Estudo de Atos 16:30 – Comentado e Explicado

Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: Senhores, que devo fazer para me salvar?
Atos 16:30

Comentário de Albert Barnes

E os tirou – Da prisão.

Senhores – grego: ?????? kurioilords – um endereço de respeito; um título geralmente dado a senhores ou proprietários de escravos.

O que devo fazer para ser salvo? Nunca foi feita uma pergunta mais importante do que essa. É claro que, com a pergunta, ele não se referiu a nenhum perigo ao qual pudesse estar exposto ao que havia acontecido. Para:

(1) Os apóstolos evidentemente o entenderam como se referindo à sua salvação eterna, como é manifesto da resposta deles, pois crer no Senhor Jesus Cristo não teria nenhum efeito em salvá-lo de qualquer perigo de punição ao qual ele pudesse estar exposto. ocorrera.

(2) ele mal podia se considerar exposto ao castigo dos romanos. Os prisioneiros estavam todos a salvo; ninguém havia escapado ou demonstrado qualquer disposição para escapar; e além disso, pelo terremoto e seus efeitos, ele não poderia ser responsabilizado. Não é improvável que houvesse muita confusão em sua mente. Haveria uma onda de muitos pensamentos; um estado de agitação, alarme e medo; e, diante de tudo, ele naturalmente perguntaria àqueles a quem agora via homens enviados por Deus e sob sua proteção, o que ele deveria fazer para obter o favor daquele grande Ser sob cuja proteção ele via que eles eram manifestamente. Talvez os seguintes pensamentos tenham tendido a produzir esse estado de agitação e alarme:

(1) Eles foram designados pelos Atos 16:17 de Pitonisa como professores religiosos enviados por Deus e designados para “mostrar o caminho da salvação”, e em seu testemunho ele poderia estar disposto a confiar, ou agora pode ser trouxe fresco para sua lembrança.

(2) ele viu manifestamente que eles estavam sob a proteção de Deus. Uma interposição notável – um terremoto – um evento que todos os pagãos consideravam ameaçador da presença da divindade – havia demonstrado isso.

(3) a culpa de sua prisão poderia invadir sua mente; e ele poderia supor que ele, o agente da prisão dos servos de Deus, seria exposto ao seu descontentamento.

(4) sua culpa ao tentar a própria vida pode sobrecarregá-lo com alarme.

(5) toda a cena foi adequada para mostrar a ele a necessidade da proteção e amizade de Deus que assim havia interposto. Nesse estado de agitação e alarme, os apóstolos o direcionaram para a única fonte de paz e segurança – o sangue da expiação. Os sentimentos de um pecador despertado são frequentemente surpreendentemente semelhantes aos deste carcereiro. Ele está agitado, alarmado e com medo; ele vê que é pecador e treme; os pecados de sua vida correm sobre sua memória e o enchem de profunda ansiedade, e ele pergunta o que deve fazer para ser salvo. Muitas vezes também, como aqui, a providência de Deus é o meio de despertar o pecador e de conduzir a essa investigação. Alguma dispensação alarmante o convence de que Deus está próximo e que a alma está em perigo. A perda de saúde, propriedade ou amigo pode, assim, alarmar a alma; os estragos da pestilência, ou qualquer julgamento medroso, podem prender a atenção e levar à investigação: “O que devo fazer para ser salvo?” Leitor, você já fez esse inquérito? Você, como o carcereiro pagão de Filipos, já se viu um pecador perdido e desejou pedir o caminho da vida?

Nesta narrativa, vemos o contraste que existe em períodos de angústia e alarme entre cristãos e pecadores. O carcereiro culpado era toda agitação, medo, angústia e terror; os apóstolos, toda paz, calma, alegria. O primeiro estava cheio de pensamentos de auto-assassinato; os outros, com a intenção de salvar vidas e fazer o bem. Essa diferença deve ser atribuída à religião. Foi a confiança em Deus que lhes deu paz; foi a falta do que levou à agitação e alarme nele. É tão quieto. Nas cenas difíceis desta vida, a mesma diferença é vista. No luto, na doença, em tempos de peste, na morte, ainda é assim. O cristão é calmo; o pecador está agitado e alarmado. O cristão pode passar por tais cenas com paz e alegria; para o pecador, são cenas de terror e pavor. E assim estará além da sepultura. Na manhã da ressurreição, o cristão se levantará com alegria e triunfo; o pecador, com medo e horror. E assim no tribunal. Calmo e sereno, o santo testemunhará as solenidades daquele dia e saudará triunfantemente o juiz como seu amigo; amedrontado e trêmulo, o pecador encarará essas solenidades com uma alma cheia de horror, enquanto ouve a sentença que o consigna ao eterno sofrimento! Com que solicitude, então, devemos procurar, sem demora, um interesse nessa religião que, por si só, pode dar paz à alma!

Comentário de E.W. Bullinger

fora = fora. Grego. exo.

Senhores . Grego. kurios. Compare o App-98. O mesmo que “mestres” ( Atos 16:16 ).

ser = para que (grego. hina) eu possa ser. Este homem estava sob profunda convicção do pecado, “abalado pelos seus fundamentos” . Ele estava pronto para ser informado do Senhor Jesus Cristo. Fazer com que as pessoas acreditem, que não estão sob condenação, é inútil.

Comentário de John Calvin

30. Senhores, o que devo fazer? Ele pede conselho, para mostrar com ele que será obediente. Por isso, vemos que ele foi completamente – (219) tocado, de modo que estava pronto para fazer o que eles deveriam ordenar a ele, a quem poucas horas antes ele havia amarrado sem graça. Os ímpios, muitas vezes, quando vêem maravilhas, embora tremem por um tempo, ainda são logo mais obstinados, como aconteceu com Faraó ( Êxodo 8: 8 😉 pelo menos não são tão domados que se entregam a Deus. Mas nesse lugar o guardião (reconhecendo o poder de Deus) não apenas ficou com um pouco de medo, de modo que voltou imediatamente à sua antiga crueldade, mas se mostrou obediente a Deus e desejoso de sã e sã doutrina. Ele exige como ele pode obter a salvação; pelo que parece mais claro que ele não foi subitamente tomado por alguma luz – (220) apenas medo de Deus, mas verdadeiramente humilhado ao se oferecer para ser um estudioso de seus ministros. Ele sabia que eles foram lançados na prisão por nenhuma outra causa, exceto apenas porque derrubaram o estado comum da religião. Agora ele está pronto para ouvir a doutrina que ele tinha antes contemplado. –

Serio “, sério.

Evanido “, evanescente.

Comentário de Adam Clarke

Trouxe-os para fora – Da masmorra em que estavam confinados.

O que devo fazer para ser salvo? Se isso diz respeito à segurança pessoal ou eterna, é uma questão mais interessante para o homem. Mas não é provável que o carcereiro tenha se referido aqui à sua segurança pessoal. Ele vira, apesar de as portas da prisão terem sido milagrosamente abertas, e os laços dos prisioneiros soltos, que nenhum deles escapara; portanto, ele não podia se sentir em perigo de perder a vida por causa disso; e, consequentemente, não pode ser sua segurança pessoal sobre a qual ele pergunta. Ele não podia deixar de saber que esses apóstolos estavam pregando entre as pessoas o que chamavam de doutrina da salvação; e ele sabia que por expulsar um demônio, eles foram entregues sob sua custódia: o Espírito de Deus agora convencera seu coração de que ele estava perdido e precisava de salvação; e, portanto, sua pergunta sincera é como ele deveria obtê-lo. A resposta dos apóstolos ao carcereiro mostra que sua pergunta não era sobre sua segurança pessoal; como sua crença em Jesus Cristo não poderia ter efeito sobre isso, nas circunstâncias atuais. Os homens que contestam esse sentido da palavra não sabem que o Espírito de Deus pode ensinar algo a um coração, que a cabeça de uma pessoa não aprendeu anteriormente. Portanto, eles dizem que era impossível que um pagão pudesse fazer tal investigação em referência ao seu estado eterno, porque ele não sabia nada sobre isso. Por esse motivo, quão impertinente seria a resposta dos apóstolos: Creia no Senhor Jesus Cristo, e você será colocado em um estado de segurança pessoal e em sua família! Eu afirmo que nem ele nem sua família estavam em perigo, desde que nenhum prisioneiro tivesse escapado; ele não tinha, portanto, nada deste bairro a temer; e, com base no argumento que sustento, sua própria pergunta teria sido tão impertinente quanto a resposta dos apóstolos.

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

E os trouxe para fora, e disse: Senhores, o que devo fazer para ser salvo?

Senhores – Ele não os estilizou assim no dia anterior.

O que devo fazer para ser salvo? – Da culpa que sinto e da vingança que temo? Sem dúvida, Deus então colocou seus pecados em ordem diante dele, e o convenceu da maneira mais clara e forte que a ira de Deus repousava sobre ele.

Referências Cruzadas

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Jó 34:32 – Mostra-me o que não estou vendo; se agi mal, não tornarei a fazê-lo’.

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Isaías 58:6 – “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?

Isaías 58:9 – Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;

Mateus 3:8 – Dêem fruto que mostre o arrependimento!

Mateus 5:7 – Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

Lucas 3:10 – “O que devemos fazer então? “, perguntavam as multidões.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Atos dos Apóstolos 16:24 – Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.

Atos dos Apóstolos 22:10 – “Assim perguntei: Que devo fazer, Senhor? Disse o Senhor: ‘Levante-se, entre em Damasco, onde lhe será dito o que você deve fazer’.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *