Estudo de Êxodo 4:5 – Comentado e Explicado

é para que creiam que o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, realmente te apareceu".
Êxodo 4:5

Comentário de Adam Clarke

Que eles possam acreditar – Este é um exemplo do que é chamado de discurso imperfeito ou inacabado, vários dos quais ocorrem nos escritos sagrados. Pode ser assim fornecido: Faça isso diante deles, para que creiam que o Senhor te apareceu.

Comentário de John Wesley

Para que possam acreditar que o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, te apareceu.

Para que eles possam acreditar – Uma sentença imperfeita a ser assim cumprida, Isto você fará, diante deles, para que eles possam acreditar.

Comentário de John Calvin

5. Para que eles possam acreditar. Esse espetáculo, então, não foi mostrado a Moisés apenas uma vez, mas o poder foi-lhe concedido também de repetir freqüentemente o milagre; tanto para adquirir crédito dos israelitas quanto para reprimir a audácia do faraó. Pois, embora a sentença seja incompleta, não há ambiguidade no sentido, a saber, que Moisés esteja armado com o poder do céu para garantir sua vocação e que ninguém possa duvidar que ele seja um Profeta divinamente encomendado. Seria tedioso aqui dilatar-se expressamente no uso de milagres, basta resumir brevemente, que eles às vezes servem como preparativos para a fé, outras para sua confirmação. Vemos um exemplo de ambos na metamorfose da vara, pela qual Moisés ficou mais animado e encorajado a reunir forças, embora já acreditasse na promessa de Deus; mas os israelitas, que eram incrédulos e intocáveis, estavam preparados e obrigados a acreditar. Além disso, o milagre abriu uma porta de fé com os israelitas, para que, persuadidos de seu ofício profético, pudessem se submeter a ser ensinados; enquanto ele próprio foi levado a maior segurança e perseverança. Pois, embora o Todo-Poderoso comece mais atrás, e se refira à adoção dos patriarcas, e isso tenha sido calculado para estabelecer o fundamento de sua esperança de redenção, ainda não se segue que eles estavam preparados para receber Moisés, até a autoridade de seu ministério. tinha sido estabelecido. Portanto, eu disse que a fé deles foi iniciada pelo milagre.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 4: 5-6 . Para que eles possam acreditar – A sentença é imperfeita, mas o significado é: Isto farás diante deles para que possam acreditar. Sua mão estava leprosa como a neve – por brancura. Isso significava que Moisés, pelo poder de Deus, traria doenças dolorosas ao Egito, para que em sua oração elas fossem removidas. E que, enquanto os israelitas no Egito ficaram leprosos, poluídos pelo pecado e quase consumidos pela opressão, ao serem levados ao seio de Moisés, eles deveriam ser purificados e curados.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 18:1 – O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia.

Gênesis 26:2 – O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.

Gênesis 48:3 – Então disse Jacó a José: “O Deus Todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e ali me abençoou,

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Exodo 3:18 – “As autoridades de Israel o atenderão. Depois você irá com elas ao rei do Egito e lhe dirá: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada de três dias, adentrando o deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus.

Exodo 4:1 – Moisés respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? “

Exodo 4:31 – e eles creram. Quando o povo soube que o Senhor decidira vir em auxílio deles e tinha visto a sua opressão, curvou-se em adoração.

Exodo 19:9 – Disse o Senhor a Moisés: “Virei a você numa densa nuvem, a fim de que o povo, ouvindo-me falar-lhe, passe a confiar sempre em você”. Então Moisés relatou ao Senhor o que o povo lhe dissera.

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Isaías 7:9 – A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão! ’ “

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 11:15 – e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”.

João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

João 20:27 – E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 7:2 – A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *