Estudo de Atos 7:56 – Comentado e Explicado

Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.
Atos 7:56

Comentário de Albert Barnes

Eu vejo os céus abertos – Uma expressão figurativa, denotando que ele tinha permissão para ver “no” céu ou ver o que havia lá, como se o firmamento estivesse dividido, e os olhos pudessem penetrar no mundo eterno. Compare Ezequiel 1: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

Eis o grego. idou, App-133.:2. Figura do discurso Asterismos. App-6.

veja = eis. Grego. theoreo. App-133.

os ceús. Plural Ver nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

aberto. Grego. anoigo, mas os textos lêem dianoigo , abertos.

Filho do homem. App-98. A oitava e quinta ocorrência. Somente aqui em Atos, e o único lugar onde Ele é assim chamado pelo homem. Em João 12:34 , as próprias palavras do Senhor são repetidas em uma pergunta.

Comentário de John Calvin

56. Eis que vejo os céus. Deus quis não apenas prover privadamente seu servo, mas também torcer e atormentar seus inimigos; como Estevão triunfa corajosamente sobre eles, quando afirma claramente que viu um milagre. E aqui pode uma pergunta ser movida, como os céus foram abertos? Pela minha parte, acho que nada mudou na natureza dos céus; mas que Estevão teve nova rapidez de visão, que atravessou todos os ângulos, até a glória invisível do reino dos céus. Para admitir, admitimos que houve alguma divisão ou separação feita no céu, mas os olhos do homem nunca puderam chegar tão longe. Novamente, somente Estevão viu a glória de Deus. Pois esse espetáculo não era apenas escondido dos ímpios, que estavam no mesmo lugar, mas também estavam tão cegos dentro de si que não viam a verdade manifesta. (476) Portanto, ele diz que os céus lhe são abertos a esse respeito, porque nada o impede de contemplar a glória de Deus. Daí resulta que o milagre não foi realizado no céu, mas aos seus olhos. Portanto, não há motivo para discutirmos muito sobre qualquer visão natural; porque é certo que Cristo apareceu a ele não de alguma maneira natural, mas de um tipo novo e singular. E eu oro a você de que cor era a glória de Deus, para que pudesse ser vista naturalmente com os olhos da carne? Portanto, não devemos imaginar nada nesta visão senão o que é divino. Além disso, vale a pena notar que a glória de Deus não apareceu a Estevão totalmente como era, mas de acordo com a capacidade do homem. Pois essa infinitude não pode ser compreendida com a medida de qualquer criatura.

O Filho do homem em pé. Ele vê Cristo reinando naquela carne em que foi humilhado; de modo que, de fato, a vitória consistiu nessa única coisa. Portanto, não é supérfluo que Cristo lhe apareça, e por essa causa ele também o chama de Filho do homem, como se ele dissesse: Eu vejo aquele homem que você pensou que havia extinguido pela morte desfrutando do governo de Deus. céu; portanto, ranger com os dentes tanto quanto você lista: não há motivo para eu ter medo de lutar por ele até o sangue, que não só defenderá sua própria causa, mas também a minha salvação. Não obstante, aqui pode ser movida uma pergunta: por que ele o viu em pé, quem é dito em outro lugar para se sentar? Agostinho, como às vezes é mais sutil do que precisa, diz: “que ele se assenta como juiz, que ele era então um advogado”. Pela minha parte, acho que, embora esses discursos sejam diversos, eles significam uma coisa. Pois nem sentado, nem parado, observa como o corpo de Cristo foi emoldurado; mas isso se refere ao seu poder e reino. Pois onde lhe ergueremos um trono, para que ele se sente à direita de Deus Pai, vendo Deus preencher todas as coisas de tal maneira, que não devemos imaginar lugar para sua mão direita?

Portanto, todo o texto é uma metáfora, quando se diz que Cristo está sentado ou está à direita de Deus Pai, e o significado claro é este: que Cristo tem todo o poder que lhe foi concedido, para que ele possa reinar no lugar de seu Pai. aquela carne em que ele foi humilhado, e para que ele possa ser o próximo. E, embora esse poder se espalhe pelo céu e pela terra, alguns homens imaginam que Cristo esteja errado em todos os lugares, em sua natureza humana. Pois, embora ele esteja contido em um determinado lugar, ainda assim isso não atrapalha a não ser que ele possa e demonstre seu poder em todo o mundo. Portanto, se desejamos senti-lo presente pela operação de sua graça, devemos buscá-lo no céu; como ele se revelou a Stephen lá. Além disso, alguns homens afirmam ridiculamente fora deste lugar, que ele se aproximou de Estevão para poder vê-lo. (477) Porque já dissemos que os olhos de Estevão foram tão elevados pelo poder do Espírito, (478) que nenhuma distância do lugar poderia impedir o mesmo. Confesso, de fato, que falando corretamente, ou seja, filosoficamente, não há lugar acima dos céus. Mas isso é suficiente para mim, que é uma atitude perversa colocar Cristo em qualquer outro lugar, exceto apenas no céu, e acima dos elementos do mundo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 7:56 . Eis que vejo os céus abertos: A realidade de Estêvão ver essa visão, como a descreveu, surge da improbabilidade de ser culpado de qualquer desígnio de enganar, bem como da autenticidade e certeza da revelação divina. Ele era um homem de grande destaque e eminência na igreja, e ocupou o primeiro lugar entre os sete diáconos. Ele justificou a cristã contra todos os opositores com uma sabedoria singular. Ele confundiu todos aqueles com quem disputou. Quando as falsas testemunhas foram subornadas, e ele foi levado perante o Sinédrio para ser julgado, seus juízes viram que ele estava tão longe de ser intimidado, que havia uma majestosa cintilação em seu rosto, como a de um anjo. Isso o encorajou a falar sem reservas ao conselho e a reprová-los por resistir ao Espírito Santo; o que os enfureceu ao mais alto grau. Mas Estêvão, ainda cheio do Espírito Santo, e destemido com o que previu que deve sofrer de uma multidão exasperada, lançou os olhos para o céu, de onde vem ajuda, e pediu que percebessem que ele via a glória de Deus e Jesus. brilhando em sua mão direita, em uma glória muito maior do que eles haviam visto em seu rosto. Se ele não tivesse certeza de ter visto aquele a quem eles crucificaram, uma pessoa de sua sabedoria teria sido mais cautelosa do que segui-lo naquele caminho sangrento, ao qual essa afirmação naturalmente o levara; especialmente porque seu silêncio poderia tê-lo preservado do perigo. Mas tão visível era a majestade de nosso Salvador, que ele não podia deixar de proclamá-la, embora soubesse que a chamariam de blasfêmia e o puniria por isso com a morte. Ele estava disposto a sofrer pela honra de seu Mestre, que, por essa visão, demonstrou a ele que ele era o Filho do Altíssimo, e capaz de recompensar todos os seus fiéis servos com glória imortal. Se lhe perguntassem como ele podia ver a glória de Deus ( Atos 7:55 .) E como ele sabia que a pessoa que aparecia à direita de Deus era Jesus? em resposta à primeira pergunta, podemos responder que ele viu a glória de Deus no mesmo sentido em que se diz que outros viram Deus: ele viu uma aparência muito brilhante. Assim, Moisés teve medo de olhar para Deus, Êxodo 3: 6 . Que glória foi essa que Estevão viu; uma glória mais pura e refulgente que a luz do sol; uma glória, que era o símbolo da presença da majestade divina, que usava dessa maneira para tornar os homens sensíveis à sua glória invisível transcendente. Nessa presença divina, ele viu Jesus no lugar mais alto e mais elevado. Stephen realmente o viu em pé; o que pode se referir ao seu cargo sacerdotal; sendo a postura daqueles que ministravam no templo no altar. Essa postura, portanto, pode implicar sua atuação nos lugares celestiais, para o conforto de todos os cristãos, assim como do próprio Estevão; ou melhor, pronto para se vingar dos inimigos implacáveis ??que o mataram e agora perseguiram seus servos. Quanto à segunda pergunta, como ele poderia saber que era Jesus quem ele viu, é facilmente respondida; – ele apareceu da mesma forma que na terra; apenas mais brilhante e resplandecente: e, portanto, quando Estevão diz aos judeus: “Eu vejo o Filho do homem em pé”, etc. ele quer dizer aquela mesma pessoa que costumava se chamar filho do homem. E se seguirmos o escopo de seu discurso, ele parece dizer nada menos que isso; “Aquela mesma pessoa que se chamava o Filho do homem, a quem você crucificou, agora vejo tão exaltada que preferia morrer como ele, do que não confessá-lo como o Filho de Deus.” Estevão viu-o subir do trono, como se fosse vingar-se de seus inimigos, socorrer todos os seus servos e acolher este mártir com felicidade imortal. O fato de Estêvão ter plena certeza disso é evidente quando ele renunciou sua alma a Jesus com a mesma confiança ( Atos 7:59 .) E quase nas mesmas palavras com as quais Jesus entregou o seu a Deus Pai. As últimas palavras de nosso Salvador foram: “Pai, em tuas mãos eu recomendo meu espírito!” Lucas 23:46 . Estevão, no extremo de seus sofrimentos, chamou a Deus e disse: Senhor Jesus, receba meu espírito! ele morreu com estas e as seguintes palavras em sua boca, chorando novamente com uma voz alta: – Senhor, não lhes imputes este pecado! Na qual ele expressou tanta caridade para com os homens, como na outra frase, ele fez fé em Cristo. Agora, como nesse período terrível, ele demonstrou tanta piedade e bondade, tanta sinceridade e humanidade, e ficou tão completamente vazio de todo rancor, quando teve as maiores provocações de seus inimigos; podemos concluir (além da certeza do fato declarado no cânon das Escrituras) que é totalmente improvável que ele possa ser culpado de uma mentira para enganar os outros; e podemos ter certeza de que Deus não permitiria que uma pessoa tão extraordinária fosse enganada, para a ruína de si mesma e para o sacrifício, se não o chamado, uma vida tão preciosa.

Comentário de John Wesley

E disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé à direita de Deus.

Eu vejo o Filho do homem em pé – como se estivesse pronto para recebê-lo. Caso contrário, diz-se que ele está sentado à direita de Deus.

Referências Cruzadas

Ezequiel 1:1 – Era o quinto dia do quarto mês do trigésimo ano, e eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus.

Daniel 7:13 – “Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.

Mateus 3:16 – Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Mateus 26:64 – “Tu mesmo o disseste”, respondeu Jesus. “Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

Marcos 1:10 – Assim que saiu da água, Jesus viu os céus se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

Lucas 3:21 – Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

Atos dos Apóstolos 10:11 – Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas,

Atos dos Apóstolos 10:16 – Isso aconteceu três vezes, e em seguida o lençol foi recolhido ao céu.

Apocalipse 4:1 – Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”.

Apocalipse 11:19 – Então foi aberto o santuário de Deus no céu, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *