Estudo de Êxodo 28:2 – Comentado e Explicado

Farás para teu irmão Aarão vestes sagradas em sinal de dignidade e de ornato.
Êxodo 28:2

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 28: 2 . Farás vestes sagradas – para glória e beleza vestes sagradas, ou vestimentas separadas e separadas para uso exclusivo dos sacerdotes, devem ser feitas para a glória e a beleza; isto é, muito glorioso e bonito; não apenas que o sumo sacerdote possa parecer de alguma maneira algo digno do caráter solene de representante do Todo-Poderoso Rei dos Judeus; mas também, para que as mentes do povo ficassem impressionadas com a devida reverência à dignidade de seu ofício, bem como ao caráter que ele sustentava: pois deve ser lembrado que, como o tabernáculo ou templo era a corte de Jeová, o Rei de Israel; assim, o sumo sacerdote sustentava o caráter do vice-rei ou representante imediato daquele grande rei: e, portanto, muitos escritores observaram que as roupas gloriosas e bonitas eram simbólicas das verdadeiras glórias e perfeições de JEOVÁ, o atual rei e o futuro MESSIAS dos judeus. Philo nos diz que a lei vestia os sacerdotes para a venerabilidade e honra de um rei: e em Josefo temos uma relação notável: quando Alexandre, o Grande, avançava para sitiar Jerusalém, o sumo sacerdote dos judeus em seu sacerdócio. saíram roupas para encontrá-lo à frente da ordem sagrada, todas vestidas com suas vestes sagradas; cuja majestade o espetáculo atingiu Alexandre com tanta reverência, que ele se curvou e saudou o sumo sacerdote: sobre o qual Parmênio perguntou: como aconteceu que, quando todos os outros o adoravam , ele deveria adorar o sumo sacerdote de os judeus? A quem ele respondeu: “Eu não o adorava , mas aquele DEUS que o honrou com seu sumo sacerdócio; pois vi essa mesma pessoa em sonho, neste mesmo hábito, quando estava em Dios, na Macedônia”. Veja mais em Josephus, Antiq. B. 11: cap. 8)

Comentário de Scofield

vestes sagradas

Heb. qodesh = “separado” para Deus. Trans. “santo”, Êxodo 28: 2 ; “consagrar”, Êxodo 28: 3 . Muitas vezes trans. “santificar.” Veja o resumo (Veja Scofield “ Zacarias 8: 3 “) . Essa é sempre a idéia fundamental de uma pessoa ou coisa santa, consagrada, separada ou santificada – algo separado para Deus. Confusão infinita teria sido poupada ao leitor se o qodesh tivesse sido uniformemente trans. “separado.”

Comentário de Adam Clarke

Para a glória e a beleza – quatro peças de vestuário foram prescritas para os sacerdotes em geral, e mais quatro para o sumo sacerdote. Os sacerdotes em geral eram um casaco, gavetas, um cinto e um gorro. Além destes, o sumo sacerdote tinha uma túnica, um éfode, um peitoral e um prato ou diadema de ouro na testa. As roupas, diz o historiador sagrado, eram para honra e beleza. Eles eram emblemáticos do cargo em que ministravam.

  1. Foi honroso. Eles eram os ministros do Altíssimo, e empregados por ele na transação das preocupações mais importantes entre Deus e seu povo, preocupações nas quais todos os atributos do Ser Divino estavam interessados, bem como aqueles que se referiam à felicidade presente e eterna de suas criaturas.

2. Eles eram pela beleza. Eles eram emblemáticos daquela santidade e pureza que sempre caracterizam a natureza Divina e a adoração que é digna dele, e que são essencialmente necessárias para todos aqueles que desejam servi-lo na beleza da santidade aqui abaixo, e sem a qual ninguém jamais poderá veja seu rosto nos reinos da glória. As vestes de todos os que ministram em coisas sagradas ainda não devem ser emblemáticas das coisas em que ministram? Eles não deveriam ser para a glória e a beleza, expressivos da dignidade do ministério evangélico e da beleza da santidade sem a qual ninguém pode ver o Senhor? Como as vestes do sumo sacerdote, sob a lei, eram emblemáticas do que estava por vir, as vestes dos ministros do Evangelho não deveriam ter alguma semelhança com o que está por vir? Será então o negro sombrio, agora usado por quase todos os tipos de sacerdotes e ministros, para a glória e a beleza? É emblemático de algo que seja bom, glorioso ou excelente? Quão impróprias são as boas novas anunciadas pelos ministros cristãos, uma cor emblemática de nada mais que luto e aflição, pecado, desolação e morte! Quão inconsistente é o hábito e o cargo desses homens! Deveria ser dito: “Essas são apenas sombras e são inúteis porque a substância chegou”. Pergunto: Por que então o preto é quase universalmente usado? por que uma cor específica é preferida, se não há significado? Não há perigo de que, em nosso zelo contra as sombras, destruamos ou essencialmente alteremos a própria substância? O mesmo tipo de argumentação não excluiria a água no batismo, e pão e vinho no sacramento da Ceia do Senhor? A superávit branca a serviço da Igreja é quase a única coisa que resta daqueles vestes antigos e que se tornaram vestimentas, que Deus ordenou que fossem feitas para glória e beleza. O vestuário, emblemático do escritório, tem mais conseqüências do que se imagina. Se os grandes oficiais da coroa e os grandes oficiais da justiça se vestissem como o povo comum quando aparecessem em sua capacidade pública, tanto sua pessoa como suas decisões seriam em breve estimadas.

Comentário de John Wesley

E farás roupas sagradas para Arão, teu irmão, para glória e beleza.

As vestes dos sacerdotes eram feitas para a glória e a beleza – alguns dos materiais mais ricos deveriam ser fornecidos, e os artistas do cinto empregados para fabricá-las, cuja habilidade Deus, por um presente especial, melhoraria em um grau muito alto. Eminência, mesmo nas artes comuns, é um presente de Deus; vem dele e deve ser usado para ele. As roupas nomeadas eram: (1) quatro, que tanto o sumo sacerdote como os sacerdotes inferiores usavam, a saber. Os calções de linho, o casaco de linho, o cinto de linho que os prendia e o gorro; o que o sumo sacerdote usava é chamado mitra. (2.) Mais quatro que eram peculiares ao sumo sacerdote, o éfode, com seu curioso cinto, o peitoral do juízo, a túnica longa e o prato dourado na testa. Essas vestes gloriosas foram designadas: 1. Para que os próprios sacerdotes se lembrem da dignidade de seu ofício2. Para que o povo possa assim possuir uma santa reverência àquele Deus cujos ministros apareceram com tanta grandeza3. Para que os sacerdotes sejam tipos de Cristo, e de todos os cristãos que têm a beleza da santidade sobre eles.

Comentário de John Calvin

2. E farás roupas sagradas. Esses ornamentos externos denotavam a falta daqueles que são verdadeiros e espirituais; pois se o padre fosse absolutamente e inteiramente perfeito, esses acessórios típicos seriam supérfluos. Mas Deus mostraria por esse símbolo o brilho mais do que angelical de todas as virtudes que seriam exibidas em Cristo. Arão foi contaminado por sua própria corrupção e, portanto, indigno de aparecer na presença de Deus; para que ele pudesse ser um pacificador adequado entre Deus e o homem, tirou as vestes comuns e se apresentou como um novo homem. Portanto, as vestes sagradas deveriam, antes de tudo, esconder seus defeitos; e, em segundo lugar, representar o adorno incomparável de todas as virtudes. Este último pode de fato ser aplicado em alguma medida aos pastores da Igreja; nem a comparação será absurda, se dissermos que nenhum outro é digno de uma honra tão excelente, exceto aqueles em quem virtudes extraordinárias e extraordinárias se manifestam brilhantemente. Mas devemos principalmente lembrar o que eu disse, a saber, que nessas roupas a pureza suprema e a maravilhosa glória de Cristo estavam representadas; como se Deus prometesse que o mediador seria muito mais augusto do que a condição do homem poderia produzir. Ele, portanto, declara que eles serão “para a glória e a beleza”. Falaremos mais profundamente daqui em diante, sobre o que tocarei agora, quanto à sabedoria dos artífices, a saber, que todos os que desde a fundação do mundo inventaram artes úteis à raça humana foram imbuídos do Espírito de Deus. Deus; de modo que até autores pagãos foram compelidos a chamá-los de invenções dos deuses. Mas, como nesta obra divina havia necessidade de uma habilidade rara e inédita, é expressamente mencionada como um dom peculiar do Espírito.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 28: 2 . As vestes dos sacerdotes eram feitas para a glória e a beleza – Alguns dos materiais mais ricos deveriam ser fornecidos, e os melhores artistas empregados para fabricá-los, cuja habilidade Deus, por um presente especial, melhoraria em um grau muito alto. Eminência, mesmo nas artes comuns, é um presente de Deus; vem dele e deve ser usado para ele. As vestes designadas eram, 1º, quatro, que o sumo sacerdote e o sacerdote inferior usavam, a saber, as calças de linho, o casaco de linho, o cinto de linho que o prendia e o gorro: o que o alto o padre usava era chamado mitra. 2d, Mais quatro, que eram peculiares ao sumo sacerdote, o éfode, com seu curioso cinto, o peitoral do juízo, a túnica longa e o prato dourado na testa. Essas vestes gloriosas foram designadas, 1º, para que os próprios sacerdotes pudessem ser lembrados da dignidade de seu ofício. 2d, Para que o povo possa assim possuir uma santa reverência a esse Deus cujos ministros apareceram com tanta grandeza.

3d, para que os sacerdotes sejam tipos de Cristo e de todos os cristãos que têm a beleza da santidade sobre eles.

Comentário de E.W. Bullinger

vestes sagradas . Roupas hebraicas de santidade. Veja App-17: ênfase em “santo” . Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

pela glória e pela beleza . Septuaginta (time kai doxa), o mesmo que Hebreus 2: 9 e 2 Pedro 1:17 . Com o qual Cristo foi vestido e coroado para o mesmo propósito quando Ele foi consagrado sacerdote ( Mateus 17: 1-10 . Marcos 9: 1-10 . Lucas 9: 28-36 ) “para ministrar a Mim no escritório do sacerdote.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Exodo 28:40 – Faça também túnicas, cinturões e gorros para os filhos de Arão, para conferir-lhes honra e dignidade.

Exodo 29:5 – Pegue as vestes e vista Arão com a túnica e o peitoral. Prenda o colete sacerdotal sobre ele com o cinturão.

Exodo 29:29 – “As vestes sagradas de Arão passarão aos seus descendentes, que, com elas serão ungidos e consagrados.

Exodo 31:10 – assim como as vestes litúrgicas, tanto as vestes sagradas para Arão, o sacerdote, como as vestes para os seus filhos, quando servirem como sacerdotes,

Exodo 39:1 – Com fios de tecido azul, roxo e vermelho fizeram as vestes litúrgicas para ministrar no Lugar Santo. Também fizeram as vestes sagradas de Arão, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 40:13 – Vista depois Arão com as vestes sagradas, unja-o e consagre-o para que me sirva como sacerdote.

Levítico 8:7 – pôs a túnica em Arão, colocou-lhe o cinto e o manto, e pôs sobre ele o colete sacerdotal; depois a ele prendeu o manto sacerdotal com o cinturão;

Levítico 8:30 – Então pegou um pouco do óleo da unção e um pouco do sangue que estava no altar e os aspergiu sobre Arão e suas vestes, bem como sobre seus filhos e suas vestes. Assim consagrou Arão e suas vestes, e seus filhos e suas vestes.

Números 20:26 – Tire as vestes de Arão e coloque-as em seu filho Eleazar, pois Arão será reunido aos seus antepassados; ele morrerá ali”.

Números 27:20 – Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça.

Jó 40:10 – Adorne-se, então, de esplendor e glória, e vista-se de majestade e honra.

Salmos 90:16 – Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor!

Salmos 96:6 – Majestade e esplendor estão diante dele, poder e dignidade, no seu santuário.

Salmos 132:9 – Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis”.

Salmos 132:16 – Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria.

Salmos 149:4 – O Senhor agrada-se do seu povo; ele coroa de vitória os oprimidos.

Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Zacarias 3:3 – Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Apocalipse 5:10 – Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.

Apocalipse 19:8 – Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *