Estudo de João 18:8 – Comentado e Explicado

Replicou Jesus: Já vos disse que sou eu. Se é, pois, a mim que buscais, deixai ir estes.
João 18:8

Comentário de Albert Barnes

As palavras – as doutrinas. Cristo frequentemente se representava como instruído e enviado para ensinar certas grandes verdades aos homens. Aqueles que ele ensinou, e nenhum outro. Veja as notas em João 5:30 .

Comentário de E.W. Bullinger

E se. App-118.

Comentário de John Calvin

8. Eu lhe disse que sou eu. Aqui vemos como o Filho de Deus não apenas se submete à morte por sua própria vontade, que por sua obediência ele pode apagar nossas transgressões, mas também como ele desempenha o cargo de bom. Pastor para proteger seu rebanho. Ele vê o ataque dos lobos e não espera até que cheguem às ovelhas que foram confiadas aos seus cuidados, mas imediatamente avança para guardá-los. Sempre que, portanto, homens maus ou demônios nos atacam, não duvide que este bom pastor esteja pronto (133) para nos ajudar da mesma maneira. Contudo, por seu exemplo, Cristo estabeleceu aos pastores uma regra que eles deveriam seguir, se desejassem exercer seu cargo da maneira correta.

Comentário de Adam Clarke

Deixe que eles sigam o seu caminho Essas palavras são mais palavras de autoridade do que palavras de súplica. Eu voluntariamente me entrego a você, mas você não deve molestar um desses meus discípulos. Por sua conta e risco, fere-os. Deixe-os seguir seus negócios. Já lhe dei uma prova suficiente do meu poder: não o exercerei em meu próprio nome, pois darei minha vida pelas ovelhas; mas não vou permitir que você prejudique o mínimo deles. Certamente foi o poder supremo de Cristo que impediu os soldados e a multidão de destruir todos os discípulos presentes, quando Pedro lhes provocou tal provocação, cortando a orelha de Malco. Provavelmente não havia outros discípulos com Cristo além de Pedro, Tiago e João, naquele momento. ver Mateus 26:37 ; Marcos 13:33 .

Comentário de Thomas Coke

João 18: 8 . Se, portanto, você me procurar, Este não foi um pedido, que teria sido pouco atendido por uma multidão inveterada, mas uma ordem; pelo mesmo poder divino que os golpeou, João 18: 6 impediu que suas mãos capturassem os discípulos, mesmo depois que Pedro havia atacado Malco. Quem pode deixar de observar a extrema ternura de nosso Senhor para com aqueles que o negligenciaram ultimamente, dormindo enquanto ele estava com tanta agonia; que, no entanto, ele não permitiria que ficassem aterrorizados com uma prisão curta. Seus discípulos talvez considerassem esse discurso uma desculpa para abandoná-lo; mas, se o tivessem visto de maneira justa, pareceria um forte compromisso deles ter esperado por essa justa desmissão, que nosso Senhor parecia dar eles. Veja o paralelo pl

Comentário de John Wesley

Respondeu Jesus: Eu te disse que sou ele;

Se você me procurar, deixe estes (meus discípulos) partirem – Foi um exemplo eminente de seu poder sobre os espíritos dos homens, que até agora eles obedeceram a essa palavra, para não prenderem até Pedro, quando ele cortou a orelha de Malchus.

Referências Cruzadas

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Mateus 26:56 – Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.

Marcos 14:50 – Então todos o abandonaram e fugiram.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 13:36 – Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”.

João 16:32 – Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

1 Pedro 5:7 – Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *