Estudo de Juízes 7:2 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Gedeão: A gente que levas contigo é numerosa demais para que eu entregue Madiã em suas mãos. Israel poderia gloriar-se à minha custa, dizendo: foi a minha mão que me livrou.
Juízes 7:2

Comentário de Thomas Coke

Juízes 7: 2 . As pessoas – contigo são demais para mim é igual à Onipotência salvar por muitos ou poucos; mas, planejando, neste caso, tornar visível aos israelitas e às nações vizinhas que a vitória era totalmente devida à sua interposição, Deus teve o prazer de ordená-la de tal maneira que provasse, sem dúvida, que ele sozinho foi o autor disso.

REFLEXÕES. – Gideon, agora totalmente convencido de sua missão, está com pressa de executá-la. Ao amanhecer, ele se levanta, seu exército é extinto e seu acampamento é fixado perto do poço de Harod. A diligência no dever deve seguir a fé na promessa. A desproporção foi muito grande, de fato, entre os exércitos de Midiã e Israel; mas, em vez de diminuir, Deus aumentará, para que vejam que não foi seu próprio braço que os salvou. Para esse propósito, Deus ordena,

1. Proclamação a ser feita através do acampamento, para que os medrosos e desanimados partam antes da manhã seguinte. Gideon obedece, e mais de dois terços desse pequeno exército vergonhosamente dão as costas e aceitam a oferta. Provavelmente eles haviam corrido juntos apressadamente; mas quando viram o numeroso exército de midianitas, desejaram estar em casa novamente. Nota; (1) Muitos aceitam a profissão do serviço de Cristo, que nunca pesou a conseqüência e, portanto, rapidamente se afastam como um arco quebrado. (2.) Os que são escravizados pelo medo do homem, estão melhor fora do campo de Deus do que nele, pois seu temor é suscetível de ser contagioso e de desencorajar os fiéis.

2. Restavam dez mil, e estes ainda eram muitos: eles poderiam pensar que seu valor compensava a falta de números e atribuir a vitória a si mesmos; portanto, é feita outra separação, trazendo-os para a água para beber e selecionando aqueles que saíram de suas mãos daqueles que se ajoelharam para beber, o que reduziu seu número para 300 homens e todo o resto foi dispensado. Assim, a fé de Gideão foi eminentemente demonstrada, e sua disposição para confiar inteiramente no assunto com Deus apareceu. Nota; (1) Os caminhos de Deus são muitas vezes misteriosos, e ele reduz seu povo a grandes dificuldades, para que sua própria glória seja mais engrandecida em sua preservação. (2.) Quando a fé está em exercício, nenhuma dificuldade nos fará cambalear com a promessa.

3. Os 300 que restam quando seus irmãos são demitidos, também não são, de maneira alguma, considerados combatentes. Eles estão armados com trombetas em vez de espadas e carregam seus alimentos nas mãos, como se Deus tivesse planejado que eles passassem o dia com música e banquetes, em vez de encontrar seus inimigos em um campo de batalha. Nota; (1) A obra de Deus é freqüentemente realizada pelos meios mais improváveis. (2.) Quando Deus ordena armas e aponta nossas armas, podemos avançar com segurança contra nossos inimigos mais formidáveis, embora armados apenas com uma trombeta ou cinco pedras lisas.

Comentário de Joseph Benson

7: 2 . As pessoas que estão com você são demais – O exército consistia em 32 mil homens, um pequeno exército em comparação com o que Israel poderia ter criado em tão grande ocasião, e muito pequeno em comparação com o que os midianitas tinham agora trazido para o campo. Gideon, sem dúvida, estava pronto para pensar que eram poucos; mas Deus vem a ele e diz que eles eram demais. De fato, é a mesma coisa com Deus salvar por muitos ou por poucos; mas, sendo o homem propenso a atribuir tudo a causas naturais e não a Deus, é um grande desígnio de Deus em todas as suas dispensações, tanto da providência quanto da graça, contrariar essa disposição maligna em nossa natureza que rouba a Deus sua glória, e nos levar a considerá-lo e ver sua mão mais em todas as coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. para que, & c. Essa é a verdadeira razão dessa direção.

Comentário de Adam Clarke

are too many – Had he led up a numerous host against his enemies, the excellence of the power by which they were discomfited might have appeared to be of man and not of God. As pessoas que estão com você são demais – Se ele tivesse liderado uma hoste numerosa contra seus inimigos, a excelência do poder pelo qual eles estavam desconcertados poderia parecer ser do homem e não de Deus. Pela maneira pela qual toda essa transação foi conduzida, tanto os israelitas quanto os midianitas devem ver que a coisa era de Deus. Isso inspiraria os israelitas com confiança, e os midianitas com medo.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR disse a Gideão: O povo que está contigo é demais para eu entregar os midianitas em suas mãos, para que Israel não se vanglorie contra mim, dizendo: A minha própria mão me salvou.

Muitos – para o meu propósito; que é, de modo a livrar Israel, para que pareça ser meu próprio ato, para que eu tenha toda a glória, e eles sejam os mais fortemente obrigados a me servir. Isso pode nos ajudar a entender essas providências, que às vezes parecem enfraquecer a igreja de Cristo. Seus amigos são muitos, poderosos demais, sábios demais para Deus trabalhar pela libertação. Deus está seguindo um caminho para diminuí-los, para que ele seja exaltado em sua própria força.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 8:17 – Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.

Deuteronômio 32:27 – Mas temi a provocação do inimigo, que o adversário entendesse mal e dissesse: ‘A nossa mão triunfou; o Senhor nada fez’. “

1 Samuel 14:6 – E Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos”.

2 Crônicas 14:11 – Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: “Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”.

Isaías 2:11 – O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Isaías 2:17 – A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

Isaías 10:13 – Pois ele diz: ” ‘Com a força da minha mão eu o fiz, e com a minha sabedoria, porque tenho entendimento. Removi as fronteiras das nações, saqueei os seus tesouros; como um poderoso subjuguei seus habitantes.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Ezequiel 28:2 – “Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

Ezequiel 28:17 – Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.

Daniel 4:30 – disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? “

Habacuque 1:16 – E por essa razão eles oferecem sacrifício às suas redes e queimam incenso em sua honra, pois, graças às suas redes, vivem em grande conforto e desfrutam iguarias.

Zacarias 4:6 – “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 12:7 – “O Senhor salvará primeiro as tendas de Judá, para que a honra da família de Davi e dos habitantes de Jerusalém não seja superior à de Judá.

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 11:18 – não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você.

1 Coríntios 1:27 – Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

1 Coríntios 2:4 – Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

Efésios 2:9 – não por obras, para que ninguém se glorie.

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *