Estudo de Atos 12:23 – Comentado e Explicado

No mesmo instante, o anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado honra a Deus. E, roído de vermes, expirou.
Atos 12:23

Comentário de Albert Barnes

E imediatamente o anjo do Senhor – Doenças e machado da morte nas Escrituras, muitas vezes atribuídos a um anjo. Veja 2 Samuel 24:16; 1 Crônicas 21:12, 1 Crônicas 21:15, 1 Crônicas 21:20, 1 Crônicas 21:27; 2 Crônicas 32:21. Não se pretende que haja um milagre neste caso, mas certamente o escritor sagrado pretende que sua morte tenha sido um julgamento divino por receber homenagem como um deus. Josefo diz dele que ele “não os repreendeu nem rejeitou sua lisonja ímpia. Uma dor intensa surgiu em sua barriga e começou da maneira mais violenta. E quando ficou bastante cansado pela dor na barriga por cinco dias, ele partiu desta vida, no 54º ano de sua idade e no 7º ano de seu reinado. ” Josefo não menciona que foi feito por um anjo, mas diz que, quando olhou para cima, viu uma coruja sentada em uma corda sobre a cabeça e, julgando ser um mau presságio, imediatamente ficou melancólico e foi apreendido com a dor.

Porque ele não deu a Deus a glória – Porque ele estava disposto a receber o culto devido a Deus. Era o mais pecaminoso nele, como judeu, e conhecia o Deus verdadeiro e os males da idolatria. Ele estava orgulhoso, disposto a se sentir lisonjeado e até adorado. Ele procurara os aplausos deles; ele havia se organizado dessa maneira esplêndida para excitar a admiração; e quando a levaram ao ponto de oferecer uma homenagem divina, ele não rejeitou a lisonja ímpia, mas ouviu com entusiasmo seus louvores. Por isso, ele foi julgado; e Deus reivindicou sua própria honra insultada, infligindo-lhe dores severas e com uma morte terrível.

E ele foi comido por vermes – A palavra usada aqui não é encontrada em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Uma doença semelhante é registrada em Antíoco Epífanes, nos Apócrifos, Atos 12: 9, de modo que os vermes surgiram do corpo desse homem perverso ”, etc. Provavelmente essa era a doença conhecida como morbus pedicularis. É repugnante, ofensivo e muito doloroso. Veja a morte de Antíoco Epifânio descrita em Isaías 42: 8.

(3) que os príncipes mais orgulhosos, poderosos e magníficos não têm segurança em suas vidas. Deus pode em um momento – mesmo quando eles estão cercados por seus adoradores e bajuladores – tocar a sede da vida e transformá-los em repugnância e putrefação. Que ser lamentável é um homem de orgulho receber de seus semelhantes a homenagem que é devida somente a Deus! Veja Isaías 14 .

(4) orgulho e vaidade, em qualquer situação da vida, são odiosos aos olhos de Deus. Nada é mais inapropriado para nossa situação do que pecadores perdidos e moribundos, e nada certamente encontrará a ira do céu.

(5) temos aqui uma forte confirmação da verdade da narrativa sagrada. Em todos os aspectos essenciais, Lucas coincide em seu relato da morte de Herodes com Josefo. Essa é uma das muitas circunstâncias que mostram que as Escrituras sagradas foram escritas no momento em que professavam ser e que concordam com a verdade. Veja Credibilidade da Lardner, parte 1, capítulo 1, seção 6.

Comentário de E.W. Bullinger

imediatamente . Grego. paraquedas. Veja nota em Atos 3: 7 .

porque = a razão para (grego. anti. App-104.) qual.

comido de vermes . Grego. skolekobrotos. Só aqui. skolex, um verme, apenas em Marcos 9: 44-48 .

desistiu do fantasma = expirou. Grego. ekpsucho. Somente aqui e Atos 5: 5 , Atos 5:10 .

Comentário de John Calvin

23. Em seguida, ele o feriu. Como antes o anjo era ministro da graça de Deus na entrega de Pedro, agora ele vingança Herodes. E Deus às vezes usa o ministério dos anjos no céu para punir; mas às vezes ele faz os demônios como carrascos, por cuja mão ele executa seus julgamentos. E isso ele tanto com seus servos fiéis quanto com os réprobos. Saul ficou perturbado e irritado com Satanás ( 1 Samuel 16:14 ), mas o mesmo aconteceu com santo, ( Jó 1:12 .) Nos Salmos, os castigos com que Deus castiga os ímpios são atribuídos aos anjos maus; todavia, vemos como o anjo que tinha o governo da segurança da Igreja fere os egípcios no primogênito ( Êxodo 12:29 😉 embora a Escritura chame os espíritos maus de espíritos de Deus, porque eles são obedientes ao seu mandamento, embora completamente dolorido contra a vontade deles. Mas onde o epíteto do mal não é acrescentado, como neste lugar, devemos entender o anjo que obedece a Deus de bom grado e, no entanto, a forma da coruja, da qual Josefo menciona, serviu antes para figurar o diabo do que um anjo celestial.

Além disso, não ouso afirmar com certeza que tipo de doença era essa. A palavra que Lucas usa significa que ele foi comido de vermes. Muitos conjeturam que era uma péssima doença. É certo que, mesmo quando ele ainda estava vivo, estava corrompido pelo mau cheiro e podridão, de modo que ele era, por assim dizer, uma carcaça viva. Para que ele não fosse apenas atormentado por tormentos cruéis, mas também risse de todos os homens e de todos os homens desprezados. Pois Deus pretendia escolher um tipo de punição com o qual pudesse reprimir a crueldade de um homem orgulhoso com extrema ignomínia. Se ele tivesse sido derrotado por algum exército grande e valente e levado à pobreza, o julgamento de Deus não fora tão acentuado; e este tinha sido um castigo honesto e principesco; (770) mas, como ele detesta piolhos e vermes, e essa imundície sai de seu corpo, que o mata por comê-lo, ele é tratado de acordo com seus desertos.

Do mesmo modo que o faraó, já que muitas vezes se exaltou contra Deus com um orgulho indomável, ele não foi atacado em ordem por algum príncipe que o cercava, mas gafanhotos e lagartas eram guerreiros de Deus [soldados] para fazer guerra contra ele ( Êxodo 8:17 😉 quanto mais orgulhosamente um homem se exalta a si próprio, mais ele merece ser condenado a Deus no inferno mais baixo com vergonha e censura. Esta é a razão pela qual ele ordenou que este deus reinado, Herodes, fosse comido de vermes, que ele finalmente foi obrigado a conceder, quando disse: “Eis-me, a quem vós saudastes como um deus; Eu morro miserável. Um exemplo tão manifesto de vingança horrível na pessoa de um rei deve nos aterrorizar não um pouco de presumir que levamos para nós mesmos mais do que deveríamos; e que não nos deixamos embebedar com a falsa recomendação e bajulação dos homens como com o veneno mortal.

Porque ele não deu a glória a Deus. Ele é condenado por sacrilégio, não apenas porque se deixou chamar por Deus, mas porque, esquecendo-se, tomou para si a honra devida a Deus. Não lemos que o rei da Babilônia tenha sido exaltado; e, no entanto, o profeta censura a ele que ele estava prestes a se tornar igual a Deus ( Isaías 14:13 ). Portanto, este sacrilégio é uma falha comum em todos os homens orgulhosos, porque, tomando para si mais do que deveriam, escurecem a glória de Deus; e assim, como gigantes, por mais que sejam capazes, esforçam-se por arrancar Deus de seu assento. No entanto, eles não usurpam o título de Deus, nem se gabam abertamente de que são deuses; todavia, porque eles tomam para si mesmos o que é próprio de Deus, desejam ser e ser considerados deuses, tendo-o posto sob, além disso, o profeta indica o início deste mal em uma palavra, quando ele traz Nabucodonosor falando neste sentido, “subirei” ( Isaías 14:13 .)

Portanto, existe apenas um remédio, se cada um se manter naquele grau em que é colocado. Aqueles que são base e náufragos [em uma estação humilde] não desejam subir mais alto; que os reis e os que estão acima dos outros se lembrem de que são mortais e que modestamente submetam sua alteza a Deus. E devemos observar que não basta que os homens dêem a Deus apenas metade da honra que lhe é devida, que desafia tudo aquilo que é seu; se eles se submetem, mas em parte, a quem ele terá que ser completamente humilhado. Agora, já que as Escrituras nos despojam de todo louvor de sabedoria, virtude e retidão, não há ninguém que possa levar para si o mínimo de glória sem roubar sacrilégios a Deus. E é de admirar que, vendo as Escrituras pronuncie que todos aqueles, por assim dizer, abram uma guerra contra Deus que se exalta; e todos nós garantimos que isso não pode ser feito sem a nossa derrubada, [destruição;] a maior parte dos homens corre, não obstante, de cabeça com ousadia furiosa para sua própria destruição; pois é raro um de cem que, atento a sua condição, deixa a Deus sua glória imutável.

Comentário de Adam Clarke

O anjo do Senhor o feriu – sua morte foi evidentemente um julgamento de Deus.

Porque ele não deu a Deus a glória – Ele não repreendeu seus bajuladores, mas permitiu que eles lhe dessem a honra que era devida somente a Deus. Veja em Atos 12:21 ; (Nota).

E foi comido por vermes – se esse era o morbus pedicularis ou se uma inflamação violenta de suas entranhas, terminando em putrefação, não produzia realmente vermes que, por vários dias, enxamearam suas entranhas infectadas, não podemos dizer. É mais provável que este fosse o caso; e isso é mais uma vez agradável à letra do texto e às circunstâncias do caso, conforme relatado por Josefo.

E desistiu do fantasma – isto é, ele morreu da desordem pela qual foi tomado, depois de ter permanecido em tormentos excruciantes por cinco dias, como Josefo afirmou. Antíoco Epífanes e Herodes, o Grande, morreram do mesmo tipo de doença. Veja as observações no final de Atos 1:26 ; (nota) em relação à morte de Judas.

Comentário de John Wesley

E imediatamente o anjo do Senhor o feriu, porque ele não deu a glória a Deus; e ele foi comido por vermes e abandonou o fantasma.

E imediatamente – Deus não demora para reivindicar sua honra ferida; um anjo do Senhor o feriu – Disto outros historiadores não dizem nada: existe uma diferença tão grande entre a história divina e a humana! Um anjo do Senhor trouxe Pedro; um anjo feriu Herodes. Os homens não viram os instrumentos nos dois casos. Estes eram conhecidos apenas pelo povo de Deus.

Porque ele não deu glória a Deus – Ele recebeu de bom grado a si mesmo, e por esse sacrilégio preencheu a medida de suas iniqüidades. Então a vingança não demorou.

E ele foi comido por vermes ou vermes – que mudança! E no quinto dia expirou em torturas requintadas. Tal foi o evento! O perseguidor pereceu, e o Evangelho cresceu e se multiplicou.

Referências Cruzadas

Exodo 9:17 – Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir.

Exodo 10:3 – Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto.

Exodo 12:12 – “Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!

Exodo 12:23 – Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los.

Exodo 12:29 – Então, à meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado.

1 Samuel 25:38 – Cerca de dez dias depois, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu.

2 Samuel 24:17 – Ao ver o anjo que estava matando o povo, disse Davi ao Senhor: “Fui eu que pequei e cometi iniqüidade. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família! “

1 Crônicas 21:14 – Então o Senhor enviou uma praga sobre Israel, e setenta mil homens de Israel morreram.

2 Crônicas 21:18 – Depois disso tudo, o Senhor afligiu Jeorão com uma doença incurável nos intestinos.

2 Crônicas 32:21 – E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada.

Jó 7:5 – Meu corpo está coberto de vermes e cascas de ferida, minha pele está rachada e vertendo pus.

Jó 19:26 – E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.

Salmos 115:1 – Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!

Isaías 14:11 – Sua soberba foi lançada na sepultura, junto com o som das suas liras; sua cama é de larvas, sua coberta, de vermes.

Isaías 37:23 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você ergueu a voz e, contra quem levantou seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

Isaías 51:8 – Pois a traça os comerá como a uma roupa; o verme os devorará como à lã. Mas a minha retidão durará para sempre, a minha salvação de geração a geração. “

Isaías 66:24 – “Sairão e verão os cadáveres dos que se rebelaram contra mim; o seu verme não morrerá, e o seu fogo não se apagará, e causarão repugnância a toda a humanidade. “

Ezequiel 28:2 – “Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

Ezequiel 28:9 – Será que então você dirá: “Eu sou um deus” na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus, nas mãos daqueles que o abaterem.

Daniel 4:30 – disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? “

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Marcos 9:44 – onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

Lucas 12:47 – “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.

Atos dos Apóstolos 10:25 – Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.

Atos dos Apóstolos 14:14 – Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando:

2 Tessalonicenses 2:4 – Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *