Estudo de Atos 5:4 – Comentado e Explicado

Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus.
Atos 5:4

Comentário de Albert Barnes

Enquanto permaneceu – Contanto que permanecesse não vendido. Este lugar prova que não havia “obrigação” imposta aos discípulos para vender suas propriedades. Os que fizeram, fizeram voluntariamente; e não parece que foi feito por todos ou que se espera que seja feito por todos.

E depois que foi vendido … – Mesmo depois que a propriedade foi vendida e Ananias tinha o dinheiro, ainda não havia nenhuma obrigação dele de devotá-la dessa maneira. Ele ainda tinha a disposição. O apóstolo menciona isso para mostrar a ele que sua ofensa foi especialmente agravada. Ele não foi “compelido” a vender sua propriedade – ele não tinha nem a pobre pretensão de ser “obrigado” a descartá-la, e “tentado” a retê-la para seu próprio uso. Era “tudo” dele, e poderia ter sido retido se ele tivesse escolhido.

Você não mentiu para os homens – para as pessoas “apenas”, ou, não é sua ofensa “principal” e “principal” que você tentou enganar as pessoas. É verdade que Ananias “tentara” enganar os apóstolos, e também é verdade que isso era um crime; mas ainda assim, a principal magnitude da ofensa foi que ele havia tentado enganar “Deus”. Tão pequeno foi o crime cometido contra os “homens” que os apóstolos perderam de vista o grande pecado culminante de tentar enganar “Deus”. Assim, Davi também viu seu pecado como cometido contra “Deus” ser tão grande que ele perdeu de vista o fato de ser uma ofensa ao homem, e disse: “Contra ti, somente contra ti, pequei, e fiz esse mal aos teus olhos. Salmo 51: 4 .

Mas para Deus – tem sido “particularmente” e “eminentemente” contra Deus. Isso é verdade porque:

(1) Ele professamente o “devotou” a Deus. O ato, portanto, tinha referência expressa e direta a ele.

(2) foi uma tentativa de enganá-lo. Isso implicava na crença de Ananias de que Deus não detectaria o crime ou veria os motivos do coração.

(3) é prerrogativa de Deus julgar a sinceridade e a hipocrisia; e esse era um caso, portanto, que estava sob seu aviso especial. Compare o Salmo 139: 1-4 . A palavra “Deus” aqui é evidentemente usada em seu sentido claro e óbvio como denotando a “suprema divindade”, e o uso da palavra aqui mostra que o Espírito Santo é “divino”. Toda a passagem demonstra, portanto, uma das doutrinas importantes da religião cristã, que o Espírito Santo é distinto do Pai e do Filho, e ainda é divino.

Comentário de E.W. Bullinger

Whiles. . . poder? Literalmente Não é (em grego. Ouchi) que, permanecendo para ti e vendido, pertencia ao seu direito?

was = pertenceu. Grego. huparcho. Veja Lucas 9:48 .

poder. App-172.

porque = por que é isso?

hast. . . concebido = colocou, implicando cuidadosa deliberação, não súbita tentação.

até = para.

homens. App-123.

Deus. App-98.

Comentário de John Calvin

4. Não ficou. Isso amplifica a ofensa porque ele pecou, ??sendo forçado por nenhuma necessidade. Por ver que não é uma desculpa justa ou legal ter sido provocada por outros meios, quão pior é correr de cabeça para a iniquidade de bom grado e, como se fosse de propósito definido, abater a vingança de Deus? Concluímos disso, que nenhum homem foi obrigado a vender seus bens ou terras. Para Pedro diz que Ananias tinha liberdade para guardar sua terra e seu dinheiro; porque no segundo membro, o campo que foi vendido é utilizado para o próprio preço. Portanto, ele deveria, no entanto, ter sido considerado fiel, embora tivesse mantido o que era seu. Pelo que parece que eles são homens destituídos de sua inteligência, que dizem que não é lícito que os fiéis tenham algo próprio.

Não mentiste aos homens, mas a Deus. Embora as palavras sejam diversamente interpretadas, não duvido, mas que isso confirme a frase anterior. Pois os hipócritas se envolvem em tantas mudanças, que acham que não têm nada a ver com Deus. E Pedro fala assim expressamente, porque Ananias havia enganado a Igreja. Mas ele deveria ter considerado que

“Onde dois ou três estão reunidos em nome de Cristo, ele está presente como governador principal”
( Mateus 18:20 😉

sim, ele não deveria ter se comportado de outra maneira naquela assembléia, do que se tivesse visto a Deus com seus olhos. Por ver que Deus reinará na Igreja, se lhe dermos reverência, devemos reverenciar a regra e o governo religiosamente que ele exerce por sua Palavra. Os apóstolos eram de fato homens, mas não homens particulares, porque Deus os colocou em seu lugar. Além disso, devemos observar que ele diz que mente a Deus, que mente ao Espírito Santo. Pois a divindade do Espírito Santo é manifestamente provada por essa forma de fala. Da mesma maneira que Paulo diz: “Vós sois os templos de Deus, porque o Espírito dele habita em vós” ( 1 Coríntios 3:16 ).

Comentário de Adam Clarke

Enquanto permaneceu, não era o seu? Veja a nota em Atos 5: 2 , e veja também em Atos 2:44 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Atos 5: 4 . Enquanto ele permaneceu, não era seu, etc. – Ou seja: “Antes de ser vendido, não era seu? E, sendo vendido, o dinheiro não foi pago por você e em seu próprio poder?” desculpa pelo que fizeste; “- porque havia dois casos que Ananias poderia ter pleiteado por trazer parte do preço; – se ele não era o único e único proprietário do que foi vendido, ou não recebeu todo o dinheiro da compra. Quanto ao primeiro, é uma verdade evidente que um homem não pode vender mais do que aquilo que lhe pertence; para que, se Ananias tivesse sido o dono apenas de uma parte, ele poderia dispor apenas de uma parte. Em segundo lugar, embora ele fosse o único e único proprietário da terra e tivesse o direito de vendê-la; todavia, se não tivesse sido recebido todo o dinheiro da compra, ele ainda poderia ter sido desculpado por trazer apenas uma parte. Mas Ananias não podia invocar nenhuma dessas desculpas; pois São Pedro insiste: “Embora não tenha sido vendido, não permaneceu seu? ou não era seu proprietário e proprietário? E quando foi vendido, não foi o dinheiro pelo qual foi vendido em sua posse?” As primeiras palavras, enquanto permaneceram, etc. mostra que Ananias não era obrigado ou forçado a vender sua posse, mas poderia tê-la mantido se quisesse; que, segundo os autores, a contribuição para o fundo de caridade não era uma questão de necessidade, mas puramente voluntária. O versículo inteiro pode ser assim parafraseado: “Enquanto você possuía a propriedade em sua posse, não era uma propriedade que você poderia ter, se você quisesse? E depois que você pensou em vendê-la, o dinheiro não era seu Você não precisou vendê-lo ou, posteriormente, se quisesse acrescentar alguma coisa ao estoque comum para o uso da igreja, tinha total liberdade para colocar, qualquer parte ou todo o preço, como você quisesse: por que, então, você consentiu livremente com a tentação de Satanás, que não poderia ter lhe forçado a fazê-lo? Você aqui foi culpado de uma mentira mais abominável e agravada, não apenas para o homem. , mas ao próprio Espírito Santo, que, você sabe, eminentemente habita e trabalha em nós, e que é verdadeira e adequadamente o Deus que persegue o coração, e não será escarnecido; mas vingará severamente a afronta, com ciúmes por si próprio. glória, e dissuadir os outros de tais insultos adicionais contra a corrupção da igreja

Comentário de John Wesley

Enquanto permaneceu, não era o seu? e depois que foi vendido, não estava em seu próprio poder? por que concebeste isso em teu coração? não mentiste aos homens, mas a Deus.

Enquanto permaneceu, não permaneceu teu? – É verdade que qualquer um dos cristãos (exceto um) tinha casas ou terras, as vendeu e pagou o preço aos pés dos apóstolos. Mas foi por sua própria escolha ser cristão ou não: e, consequentemente, vender sua terra ou mantê-la.

E quando foi vendido, não estava em teu poder? – Pois não parece que ele se professou cristão quando o vendeu.

Por que você concebeu isso em seu coração? – Tão profanamente dissimular em uma ocasião tão solene? Não mentiste apenas aos homens, mas também a Deus. Portanto, a divindade do Espírito Santo aparece evidentemente: uma vez que mentir para ele, Atos 5: 3 , está mentindo para Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 16:8 – Disse ainda Moisés: “O Senhor lhes dará carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor”.

Exodo 35:21 – e todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra na Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas.

Exodo 35:29 – Todos os israelitas que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram ao Senhor ofertas voluntárias para toda a obra que o Senhor, por meio de Moisés, ordenou-lhes que fizessem.

Números 16:11 – É contra o Senhor que você e todos os seus seguidores se ajuntaram! Quem é Arão, para que se queixem contra ele? “

Josué 7:25 – Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e os queimou no fogo.

1 Samuel 8:7 – E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.

2 Reis 5:25 – Então entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este perguntou: “Onde você esteve, Geazi? ” Geazi respondeu: “Teu servo não foi a lugar algum”.

1 Crônicas 29:3 – Além disso, pelo meu amor ao templo do meu Deus, agora entrego das minhas próprias riquezas, ouro e prata para o templo do meu Deus, além de tudo o que já tenho dado para este santo templo.

1 Crônicas 29:5 – para o trabalho em ouro e em prata, e para todo o trabalho dos artesãos. Agora, quem hoje está disposto a ofertar dádivas ao Senhor? “

1 Crônicas 29:9 – O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria.

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Jó 15:35 – Eles concebem maldade e dão à luz a iniqüidade; seu ventre gera engano”.

Salmos 7:14 – Quem gera a maldade, concebe sofrimento e dá à luz a desilusão.

Salmos 139:4 – Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.

Isaías 59:4 – Ninguém entra em causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apóiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniqüidade.

Ezequiel 38:10 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça, e você maquinará um plano maligno.

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

Atos dos Apóstolos 5:3 – Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Atos dos Apóstolos 8:21 – Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.

1 Coríntios 8:8 – A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.

1 Coríntios 9:5 – Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?

1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Filemom 1:14 – Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado.

Tiago 1:15 – Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *