Estudo de Atos 13:25 – Comentado e Explicado

Terminando a sua carreira, dizia: Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado.
Atos 13:25

Comentário de Albert Barnes

E como João cumpriu seu curso – Como ele estava envolvido em concluir seu trabalho. Seu ministério é chamado de curso ou corrida, aquele que deveria ser administrado ou completado.

Ele disse … – Essas não são as palavras precisas que os evangelistas registraram, mas o sentido é o mesmo. Veja a nota de João 1:20 ; Nota de Mateus 3:11 .

Comentário de E.W. Bullinger

cumprida, & c . = estava correndo sua corrida. Compare Atos 20:24 .

cumprida . Grego. pleroo. App-125.

claro . Grego. dromos. Somente aqui, Atos 20:24 . 2 Timóteo 4: 7 .

Quem = quem.

pense = suponha. Grego. huponoeo. Somente aqui, Atos 25:18 ; Atos 27:27 .

Comentário de John Calvin

25. Quando João cumpriu seu curso. O segundo membro do testemunho, que quando João se aproximou do fim de seu curso, enviou seus discípulos a Cristo; pois ele os havia formado antes com o rudimento do batismo, e depois os enviou a Cristo (como se costuma dizer) de mão em mão. E esse interrogatório: quem você pensa que eu sou? não é questão de quem duvida. Porque João repreende e censura os judeus, porque eles lhe deram falsamente a honra do Messias. Embora possa ser lido em um texto, não sou quem você me considera; no entanto, a outra leitura é mais usual, pois também possui maior força para refutar o erro. Além disso, seu testemunho merece maior crédito, na medida em que recusa de bom grado a honra oferecida a ele (que ele poderia ter levado para si mesmo, não sem elogios) e se submete a outro. Certamente não pode haver nenhuma suspeita de ambição ou de buscar honra aqui, o que pode desacreditar suas palavras.

Eis que ele vem; isto é, ele está prestes a vir, a frase hebraica, que é bastante comum no Novo Testamento. Enquanto ele confessa que é indigno de perder as presilhas dos sapatos de Cristo, é uma figura proverbial, pela qual ele se abstém de tudo o que pode, para que sua grandeza não obscureça a glória de Cristo; pois ele pretendia fazer fielmente o que lhe fora designado, para que somente Cristo tivesse a preeminência. Portanto, ele diz que quão grande seja, mas ele não é nada em relação a Cristo. Pois, embora os servos de Deus tenham sua dignidade, ainda que sejam comparados a Cristo, todos devem ser como nada, para que somente Ele possa se destacar; como vemos todas as estrelas desaparecerem, para que possam dar lugar ao brilho do sol.

Comentário de Adam Clarke

Como João cumpriu seu curso – Como João cumpria sua carreira , ele disse, etc. Supõe-se que a palavra d??µ?? , curso ou raça, seja usada aqui para indicar a curta duração do ministério batista e o fervoroso zelo com o qual ele a executou. Significa adequadamente seu ministério, ou vida. O trabalho, emprego, função, etc. de um homem é sua raça, curso ou modo de vida. João tinha um ministério de Deus; e ele cumpriu os seus deveres com zelo e diligência; suportou a fadiga com paciência e resignação; e foi gloriosamente bem-sucedido nisso, porque a mão do Senhor estava com ele.

Comentário de John Wesley

E, quando João cumpriu seu curso, disse: Quem pensais que eu sou? Eu não sou ele Mas eis que vem um após mim, cujos sapatos de seus pés não sou digno de perder.

Seu curso – Seu trabalho foi rapidamente terminado e, portanto, pode muito bem ser chamado de curso ou corrida. Lucas 3:16 .

Referências Cruzadas

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Marcos 1:7 – E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.

Marcos 6:16 – Mas quando Herodes ouviu essas coisas, disse: “João, o homem a quem decapitei, ressuscitou dos mortos! “

Lucas 3:15 – O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo.

João 1:20 – Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo”.

João 1:26 – Respondeu João: “Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:36 – Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “

João 3:27 – A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 7:18 – Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

Atos dos Apóstolos 13:36 – “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.

Atos dos Apóstolos 19:4 – Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Apocalipse 11:7 – Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *