Estudo de Atos 2:41 – Comentado e Explicado

que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.
Atos 2:41

Comentário de Albert Barnes


Aqueles que receberam de bom grado – A palavra traduzida como “de bom grado” significa “livre, alegre, alegre”. Isso implica que eles fizeram isso sem compulsão e com alegria. Religião não é compulsão. Aqueles que se tornam cristãos fazem isso alegremente; eles fazem isso regozijando-se com o privilégio de se reconciliarem com Deus por Jesus Cristo. Embora muitos tenham recebido sua palavra e tenham sido batizados, está implícito que houve outros que não. É provável que houvesse multidões reunidas que ficaram alarmadas, mas que não receberam a palavra com alegria. Em todos os avivamentos, há muitos que ficam alarmados e ansiosos por suas almas, mas que se recusam a abraçar o evangelho, tornam-se novamente impensados ??e arruinados.

Sua palavra – A mensagem que Pedro havia dito respeitando o perdão do pecado por meio de Jesus Cristo.

Foram batizados – Ou seja, aqueles que professavam disposição para abraçar as ofertas da salvação. A narrativa implica claramente que isso foi feito no mesmo dia. A conversão deles foi instantânea. A exigência neles era render-se imediatamente a Deus. E sua profissão foi feita, e a ordenança que selou sua profissão foi administrada sem demora.

E no mesmo dia – O discurso de Pedro começou às nove horas da manhã, At 2:15 . Quanto tempo continuou, não é dito; mas a cerimônia de admiti-los na igreja e de batizá-los foi evidentemente realizada no mesmo dia. O modo em que isso é feito não é mencionado; mas é altamente improvável que no meio da cidade de Jerusalém três mil pessoas tenham sido totalmente imersas em um dia. Toda a narrativa supõe que tudo foi feito na cidade; e, no entanto, não há probabilidade de existirem conveniências para imergir tantas pessoas em um único dia. Além disso, na maneira comum de administrar o batismo por imersão, é difícil conceber que tantas pessoas possam ter sido imersas em tão pouco tempo. De fato, não há aqui nenhuma prova positiva de que eles não tenham sido imersos; mas a narrativa é uma daquelas circunstâncias incidentais frequentemente muito mais satisfatórias do que as discussões filológicas, que mostram a extrema improbabilidade de que tudo isso foi feito imergindo-as completamente na água. Pode-se observar ainda que aqui está um exemplo de admissão muito rápida na igreja. Foi a primeira grande obra da graça debaixo do evangelho. Era o modelo de todos os avivamentos da religião. E, sem dúvida, pretendia-se que este fosse um exemplo da maneira pela qual os ministros da religião deveriam agir em relação às admissões na igreja cristã. A prudência é realmente necessária; mas este exemplo não fornece garantia para aconselhar aqueles que professam sua vontade de obedecer a Jesus Cristo, para adiar a união com a igreja. Se as pessoas dão evidência de piedade, de verdadeiro ódio ao pecado e de apego ao Senhor Jesus; eles devem se unir ao seu povo sem demora.

Foram adicionados – À companhia de discípulos, ou aos seguidores de Cristo.

Almas – Pessoas. Compare 1 Pedro 3:20 ; Gênesis 12: 5 . Não se afirma que tudo isso aconteceu em uma parte de Jerusalém, ou que tudo foi feito de uma só vez; mas é provável que isso foi o que mais tarde foi considerado o fruto do trabalho de hoje, o resultado desse reavivamento da religião. Esta foi a primeira efusão do Espírito Santo sob a pregação do evangelho; e mostra que tais cenas são esperadas na igreja, e que o evangelho é adequado para operar uma mudança rápida e poderosa no coração das pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

de bom grado. Os textos são omitidos.

recebido = recebido totalmente. Grego. apodechomai. Só aqui; Atos 15: 4 ; Atos 18:27 ; Atos 24: 3 ; Atos 28:30 . Lucas 8:40 .

batizado. App-115.

almas. App-110. Ver Salmos 110: 3 .

Comentário de John Calvin

41. Eles, portanto, que de bom grado. Lucas mostra mais claramente o quão proveitoso esse sermão que Pedro fez foi: isto é, que ele ganhou para Cristo cerca de três mil homens. E assim ele declara a natureza e a força da quando diz que, com uma mente pronta e pronta, eles abraçaram sua palavra. Portanto, a fé deve começar com essa prontidão e desejo de obedecer. E porque muitos se mostram muito dispostos a princípio, que depois não têm constância ou continuidade, para que não pensemos que foi uma pontada repentina (137) que, aos poucos, caiu, Lucas também elogia sua constância, quem (como ele disse) abraçou de bom grado essa palavra dos apóstolos, mostrando que estavam unidos aos discípulos ou que eram enxertados no mesmo corpo e que continuavam em sua doutrina. Portanto, não devemos demorar a obedecer, nem ser rápidos em recuar; mas devemos nos manter firmes e permanecer firmemente com a doutrina que adotamos imediatamente (sem demora) que adotamos. Além disso, este exemplo não deve nos deixar nem um pouco envergonhados. Pois, enquanto havia uma grande multidão convertida a Cristo com um sermão, cem sermões podem escassamente mover alguns de nós; e enquanto Lucas diz que eles continuaram, há um em cada dez que mostra um desejo mesquinho de lucrar e seguir em frente; sim, mais a parte em breve detesta nossa doutrina. Ai, pois, da lentidão e leveza do mundo!

Comentário de Adam Clarke

Aqueles que receberam com prazer sua palavra – A palavra asµe??? , que significa com alegria, prontamente, de bom grado, implica que eles aprovaram a doutrina proferida; que eles estavam felizes em ouvir sobre esse caminho de salvação; e que eles começaram imediatamente a agir de acordo com seus ditames. Esse último sentido é bem expresso em uma frase semelhante de Josefo: ao falar dos jovens israelitas que incitam as mulheres midianitas a pecar, por meio de discursos justos, ele diz: ? de asµe??? de?aµe?a? t??? ?????? s???esa? a?t??? , Ant. eu. iv. c. 4. Então, os que aprovaram suas palavras conspiraram com eles. Contudo, a palavra é omitida por ABCD, Copta, Sahidic, Etiopic, Vulgata, a Itala do Codex Bezae, Clemens e Crisostom.

Foram batizados – Ou seja, em nome de Jesus, Atos 2:38 , pois esse era o critério da conversão de um judeu; e quando um judeu recebeu o batismo nesse nome, ele foi excluído de toda comunicação com seus compatriotas; e ninguém teria perdido tais privilégios, a não ser com a convicção mais plena e clara. Esse batismo era um meio muito poderoso de impedir sua apostasia; ao receberem o batismo em nome de Jesus, renunciaram ao judaísmo e a todas as vantagens políticas relacionadas a ele; e eles acharam indispensável fazer o melhor uso da santa religião que haviam recebido em seu lugar. O Dr. Lightfoot observou bem que os gentios que receberam a doutrina cristã foram batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; enquanto que os convertidos judeus, pelas razões já expostas, foram batizados em nome do Senhor Jesus.

Foram adicionados – três mil almas – ???sete??sa? , Eles passaram de uma parte para outra. Os escritores gregos usam esse verbo para significar o ato pelo qual cidades, vilas ou províncias mudaram seus senhores e se colocaram sob outro governo. Assim, essas 3000 pessoas deixaram os escribas e fariseus e se colocaram sob o ensinamento dos apóstolos, professando a doutrina cristã e reconhecendo que Cristo havia chegado, e que aquele que ultimamente foi crucificado pelos judeus era o único e prometido Messias; e nessa fé eles foram batizados.

Estes 3000 não foram convertidos sob um discurso, nem em um lugar, nem por uma pessoa. Todos os apóstolos pregaram, alguns em um idioma e outros em outro; e não em uma casa – pois onde naquela época havia uma que pudesse acomodar uma multidão de pessoas? Pois, das multidões que ouviram, 3000 foram convertidas; e se um em cada cinco foi convertido, deve ter sido uma proporção muito grande. A verdade parece assim: Todos os apóstolos pregaram em diferentes partes da cidade durante o curso daquele dia; e naquele dia, cerca de 3000 convertidos foram frutos dos esforços conjuntos desses homens santos. O Dr. Lightfoot pensa que o relato neste lugar é o cumprimento da profecia no Salmo 110: 1 , etc .: O Senhor disse ao meu Senhor, sente-se à minha mão direita; isso se refere à ressurreição e ascensão de Cristo. Teu povo estará disposto no dia do teu poder, Salmo 110: 3 . Este foi o dia do seu poder; e enquanto os apóstolos proclamavam sua morte, ressurreição e ascensão, o povo entrou voluntariamente e abraçou as doutrinas do cristianismo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 2:41 . Foram adicionados a eles cerca de três mil almas. a frase ???sete??sa?, traduzidas para lá foram acrescentadas, enfaticamente significa “passar para um corpo de homens”; e implica que essas pessoas renunciaram à sua antiga profissão religiosa e adotaram a dos apóstolos. Alguns a processam, Chegaram ou aderiram. Elsner, em sua nota sobre este lugar, demonstrou que as almas geralmente significam pessoas nos clássicos gregos e latinos. É comum dizer que os três mil mencionados no texto foram convertidos por um sermão. Mas, é provável que, enquanto São Pedro estivesse pregando na língua siríaca, os outros apóstolos estivessem pregando a uma pequena distância, com o mesmo objetivo, em outras línguas; e não se deve imaginar que nenhum deles, exceto São Pedro, deveria ser abençoado naquele dia, como meio de converter almas; para não insistir nisso, para que ele próprio possa proferir vários discursos hoje em dia para diferentes públicos, quando o concurso de pessoas foi tão grande e suas línguas tão diversas. Os sofrimentos tardios de nosso Senhor, o presente milagre das línguas e a autoridade dos oradores contribuíram grandemente para essa numerosa conversão: mas tudo isso deve estar um pouco disponível sem a eficácia do Espírito Santo. Essa conversão numerosa não apenas confirmou a verdade dos apóstolos, reivindicando a inspiração do Espírito Santo, mas também serviu como uma prova para eles da realidade dele e como um incentivo para assumir esse cargo, para o qual qualificou. eles. Com essas credenciais do céu, até um pobre pescador da Galiléia poderia aparecer com dignidade diante do sumo sacerdote e sinédrio dos judeus; afirmando com ousadia, que Deus havia feito a Jesus, a quem eles crucificaram, Senhor e Cristo, e cumprindo essa afirmação ao provar que ele havia ressuscitado dentre os mortos – por mais estranho e sobrenatural que possa parecer – não apenas por si próprio. testemunho e o de seus irmãos, os apóstolos e discípulos de Jesus, pelos quais ele foi visto quarenta dias depois de sua paixão; mas por inúmeras instâncias de um poder da mesma maneira superior à natureza, derivado dele e exercido por ele em seu nome. Das escrituras também poderia o mesmo show ignorante da Galiléia, contra as tradições dos anciãos, o conhecimento dos escribas e os preconceitos de toda a nação judaica, de que o humilde e sofredor Jesus, era o poderoso e triunfante Messias, mencionado pelos profetas; visto que, com referência à interpretação dessas profecias, qualquer dúvida poderia ter surgido entre o povo, a cujas exposições eles deveriam se submeter – aos escribas e anciãos ou aos apóstolos, este último teria que produzir , em apoio à sua autoridade, o atestado do Espírito, por quem aqueles profetas foram inspirados, agora falando pela boca em todas as línguas da terra. E, com relação a esse outro ponto, de digestão infinitamente mais difícil para os judeus, a saber, o chamado dos gentios incircuncisos para uma participação igual do reino de Deus e, conseqüentemente, a abolição da circuncisão e de toda a lei cerimonial; os apóstolos receberam um argumento ao qual todos os coelhos não foram capazes de responder, pelo Espírito Santo que concedia aos gentios convertidos ao cristianismo, os mesmos dons celestiais que ele havia conferido no início aos judeus crentes.

Comentário de John Wesley

Então, os que receberam alegremente sua palavra foram batizados; e no mesmo dia foram acrescentados a eles cerca de três mil almas.

E foram adicionados – aos cento e vinte.

Referências Cruzadas

Salmos 72:16 – Haja fartura de trigo por toda a terra, ondulando no alto dos montes. Floresçam os seus frutos como os do Líbano e cresçam as cidades como as plantas no campo.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Mateus 13:44 – “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

Lucas 5:5 – Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.

João 14:12 – Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Atos dos Apóstolos 1:15 – Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas,

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 2:47 – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Atos dos Apóstolos 8:6 – Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia.

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Atos dos Apóstolos 16:31 – Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.

Gálatas 4:14 – Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; pelo contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *