Estudo de João 20:9 – Comentado e Explicado

Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.
João 20:9

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

ainda. . . not = ainda não. Grego. oudepo, como em João 19:41 .

a escritura . Compare Salmos 16:10 , Salmos 16:11 , etc.

deve . Compare João 3:14 ; João 12:34 , levante-se novamente. Grego. anistemi. App-178.

dos mortos. Grego. ek nekron. App-139.

Comentário de John Calvin

9. Pois ainda não conheciam as escrituras, que ele deve ressuscitar dentre os mortos. Muitas vezes ouviram da boca de Cristo o que agora viam com os olhos, mas isso fluía de seus corações. Sendo agora avisados ??pela visão de um estranho espetáculo, eles começam a pensar em Cristo como tendo algo Divino, embora ainda estejam longe de ter um conhecimento claro e preciso dele. João, portanto, se acusa, quando reconhece que a primeira vez que ele acreditou foi, quando viu as provas da ressurreição de Cristo.

Além disso, ele representa mais fortemente sua própria culpa e a de seus irmãos , acrescentando que eles não apenas esqueceram as palavras de Cristo, mas também não acreditaram nas Escrituras ; pois a essa ignorância ele atribui a deficiência de sua fé. Portanto, também podemos desenhar uma instrução útil, de que devemos atribuí-la ao nosso descuido, quando ignoramos o que devemos saber sobre Cristo, porque não lucramos como deveríamos ter feito pelas Escrituras, que revelam claramente a excelência de Cristo.

Para não ir mais longe, por exemplo, pode-se pensar que a ressurreição de Cristo lhes é ensinada obscuramente, e apenas sob figuras; mas o leitor atento encontrará testemunhos abundantemente claros. Paulo prova ( Atos 13:34 ) que Cristo deve ter ressuscitado dentre os mortos, porque Deus declara pelo profeta Isaías ( Isaías 55: 3 ) que, sob seu reinado, a misericórdia prometida a Davi seria certa. Uma pessoa inábil pode imaginar que o que Paulo cita não é de todo o propósito; mas aqueles que crêem nos princípios de fé e estão bem familiarizados com as Escrituras, não têm dificuldade em perceber a força desse argumento; pois, para que o roubo que Cristo possa garantir para sempre a graça de Deus, o próprio Cristo; deve viver para sempre.

Existem muitas passagens do mesmo tipo, que não são agora necessárias para serem colecionadas. Portanto, vamos ficar satisfeitos com os três seguintes. Está escrito,

Não permitirás que o teu Santo veja corrupção,
( Salmos 16:10 .)

Pedro e Paulo explicam essa predição como se referindo a Cristo ( Atos 2:27 e Atos 13:35 ) e com justiça; pois não há um dos filhos de Adão que não é propenso a corrupção. Conseqüentemente, a imortalidade de Cristo é declarada ali. Da mesma forma, além de qualquer dúvida, a passagem a seguir se refere a Cristo,

O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos no teu escabelo dos pés ( Sl 110: 1 ).

Agora, a morte não será destruída até o último dia. O reino é titan dado a Cristo até o fim do mundo, e esse reino não pode existir sem a sua vida. Mas Isaías fala mais claramente do que todo o resto quando, depois de ter predito a morte de Cristo, ele imediatamente acrescenta que é impossível declarar sua idade ( Isaías 53: 8 ). Em resumo, devemos acreditar que a doutrina das Escrituras é tão completo e completo em todos os aspectos que tudo o que é defeituoso em nossa fé deve ser justamente atribuído à ignorância das Escrituras.

Comentário de Adam Clarke

Eles não conheciam as escrituras – Viz. Salmo 16: 9 , Salmo 16:10 ; : Não deixarás minha alma no inferno – Pois você não abandonará minha vida na sepultura, nem permitirá que seu Santo veja corrupção. Certamente foi uma censura aos discípulos que eles não haviam entendido essa profecia, quando nosso Senhor lhes deu muitas vezes as informações mais diretas a respeito. Cristo se referiu à história de Jonas, Mateus 12:40 , que era ao mesmo tempo o tipo e a prova de sua própria ressurreição. No entanto, essa ingênua confissão de João, em um assunto tão desonroso para si mesmo, é uma prova completa de sua sinceridade e da verdade de sua narração.

Comentário de John Wesley

Pois ainda não conheciam as escrituras, que ele deveria ressuscitar dentre os mortos.

Por enquanto – eles não pensavam em ele se levantar novamente.

Referências Cruzadas

Salmos 16:10 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Salmos 22:15 – Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Isaías 25:8 – destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Oséias 13:14 – “Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição? “Não terei compaixão alguma,

Mateus 16:21 – Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.

Marcos 8:31 – Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

Marcos 9:9 – Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.

Marcos 9:31 – porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: “O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará”.

Lucas 9:45 – Mas eles não entendiam o que isso significava; era-lhes encoberto, para que não o entendessem. E tinham receio de perguntar-lhe a respeito dessa palavra.

Lucas 18:33 – No terceiro dia ele ressuscitará”.

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

Atos dos Apóstolos 13:29 – Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro.

1 Coríntios 15:4 – foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *