Estudo de 3 João 1:2 – Comentado e Explicado

Caríssimo, desejo que prosperes em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere.
3 João 1:2

Comentário de Albert Barnes

Amado, desejo acima de todas as coisas – Margem, “ore”. A palavra usada aqui geralmente significa no Novo Testamento orar; mas também é empregado para expressar um desejo forte e sincero por qualquer coisa, Atos 27:29 ; Romanos 9: 3 ; 2 Coríntios 13: 9 . Provavelmente é tudo o que está implícito aqui. A frase traduzida como “acima de todas as coisas” – pe?? p??t?? peri panton – seria mais corretamente traduzida aqui “relativa a, ou em relação a todas as coisas;” e a idéia é que João desejasse sinceramente que “em todos os aspectos” ele pudesse ter o mesmo tipo de prosperidade que sua alma tinha. A tradução comum “acima de todas as coisas” parece significar que João valorizava a saúde e a prosperidade externa mais do que qualquer outra coisa; que ele desejava isso mais do que sua utilidade ou salvação. Este não pode ser o significado e não é exigido pela interpretação adequada do original. Veja isto mostrado por Lucke, in loc. O sentido é: “Em todos os aspectos, desejo que isso seja tão bom para você quanto para sua alma; que em sua prosperidade mundana, seu conforto e sua saúde corporal, você pode ser tão próspero quanto em sua religião. ” Este é o inverso do desejo que geralmente somos constrangidos a expressar por nossos amigos; pois geralmente é a falta comparativa de prosperidade e avanço em seus interesses espirituais, que é uma expressão de benevolência desejar que eles possam prosperar nesse aspecto tanto quanto em outros.

Para que você prospere – e??d??s?a? euodousthaiEsta palavra ocorre no Novo Testamento apenas nos seguintes lugares: Romanos 1:10 , traduzido como “tenha uma jornada próspera;” 1 Coríntios 16: 2 , traduzido como “prosperou”; e na passagem diante de nós. Significa, propriamente, “liderar de uma maneira boa; prosperar a jornada ”; e depois tornar próspero; dar sucesso a; para ser prosperado. Isso se aplicaria aqui a qualquer plano ou propósito que seja considerado. Isso incluiria sucesso nos negócios, felicidade nas relações domésticas ou prosperidade em qualquer um dos compromissos e transações em que um cristão possa legalmente se envolver. Isso mostra que é correto desejar que nossos amigos tenham sucesso nas obras de suas mãos e em seus planos de vida.

E estar em saúde – Para desfrutar da saúde corporal. Não é necessário supor, para uma interpretação correta disso, que Caio estava naquele momento sofrendo de indisposição corporal, embora talvez seja mais natural supor que, como João faz com que o desejo de sua saúde seja tão proeminente. Mas é comum, em todas as circunstâncias, desejar a saúde e a prosperidade de nossos amigos; e é tão apropriado quanto comum, se não dermos a isso um grau de destaque acima do bem-estar da alma.

Assim como a tua alma prospera – João aprendera, pelos “irmãos” que vieram a ele, 3 João 1: 3 , que Gaius estava vivendo como se tornou um cristão; que ele estava avançando no conhecimento da verdade e era exemplar nos deveres da vida cristã; e ele reza para que, em todos os outros aspectos, ele possa prosperar tanto quanto estava nisso. Não é muito comum que um homem seja mais próspero em seus interesses espirituais do que em seus outros interesses, ou que possamos, em nossos desejos pelo bem-estar de nossos amigos, obter a prosperidade da alma, a prática e o prazer. da religião, o padrão de nossos desejos em relação a outras coisas. Argumenta um alto estado de piedade quando podemos, como expressão de nosso desejo mais elevado pelo bem-estar de nossos amigos, expressar a esperança de que eles possam ser, em todos os aspectos, tão prósperos quanto em suas preocupações espirituais.

Comentário de Joseph Benson

3 João 1: 2-4 . Amado, eu desejo – ou, eu rezo, como e???µa? é traduzido por Beza, Estius, Erasmus, Schmidius, Doddridge e outros. Acima de todas as coisas – Ou, com respeito a todas as coisas, como pe?? pa?t?? significa; para que possas prosperar e estar em saúde – Nomeadamente, de corpo; assim como, duvido que, tua alma prospere – Na fé, no amor e em todas as virtudes. Pois me alegrei muito quando os irmãos – que foram à igreja, da qual tu és membro; voltou e testificou da verdade que há em ti – Tua fé, amor e outras graças cristãs; assim como tu andas na verdade – Adornes o evangelho por uma conduta exemplar, e todas as boas obras. O apóstolo enfaticamente enfatiza a união das obras de caridade de Caio com a fé nas doutrinas do evangelho, a verdade que estava nele. Pois não há fé verdadeira sem boas obras: ela sempre produz boas obras; nem há obras boas, mas que procedem da fé. Estes dois juntos constituem a verdade da religião. Pois eu tenho, etc. – Isto é, nada me dá maior alegria do que ouvir que meus filhos andam na verdade – Esse é o espírito de todo verdadeiro pastor cristão. Parece provável, como já foi dito acima, que Caio foi convertido por São João. Por isso, ao falar com ele, ele usa o estilo terno do amor paterno, e o fato de chamá-lo de um de seus filhos, quando escreve sob o caráter de ancião, tem uma beleza e propriedade peculiar.

Comentário de E.W. Bullinger

desejo = rezar. App-134.

acima = relativo. App-104.

prosperar . Grego. euodoumai. Veja Romanos 1:10 .

estar em saúde . Grego. hugiaino. Veja Lucas 5:31 .

alma . App-110. 3 João 1: 1 . Como Gaius tinha uma mente sadia, John deseja para ele um corpo sadio também.

Comentário de Adam Clarke

Desejo acima de todas as coisas – Abovee?? pa?t?? e???µa? · Sobretudo, rezo para que você possa prosperar e estar em saúde, ?a? ???a??e?? · a que um MS. acrescenta e? a???e?a , o que lhe confere um significado diferente, a saber, que você pode ser verdadeiro na verdade. A oração de São João por Caius inclui três detalhes:

  1. Saúde do corpo;
  • Saúde da alma; e
  • Prosperidade em assuntos seculares. Para que possas prosperar e estar em saúde, como a tua alma prospera. Essas três coisas, tão necessárias para o conforto da vida, todo cristão pode, em certa medida, esperar, e para elas todo cristão está autorizado a orar; e deveríamos ter mais dos três se orássemos com devoção por eles.
  • Parece na última cláusula que a alma de Caio estava em um estado muito próspero.

    Comentário de Thomas Coke

    3 João 1: 2 . Acima de todas as coisas em todos os aspectos. Schmidius e Doddridge. A palavra ‘ ???d??s?a? significa caminhar no caminho certo ou seguir prosperamente no caminho; de onde é aplicada à prosperidade em geral. Ver 1 Coríntios 16: 2 . Comp. Salmos 1: 3 .

    Referências Cruzadas

    Salmos 20:1 – Que o Senhor te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja!

    Filipenses 2:4 – Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

    Filipenses 2:27 – De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

    Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

    1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

    1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

    1 Tessalonicenses 2:19 – Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?

    1 Tessalonicenses 3:6 – Agora, porém, Timóteo acaba de chegar da parte de vocês, dando-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm. Ele nos falou que vocês sempre guardam boas recordações de nós, desejando ver-nos, assim como nós queremos vê-los.

    2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

    2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

    Filemom 1:5 – porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos.

    Tiago 5:12 – Sobretudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação.

    1 Pedro 4:8 – Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

    2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

    2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

    3 João 1:3 – Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.

    Apocalipse 2:9 – Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *