Estudo de Atos 7:59 – Comentado e Explicado

E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
Atos 7:59

Comentário de Albert Barnes

Invocando Deus – A palavra Deus não está no original e não deveria estar na tradução. Não está em nenhuma das antigas mss. ou versões. Deveria ter sido traduzido: “Apedrejaram Estêvão, invocando ou invocando e dizendo: Senhor Jesus” etc. etc. Ou seja, ele estava envolvido “em oração” ao Senhor Jesus. A palavra é usada para expressar “oração” nos seguintes lugares, entre outros: 2 Coríntios 1:23 , “Eu chamo a Deus para testemunhar”; 1 Pedro 1:17 : “E se invocardes ao Pai”, etc .; Atos 2:21 , “todo aquele que invocar o nome do Senhor”, etc .; Atos 9:14 ; Atos 22:16 ; Romanos 10: 12-14 . Este foi, portanto, um ato de adoração; uma invocação solene do Senhor Jesus, nas circunstâncias mais interessantes em que um homem pode ser colocado – em seus momentos de morte. E isso mostra que é correto adorar o Senhor Jesus e orar a ele. Pois, se Stephen foi inspirado, isso resolve a questão. O exemplo de um homem inspirado nessas circunstâncias é um exemplo seguro e correto. Se se deve dizer que a inspiração de Estevão não pode ser revelada, a inspiração de Lucas, que a registrou, não será posta em causa. Em seguida, as seguintes circunstâncias mostram que ele, um homem inspirado, considerou correto e um exemplo adequado a ser seguido:

(1) Ele registrou sem a menor expressão de opinião de que era impróprio. Pelo contrário, há toda evidência de que ele considerava a conduta de Estevão nesse caso correta e louvável. Existe, portanto, esse atestado de propriedade.

(2) o Espírito que inspirou Lucas sabia que utilidade seria feita nesse caso. Ele sabia que isso seria usado como exemplo e como evidência de que era correto adorar o Senhor Jesus. É um dos casos que tem sido usado para perpetuar a adoração do Senhor Jesus em todas as épocas. Se estava errado, é inconcebível que seja registrado sem alguma expressão de desaprovação.

(3) o caso é surpreendentemente semelhante ao registrado em João 20:28 , onde Tomé ofereceu adoração ao Senhor Jesus “como seu Deus”, sem reprovação. Se Thomas fez isso na presença do Salvador sem reprovação, estava certo. Se Stephen fez isso sem nenhuma expressão de desaprovação do historiador inspirado, estava certo.

(4) esses exemplos foram usados ??para incentivar cristãos e mártires cristãos a prestar homenagem a Jesus Cristo. Assim, Plínio, escrevendo para o imperador Trajano e relatando os cristãos na Bitínia, diz que eles estavam acostumados a encontrar e “cantar hinos a Cristo como a Deus” (Latriner).

(5) é digno de nota que Estevão, em sua morte, ofereceu o mesmo ato de homenagem a Cristo que o próprio Cristo fez ao Pai quando ele morreu, Lucas 23:46 . De todas essas considerações, segue-se que o Senhor Jesus é um objeto adequado de adoração; que em circunstâncias mais solenes é correto invocá-lo, adorá-lo e comprometer nossos mais queridos interesses em suas mãos. Se isso pode ser feito, ele é divino.

Receba meu espírito – isto é, receba para si mesmo; leve-o para a sua morada no céu.

Comentário de E.W. Bullinger

chamando. Não há reticências da palavra Deus. Veja a versão revisada. Estevão invocou e invocou o Senhor.

espírito. App-101.

Comentário de John Calvin

E as testemunhas. Lucas significa que, mesmo naquele tumulto, eles observaram alguma demonstração de julgamento. Em vão, não foi ordenado que as testemunhas jogassem a primeira pedra; porque, vendo que devem cometer o assassinato com suas próprias mãos, muitos estão presos com um certo pavor, que, de outra forma, têm menos medo de cortar a garganta dos inocentes com perjúrio da língua. Mas, nesse período, percebemos o quão cega e louca era a impiedade dessas testemunhas, que não têm medo de colocar suas mãos ensanguentadas no sangue de um inocente, que já havia cometido assassinato com a língua. Enquanto ele diz que suas roupas foram colocadas aos pés de Saul, ele mostra que não havia nele, mas que, sendo lançado em um sentido reprovável, ele poderia ter morrido com o resto. (483) Pois quem não pensaria que ele era um desesperado, [desesperado], que havia infectado sua juventude com tanta crueldade? (484) Nem sua idade é expressa para diminuir sua falta, como alguns homens inábeis provam; pois ele era daqueles anos em que a falta de conhecimento não podia desculpá-lo. E Lucas logo depois declarará que ele foi enviado pelo sumo sacerdote para perseguir os fiéis. Portanto, ele não era filho, poderia muito bem ser considerado um homem. Por que, então, sua juventude é mencionada? Que todo homem possa considerar consigo mesmo que grande mágoa ele poderia ter causado na Igreja de Deus, a menos que Cristo o tivesse impedido. E aí aparece um sinal mais notável, tanto do poder de Deus como também de sua graça, na medida em que ele doou uma fera feroz e selvagem em sua fúria principal, mesmo em um momento, e exaltou um assassino miserável tão altamente que, por sua maldade foi afogado quase no fundo do inferno.

59. Ligando. Por ter proferido palavras o suficiente diante dos homens, embora em vão, ele se volta agora a Deus por boas causas, e se arme em oração para sofrer todas as coisas. Pois, embora tenhamos que correr para a ajuda de Deus a cada minuto de uma hora durante toda a nossa guerra, ainda temos a maior necessidade de invocar a Deus no último conflito, o mais difícil.

E Lucas expressa novamente como eles estavam furiosos, porque sua crueldade não foi amenizada mesmo quando viram o servo de Cristo orando humildemente. Além disso, aqui está estabelecida uma oração de Estevão tendo dois membros. No ex-membro, onde ele recomenda seu espírito a Cristo, ele mostra a constância de sua . No outro, onde ele ora por seus inimigos, ele testemunha seu amor pelos homens. Visto que toda a perfeição da piedade consiste nessas duas partes, temos na morte de Estevão um raro exemplo de uma morte santa e piedosa. Deve-se pensar que ele usou muito mais palavras, mas a soma tende a esse fim.

Senhor Jesus. Eu já disse que esta oração era uma testemunha de confiança; e certamente a coragem e a violência (485) de Estevão foram grandes, que quando ele viu as pedras voarem sobre seus ouvidos, com as quais ele deveria ser apedrejado pouco a pouco; quando, ao ouvir maldições cruéis e repreensões contra a cabeça, ainda se mantém humildemente (486) na graça de Cristo. Da mesma forma, o Senhor fará com que seus servos sejam levados a nada como por vezes, até o fim a salvação deles será a mais maravilhosa. E vamos definir essa salvação não pelo entendimento de nossa carne (487), mas por fé. Vemos como Estevão não se apóia no julgamento da carne, mas antes assegurando a si mesmo, mesmo em muita destruição, que ele será salvo; ele sofre a morte com uma mente quieta. Pois, sem dúvida, ele teve certeza disso, que nossa vida está escondida com Cristo em Deus ( Colossenses 3: 3 ).

Portanto, rejeitando todo cuidado do corpo, ele se contenta em entregar sua alma nas mãos de Cristo. Pois ele não podia orar assim de coração, a menos que, tendo esquecido esta vida, tivesse rejeitado todos os cuidados da mesma.

Cabe a Davi ( Salmos 31: 6 ) entregar nossas almas nas mãos de Deus diariamente, desde que estejamos no mundo, porque estamos cercados de mil mortes, para que Deus possa livrar nossa vida de todos os perigos; mas quando realmente devemos morrer, e somos chamados para isso, devemos voar até essa oração, para que Cristo receba nosso espírito. Pois ele recomendou seu próprio espírito nas mãos de seu Pai, para esse fim, para que ele guardasse o nosso para sempre. Este é um conforto inestimável, pois sabemos que nossas almas não andam para cima e para baixo (488) quando voam para fora de nossos corpos, mas que Cristo as recebe, para que possa mantê-las fielmente, se as recomendarmos em suas mãos. Essa esperança deve nos encorajar a sofrer pacientemente a morte. Sim, todo aquele que entrega sua alma a Cristo com um fervoroso afeto de fé, precisa se resignar totalmente ao seu prazer e vontade. E este lugar testemunha claramente que a alma do homem não é uma explosão vã que desaparece, como imaginam alguns companheiros frenéticos, mas que é um espírito essencial que vive após esta vida. Além disso, somos ensinados por este meio que clamamos a Cristo de maneira correta e lícita, porque todo o poder lhe é dado pelo Pai, por essa causa, para que todos os homens se comprometam com sua instrução. (490)

Comentário de Adam Clarke

And they stoned Stephen, calling upon God – The word God is not found in any MS. or version, nor in any of the primitive fathers except Chrysostom. It is not genuine, and should not be inserted here: the whole sentence literally reads thus: And they stoned Stephen, invoking and saying, Lord Jesus, receive my spirit! Here is a most manifest proof that prayer is offered to Jesus Christ; and that in the most solemn circumstances in which it could be offered, viz., when a man was breathing his last. This is, properly speaking, one of the highest acts of worship which can be offered to God; and, if Stephen had not conceived Jesus Christ to be God, could he have committed his soul into his hands?

We may farther observe that this place affords a full proof of the immateriality of the soul; for he could not have commended his spirit to Christ, had he believed that he had no spirit, or, in other words, that his body and soul were one and the same thing. Allowing this most eminent saint to have had a correct notion of theology, and that, being full of the Holy Ghost, as he was at this time, he could make no mistake in matters of such vast weight and importance, then these two points are satisfactorily stated in this verse:

  1. That Jesus Christ is God; for Stephen died praying to him.

2. That the soul is immaterial; for Stephen, in dying, commends his departing spirit into the hand of Christ.

Comentário de Thomas Coke

Atos 7:59 . E apedrejaram Estêvão, Enquanto apedrejaram Estêvão, ele orou e disse: & c. Literalmente, apedrejaram Estêvão, invocando e dizendo, etc. Não há nada para a palavra Deus no original. Uma oração solene, como esta a Cristo, na qual uma alma que parte é assim comprometida em suas mãos, é um ato de adoração que nenhum homem bom teria pago a uma mera criatura, Estêvão aqui adorando a Cristo da mesma maneira em que Cristo adorou o Pai na cruz. Esta lapidação parece ter sido um ato de fúria popular, como a lapidação de São Paulo em Lystra, cap. Atos 14:19 e excedendo o poder que os judeus tinham regularmente. Os judeus estavam mais de uma vez prontos para apedrejar a Cristo, não apenas quando, por sua própria confissão, não tinham poder para matar ninguém, mas quando não havia passado nada que tivesse a sombra de um julgamento legal. Até que ponto eles agora podem ter formado essas noções expressas do que os coelhos chamavam de julgamento do zelo é incerto; mas é claro que eles agiram de acordo com esse princípio, e como se pensassem que todo israelita particular tinha, como Phineas, que é pleiteado como exemplo disso, o direito de matar outro na hora, se ele o encontrasse em uma capital. violação da lei divina; uma noção diretamente contrária a Deuteronômio 17: 6, que exige pelo menos duas testemunhas em casos capitais, onde existe um processo legal. A maneira das pessoas que apedrejavam era a seguinte: um pregoeiro adiante dele que morria proclamando seu nome, seu crime e aqueles que eram testemunhas contra ele. Quando chegaram a dois ou três metros do local da execução, despiram o criminoso, exceto uma pequena cobertura, por decência, sobre o meio dele. O local da execução, de onde atiraram o malfeitor, estava acima do dobro da altura de um homem, sobre o qual ele foi obrigado a subir com as mãos atadas. Quando ele subiu, as testemunhas impuseram suas mãos sobre ele e depois tiraram suas vestes superiores, para que pudessem estar mais aptas a passar pela execução. Daquele lugar alto, uma das testemunhas jogou o criminoso no chão e jogou seus lombos contra uma grande pedra, que foi colocada ali para esse fim; se isso não o matou, então a outra testemunha jogou da mesma altura uma grande pedra em seu coração, enquanto ele estava deitado de costas, e ficou surpreso com a queda. Se isso não o despachasse, todas as pessoas cairiam sobre ele com pedras até que ele morresse.

Comentário de Scofield

Deus

Omita a Deus. Aceso. E apedrejavam Estêvão quando ele estava invocando e dizendo: Senhor Jesus, dê as boas-vindas ao meu espírito.

Referências Cruzadas

Salmos 31:5 – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

Atos dos Apóstolos 2:21 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! ’

Atos dos Apóstolos 9:14 – Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Atos dos Apóstolos 9:21 – Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? “

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *