Estudo de Atos 5:32 – Comentado e Explicado

Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem.
Atos 5:32

Comentário de Albert Barnes

E nós somos suas testemunhas – Para esse propósito eles foram designados, Atos 1: 8 , Atos 1: 21-22 ; Atos 2:32 ; Atos 3:15 ; Lucas 24:48 .

Dessas coisas – Particularmente da ressurreição do Senhor Jesus, e dos eventos que a seguiram. Talvez ele pretendesse incluir tudo relacionado à vida, ensinamentos e morte do Senhor Jesus.

E assim também é … – A descida do Espírito Santo para dotá-los com dons notáveis Atos 2: 1-4 , para despertar e converter uma multidão tão grande Atos 2:41 ; Atos 4: 4 ; Atos 5:14 , foi um atestado sem resposta da verdade dessas doutrinas e da religião cristã. Tão manifesta e decidida era a presença de Deus que os assistia, que “eles” não tinham dúvidas de que o que diziam era verdade; e tão aberto e público era esse atestado, que era uma evidência para todas as pessoas da verdade de sua doutrina.

Comentário de E.W. Bullinger

Dele. Omitir.

testemunhas. Veja nota em Atos 1: 8 .

coisas = palavras. Grego. rhema, como em Atos 5:20 .

o Espírito Santo. App-101.

deu = deu.

Comentário de John Calvin

32. E nós somos suas testemunhas. Depois que eles declararam que sua doutrina veio de Deus, eles agora descem para a outra parte em que falam como foram ordenados por Deus, para que não pareçam tentar algo imprudentemente. Pois isso também era uma defesa necessária, como é o caso de todos os ministros do evangelho, que eles fazem isso abertamente conhecido a todos os homens que eles não ensinam nada além do que receberam de Deus. Segundo, que eles são chamados a seguir, para que não possam evitar a necessidade de ensinar, a menos que resistam a Deus. Lucas coloca palavras neste lugar, em vez de coisas, de acordo com a frase hebraica. Embora se alguém preferisse entender o discurso em si, não nego, mas sim que sim. A soma é que, visto que são criados por Deus para serem testemunhas, eles não podem retribuir (277), mas devem publicar as coisas que ele ordenou.

E também o Espírito. Eles confirmam seu chamado pelo efeito; pois isso era um selo para aprovar sua doutrina, visto que Deus deu o Espírito Santo àqueles que criam. Na medida em que parecia manifestamente nisto, ele permitiu a do evangelho, e isso foi aceitável para ele. No que dizem aos que lhe obedecem, refiro-o a Cristo, como se devessem ter dito, aqueles que crêem em Cristo são abundantemente recompensados ??por sua obediência. Portanto, Deus terá Cristo obedecido. Portanto, mesmo o nosso ministério o agrada nessa coisa. No entanto, aqui pode ser movida uma pergunta: Visto que dizemos pela revelação do Espírito, como é dito neste lugar, que o mesmo é dado depois da fé? Eu respondo que o dom de línguas, de profecia, de interpretação, de cura e coisas do gênero são mencionados neste lugar, com o qual Deus encantou sua Igreja. Como Paulo diz, onde pede aos Gálatas, se eles receberam o Espírito pela lei ou pela audição da fé ( Gálatas 3: 2 ). Portanto, a iluminação do Espírito precede a fé, porque é a causa. do mesmo; mas depois seguem outras graças, para que possamos seguir adiante, de acordo com o seguinte: “Àquele que for dado” ( Mateus 13:12 .) E se formos enriquecidos de vez em quando com novos dons do Espírito , estendamos a Deus o colo da fé. (278) Mas a recompensa com a qual nossa falta de fé é recompensada hoje é muito diferente; (279) na maioria das vezes, sendo destituído do Espírito de Deus, não vê nem entende nada.

Comentário de Adam Clarke

Nós somos suas testemunhas – A palavra a?t?? , dele, é omitida por AD, e vários outros de boa nota; o siríaco, todo o árabe, etíope e vulgata. Não parece ser necessário.

Dessas coisas – ??? ??µat?? t??t?? , Dessas transações: ie da vida e milagres de Cristo, e dos seus procedimentos assassinos contra ele.

E também é o Espírito Santo – no dom de línguas ultimamente comunicado; e por seu poder e influência em nossas almas, pelas quais somos capacitados a dar testemunho irresistível da ressurreição de nosso Senhor.

Para aqueles que lhe obedecem – Nós obedecemos a Deus, não a você; e, portanto, Deus nos dá esse Espírito, que é em nós uma fonte de luz, vida, amor e poder.

O Espírito de Deus é dado aos obedientes: na proporção de um homem que recebeu as primeiras influências (pois sem isso ele não pode se mover na vida espiritual) é obediente a essas influências, na mesma proporção os dons e graças, a luz, a vida e o poder do Espírito Santo aumentam em sua alma.

Comentário de Thomas Coke

Atos 5:32 . E assim é o Espírito Santo. O testemunho resultante dessa comunicação milagrosa do Espírito aos cristãos naquele tempo remove completamente a objeção de Cristo não aparecer em público após sua ressurreição; pois, se houvesse alguma impostura, certamente teria sido mais fácil para os dois persuadir as pessoas a uma distância que ele havia aparecido tanto para os governantes judeus, ou mesmo para a multidão, e ainda fora rejeitado, do que ele havia dado. seus servos tais poderes extraordinários; desde que, se essa afirmação fosse falsa, todo mundo poderia ter sido testemunha suficiente de sua falsidade, sem os problemas e as despesas de uma viagem a Jerusalém, ou qualquer outro lugar distante. Veja o cap. Atos 10:41 .

Comentário de John Wesley

E nós somos suas testemunhas dessas coisas; e também é o Espírito Santo, a quem Deus deu aos que lhe obedecem.

E também o Espírito Santo – Uma testemunha muito maior.

Referências Cruzadas

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 7:39 – Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 15:27 – E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio”.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos dos Apóstolos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 5:29 – Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

Atos dos Apóstolos 10:39 – “Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 10:44 – Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Atos dos Apóstolos 13:31 – e, por muitos dias, foi visto por aqueles que tinham ido com ele da Galiléia para Jerusalém. Eles agora são testemunhas dele para o povo.

2 Coríntios 13:1 – Esta será minha terceira visita a vocês. “Toda questão precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *