Estudo de Gálatas 2:1 – Comentado e Explicado

Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo.
Gálatas 2:1

Comentário de Albert Barnes

Então, catorze anos depois – isto é, 14 anos após sua primeira visita lá, após sua conversão. Alguns comentaristas, no entanto, supõem que a data dos catorze anos deve ser contada a partir de sua conversão. Mas a construção mais óbvia é, remeter para a época de sua visita, conforme registrado no capítulo anterior; Gálatas 2:18 . Esse tempo foi gasto na Ásia Menor principalmente na pregação do evangelho.

Subi de novo a Jerusalém – geralmente se supõe que Paulo aqui se refere à visita que ele fez, conforme registrado em Atos 11: 29-30 ; Atos 12:25 , mas ele não menciona isso aqui, provavelmente porque ele não viu os outros apóstolos, ou mais provavelmente porque essa jornada não forneceu ilustração do ponto que está sendo debatido. Na ocasião aqui mencionada Atos 15: 2 , diz que havia outros com Paulo e Barnabé naquela jornada para Jerusalém, mas quem eles eram ele não menciona. Não é de forma alguma certo que Tito foi designado pela igreja para ir a Jerusalém; mas o contrário é mais provável. Paulo parece tê-lo levado como um assunto particular; mas o motivo não é mencionado. Pode ter sido mostrar sua liberdade cristã e seu senso do que ele tinha o direito de fazer; ou pode ter sido fornecer um caso sobre o assunto da investigação e submeter a questão a eles se Tito deveria ser circuncidado. Ele era grego; mas ele havia sido convertido ao cristianismo. Paulo não o circuncidara; mas o havia admitido com todos os privilégios da igreja cristã. Aqui estava então um caso em questão; e pode ter sido importante ter esse caso diante deles, para que eles pudessem entendê-lo completamente. Isso, como Doddridge observa corretamente, é a primeira menção que ocorre em Tito. Ele não é mencionado por Lucas nos Atos dos Apóstolos, e embora seu nome ocorra várias vezes na Segunda Epístola aos Coríntios 2 Coríntios 2:13 ; 2 Coríntios 7: 6 ; 2 Coríntios 8: 6 , 2 Coríntios 8:16 , 2 Coríntios 8:23 ; 2 Coríntios 12:18 , mas é preciso lembrar que a Epístola foi escrita um tempo considerável depois disso aos Gálatas. Tito era grego e, sem dúvida, foi convertido pelos trabalhos de Paulo, porque o chama de seu “filho”, Tito 1: 4 . Ele freqüentava Paulo com frequência em suas viagens; foi contratado por ele em serviços importantes (ver 2Coríntios nos locais mencionados acima); foi deixado por ele em Creta para ordenar as coisas que estavam faltando e para ordenar anciãos lá Tito 1: 5 ; posteriormente, ele entrou na Dalmácia 2 Timóteo 4:10 , e deveria ter retornado novamente a Creta, onde se diz que propagou o evangelho nas ilhas vizinhas e morreu aos 94 anos – Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

depois . Grego. dia . App-104. Gálatas 2: 1 . ou seja, após a sua conversão. Veja App-180. Compare Atos 15: 1 , etc.

para. Grego. cis . App-104.

com. Grego. meta . App-104.

tomou . . . com . Grego. sumparalambano . Veja Atos 12:25 .

Além disso. Leia depois de Tito. Tito foi um dos “certos outros” de Atos 15: 2 . Esta foi a terceira visita, a segunda sendo a de Atos 11:29 , Atos 11:30 ; Atos 12:25 .

Comentário de John Calvin

1. Quatorze anos depois. Não se pode afirmar com certeza que essa é a mesma jornada mencionada por Lucas. ( Atos 15: 2. ) A conexão da história nos leva a uma conclusão oposta. Descobrimos que Paulo realizou quatro viagens a Jerusalém. Do primeiro já falamos. O segundo ocorreu quando, em companhia de Barnabé, ele trouxe contribuições de caridade das igrejas gregas e asiáticas. ( Atos 15:25 .) Minha crença de que essa segunda jornada é mencionada na presente passagem se baseia em vários motivos. Em qualquer outra suposição, as declarações de Paulo e Lucas não podem ser reconciliadas. Além disso, há motivos para supor que a repreensão foi administrada a Pedro em Antioquia enquanto Paulo residia lá. Agora, isso aconteceu antes que ele fosse enviado a Jerusalém pelas igrejas para resolver a disputa que havia surgido sobre observâncias cerimoniais. ( Atos 15: 2. ) Não é razoável supor que Pedro teria usado essa dissimulação, se essa controvérsia tivesse sido resolvida e o decreto dos apóstolos publicado. Mas Paulo escreve que ele veio a Jerusalém e depois acrescenta que havia repreendido Pedro por um ato de dissimulação, um ato que Pedro certamente não teria cometido, exceto em questões duvidosas. (38)

Além disso, ele mal teria aludido, a qualquer momento, àquela jornada (39) realizada com o consentimento de todos os crentes, sem mencionar a ocasião e a memorável decisão que foi aprovada. Não é certo nem a que horas a Epístola foi escrita, apenas que os gregos conjeturam que foi enviada de Roma e os latinos de Éfeso. Pela minha parte, acho que foi escrito, não apenas antes de Paulo ter visto Roma, mas antes da consulta e da decisão dos apóstolos sobre as cerimônias. Enquanto seus oponentes estavam falsamente implorando o nome dos apóstolos, e empenhando-se seriamente em arruinar a reputação de Paulo, que descuido teria ficado com raiva por ele passar pelo decreto que universalmente circulava entre eles, que atingia aquelas mesmas pessoas! (40) Sem dúvida, essa única palavra teria calado a boca deles: “Você traz contra mim a autoridade dos apóstolos, mas quem não conhece sua decisão? e, portanto, eu o considero condenado por não revelar a falsidade. Em seu nome, você obriga os gentios a cumprir a lei, mas apelo à sua própria escrita, que põe em liberdade as consciências dos homens.

Da mesma forma, podemos observar que, no início da Epístola, ele reprovou os gálatas por terem se revoltado tão cedo com o evangelho que lhes fora entregue. Mas podemos concluir prontamente que, depois de terem sido levados a crer no evangelho, deve ter decorrido algum tempo antes que a disputa sobre a lei cerimonial surgisse. Considero, portanto, que os catorze anos devem ser contados, não de uma jornada para outra, mas da conversão de Paulo. O espaço de tempo entre as duas viagens foi de onze anos.

Comentário de Adam Clarke

Então, catorze anos depois – Há uma diferença considerável entre os críticos em relação ao tempo especificado neste versículo; no entanto, geralmente o apóstolo deve se referir à jornada que ele fez a Jerusalém, sobre a questão da circuncisão, mencionada em Atos 15: 4-5 , etc. Esses anos, diz o Dr. Whitby, devem ser contados a partir do momento de sua conversão. , mencionado aqui Gálatas 1:18 , que ocorreu em 35 dC (33); sua jornada para Pedro foi em 38 dC (36) e, depois disso, entre o conselho de Jerusalém, reunido em 49 (52) dC, serão catorze anos intermediários. As datas entre parênteses estão de acordo com a cronologia que sigo nos Atos dos Apóstolos. O Dr. Whitby tem algumas objeções contra essa cronologia, que podem ser vistas em suas anotações.

Outros afirmam que a jornada da qual o apóstolo fala é a mencionada em Atos 11:27 , etc., quando Barnabé e Saulo foram enviados pela Igreja de Antioquia com alívio aos pobres cristãos na Judéia; existindo naquele tempo uma grande escassez naquela terra. São Lucas não menciona Tito nessa jornada não é uma objeção válida contra ela: pois ele não o menciona em nenhuma parte de sua história, sendo este o primeiro lugar em que seu nome ocorre. E parece que São Paulo pretendia suprir esse defeito propositadamente, dizendo, subi com Barnabé e levei Tito comigo também. O antigo São Lucas relata, Atos 11:30 ; o último suprimento de São Paulo.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 2: 1 . Quatorze anos depois Foi nessa época que ele subiu de Antioquia ao conselho de Jerusalém, sobre a questão de se os gentios deveriam ser circuncidados. Veja Atos 15: 4 ; Atos 15:41 . Esta é a primeira menção que encontramos de Tito; pois ele não é mencionado em nenhum lugar por São Lucas nos Atos; e o que lemos sobre ele na segunda Epístola aos Coríntios, bem como na segunda a Timóteo, foi mais tarde em alguns anos. Dizem que ele era grego (ou gentio ) e, nascido de pais gentios, não foi circuncidado; mas onde ou quando ele foi convertido, é incerto; só podemos concluir que ele foi convertido por São Paulo, a partir do estilo que ele lhe dá de seu próprio filho, segundo a comum. Tito 1: 4 . E como ele agora levou Tito com ele de Antioquia para Jerusalém, o empregou depois em várias ocasiões e parece tê-lo visto com grande afeto e carinho.

Comentário de Spurgeon

Gálatas 2: 1-2 . Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém com Barnabé e levei também Tito comigo. E eu fui revelado, –

Ele foi enviado pela igreja em Antioquia, mas a igreja lá foi guiada por revelação, de modo que Paulo está correto ao dizer: “Eu fui revelado” –

Gálatas 2: 2-4 . E comuniquei a eles o evangelho que eu prego entre os gentios, mas em particular a eles que eram de reputação, para que, por qualquer meio, eu pudesse correr, ou tivesse corrido, em vão. Mas nem Tito, que estava comigo, sendo grego, foi obrigado a ser circuncidado: e isso, por causa dos falsos irmãos desavisados, que vieram em privado para espionar nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para que eles nos trouxessem. em cativeiro:

Havia sempre entre os convertidos judeus que insistiam em que os gentios ficassem sob o selo da antiga aliança, para participarem das bênçãos do evangelho, mas Paulo nunca consentiu nisso:

Gálatas 2: 5 . A quem damos lugar por sujeição, não, nem por uma hora; para que a verdade do evangelho possa continuar com você.

É impossível estimar quanto devemos ao apóstolo Paulo. De todos os que já viveram, nós, gentios, devemos mais a ele do que a qualquer outro homem. Veja como ele travou nossas batalhas por nós. Quando nossos irmãos judeus nos excluíram porque não éramos da semente de Abraão segundo a carne, quão bravamente ele sustentou que, se fôssemos participantes da mesma fé, Abraão é o pai de todos os fiéis que ele era amado de Deus, e o pacto foi feito com ele, não na circuncisão, mas antes que ele fosse circuncidado, e que somos participantes dessa aliança.

Gálatas 2: 6-10 . Mas daqueles que pareciam um tanto, (o que quer que fossem, isso não importa para mim: Deus não aceita a pessoa de ninguém), pois aqueles que pareciam estar em alguma conferência não acrescentaram nada a mim: mas contrate quando eles perceberem que o o evangelho da incircuncisão foi confiado a mim, como o evangelho da circuncisão foi a Pedro; (porque ele operou efetivamente em Pedro ao apostolado da circuncisão, o mesmo foi poderoso para comigo para os gentios 🙂 e quando Tiago, Cefas e João, que pareciam ser pilares, perceberam a graça que me foi dada, eles deu a mim e a Barnabé as mãos certas da comunhão; que devemos ir até os gentios, e eles até a circuncisão. Somente eles gostariam que nos lembrássemos dos pobres; o mesmo que eu também estava ansioso para fazer.

Uma das primeiras coisas que ele fez, quando houve fome na Judéia, foi fazer uma coleção para os santos em outros lugares, para que ele pudesse ajudar os pobres cristãos.

Gálatas 2: 11-14 . Mas quando Pedro chegou a Antioquia, eu o resisti na cara, porque ele deveria ser responsabilizado. Pois antes que James viesse certos, ele comia com os gentios; mas quando eles vieram, ele se retirou e se separou, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também se dissociaram com ele; de modo que Barnabé também foi levado com sua dissimulação. Mas quando vi que eles não andavam direito, de acordo com a verdade do evangelho, eu disse a Pedro diante de todos: Se você, sendo judeu, vive da maneira dos gentios, e não como os judeus, por que o compele? Gentios para viver como os judeus?

Deve ter sido muito doloroso para os sentimentos de Paulo entrar em conflito com Pedro, a quem ele estimava grandemente; mas, no entanto, pelo bem da verdade, ele não conhecia pessoas e teve que suportar até um irmão amado quando viu que era provável que pervertesse a simplicidade do evangelho e roubasse aos gentios sua liberdade cristã. Por isso, devemos ser muito gratos ao nosso Deus gracioso que levantou este bravo campeão, esse amado apóstolo dos gentios.

Gálatas 2: 15-16 . Nós que somos judeus por natureza, e não pecadores dos gentios, sabendo que um homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, até cremos em Jesus Cristo, para que possamos ser justificados por a fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porque pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Nenhum homem pode guardar a lei; nenhum homem jamais o fez. Todos nós pecamos e perdemos a glória de Deus; e como uma obediência absolutamente perfeita é exigida pela lei, que não conhece nada de misericórdia, voamos da lei para obter a salvação pela graça de Deus em Cristo Jesus

Gálatas 2:17 . Mas se, embora procuremos ser justificados por Cristo, também nós mesmos somos encontrados pecadores, então Cristo é o ministro do pecado? Deus não permita.

Isso não seria causado pelo evangelho, mas por nossa desconsideração.

Gálatas 2: 18-19 . Pois se eu reconstruo novamente as coisas que destruí, me transformo. Pois eu, pela lei, estou morto para a lei, para que eu viva a Deus.

“Pela minha visão da lei, que eu tenho visto ser tão severa que tudo o que ela chama é condenar-me pelas minhas deficiências, sou afastada dela e levada a viver em Cristo Jesus, sob o governo de graça, e não sob a lei de Moisés. ”

Gálatas 2: 20-21 . Eu sou crucificado com Cristo; todavia eu vivo; todavia não eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo pela fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim. Não frustro a graça de Deus; porque, se a justiça vem pela lei, então Cristo está morto em vão.

Essa exposição consistia em leituras de Gálatas 1: 11-24 ; Gálatas 2.

Comentário de John Wesley

Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém com Barnabé e levei também Tito comigo.

Então, catorze anos depois – Minha primeira jornada para lá.

Subi novamente a Jerusalém – esta parece ser a jornada mencionada em Atos 15: 2 ; várias passagens aqui referentes àquele grande concílio, em que todos os apóstolos mostraram que eram do mesmo julgamento que ele.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 4:36 – José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador,

Atos dos Apóstolos 11:25 – Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo

Atos dos Apóstolos 11:30 – E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

Atos dos Apóstolos 12:25 – Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 13:50 – Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.

Atos dos Apóstolos 14:12 – A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.

Atos dos Apóstolos 15:2 – Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.

Atos dos Apóstolos 15:25 – Assim, concordamos todos em escolher alguns homens e enviá-los a vocês com nossos amados irmãos Paulo e Barnabé,

Atos dos Apóstolos 15:36 – Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: “Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo”.

1 Coríntios 9:6 – Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?

2 Coríntios 8:16 – Agradeço a Deus, que pôs no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,

2 Coríntios 8:23 – Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador entre vocês; quanto a nossos irmãos, eles são representantes das igrejas e uma honra para Cristo.

Gálatas 1:18 – Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias.

Gálatas 2:3 – Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego.

Gálatas 2:13 – Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.

Colossenses 4:10 – Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *