Estudo de João 18:17 – Comentado e Explicado

A porteira perguntou a Pedro: Não és acaso também tu dos discípulos desse homem? Não o sou, respondeu ele.
João 18:17

Comentário de Albert Barnes

Santifique-os – Esta palavra significa tornar puro, ou purificar dos pecados, 1 Tessalonicenses 5:23 ; 1 Coríntios 6:11 . A santificação no coração de um cristão é progressiva. Consiste em tornar-se mais parecido com Deus e menos apegado ao mundo; em conseguir a ascensão sobre maus pensamentos, paixões e desejos impuros; e ao tornar-se cada vez mais despojado dos objetos terrenos e apegado às coisas que são invisíveis e eternas. A palavra também significa “consagrar, separar para um santo ofício ou propósito”. Ver João 17:19 ; também as notas em João 10:36 . Quando Jesus orou aqui para que Deus os santificasse, ele provavelmente incluiu essas duas idéias, para que elas fossem pessoalmente mais santas e verdadeiramente consagradas a Deus como ministros de sua religião. Os ministros do evangelho serão realmente devotados ao serviço de Deus na mesma proporção em que forem pessoalmente puros.

Pela tua verdade – a verdade é uma representação das coisas como elas são. O Salvador orou para que, através daqueles justos pontos de vista de Deus e de si mesmos, fossem santificados. Ver as coisas como elas são é ver Deus infinitamente amável e puro; seus comandos sejam razoáveis ??e justos; o céu seja santo e desejável; seu serviço é fácil, religião agradável e pecado odioso; ver que a vida é curta, que a morte está próxima; que o orgulho, a pompa, os prazeres, a riqueza e as honras deste mundo são de pouco valor e que é de infinita importância estar preparado para entrar no eterno estado de ser. Quem vê tudo isso, ou vê as coisas como elas são, deseja ser santo. Ele fará de seu grande objetivo viver perto de Deus e glorificar seu nome. Na santificação da alma, Deus faz uso de toda a verdade, ou de tudo que é adequado para representar as coisas como elas são para a mente. Sua Palavra afirma isso e nada mais; Seu Espírito e Sua Providência fazem isso. A terra e os céus, as estações, o sol e a chuva, estão todos preparados para nos ensinar sua bondade e poder, e nos levar a ele. Suas misericórdias diárias tendem para o mesmo fim, e as aflições têm o mesmo objetivo. Nossa própria doença nos ensina que estamos prestes a morrer. A morte de um amigo nos ensina a instabilidade de todos os confortos terrestres e a necessidade de buscar melhores alegrias. Todas essas coisas são adequadas para fazer representações justas para a mente e, assim, para santificar a alma. Como o cristão está constantemente em meio a esses objetos, ele deve estar constantemente crescendo em graça e diariamente e a cada hora obtendo impressões novas e mais profundas das grandes verdades da religião.

Tua palavra é verdade – tudo o que você falou – isto é, tudo o que está contido na Bíblia. Todos os mandamentos e promessas de Deus; Suas representações de Seu próprio caráter e as do homem; Seu relato da missão e morte de Seu Filho; da sepultura, a ressurreição, o julgamento e a eternidade, todos tendem a representar as coisas como são e, portanto, são adequados para santificar a alma. Temos aqui também o testemunho do Salvador de que a revelação que Deus deu é verdadeira. Tudo o que Deus falou é verdadeiro, e o cristão deve se alegrar e o pecador deve tremer. Ver Salmo 19: 7-14 .

Comentário de E.W. Bullinger

não Grego. mim. App-105.

este homem “ = este companheiro”. Falado em desprezo. Homem. App-123.

não Ou grego . App-105.

Comentário de John Calvin

17. Então a criada que guardava a porta disse a Peter. Peter é introduzido no salão do sumo sacerdote; mas isso lhe custou muito caro, pois, assim que ele põe o pé nela, ele é obrigado a negar a Cristo. Quando ele tropeça com tanta vergonha no primeiro passo, a tolice de sua vanglória é exposta. Ele se gabara de provar ser um campeão valente e capaz de enfrentar a morte com firmeza; e agora, com a voz de uma única empregada, e essa voz não acompanhada de ameaças, ele fica confuso e joga os braços para baixo. Tal é uma demonstração do poder do homem. Certamente, toda a força que parece existir nos homens é a fumaça, que uma respiração imediatamente afasta. Quando estamos fora da batalha, somos muito corajosos; mas a experiência mostra que nossa conversa sublime é tola e infundada; e, mesmo quando Satanás não faz ataques, criamos para nós mesmos alarmes ociosos que nos perturbam antes do tempo. A voz de uma mulher débil aterrorizou Pedro: e qual é o nosso caso? Não trememos continuamente com o farfalhar de uma folha que cai? Uma falsa aparência de perigo, ainda distante, fez Pedro tremer: e todos os dias não somos afastados de Cristo por absurdos infantis? Em resumo, nossa coragem é de tal natureza que, por sua própria vontade, cede onde não há inimigo; e assim Deus vinga a arrogância dos homens, reduzindo as mentes ferozes a um estado de fraqueza. Um homem, cheio não de força, mas de vento, promete que obterá uma vitória fácil sobre o mundo inteiro; e, no entanto, assim que vê a sombra de um cardo, ele imediatamente treme. Portanto, aprendamos a não ser corajoso em ninguém que não seja o Senhor.

Eu não sou. Isso não parece, de fato, uma negação absoluta de Cristo; mas quando Pedro tem medo de reconhecer que é um dos discípulos de Cristo, isso equivale a uma afirmação de que ele não tem nada a ver com ele. Isso deve ser observado com cuidado, para que ninguém possa imaginar que ele escapou agindo como sofista, quando é apenas de maneira indireta que ele evita a confissão de sua fé.

Comentário de Adam Clarke

A donzela que mantinha a porta – Caezarius, um escritor citado por Calmet, diz que essa porteira se chamava Ballila. Vale ressaltar que as mulheres, principalmente as idosas, eram empregadas pelos antigos como carregadores. Em 2 Samuel 4: 6 , a Septuaginta e a Vulgata fazem uma mulher carregadora de Isbosete. Aristófanes, em Vespis, v. 765, os menciona no mesmo escritório e os chama de S???? , Sekis, que parece significar uma empregada comum:

?t? t?? ???a? a?e??e? ? S???? ?a??a .

E Eurípides, Troad. traz Hecuba, reclamando que ela, que costumava sentar-se em um trono, agora está reduzida à miserável necessidade de se tornar um carregador ou uma enfermeira, a fim de obter um pedaço de pão. E Plautus, Curcul. Aja. Eu. sc. 1, menciona uma velha que era guardiã do portão:

Ânus hic solet cubitare custos janitrix .

Por que eles, em preferência aos homens, deveriam ser expostos para esse cargo, não consigo conceber; mas achamos que o uso era comum em todas as nações antigas. Veja as notas em Mateus 26:69 .

Comentário de Thomas Coke

João 18:17 . Também não és um, etc. – Parece que a donzela, depois de ter admitido Pedro, o seguiu até o fogo, e falou-lhe ali em tom irado, tendo sido informada de que fora ele quem cortara o companheiro de seu servo. orelha. Veja João 18:26 e os lugares paralelos.

Comentário de John Wesley

Então diz a donzela que mantinha a porta para Pedro: Não és também um dos discípulos deste homem? Ele diz que eu não sou.

Também és tu – assim como os outros, um dos discípulos deste homem – ela parece não ter pedido, com nenhum desígnio, magoá-lo.

Referências Cruzadas

Mateus 26:33 – Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! “

Mateus 26:69 – Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”.

Marcos 14:66 – Estando Pedro em baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali.

Lucas 22:54 – Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância.

Lucas 22:56 – Uma criada o viu sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: “Este homem estava com ele”.

João 18:5 – “A Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Sou eu”, disse Jesus. ( E Judas, o traidor, estava com eles. )

João 18:8 – Respondeu Jesus: “Já lhes disse que sou eu. Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens”.

João 18:16 – mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, voltou, falou com a moça encarregada da porta e fez Pedro entrar.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *