Estudo de Atos 5:11 – Comentado e Explicado

Sobreveio grande pavor a toda a comunidade e a todos os que ouviram falar desse acontecimento.
Atos 5:11

Comentário de E.W. Bullinger

em cima de. Grego. epi.

Igreja. App-180.

tantos quanto = todos aqueles que.

Comentário de John Calvin

11. E veio o medo. Ele disse, novamente, que o castigo de um era uma lição para todos. Mas ele claramente expressa neste lugar um duplo medo. Ele diz que a Igreja temia, porque os fiéis nunca temem tão perfeitamente a Deus, mas que eles lucram ainda mais, sendo advertidos por seus julgamentos. Portanto, por todas as punições que lemos foram impostas aos homens em tempos passados, e diariamente parecem ser impostas a eles, Deus nos chama de volta das tentações e da liberdade do pecado. Pois nossa carne deve ser refreada de vez em quando após esse tipo, porque uma rara dificilmente servirá o turno. Havia outra maneira [de] medo nos estrangeiros, mas não havia medo que os levasse à adoração sincera a Deus; todavia, não obstante, foi o que os levou a dar a glória a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Grande medo veio sobre toda a Igreja – Esse julgamento respondeu ao fim pelo qual foi infligido; um medo profundamente religioso ocupava toda mente, e a hipocrisia e o engano foram banidos desta santa assembléia. Na palavra Igreja, veja as observações no final de Mateus 16 (nota). Foi devidamente observado que temos neste local um espécime nativo de uma Igreja do Novo Testamento:

  1. Chamado pelo Evangelho;
  • enxertado em Cristo pelo batismo;
  • animado pelo amor;
  • unidos por todos os tipos de comunhão;
  • e disciplinado pelo castigo exemplar de hipócritas.
  • Veja Dodd.

    Comentário de Thomas Coke

    Atos 5:11 . E um grande medo veio sobre todos, etc. – Na narrativa impressionante diante de nós, temos um exemplo do mais severo castigo temporal infligido por todo o Novo Testamento; um castigo infligido pelo apóstolo, não por um espírito de paixão, crueldade ou vingança, mas por um espírito profético; não pela espada do magistrado, ou por qualquer poder próprio, mas por um poder milagroso e divino; punir uma mentira notória, que foi feita para tentar ou experimentar o Espírito Santo no início de sua peculiar economia ou dispensação. Assim foi reivindicada a dignidade do Espírito de Deus, e mantida a honra dos apóstolos de nosso Senhor: pois era evidente que eles tinham o espírito da verdade e do poder, pelo qual podiam facilmente detectar e punir o espírito de Deus. falsidade; e que eles não fizeram nenhuma pretensão ao Espírito, na qual esse Espírito não os sustentaria. Isso exercitava a vara apostólica: mas devemos sempre lembrar que o poder era o de nosso Senhor Jesus Cristo, e que os apóstolos tinham apenas um impulso do Espírito em suas mentes, pelo qual foram capazes de predizer tais extraordinários e divinos julgamentos. Porfírio acusou São Pedro como cruel, por infligir essa punição; a que os antigos responderam bem: “O apóstolo de modo algum” orou por suas mortes; mas pelo espírito profético denunciou o julgamento de Deus sobre eles, para que o castigo de duas pessoas pudesse ser instruído por muitos. “De fato, tal severidade no começo do cristianismo era altamente apropriada, a fim de evitar qualquer ocasião para punições semelhantes. Assim, Caim, o primeiro assassino, foi mais punido pela mão imediata de Deus, assim como Sodoma e Gomorra, que, nos primeiros tempos, se distinguiram por sua imundície e abominação. reino entre os judeus, Nadabe e Abiú foram mortos por oferecerem fogo estranho perante o Senhor; e Corá e sua companhia foram engolidos vivos pela terra, por se oporem a Moisés, o fiel ministro do Senhor; e, por fim, Uzá, por tocarem a arca caiu com um julgamento divino repentino e notável, quando o reino foi estabelecido para ser estabelecido na casa de Davi, para ensinar a Israel uma reverência a Deus e às coisas divinas. uma punição severa contra os primeiros transgressores muitas vezes impede a punição de outros, que são impedidos de tentativas semelhantes pelo sofrimento dos primeiros criminosos. E o efeito no presente caso foi em conformidade; pois um grande pavor e reverência incomum caíram sobre toda a igreja cristã; e não somente sobre eles, mas também sobre todos os outros que viram ou ouviram sobre o que havia acontecido. Podemos apenas observar que este é o primeiro lugar em que a palavra igreja é mencionada; e aqui está um exemplar nativo de uma igreja do Novo Testamento, chamada pelo evangelho, iniciada pelo batismo, animada pelo amor, unida pela comunhão santa e divina e disciplinada pelo castigo exemplar dos hipócritas.

    Referências Cruzadas

    Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

    Jeremias 32:40 – Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

    Atos dos Apóstolos 5:5 – Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

    Atos dos Apóstolos 19:17 – Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

    1 Coríntios 10:11 – Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

    Filipenses 2:12 – Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

    Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

    Hebreus 11:7 – Pela Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

    Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

    Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

    1 Pedro 1:17 – Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.

    Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *