Estudo de Gênesis 24:12 – Comentado e Explicado

"Senhor, disse ele, Deus de Abraão, meu senhor, fazei-me encontrar hoje o que desejo, e manifestar vossa bondade para com meu senhor Abraão.
Gênesis 24:12

Comentário de Adam Clarke

E ele disse, ó Senhor Deus, etc. – “A conduta deste servo”, diz o Dr. Dodd, “parece não menos piedosa que racional. Suplicando por um sinal, ele reconhece que Deus é o grande superintendente e diretor do universo, e desse evento em particular; e ao mesmo tempo, solicitando um sinal natural, como humanidade apática, condescendência e outras qualidades que prometiam uma esposa discreta e virtuosa, ele coloca sua oração em uma base tão discreta e racional , como um exemplo adequado para todos imitarem quem não tentaria a providência de Deus, esperando que sinais extraordinários lhes fossem dados para a determinação de casos que eles são capazes de decidir pelo uso adequado de suas faculdades racionais “. Tudo isso é muito bom; mas certamente o caso aqui referido é o caso de uma direção especial exigida de Deus; um caso que nenhum uso das faculdades racionais, sem influência divina, poderia ser suficiente para determinar. É fácil encontrar extremos e é muito natural. Em todas as coisas, a assistência e a bênção de Deus são necessárias, mesmo onde a força e a sabedoria humanas têm a esfera de ação mais completa e livre; mas há inúmeros casos, de infinita consequência para o homem, onde sua força e prudência podem ter pouco ou nenhum benefício, e onde o Deus de toda graça deve operar todas as coisas de acordo com o conselho de sua própria vontade. Esperar a realização de qualquer bom fim, sem o uso adequado dos meios, é o entusiasmo mais repreensível; e supor que qualquer bem possa ser feito ou adquirido sem a bênção e misericórdia de Deus, apenas porque os meios adequados são usados, não é menos repreensível. Planeje, planeje e trabalhe como Eliezer e, então, com fervorosa fé e oração, comprometa o todo à direção e bênção de Deus.

Comentário de John Calvin

12. Ó senhor Deus do meu mestre Abraão . O servo, desprovido de conselhos, retoma-se às orações. No entanto, ele simplesmente não pede conselho ao Senhor; mas ele também ora para que a criada designada como esposa de Isaac seja trazida a ele com um certo sinal, do qual ele pode deduzir que ela lhe foi apresentada divinamente. É uma evidência de sua piedade e fé, que em uma questão de tanta perplexidade ele não fica perplexo, como alguém surpreendido; mas irrompe em oração com uma mente coletiva. Mas o método que ele usa (4) parece pouco consistente com a verdadeira regra da oração. Pois, primeiro, sabemos que ninguém ora corretamente, a menos que submeta seus próprios desejos a Deus. Portanto, não há nada mais inadequado do que prescrever qualquer coisa, por vontade própria, a Deus. Onde, então, pode-se perguntar, é a religião do servo, que, de acordo com seu próprio prazer, impõe uma lei a Deus? Em segundo lugar, não deve haver nada ambíguo em nossas orações; e a certeza absoluta deve ser buscada apenas na Palavra de Deus. Agora, já que o servo prescreve a Deus que resposta deve ser dada, ele parece culpado de se afastar da modéstia adequada da oração; pois, apesar de nenhuma promessa lhe ter sido dada, ele deseja, no entanto, ter certeza absoluta a respeito de todo o caso. Deus, no entanto, (5) ao ouvir seu desejo, prova, pelo evento, que era aceitável para si mesmo. Portanto, devemos saber que, embora uma promessa especial não tivesse sido feita no momento, o servo não estava orando precipitadamente, nem de acordo com a luxúria da carne, mas pelo impulso secreto do Espírito. Além disso, a lei geral, pela qual todos os piedosos estão vinculados, não impede o Senhor, quando ele decide dar algo extraordinário, de direcionar as mentes de seus servos para isso; não que ele os afastasse de sua palavra, mas apenas que ele lhes concedia uma concessão peculiar no modo de orar. A soma da oração diante de nós é a seguinte: “Senhor, se uma donzela se apresentar que, sendo solicitada a me dar uma bebida, também a oferecer gentilmente e com cortesia a meus camelos, eu a procurarei como esposa para minha esposa. mestre Isaac, como se ela fosse entregue em minha mão por ti. ” Ele parece, de fato, estar se apegando a algumas conjecturas duvidosas; mas desde que ele repousa sobre a Providência de Deus, ele certamente está convencido de que esse sinal deve ser equivalente a um oráculo; porque Deus, que é o guardião de sua empresa, não permitirá que ele cometa erros. Enquanto isso, é digno de nota que ele não busca o sinal de reconhecimento de longe, mas tira-o de algo presente; pois quem será assim humano a um hóspede desconhecido, por esse mesmo ato, dará prova de uma excelente disposição. Essa observação pode ser útil para impedir que homens inquisidores aditem este exemplo como um precedente para prognósticos vãos. Nas próprias palavras, os seguintes dados devem ser observados: primeiro, que ele se dirige ao Deus de seu mestre Abraão; não como um estranho à adoração a Deus, mas porque o caso em questão depende da promessa feita a Abraão. E, na verdade, ele não tinha confiança na oração, de nenhuma outra fonte além da aliança na qual Deus havia entrado com a casa de Abraão. A expressão “causa para me encontrar neste dia”, (6) Jerome traduz: “me encontre, eu oro, neste dia”. Mas o verbo é transitivo, e o servo de Abraão sugere, pelo uso dele, que os negócios dos homens eram tão ordenados pelo conselho e pela mão de Deus, que a questão deles não era fortuita; como se ele dissesse, ó Senhor, em vão olharei deste lado e daquele; em vão terei sucesso com meu próprio trabalho, indústria e vários artifícios, a menos que você dirija o trabalho. E quando ele imediatamente se une, mostra bondade ao meu mestre, ele implica que nesse empreendimento ele repousa sobre nada além da graça que Deus prometeu a Abraão.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 24:12 . Envie-me boa velocidade – Que exemplo nobre está aqui para todos os servos imitarem seus senhores com toda a bondade! O servo de Abraão, achamos, não tinha vivido na casa de seu mestre sem lucrar com seu exemplo; ele mostra a mesma fé e dependência de Deus como seu mestre se manifestou; e sendo este um assunto de grande consequência para o qual ele é enviado, ele não repousa sobre sua própria prudência e sabedoria, mas implora a bênção e a direção de Deus nela. E o que pode ser mais desejável em nossos empreendimentos do que estar sob a orientação da infinita sabedoria? E deixamos de ser particulares ao recomendar nossos negócios aos cuidados da Divina Providência. Aqueles que teriam boa velocidade devem orar por isso neste dia, neste caso. Assim, devemos, em todos os nossos caminhos, reconhecer Deus, e então ele dirigirá nossos caminhos.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Ó SENHOR, Deus do meu mestre Abraão, rogo-te que me envie velocidade hoje e mostre benignidade ao meu mestre Abraão.

Envie-me boa velocidade neste dia – deixamos de ser particulares ao recomendar nossos negócios aos cuidados da providência divina. Aqueles que teriam boa velocidade devem orar por isso neste dia, neste caso. Assim, devemos, de todas as formas, reconhecer a Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 24:27 – dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”.

Gênesis 26:24 – Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

Gênesis 27:10 – Leve-a então a seu pai, para que ele a coma e o abençoe antes de morrer”.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

Gênesis 43:14 – Que o Deus Todo-poderoso lhes conceda misericórdia diante daquele homem, para que ele permita que o seu outro irmão e Benjamim voltem com vocês. Quanto a mim, se ficar sem filhos, sem filhos ficarei”.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

2 Reis 2:14 – Então bateu nas águas do rio com o manto e perguntou: “Onde está agora o Senhor, o Deus de Elias? ” Tendo batido nas águas, essas se dividiram e ele atravessou.

Neemias 1:11 – Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

Neemias 2:4 – O rei me disse: “O que você gostaria de pedir? ” Então orei ao Deus dos céus,

Salmos 37:5 – Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

Salmos 90:16 – Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor!

Salmos 118:25 – Salva-nos, Senhor! Nós imploramos. Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos.

Salmos 122:6 – Orem pela paz de Jerusalém: “Vivam em segurança aqueles que te amam!

Salmos 127:1 – Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.

Provérbios 3:6 – reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

1 Tessalonicenses 3:10 – Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *