Estudo de Salmos 27:4 – Comentado e Explicado

Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário.
Salmos 27:4

Comentário de Albert Barnes

Uma coisa eu desejei do Senhor – Um objetivo principal; uma coisa que eu particularmente desejei; uma coisa que tem sido objeto de meu desejo constante. Esse desejo dominante de seu coração, o salmista, mais de uma vez advertiu nos salmos anteriores (compare Salmo 23: 6 ; Salmo 26: 8 ); e ele freqüentemente se refere a isso nos salmos subseqüentes.

Que eu procurarei – Como o principal objeto da minha vida; como a coisa que eu mais sinceramente desejo.

Para que eu possa habitar na casa do Senhor – Veja as notas no Salmo 23: 6 .

Todos os dias da minha vida – constantemente; até o fim. Embora estivesse envolvido em outras coisas, e embora houvesse outros objetos de interesse no mundo, ele achava que seria uma felicidade suprema na Terra habitar sempre no templo de Deus e ser empregada em seus serviços sagrados, preparatória para um residência eterna no templo acima. Para ele, o serviço de Deus na Terra não era pesado, nem previa que algum dia se cansaria de louvar o Criador. Como um homem pode estar preparado para um céu eterno que acha a adoração a Deus na terra cansativa e entediante?

Ver a beleza do Senhor – Margem, “o deleite”. A palavra traduzida por “beleza” aqui – ? nô?am – significa propriamente“ prazer ”; então, “beleza, esplendor”; então, “graça, favor”. A referência aqui é à beleza ou beleza do caráter divino, como foi particularmente manifestado no culto público a Deus, ou por aqueles símbolos que no culto antigo foram projetados para tornar esse personagem conhecido. No tabernáculo e no templo, houve uma manifestação do caráter de Deus não vista em nenhum outro lugar. Todo o culto foi adaptado para expor sua grandeza, sua glória e sua graça. Grandes verdades foram trazidas à mente, preparadas para elevar, confortar e santificar a alma; e foi na contemplação dessas verdades que o salmista procurou elevar e purificar sua própria mente, e se sustentar nos problemas e perplexidades da vida. Compare o Salmo 73: 15-17 .

E para investigar em seu templo – ou tabernáculo. A palavra usada aqui seria aplicável a qualquer um, considerado como o “palácio” ou a residência de Javé. Porém, como o templo não foi construído naquele momento, a palavra deve ser entendida aqui para se referir ao tabernáculo. Veja as notas no Salmo 5: 7 . O significado da passagem é que ele desejaria buscar instruções ou obter luz sobre as grandes questões referentes a Deus, e que procurava essa luz no lugar onde Deus era adorado e por meio dos pontos de vista que o culto foi adaptado para transmitir à mente. De uma maneira ainda mais direta e completa, podemos agora esperar obter apenas visões de Deus participando de sua adoração. O santuário cristão – o local de culto público – é o lugar em que, se em algum lugar do mundo, podemos esperar ter nossas mentes iluminadas; nossas perplexidades removidas; nossos corações consolaram e santificaram, pelas visões corretas de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 27: 4 . A beleza do Senhor ou seja, o semblante alegre de Deus, cuja presença se manifestava mais visivelmente em seu templo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 27: 4 . Uma coisa que eu desejei ao Senhor – Isso encorajou enormemente a confiança de Davi em Deus, que ele estava consciente de toda uma afeição por ele e por suas ordenanças, e por estar em seu elemento quando estava no caminho de seu dever, e na maneira de aumentar seu conhecimento de Deus. Se nossos corações puderem testemunhar por nós que nos deleitamos com Deus acima de qualquer criatura, podemos daí encorajar a depender dele; pois é uma prova de que somos daqueles a quem ele protege como seus. Que eu possa habitar na casa do Senhor – Que eu possa ter a oportunidade de atender a Deus de maneira constante e constante no serviço público de sua casa, com outros israelitas fiéis, conforme o dever de cada dia exigir; todos os dias da minha vida – para que eu não seja mais perturbado no presente, ou expulso do santuário e da adoração de Deus, como eu tenho sido; contemplar a beleza do Senhor – Para que eu possa me deleitar na contemplação de Sua amável e gloriosa majestade, e de sua infinita sabedoria, santidade, justiça, verdade, graça e misericórdia e outras perfeições, que, embora ocultas, em grande medida, do mundo, são claramente manifestados em sua igreja e ordenanças. Investigar em seu templo – Ou seja, em seu tabernáculo, que ele aqui e em outros lugares chama de templo; porque suas ordenanças foram administradas ali, pois depois estavam no templo. A palavra ???? , lebakker, aqui traduzida para indagar, significa apropriadamente procurar ou procurar diligentemente, a saber, conhecer a mente e a vontade de Deus e seus próprios deveres; ou, contemplar a beleza do Senhor, mencionada pela última vez, e a luz de seu semblante, que é descoberta mais ou menos, à medida que os homens são mais ou menos diligentes ou negligentes ao procurar ou investigar sobre ela. Quando, com um olho de fé e amor santo, contemplamos essa beleza; quando, com firmeza de pensamento e uma chama sagrada de afetos devotos, contemplamos as excelências divinas e nos divertimos com os sinais de seu favor peculiar para nós, observamos em um grau ainda mais alto quão infinitamente amáveis ??e admiráveis ??eles são, até nossos corações são arrebatados com isso, e estamos perdidos em admiração, amor e louvor.

Comentário de E.W. Bullinger

habitar, & c. Compare Salmos 23: 6 .

beleza = prazer, prazer.

inquirir = contemplar com admiração.

templo = palácio. Geralmente usado no céu, mas também no lugar sagrado (grego. Naos).

Comentário de Adam Clarke

Uma coisa eu desejei: se eu estiver velho demais e, a partir dessa circunstância, incapaz de servir meu país, preferirei uma aposentadoria ao tabernáculo, lá para servir a Deus pelo resto dos meus dias. Ali contemplarei a sua glória, e ali posso consultar e obter respostas importantes a respeito de Israel.

Mas, embora essas palavras possam ser assim interpretadas, na suposição acima, que Davi escreveu o Salmo na ocasião de sua fuga do filisteu, e o desejo expresso por seus súditos de que ele não deveria mais entrar em guerra; contudo, parece que eles pertencem mais naturalmente ao cativeiro, e que esse versículo mostra especialmente o desejo sincero dos cativos de retornar à sua própria terra, para que eles possam desfrutar do benefício da adoração divina.

Comentário de John Calvin

4. Uma coisa que eu desejei. Alguns consideram isso como uma profecia da perpetuidade do reino de Davi, da qual dependia não apenas sua felicidade pessoal, mas também a felicidade de todo o seu povo; como se ele tivesse dito, estou tão contente com essa prova singular do favor de Deus que não consigo pensar em mais nada noite e dia. Na minha opinião, no entanto, parece uma interpretação mais simples considerar as palavras como significantes, embora Davi tenha sido banido de seu país, espoliado por sua esposa, desprovido de seus parentes; e, em suma, expropriada de sua substância, ainda assim ele não estava tão desejoso pela recuperação deles, pois estava entristecido e afligido por ser banido do santuário de Deus e pela perda de seus privilégios sagrados. Sob a palavra um, há uma antítese implícita, na qual Davi, desconsiderando todos os outros interesses, mostra sua intensa afeição pelo serviço de Deus; de modo que era mais amargo para ele ser um exilado do santuário do que ter acesso negado à sua própria casa. Que Davi desejava apenas uma coisa, portanto, morar na casa do Senhor, deve ser lido em uma frase. Pois não há probabilidade de que ele queira dizer com isso algum desejo secreto que suprimiu, visto que proclama distintamente o que foi que mais o perturbou. Ele também acrescenta firmeza de propósito, declarando que não deixará de reiterar essas orações. Muitos podem ser vistos despertando com grande impetuosidade a princípio, cujo ardor, com o tempo, não apenas definha, mas é quase imediatamente extinto. Ao declarar, portanto, que ele iria perseverar nesse desejo durante toda a sua vida, ele assim distingue entre si e os hipócritas.

Devemos, no entanto, observar por que motivo Davi foi tão poderosamente estimulado. “Certamente”, alguns podem dizer, “ele poderia ter chamado a Deus além dos arredores do templo. Onde quer que ele estivesse exilado, levava consigo a preciosa promessa de Deus, de modo que não precisava atribuir um valor tão grande à vista do edifício externo. Ele parece, por alguma imaginação grosseira ou outra, supor que Deus possa ser cercado por madeira e pedras. ” Mas se examinarmos as palavras com mais cuidado, será fácil ver que seu objeto era completamente diferente de uma mera visão do edifício nobre e de seus ornamentos, por mais caros que fossem. Ele fala, de fato, da beleza do templo, mas coloca essa beleza não tanto na bondade que era vista pelos olhos, como no padrão celestial que foi mostrado a Moisés, como está escrito em Êxodo 25:40 ,

“E veja que você os segue esse padrão que lhe foi mostrado no monte.”

Como a moda do templo não era enquadrada de acordo com a sabedoria do homem, mas era uma imagem de coisas espirituais, o profeta dirigiu seus olhos e todas as suas afeições para esse objeto. Sua loucura é, portanto, verdadeiramente detestável que torce esse lugar em favor de figuras e imagens que, em vez de merecerem ser numeradas entre os ornamentos do templo, são como estrume e sujeira, contaminando toda a pureza das coisas sagradas. Devemos considerar agora se os fiéis devem ter a mesma mente sob a dispensação cristã ou evangélica. (582) Tenho, de fato, que estamos em circunstâncias muito diferentes dos pais antigos; mas, na medida em que Deus ainda preserva seu povo sob uma certa ordem externa e os atrai a ele por instruções terrenas, os templos ainda têm sua beleza, que merecidamente deve atrair os afetos e desejos dos fiéis para eles. A Palavra, sacramentos, orações públicas e outras ajudas do mesmo tipo, não podem ser negligenciadas, sem um desprezo perverso de Deus, que se manifesta a nós nessas ordenanças, como em um espelho ou imagem.

Comentário de John Wesley

Uma coisa tenho desejado do Senhor, que eu procurarei; para que eu habite na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e investigar no seu templo.

Habitar. – Ter oportunidade de constante presença em Deus.

Ver – Para que eu possa me deliciar na contemplação de tua amável e gloriosa majestade, e de tua infinita sabedoria, santidade, justiça, verdade e misericórdia.

Referências Cruzadas

1 Samuel 1:11 – E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

1 Samuel 22:10 – Aimeleque consultou o Senhor em favor dele; também lhe deu provisões e a espada de Golias, o filisteu”.

1 Samuel 30:8 – e ele perguntou ao Senhor: “Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? ” E o Senhor respondeu: “Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”.

2 Samuel 21:1 – Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: “A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas”.

1 Crônicas 10:13 – Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médiun em busca de orientação,

Salmos 23:6 – Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

Salmos 26:6 – Lavo as mãos na inocência, e do teu altar, Senhor, me aproximo

Salmos 26:8 – Eu amo, Senhor, o lugar da tua habitação, onde a tua glória habita.

Salmos 27:8 – A teu respeito diz o meu coração: “Busque a minha face! ” A tua face, Senhor, buscarei.

Salmos 50:2 – Desde Sião, perfeita em beleza, Deus resplandece.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 65:4 – Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti, para viverem nos teus átrios! Transbordamos de bênçãos da tua casa, do teu santo templo!

Salmos 84:4 – Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa

Salmos 84:10 – Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.

Salmos 90:17 – Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!

Jeremias 29:13 – Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 6:33 – Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Lucas 2:37 – e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.

Lucas 10:42 – todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Lucas 11:9 – “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Filipenses 3:13 – Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,

1 Timóteo 5:5 – A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.

Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *