Estudo de Salmos 132:15 – Comentado e Explicado

Abençoarei copiosamente sua subsistência, fartarei de pão os seus pobres.
Salmos 132:15

Comentário de Albert Barnes

Abençoarei abundantemente sua provisão – margem, certamente. Hebraico, “Bênção abençoarei”, uma afirmação forte, significando que ele certamente faria isso; que ele faria isso de todas as maneiras; que toda bênção necessária seria concedida. A palavra provisão prestada é uma forma cognata da palavra no Salmo 78:25 , traduzida em carne: “Ele lhes enviou carne em abundância .” Refere-se adequadamente a comida para uma viagem, mas é aplicável a qualquer tipo de comida. A idéia original é a dos alimentos obtidos pela caça – como caça, carne de veado: Gênesis 25:28 ; Jó 38:41 . O significado aqui é que Deus forneceria abundantemente seu apoio.

Vou satisfazer seus pobres com pão – darei a eles o que eles precisam. Veja as notas no Salmo 37:25 .

Comentário de E.W. Bullinger

ela: ie Sião “s.

pobres = necessitados.

Comentário de Adam Clarke

Abençoarei abundantemente sua provisão – Haverá uma provisão abundante de salvação feita para a humanidade na Igreja Cristã. A multiplicação dos pães por nosso Senhor foi um tipo e prova disso.

Comentário de John Calvin

15. Benção abençoarei, etc. A habitação de Deus no meio do povo foi o que constituiu a grande fonte de sua bem-aventurança; e agora são mencionadas algumas das provas que ele daria em relação a seu respeito paternal, como preparar e administrar sua comida comum, aliviar seus desejos, vestir seus sacerdotes com salvação e encher todo seu povo de alegria e alegria. É necessário acrescentar isso, pois, a menos que tenhamos uma demonstração ocular da bondade divina, não somos espirituais o suficiente para nos elevarmos à apreensão dela. Temos uma dupla demonstração disso na questão de nossa alimentação diária; primeiro, na terra, sendo enriquecida para nos fornecer milho, vinho e óleo; e novamente na produção da terra sendo multiplicada, através de um poder secreto, de modo a nos fornecer alimento suficiente. Existe aqui a promessa de que Deus exerceria um cuidado especial com seu próprio povo para supri-lo de alimentos e que, embora eles não tivessem uma grande abundância, os pobres ficariam satisfeitos. Não devemos deixar de mencionar o erro notável e ridículo que os papistas cometeram nessa passagem, e que mostra a estupidez judicial sob a qual eles mentem, que não há nada tão absurdo que eles não tragam. Ao confundir duas letras em uma, para victus, eles lêem vidus, e então conjeturam que isso deve ser uma mutilação para a bênção dos viduas, abençoarei suas viúvas! Assim eles fizeram ” viúvas ” de “comida” ­ um erro extraordinário, que dificilmente creditaríamos, se não fossem eles cantando a palavra em seus templos até os dias atuais. (139) Mas Deus, que abençoa a comida de seu próprio povo, apaixonou suas mentes e os deixou confundir tudo em seus devaneios e insultos absurdos. O penman inspirado continua repetindo o que ele já havia dito sobre outras bênçãos, apenas o termo salvação é usado em vez de justiça, mas no mesmo sentido que eu já mencionei. Alguns entendem que ele se refere à pureza da doutrina e santidade da vida; mas isso parece uma interpretação forçada, e ele quer dizer simplesmente que eles estariam seguros e felizes sob a proteção divina.

Referências Cruzadas

Exodo 23:25 – Prestem culto ao Senhor, o Deus de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês.

Levítico 26:4 – eu lhes mandarei chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto.

Deuteronômio 14:29 – para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos.

Deuteronômio 28:2 – Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:

Salmos 22:26 – Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!

Salmos 33:18 – Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor,

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 37:19 – Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura.

Salmos 147:14 – É ele que mantém as suas fronteiras em segurança e que a supre do melhor do trigo.

Provérbios 3:9 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

Isaías 33:16 – é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

Jeremias 31:14 – Satisfarei os sacerdotes com fartura; e o meu povo será saciado pela minha bondade”, declara o Senhor.

Ageu 1:6 – Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”.

Ageu 1:9 – “Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? “, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.

Ageu 2:16 – Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depósito de vinho para tirar cinqüenta medidas, só encontrava vinte.

Malaquias 2:2 – Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome”, diz o Senhor dos Exércitos, “lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração.

Mateus 5:6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Mateus 6:32 – Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Mateus 14:19 – E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão.

Marcos 8:6 – Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram.

Lucas 1:53 – Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos.

2 Coríntios 9:10 – Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *