Estudo de Amós 2:4 – Comentado e Explicado

Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime de Judá, não mudarei meu decreto. Porque desprezaram a lei do Senhor e não observaram seus mandamentos, e porque se deixaram transviar por seus falsos deuses, que já seus pais tinham honrado,
Amós 2:4

Comentário de Albert Barnes

Por três transgressões de Judá etc. – Rup .: “Aqui também não há diferença entre judeus e gentios. A palavra de Deus, um juiz justo, não poupa a pessoa de ninguém. a quem o pecado se une em um, a sentença do juiz não se apega ao castigo ” Romanos 2:12 . “Todos os que pecaram sem lei também perecerão sem lei, e todos quantos tiverem assinado a lei serão julgados por lei.” Jerônimo: “Aquelas outras nações, Damasco e o resto, ele censura não por ter rejeitado a lei de Deus, e desprezado Seus mandamentos, pois não tinham a lei escrita, mas somente a natureza. Então, segundo eles, ele diz que “eles corromperam todas as suas compaixões” – e assim por diante. Mas Judá, que, naquela época, tinha a adoração a Deus e ao templo e seus rituais, e havia recebido a lei e os mandamentos, e os juízos, e preceitos e testemunhos, é repreendido e condenado pelo Senhor, por isso “deixar de lado Sua lei e não guardou Seus mandamentos; portanto, deve ser punido como merecia.

E como eles os rejeitaram e desprezaram, então, é claro, “suas mentiras os enganaram”, isto é, seus ídolos; “Mentiras” da parte deles que os criaram e os adoraram para o Deus verdadeiro, e “mentiras” e mentiram para eles, como enganando suas esperanças. “Porque um ídolo não é nada no mundo” 1 Coríntios 8: 4 , como também não são todas as vaidades do mundo das quais as pessoas fazem ídolos, mas elas enganam por uma demonstração vã, como se fossem algo. Jerônimo: “Eles não teriam sido enganados por seus ídolos, a menos que tivessem rejeitado a lei do Senhor e não cumprido Seus mandamentos.” Eles haviam pecado com mão elevada: “desprezando” e, assim, rejeitando a lei de Deus; e assim Ele os desprezou e os rejeitou, deixando-os a serem enganados pelas mentiras que eles mesmos escolheram. O mesmo acontece com o homem. O homem deve “amar a lei de Deus, odiar e abominar mentiras” Salmo 119: 163 , ou desprezará a lei de Deus e se apegará às mentiras.

Em primeiro lugar, ele “despreza” a lei de Deus (e quem não a guarda, a despreza) e, em seguida, precisa ser enganado por algum ídolo que se torna seu Deus. Ele primeiro escolhe intencionalmente sua própria “mentira”, ou seja, o que quer que escolha de Deus, e então sua própria “mentira” o engana. Então, moralmente, os mentirosos finalmente acreditam em si mesmos. Portanto, qualquer falsa máxima que alguém tenha adotado contra sua consciência, seja na crença ou na prática, para justificar o que deseja contra a vontade de Deus, ou para explicar o que Deus revela e ele detesta, sufocando e mentindo para sua consciência, no final engana sua consciência e, finalmente, um homem acredita que isso é verdade, o que, antes de mentir para sua consciência, ele sabia que era falso. O profeta usa uma palavra ousada ao falar das relações do homem com seu Deus, “despreza”. O homem continua com a primeira fraude da serpente: “Será que Deus realmente disse?” O homem não possuiria de bom grado que está diretamente em desacordo com a Mente de Deus. Homem, em sua impotência, em guerra com a Onipotência e, em seu conhecimento limitado, com a Onisciência! Era muito bobo e terrível demais.

Então ele suaviza para si mesmo, “mentindo” para si mesmo. “A palavra de Deus não deve ser tomada com tanta precisão;” “Deus não pode ter significado;” “O autor da natureza não nos teria criado assim, se quisesse;” e todas as outras desculpas, pelas quais ele evitaria reconhecer que está rejeitando diretamente a Mente de Deus e pisoteando-a. A Escritura tira o véu. Judá tinha a lei de Deus e não a guardava; então, ele o “desprezou”. De um lado estava a vontade de Deus, Sua Sabedoria Eterna, Seu conselho para o homem para o bem; por outro, que degradações! De um lado, as terríveis ameaças de Deus; do outro, Suas promessas excedentes. No entanto, o homem escolheu o que quisesse, mentindo para si mesmo e agindo como se Deus nunca tivesse ameaçado, prometido ou falado. Esse desconhecimento da vontade conhecida de Deus, da lei e da revelação é desprezá-los, “com a mesma eficácia que amaldiçoar Deus diante de si”. Jó 2: 5 . Essa rejeição de Deus foi editada aqui.

Suas mentiras eram aquelas “pelas quais seus pais andavam”, no Egito e daí em diante, no deserto (veja a nota em Amós 5: 25-26 ), “fazendo a imagem do bezerro do Egito e adorando Baalpeor e Astarote e Baalim. O mal adquire uma espécie de autoridade com o tempo. As pessoas tornam-se atraídas pelos males, aos quais foram acostumadas. As máximas falsas, indiscutíveis, são consideradas indiscutíveis. Eles estão na posse; e “posse” é um bom título. O erro popular de uma geração se torna o axioma da próxima. A descida “da imagem da grande deusa Diana, de Júpiter” ou do Corão, torna-se uma “coisa” que não pode ser contestada ” Atos 19: 35-36 . As “mentiras pelas quais os pais andavam” enganam os filhos. Os filhos canonizam os erros de seus pais. A opinião humana é tão dogmática quanto a revelação. A segunda geração de erros exige submissão tão implícita quanto a verdade de Deus.

A transmissão do erro contra si mesmo, diz Deus, agrava seu mal, não o justifica Neemias 5: 5 . Judá é a igreja. Nela, o profeta repreende todo aquele que, adorando seus próprios vícios e pecados, passa a ter isso como um deus pelo qual é vencido; como Pedro diz: “Por meio do qual o homem é vencido, do mesmo é levado em cativeiro” 2 Pedro 2:19 . A cobiça adora Mamom; o glutão, sua barriga Philemon 3:19 ; o impuro Baalpeor; ela que, “vivendo em prazer, morre enquanto vive” 1 Timóteo 5: 6 , o prazer em que vive. ” De tais ídolos, o mundo está cheio. Toda forma justa, toda imaginação ociosa, tudo o que gratifica o amor próprio, a paixão, o orgulho, a vaidade, o intelecto, os sentidos, cada um dos mais refinados ou mais degradados, é uma “mentira”, tão logo o homem a ama e considera mais que o seu Deus.

Comentário de Joseph Benson

Amós 2: 4-5 . Por três transgressões de Judá, etc. – Tendo denunciado os julgamentos contra as nações pagãs, ele agora passa a denunciá-las contra o povo professo de Deus, que era mais culpado e indesculpável, como pecando contra uma luz maior e abusando de vantagens maiores do que aquelas com as quais os pagãos eram favorecidos. Porque eles desprezaram a lei do Senhor – a lei que era santa, justa e boa, e que os elevou em dignidade acima de qualquer outra nação. Ao desprezar essa lei, eles desprezavam a sabedoria, a justiça e a bondade do legislador; e isso eles fizeram, com efeito, quando não observaram seus mandamentos e não fizeram consciência de guardá-los ou familiarizar-se com eles. E suas mentiras – Vulgata, Idola sua, seus ídolos ou divindades fictícias os fizeram errar – Sua idolatria os cegou, em parte pela tendência natural deste pecado e em parte pelo justo julgamento de Deus. Após o qual – ídolos; seus pais andaram – sucessivamente, uma geração após a outra, apesar de todas as advertências que lhes dei pelos meus profetas. Mas enviarei um fogo sobre Judá, etc. – O exército de Nabucodonosor foi esse fogo, que queimou muitas cidades de Judá e, finalmente, a própria Jerusalém.

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor; Por três transgressões de Judá e por quatro, não rejeitarei o castigo; porque desprezaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus mandamentos, e as suas mentiras os fizeram errar, segundo o que seus pais andavam;

Mentiras – Ídolos.

Errar – A idolatria deles os cegou, em parte pela tendência natural desse pecado e em parte pelo justo julgamento de Deus.

Após o que – ídolos.

Walked – sucessivamente, uma geração após a outra.

Comentário de Adam Clarke

Por três transgressões de Judá – Podemos levar o três e o quatro aqui para qualquer latitude; pois esse povo vivia em contínua hostilidade a seu Deus, desde os dias de Davi até o tempo de Uzias, sob o qual Amós profetizou. Suas iniqüidades são resumidas em três chefes gerais:

  1. Eles desprezaram ou rejeitaram a lei do Senhor.
  • Eles não mantiveram seus estatutos.
  • 3. Eles seguiram mentiras, eram idólatras e seguiram falsos profetas, em vez daqueles enviados por Jeová.

    Comentário de E.W. Bullinger

    Porque. desprezado, etc. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26: 14-15 ; Levítico 26:43 ). App-92.

    mandamentos = estatutos.

    suas mentiras = seus ídolos. Compare 2 Reis 17:15 . Salmos 40: 4 . Isaías 28:15 . Jeremias 16: 17-20

    Comentário de John Wesley

    Assim diz o Senhor; Por três transgressões de Judá e por quatro, não rejeitarei o castigo; porque desprezaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus mandamentos, e as suas mentiras os fizeram errar, segundo o que seus pais andavam;

    Mentiras – Ídolos.

    Errar – A idolatria deles os cegou, em parte pela tendência natural desse pecado e em parte pelo justo julgamento de Deus.

    Após o que – ídolos.

    Walked – sucessivamente, uma geração após a outra.

    Referências Cruzadas

    Levítico 26:14 – “Mas, se vocês não me ouvirem e não colocarem em prática todos esses mandamentos,

    Deuteronômio 31:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.

    Deuteronômio 32:15 – Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de alimentos. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.

    Juízes 2:11 – Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins.

    Juízes 2:17 – Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor.

    Juízes 10:6 – Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. Serviram aos baalins e aos postes sagrados, e aos deuses de Arã, aos deuses de Sidom, aos deuses de Moabe, aos deuses dos amonitas e aos deuses dos filisteus. E como os israelitas abandonaram o Senhor e não mais lhe prestaram culto,

    2 Samuel 12:9 – Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.

    2 Reis 17:19 – mas nem ela obedeceu aos mandamentos do Senhor seu Deus. Seguiram os costumes que Israel havia introduzido.

    2 Reis 22:11 – Assim que o rei ouviu as palavras do livro da Lei, rasgou suas vestes

    2 Crônicas 30:7 – Não sejam como seus pais e seus irmãos, que foram infiéis ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, de maneira que ele os deixou em ruínas, conforme vocês vêem.

    2 Crônicas 36:14 – Além disso, todos os líderes dos sacerdotes e o povo se tornaram cada vez mais infiéis, seguindo todas as práticas detestáveis das outras nações e contaminando o templo do Senhor, consagrado por ele em Jerusalém.

    Neemias 1:7 – Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.

    Neemias 9:26 – “Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis.

    Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

    Isaías 5:24 – Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão e as suas flores, como pó, serão levadas pelo vento; pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel.

    Isaías 9:15 – as autoridades e os homens de destaque são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda.

    Isaías 28:15 – Vocês se vangloriam, dizendo: “Fizemos um pacto com a morte, com a sepultura fizemos um acordo. Quando vier a calamidade destruidora, não nos atingirá, pois da mentira fizemos o nosso refúgio e na falsidade temos o nosso esconderijo”.

    Isaías 44:20 – Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira? “

    Jeremias 8:2 – Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo.

    Jeremias 8:9 – Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é essa que eles têm?

    Jeremias 9:14 – Em vez disso, seguiram a dureza de seus próprios corações, indo atrás dos baalins, como os seus antepassados lhes ensinaram”.

    Jeremias 9:25 – “Vêm chegando os dias”, declara o Senhor, “em que castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo,

    Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

    Jeremias 23:13 – “Entre os profetas de Samaria vi algo repugnante: Eles profetizaram por Baal e desviaram Israel, o meu povo.

    Jeremias 23:25 – “Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho! ’

    Jeremias 28:15 – Disse, pois, o profeta Jeremias ao profeta Hananias: “Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras.

    Ezequiel 13:6 – Suas visões são falsas e suas adivinhações, mentira. Dizem “Palavra do Senhor”, quando o Senhor não os enviou; contudo, esperam que as suas palavras se cumpram.

    Ezequiel 13:22 – Por que, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas,

    Ezequiel 16:1 – Veio a mim esta palavra do Senhor:

    Ezequiel 20:13 – ” ‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.

    Ezequiel 20:16 – porque eles rejeitaram as minhas leis, não agiram segundo os meus decretos e profanaram os meus sábados. Pois os seus corações estavam voltados paras os seus ídolos.

    Ezequiel 20:18 – Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos.

    Ezequiel 20:24 – porque não obedeceram às minhas leis, mas rejeitaram os meus decretos e profanaram os meus sábados, e os seus olhos cobiçaram os ídolos de seus país.

    Ezequiel 20:30 – “Portanto, diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Vocês não estão se contaminando como os seus antepassados se contaminaram? E não estão cobiçando as suas imagens repugnantes?

    Ezequiel 22:8 – Você desprezou as minhas dádivas sagradas e profanou os meus sábados.

    Ezequiel 22:28 – Seus profetas disfarçam esses feitos enganando o povo com visões falsas e adivinhações mentirosas. Dizem: ‘Assim diz o Soberano Senhor’, quando o Senhor não falou.

    Ezequiel 23:11 – “Sua irmã Oolibá viu isso. No entanto, em sua cobiça e prostituição, ela foi mais depravada do que a irmã.

    Daniel 9:5 – nós temos pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

    Oséias 5:12 – Sou como uma traça para Efraim, como podridão para o povo de Judá.

    Oséias 6:11 – “Também para você, Judá, foi determinada uma colheita para quando eu trouxer de volta o meu povo.

    Oséias 12:2 – O Senhor tem uma acusação contra Judá, e vai castigar Jacó de acordo com os seus caminhos; de acordo com suas ações lhe retribuirá.

    Amós 3:2 – “Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades”.

    Habacuque 2:18 – “De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.

    Romanos 1:25 – Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

    1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

    1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *