielmente. Ele faz tudo o que promete, e tudo o que faz é reivindicar confiança universal. Tudo o que ele faz é digno da confiança de todas as suas criaturas, pelo fato de que Ele faz isso. Nenhum, no entanto, eles podem ser afetados pelo que ele faz, tem qualquer motivo para duvidar que esteja perfeitamente certo. Deus é o único Ser de quem temos algum conhecimento, a respeito de quem podemos sentir essa certeza.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 33: 4-5 . A palavra do Senhor é correta – Todos os conselhos e mandamentos de Deus, contidos nas Escrituras, ou dados em sua providência, para o governo do mundo, são sábios, justos e bons, sem engano ou defeito. Todas as suas obras são feitas com verdade – todas as suas dispensações da providência concordam com sua palavra e não são senão o cumprimento de suas promessas, ameaças ou outras declarações de sua mente e vontade em sua palavra; embora algumas vezes, durante uma temporada, possam parecer contrários a ela. Ele ama a justiça e o julgamento – isto é, apenas o julgamento: ou a justiça pode estar relacionada à sentença, e o julgamento à execução dela. Ele não apenas faz justiça a todos os homens, mas, o que é mais, ele a ama e se deleita. A terra está cheia da bondade do Senhor – Ele não apenas não faz mal a ninguém, mas é muito gentil e misericordioso com todos os homens do mundo, a quem concede muitos favores e a quem dá muitos convites para seu amor. e serviço.

Comentário de Adam Clarke

A palavra do Senhor é correta – Ele é infinitamente sábio e não pode cometer erros; e todas as suas obras são feitas na verdade. Todas as palavras, leis, promessas e ameaças de Deus são perfeitamente verdadeiras e justas. As dispensações de sua providência e misericórdia são igualmente. Quando ele recompensa ou castiga, é de acordo com a verdade e a justiça.

Comentário de John Calvin

4. Pois a palavra de Jeová é correta. Como acabei de observar, o salmista apresenta primeiro a providência geral de Deus pela qual ele governa o mundo inteiro; e ele nos diz que exerce seu poder em todo o curso de suas operações, que a mais perfeita equidade e fidelidade brilham em todos os lugares. Alguns terão os termos palavra e trabalho para serem sinônimos; mas acho que há uma distinção, e essa palavra significa a mesma coisa que conselho ou ordenança, enquanto trabalho significa o efeito ou a execução de seu conselho. Concordo que aqui o mesmo assunto seja repetido em palavras diferentes, como é o caso em outros lugares; mas uma ligeira variação será encontrada em tais repetições, que a mesma coisa ele pode expressar de várias maneiras. A quantidade do que é afirmado é que tudo o que Deus designa e ordena está certo; e tudo o que ele realiza na operação real é fiel e verdadeiro. Enquanto isso, deve-se observar que o termo palavra não deve ser entendido por doutrina, mas pelo método pelo qual Deus governa o mundo.

Comentário de John Wesley

Pois a palavra do SENHOR é reta; e todas as suas obras são feitas na verdade.

A palavra – Todos os conselhos e mandamentos de Deus são sábios, justos e bons.

Suas obras – Todas as suas obras de providência concordam com sua palavra e são o cumprimento de suas promessas ou ameaças.

Referências Cruzadas

Gênesis 24:27 – dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Salmos 12:6 – As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada.

Salmos 19:8 – Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.

Salmos 25:10 – Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.

Salmos 36:5 – O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Salmos 119:128 – Por isso considero justos os teus preceitos e odeio todo caminho de falsidade.

Provérbios 30:5 – “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Miquéias 2:7 – é isto que está sendo falado: “O Espírito do Senhor perdeu a paciência? É assim que ele age? ” “As minhas palavras não fazem bem àquele cujos caminhos são retos?

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Romanos 7:12 – De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *