Estudo de Atos 5:41 – Comentado e Explicado

Eles saíram da sala do Grande Conselho, cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus.
Atos 5:41

Comentário de Albert Barnes

Alegria – Nada para a maioria das pessoas pareceria mais vergonhoso do que um chicote público. É um castigo infligido geralmente não tanto porque causa “dor”, mas porque é estimado em ser acompanhado com desgraça. Os governantes judeus, sem dúvida, desejavam que os apóstolos fossem tão afetados com o sentimento dessa desgraça que não quisessem aparecer novamente em público ou pregar mais o evangelho. No entanto, eles ficaram decepcionados. O efeito foi justamente o contrário. Se for perguntado por que eles se alegraram dessa maneira, podemos responder:

(1) Porque eles foram autorizados a imitar o exemplo do Senhor Jesus. Ele foi açoitado e insultado, e eles ficaram felizes por poderem ser tratados como ele. Compare Filemom 3:10 ; Colossenses 1:24 ; 1 Pedro 4:13 : “Alegrai-vos na medida em que sois participantes dos sofrimentos de Cristo”.

(2) porque, com isso, eles tinham evidências de que eram amigos e seguidores de Cristo. Estava claro que eles estavam envolvidos na mesma causa que ele. Eles estavam sofrendo os mesmos sofrimentos e se esforçando para promover os mesmos interesses. Como eles amavam a “causa”, eles se regozijariam em suportar até a vergonha e os sofrimentos que a causa, por necessidade, envolvia. O reino do Redentor era um objeto tão transcendentemente importante que, para ele, estavam dispostos a suportar todas as aflições e desgraças que isso pudesse envolver.

(3) eles foram instruídos a “esperar” isso, e agora se alegravam por terem essa evidência de que estavam envolvidos na causa da verdade. Mateus 5: 11-12 ; Mateus 10:17 , Mateus 10:22 ; 2 Coríntios 12:10 ; Filemom 1:29 ; Tiago 1: 2 .

(4) A religião parece a um cristão tão excelente e amável, que ele está disposto, por si mesmo, a sofrer provações, perseguições e morte. Com “tudo” isso, é ganho infinito; e devemos estar dispostos a suportar essas provações, se, por eles, conseguirmos uma coroa de glória. Compare Marcos 10:30 .

(5) Os cristãos são os professos amigos de Cristo. Mostramos apego pelos amigos, estando dispostos a sofrer por eles; suportar desprezo e censura por conta deles; e compartilhar “suas” perseguições, tristezas e calamidades.

(6) os apóstolos estavam envolvidos em uma causa de inocência, verdade e benevolência. Eles “não fizeram” nada do que se envergonhar; e regozijaram-se, portanto, em uma consciência sem ofensa e na consciência de integridade e benevolência. Quando outras pessoas se “desonram” por uma linguagem ou conduta áspera, vil ou ofensiva em relação a “nós”, não devemos sentir que a desgraça pertence a “nós”. Isso é deles”; e não devemos ter vergonha ou angústia, embora a raiva deles caia sobre nós. Ver 1 Pedro 4: 14-16 .

Contado digno – Considerado merecedor. Ou seja, estimado “apto” para ele “pelo Sinédrio”. Isso não significa que “Deus” os considerava dignos, mas que o conselho judaico os julgava aptos a sofrer vergonha por essa causa. Eles demonstraram tanto zelo e determinação de propósito que foram julgados objetos adequados para serem tratados como o próprio Senhor Jesus havia sido.

Sofrer vergonha – Ser “desonrado” ou “desonrado” na avaliação dos governantes judeus. A desgraça “particular” a que é feita referência aqui foi “chicotear”. A vários outros tipos de vergonha, eles também foram expostos. Eles foram perseguidos, insultados e finalmente mortos. Aqui, podemos observar que uma profissão da religião cristã foi em todas as épocas estimada por muitos como uma “desgraça”. Os “motivos” são:

(1) Que Jesus é ele próprio desprezado;

(2) que seus preceitos são opostos às alegrias e loucuras do mundo;

(3) Que ataca aquilo sobre o qual as pessoas do mundo se orgulham;

(4) Que requer um “espírito” que o mundo considera mesquinho e humilhante – mansidão, humildade, abnegação, paciência, perdão de ferimentos; e,

(5) Que requer “deveres” – oração, louvor, seriedade, benevolência. Todas essas coisas que as pessoas do mundo consideram degradantes e mesquinhas e, portanto, esforçam-se por sujeitar aqueles que as praticam à desgraça. Os “tipos” de desgraça a que os cristãos foram submetidos são numerosos demais para serem mencionados aqui. Antigamente eles eram submetidos à perda de propriedade, reputação e toda a vergonha de punições públicas, e aos terrores da masmorra, da estaca ou da estante. Um projeto principal de perseguição era selecionar um tipo de punição tão “vergonhoso” que dissuadisse outros de professar religião. Desgraça ainda pode participar. Pode sujeitar alguém ao ridículo de amigos – mesmo de pai, mãe ou irmão. Os cristãos ouvem suas opiniões abusadas; seus nomes difamados; sua Bíblia travestida; o nome do seu Deus profanou, e do seu Redentor blasfemaram. Seus sentimentos são freqüentemente devassos e rudemente rasgados pelo sarcasmo cortante ou pelo desprezo amargo. Livros e músicas os irritam; suas especialidades são feitas como motivo de alegria indecente no palco e nos romances; e dessa maneira eles ainda estão sujeitos à vergonha pelo nome de Jesus. Todo aquele que se torna cristão deve se lembrar de que isso faz parte de sua herança e não deve considerar desonroso ser tratado como seu Mestre era antes dele, João 15: 18-20 ; Mateus 10:25 .

Por seu nome – por apego a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

E eles = Eles realmente, portanto.

contou digno. Grego. kataxioomai. Aqui, Lucas 20:35 ; Lucas 21:36 . 2 Tessalonicenses 1: 5 .

sofrer vergonha = ser desonrado ou considerado indigno. Grego. atimazo. Aqui, Lucas 20:11 . João 8:49 . Romanos 1:24 ; Romanos 2:23 . Tiago 2: 6 . Figura do discurso Oxymoron. App-6.

His = o.

Comentário de John Calvin

41. Então eles se alegraram. Não devemos pensar que os apóstolos eram tão sem sentido, mas que sentiram alguma vergonha e também lamentaram quando sentiram o castigo; pois eles não haviam adiado a natureza; (298) mas quando eles consideraram a causa, a alegria tomou vantagem. Portanto, os fiéis devem ser afetados de duas maneiras, com freqüência, à medida que sofrem perseguição pelo evangelho; eles devem ser tocados com a amargura dos castigos, (299) mas para que superem essa tristeza com alegria espiritual. Pois eles deveriam ter (mudado de idéia e) atingido a vela aos poucos, a menos que tivessem sido fortalecidos e encorajados por essa alegria. (300) E não se deve duvidar, mas que até a morte foi doce e agradável para Pedro dessa maneira, que, apesar do testemunho do Senhor, será amarga para ele. Aprendemos, portanto, que devemos lutar com tristeza e cuidado (301), que nos apegamos corajosamente a sofrer a cruz e que carregamos o mesmo quando ela é colocada sobre nós.

Que eles foram considerados dignos. Isso pode parecer à primeira vista absurdo, pois Lucas coloca honra em reprovação; (302) mas o desacordo que existe entre Deus e o mundo causa isso, aquilo que é contado entre os homens mais reprovadores, se sobressai em dignidade e glória aos olhos de Deus e de seus anjos. Sabemos que o tipo de morte que Cristo sofreu foi de todos os outros mais vergonhosos, e ainda assim ele triunfou mais nobremente na cruz; assim, quando somos feitos como ele, podemos dignamente nos gabar de que é um ponto de excelência singular que sofremos repreensão aos olhos do mundo. Assim Paulo se vangloria das marcas de Cristo ( Gálatas 6:17 .) Pois aqui devemos respeitar a causa que nos associa a Cristo (303), que não apenas engole a vergonha do mundo com sua glória, mas também também transforma em grande honra as reprovações, calúnias e zombarias do mundo. Portanto, não é de admirar que existam tão poucos que sejam fortes e fortes para carregar a cruz, porque quase todos estamos afogados e sobrecarregados com o sentido da carne; e há um entre cem que considera que a reprovação de Cristo excede em muito todos os triunfos do mundo, que é a única questão de conforto. Portanto, devemos usar a maior diligência ao pensar nessa frase; que neste dia somos participantes (304) dos sofrimentos de Cristo, para sermos participantes de Sua glória.

Comentário de Adam Clarke

Regozijando-se por eles serem considerados dignos, etc. – O versículo inteiro pode ser lido assim: Mas eles se regozijaram da presença do sinédrio, porque consideravam dignos de serem desonrados por causa do Nome. A palavra a?t?? , his, é omitida pelo ABCD, vários outros; O siríaco de Erpen e o copta. O nome, provavelmente, nessa época, distinguia tanto o autor da salvação quanto o sistema sagrado de doutrina que os apóstolos pregavam. Regozijar-se na perseguição e triunfar em meio à dor, vergonha, desgraça e várias mortes ameaçadas, é o privilégio do Novo Testamento. Nada desse tipo, até onde me lembro, aparece mesmo nos santos mais escolhidos sob a dispensação do Antigo Testamento. Alguns deles se preocupavam e lamentavam, e às vezes até murmuravam; alguns meramente possuíam suas almas em paciência; Os cristãos exultaram e triunfaram no Deus de sua salvação. Isso não é prova da luz e evidência adicionais que a dispensação do Novo Testamento oferece.

Comentário de Thomas Coke

Atos 5:41 . Regozijando-se, etc. – A punição ordenada pelos Sinédrios, alguns supõem, foi infligida em algum mercado aberto, ao qual os sofredores foram expostos; e, portanto, diz-se, diz o Dr. Lardner, que eles se alegraram por terem sido considerados dignos de sofrer vergonha. Mas em Atos 5:40 os apóstolos são representados como chamados e espancados com varas; ou açoitado diante do Sinédrio; e então, neste versículo, como se afastando dos sinédrios, regozijando-se por serem considerados dignos de serem expostos à infâmia por causa de seu nome. Se eles foram açoitados na presença do Sinédrio, isso certamente estava sendo exposto perante a mais alta e mais venerável corte entre os judeus, e sofrendo grande infâmia na estima de toda a nação. Podemos observar que o mundo corrupto e perseguidor começa com zombaria, cap. Atos 2:13, daí procede-se à espeleologia, cap. Atos 4: 7 às ameaças, Atos 5:17 ao aprisionamento, cap. Atos 5:18 para golpes, Atos 5:40 para abate, cap. Atos 7:58 . Uma marca segura da verdade é a alegria na aflição, como é verdadeira, profunda e pura.

Referências Cruzadas

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Isaías 65:14 – os meus servos cantarão com alegria no coração, e vocês se lamentarão com angústia no coração e uivarão pelo quebrantamento de espírito.

Isaías 66:5 – Ouçam a palavra do Senhor, vocês que tremem diante da sua palavra: “Seus irmãos que os odeiam e os excluem por causa do meu nome, disseram: ‘Que o Senhor seja glorioso, para que vejamos a alegria de vocês! ’ Mas eles é que passarão vergonha.

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

Atos dos Apóstolos 16:23 – Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

2 Coríntios 12:10 – Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Hebreus 10:34 – Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *