Estudo de Mateus 26:36 – Comentado e Explicado

Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.
Mateus 26:36

Comentário de Albert Barnes

Depois vem … – Depois da instituição da Ceia do Senhor, no início da noite, ele foi para o Monte das Oliveiras.

Em sua jornada, ele passou pelo ribeiro Cedron João 18: 1 , que delimitava Jerusalém a leste.

Para um lugar – John chama isso de “um jardim”. Este jardim ficava no lado oeste do Monte das Oliveiras, a uma curta distância de Jerusalém. A palavra usada por João significa não propriamente um jardim para o cultivo de hortaliças, mas um lugar plantado com oliveiras e outras árvores, talvez com uma fonte de água, e com passeios e bosques; um local adequado de refresco em um clima quente e de se aposentar do barulho da cidade adjacente. Tais lugares eram sem dúvida comuns nas proximidades de Jerusalém. Os senhores Fisk e King, missionários americanos, estavam no local que em geral deveria ter sido o jardim do Getsêmani em 1823. Eles nos dizem que o jardim fica a cerca de uma pedra do ribeiro de Cedron; que agora contém oito azeitonas grandes e de aparência venerável, cujos troncos mostram sua grande antiguidade. O local é arenoso e árido e parece um lugar abandonado. Um muro baixo e quebrado o envolve.

O Sr. King sentou-se debaixo de uma das árvores e leu Isaías 53: 1-12 , e também a história do evangelho da tristeza de nosso Redentor durante aquela noite memorável em que ele foi traído; e o interesse da associação foi aumentado pela passagem pelo lugar de um grupo de beduínos, armado com lanças e espadas. Um viajante recente diz deste lugar que “é um campo ou jardim com cerca de 50 passos quadrados, com alguns arbustos crescendo nele e oito oliveiras de grande antiguidade, o todo cercado por um muro de pedra”. O local provavelmente foi fixado, como o Dr. Robinson supõe, durante a visita de Helena a Jerusalém, 326 dC, quando se acreditava que os locais da crucificação e ressurreição eram identificados. Não há, porém, certeza absoluta a respeito dos lugares. O Dr. Thomson (The Land and the Book, vol. Ii. P. 484) supõe que o mais provável “Jardim do Getsêmani” estivesse a várias centenas de metros a noroeste do atual Getsêmani, em um local muito mais isolado que o geralmente era considerado aquele onde a agonia do Salvador ocorria e, portanto, era mais provável que tivesse sido o local de sua aposentadoria. Nada, no entanto, que seja importante depende da determinação do local exato.

Lucas diz que Jesus “foi como costumava” – isto é, acostumado – “ao Monte das Oliveiras”. Provavelmente, ele tinha o hábito de se retirar de Jerusalém para aquele lugar para meditação e oração, reforçando com seu exemplo o que tantas vezes fazia por seus preceitos o dever de se retirar do barulho e da agitação do mundo para manter comunhão com Deus .

Getsêmani – Esta palavra é composta por duas palavras hebraicas, significando “vale da gordura” – ou seja, um vale fértil; ou de duas palavras, significando “uma prensa de azeitona”, dada a ela, provavelmente, porque o lugar estava cheio de azeitonas.

Sente-se aqui – isto é, em uma parte do jardim para o qual eles vieram pela primeira vez.

Enquanto vou orar além – Ou seja, à distância do molde de uma pedra, Lucas 22:41 . Lucas acrescenta que, quando chegou ao jardim, ordenou que orassem para que não entrassem em tentação – isto é, em profundas “provações e aflições” ou, mais provavelmente, em cenas e perigos que os tentariam a negá-lo.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 26: 36-38 . Então vem Jesus a um lugar chamado Getsêmani – um jardim, ao que parece, ao pé do monte das Oliveiras, que tinha seu nome, provavelmente, de seu solo e situação, a palavra de ??? ?????? , significando, o vale de gordura. E disse aos discípulos: Sente-se aqui – Provavelmente perto da porta do jardim, pois João diz que os discípulos entraram no jardim com ele: enquanto eu vou orar além – Em um lugar reformado, a pouca distância. Sem dúvida, ele pretendia que eles fossem empregados como ele, em vigiar e orar. E ele levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João, que haviam sido testemunhas de sua transfiguração e glória, e agora deveriam ser testemunhas de sua humilhação e agonia: e começaram a ficar tristes e muito pesados – Gr. d?pe?s?a? ?a?

ad?µ??e?? , ser penetrado com a mais requintada tristeza e dominado pela profunda angústia. Provavelmente isso ocorreu pelas flechas do Todo-Poderoso grudando em sua alma, enquanto Deus colocou sobre ele as iniqüidades de todos nós. Quem pode dizer que sensações dolorosas e terríveis foram então impressas nele pela mão imediata de Deus? Então ele disse: Minha alma está extremamente triste – Gr. pe????p?? , cercado de dores por todos os lados; até a morte – “Essas expressões”, diz o Dr. Campbell, “são bastante indefinidas e parecem implicar uma tristeza que continuaria até a morte; considerando que a importância do original é uma tristeza suficiente para causar a morte. ” Ele, portanto, apresenta a cláusula: Minha alma está sobrecarregada com uma angústia mortal. Castalio traduz: Em tanto sum animi dolore ut emoriar: “Estou com tantos problemas que morrerei”. Ele evidentemente quis dizer que sua tristeza era tão grande que a enfermidade de sua natureza humana deve afundar imediatamente nela sem algum alívio e apoio extraordinários; pelo qual ele estava prestes a orar, e pelo qual ele desejava que eles orassem, acrescentando: Fique aqui e observe comigo – Se esses discípulos tivessem feito o que Cristo aqui instruiu, em breve eles teriam encontrado um rico equivalente para seu cuidado vigilante. a melhoria eminente de suas graças por essa visão maravilhosa e edificante. Pois Cristo estava agora sustentando aquelas tristezas dolorosas em sua alma, pelas quais, além de sua morte na cruz, ele se tornou uma oferta pelo pecado e realizou a redenção da humanidade.

Comentário de E.W. Bullinger

Então vem, etc. A Estrutura (p. 1305) mostra a correspondência entre a Tentação no Deserto ( Mateus 4: 1-11 ) e a Agonia no Jardim ( Mateus 26: 36-46 ). Que ambos foram um ataque a Satanás é mostrado em Lucas 22:53 , João 14:30 ; e pelo fato de que em cada caso o ministério angélico foi dado. Compare Mateus 4:11 com Lucas 22:43 .

Lugar, colocar. Não é a palavra usual, ou a mesma de Mateus 26:52 , mas grega. coro = campo ou fazenda; usado como “local” está no Eng. de um local separado, em contraste com a cidade. ; Acts 5:3 , Acts 5:8 ; Acts 28:7 ). Compare suas dez ocorrências (aqui, Marcos 14:32 . João 4: 5. Atos 1:18 , Atos 1:19 , Atos 1:19 ; Atos 4:34 ; Atos 5: 3 , Atos 5: 8 ; Atos 28: 7 )

Getsêmani. Uma palavra aramaica. Veja App-94.

orar. Grego. proseuchomai. App-134.:2. Como nos versículos: Mateus 26:39 , Mateus 26:41 , Mateus 26:42 , Mateus 39:44 . Não é o mesmo que em Mateus 26:53 .

Comentário de John Calvin

Mateus 26:36 . Então Jesus vem com eles. Lucas menciona apenas a montanha das Oliveiras . Marcos e Mateus adicionam uma descrição mais minuciosa do local. Mas Lucas expressa o que é ainda mais importante para o propósito, que Cristo veio lá de acordo com seu costume. Portanto, inferimos que ele não buscou a aposentadoria com o objetivo de se esconder, mas, como se tivesse feito uma designação com seus inimigos, ele se apresentou à morte. Por esse relato, João diz ( João 18: 2 ) que o local era conhecido pelo traidor, porque Jesus costumava ir lá com frequência. Nesta passagem, portanto, sua obediência é novamente descrita para nós, porque ele não poderia ter apaziguado o Pai, mas por uma morte voluntária.

Sente-se aqui. Ao deixar os discípulos à distância, ele poupa a fraqueza deles; como se um homem, percebendo que logo estaria em perigo extremo em batalha, deixasse sua esposa e filhos em uma situação de segurança. Mas, embora pretendesse colocá-los todos além do tiro de flecha, ele levou três deles que o acompanharam mais de perto que o resto, e estas eram a flor e a escolha, nas quais havia maior rigor. E, no entanto, ele não os tomou, como se acreditasse que eles seriam capazes de sustentar o ataque, mas que poderiam fornecer uma prova do defeito que era comum a todos eles.

Comentário de Adam Clarke

Um lugar chamado Getsêmani – Um jardim ao pé do monte das Oliveiras. O nome parece ser formado por g ? gath , uma prensa e, shemen , óleo; provavelmente o local onde os produtos do monte das Oliveiras foram preparados para uso. O jardim da prensa de óleo ou prensa de azeitona.

Sente-se aqui – Ou fique neste lugar, enquanto eu vou orar além: e use o tempo que eu o empregarei – observando a oração.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:36 . Em um lugar chamado Getsêmani Reland acha que o Getsêmani era um local específico no monte das Oliveiras. Mas sua situação, como a de alguns outros lugares mencionados no Evangelho, foi resolvida considerando-se a descrição de um Evangelelonicamente de maneira independente, sem comparar suas contas em conjunto.De João, xiv. 31 parece que Jesus saiu com seus discípulos imediatamente após ter pronunciado o discurso consolador; pois, ao concluir, disse-lhes: Levanta-se, vamos embora daqui: e considerando o assunto do próximo sermão, eu sou a videira verdadeira, etc. é provável que ele estivesse no monte das Oliveiras, entre as videiras, quando ele falou essa parábola, sendo sua maneira de pregar a partir dos assuntos que estavam à mão. Aqui também ele proferiu o discurso e a oração registrados em João 16; João 17. Assim, quando ele orou, João 17: 1 é dito, ele levantou os olhos para o céu; uma circunstância que parece implicar que ele estava ao ar livre. Sua descida do monte das Oliveiras é expressa de fato pela palavra e????e, João 18: 1, o que levou muitos leitores a imaginar que, por algum acidente ou outro, eles foram impedidos de sair de casa até então, apesar de Jesus ter ordenado que eles se levantassem e fossem embora com ele: a resposta é que e????e, sendo um termo geral, pode ser aplicado com propriedade a alguém que sai de um campo inclinado ou montaria, assim como a sair de uma casa; e embora São Lucas pareça conectar o que aconteceu na montanha com as transações no jardim, Lucas 12: 39-41 omitindo a ida ao Getsêmani da montanha; deve-se considerar que São Mateus e São Marcos mencionam isso particularmente, e que a dificuldade resultante da conexão de São Lucas não é maior, supondo que o Getsêmani estivesse no vale ao pé da montanha, do que supondo que estava na própria montanha. A verdade é que existem muitos exemplos desse tipo de conexão nos evangelhos. Pode ser permitido então que Jesus desceu do monte das Oliveiras com seus discípulos, atravessou o ribeiro Cedron, que corria através do vale, e assim entrou no jardim do Getsêmani, que ficava entre o ribeiro Cedron e a cidade: provavelmente pertencia a alguns dos lugares-sede com os quais os campos ao redor da metrópole eram embelezados. A palavra Getsêmani em hebraico significa o vale da gordura. O jardim provavelmente teve esse nome por causa do solo e da situação; com alguma referência peculiar à qual alguns a prestaram, olei torculares – um barril de petróleo. Veja Macknight e Univ. Hist. vol. 10. Vale ressaltar que as palavras que nosso Salvador aqui usa para seus discípulos, são as palavras de Abraão a seus servos, quando ele foi oferecer Isaque, o grande tipo de nosso Redentor. Veja Gênesis 22: 5 no LXX.

Comentário de Spurgeon

Mateus 26: 36-40 . Então vem Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani, e diz aos discípulos: Senta-te aqui, enquanto eu vou orar ali. E levou com ele Pedro e os dois filhos de Zebedeu, e começou a ficar triste e muito pesado. Então ele lhes disse: Minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai comigo. E ele foi um pouco mais longe, e caiu em seu rosto, e orou, dizendo: Ó meu Pai, se possível, deixe passar este cálice de mim; contudo, não como eu quero, mas como você quer. E ele veio aos discípulos, e os encontrou dormindo, e disse a Pedro: O que você não pôde assistir comigo uma hora?

Ele sentiu a necessidade de simpatia humana naquela hora terrível; todavia, ele pisou sozinho no lagar.

Mateus 26:41 . Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: o espírito realmente está disposto, mas a carne é fraca.

Admire a ternura de Jesus ao pedir desculpas por seus discípulos. O que ele disse sobre eles era verdade: mas não é todo mundo que diria essa verdade gentil em um momento tão difícil. Queridos amigos, dê desculpas um ao outro sempre que puder; nunca os faça para si mesmos, mas geralmente os faça para os outros e, principalmente, quando alguns o tratam como você pensa com muita delicadeza, seja o mais terno com eles.

Mateus 26: 42-44 . Ele foi embora outra vez e orou, dizendo: Ó meu Pai, se este cálice não passar de mim, a menos que eu o beba, faça-se a sua vontade. E ele veio e os encontrou dormindo novamente, porque seus olhos estavam pesados. E ele os deixou, e foi embora novamente, e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

Você não pode usar muita variedade de linguagem quando seu coração está muito pesado; você geralmente se concentrará em apenas algumas palavras nesse momento. Não se culpe por fazer isso; é natural e está certo. Até o seu Senhor, o mestre da linguagem, “orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras”.

Mateus 26: 45-46 . Então ele veio aos seus discípulos e disse-lhes: Durma agora e descanse. Eis que a hora está próxima e o Filho do homem é entregue nas mãos dos pecadores. Levanta-te, vamos embora: eis que ele está à mão, que me trai.

Que o Mestre nunca tenha que dizer isso a respeito de qualquer um de nós, pelo seu querido nome! Amém.

Esta exposição consistia em leituras de João 17: 15-26 ; E Mateus 26: 36-46 .

Comentário de John Wesley

Então vem Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani, e diz aos discípulos: Senta-te aqui, enquanto eu vou orar ali.

Então vem Jesus a um lugar chamado Getsêmani – Ou seja, o vale da gordura. O jardim provavelmente teve esse nome por causa do solo e da situação, situado em um pequeno vale entre duas daquelas colinas, cuja extensão constitui o monte das Oliveiras. Marcos 14:32 ; Lucas 22:40 .

Referências Cruzadas

Salmos 22:1 – Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

Salmos 69:1 – Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Salmos 69:13 – Mas eu, Senhor, no tempo oportuno, elevo a ti minha oração; responde-me, por teu grande amor, ó Deus, com a tua salvação infalível!

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Mateus 26:42 – E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

Marcos 14:32 – Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”.

Lucas 22:39 – Como de costume, Jesus foii para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.

João 18:1 – Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *