Estudo de Isaías 48:2 – Comentado e Explicado

porque vós vos declarais da cidade santa, vós vos apoiais no Deus de Israel, cujo nome é o Senhor dos exércitos.
Isaías 48:2

Comentário de Albert Barnes

). Pois eles se chamam da cidade santa – de Jerusalém (ver Isaías 52: 1 ; Neemias 11: 1 ; Mateus 4: 5 ; Mateus 27:53 ; Isaías 1: 9 ). O objetivo do profeta aqui mencionando seu santo nome é, provavelmente, mostrar a eles a culpa de sua conduta. Ele era o Senhor, a fonte de toda a existência. Ele era o Deus de todas as hostes do céu e de todos os exércitos da terra. Quão perverso, portanto, era chegar diante dele de maneira falsa e hipócrita, e enquanto eles o professavam adorá-lo, realmente oferecendo seus corações aos ídolos e caracteristicamente inclinados a recair na idolatria!

Comentário de John Calvin

2. Porque da cidade santa são chamados. Ele continua o mesmo assunto e, por palavras diferentes, expõe sua falsa vanglória; pois eles se gabavam falsamente de serem cidadãos da “cidade santa”, que eles contaminaram por seus vícios e crimes. Jerusalém deveria ter sido “santa”, pois Deus a havia consagrado a si mesmo; mas ela se prostrara em iniqüidades, tão grandes e tão numerosas, que mal conservava qualquer santidade. Vemos nos Salmos 15: 2 o que deveriam ser os verdadeiros cidadãos de Jerusalém; mas, como os judeus não tinham vergonha de zombar de Deus, consideravam isso o suficiente para serem protegidos pela sombra do templo.

E confie no Deus de Israel. Quando ele diz que “confiam em Jeová”, ele não fala de crença sincera, mas de confiança vazia; pois, como os homens bons confiam em Deus e confiam nele de todo o coração, os hipócritas falsamente fazem pretensões ao seu nome e ficam intoxicados por crenças infundadas, desprezam tudo sem medo e até se gabam confiantes dessas palavras: “Deus ajudará nós, ele não rejeitará o seu povo; como se Deus quisesse encorajar a maldade deles. Em uma palavra, pisoteando-o sob seus pés, eles declaram em voz alta que confiam em si mesmos para segurança; mas, para que não pensem que não serão punidos por essa zombaria, o Profeta assegura que Deus não perde nada de sua autoridade, quando ele é deturpado por hipócritas; pois, quando o chama de Jeová dos exércitos, ele acrescenta isso como uma ameaça, para que eles saibam que Deus, em cujo nome eles se abrigavam falsamente, era forte o suficiente para puni-los e, por fim, não lhes permitia fazê-lo. o assunto da zombaria.

Comentário de John Wesley

Pois eles se chamam da cidade santa e permanecem sobre o Deus de Israel; O SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

Embora – Eles se gloriam por serem cidadãos de Jerusalém, uma cidade santificada por Deus, para ser o lugar de sua verdadeira adoração e presença graciosa.

E fique – Não por uma fé verdadeira, mas por uma confiança vã.

Referências Cruzadas

Juízes 17:13 – E Mica disse: “Agora sei que o Senhor me tratará com bondade, pois esse levita se tornou meu sacerdote”.

1 Samuel 4:3 – Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus.

Neemias 11:1 – Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, e o restante do povo fez um sorteio para que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades.

Neemias 11:18 – Os levitas totalizavam 284 na cidade santa.

Salmos 48:1 – Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.

Salmos 87:3 – Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus! Pausa

Isaías 10:20 – Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade.

Isaías 47:4 – Nosso redentor, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, é o Santo de Israel.

Isaías 51:13 – para que você esqueça o Senhor, aquele que fez você, que estendeu os céus e lançou os alicerces da terra, para que viva diariamente, constantemente apavorado por causa da ira do opressor, que está inclinado a destruir? Pois onde está a ira do opressor?

Isaías 52:1 – Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.

Isaías 64:10 – As tuas cidades sagradas transformaram-se em deserto. Até Sião virou um deserto, e Jerusalém, uma desolação!

Jeremias 7:4 – Não confiem em palavras enganosas: “Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor! “

Jeremias 10:16 – Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Jeremias 21:2 – “Consulte agora o Senhor por nós porque Nabucodonosor, rei da Babilônia, está nos atacando. Talvez o Senhor faça por nós uma de suas maravilhas e, assim, ele se retire de nós”.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Miquéias 3:11 – Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”.

Mateus 4:5 – Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:

Mateus 27:53 – E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

João 8:40 – Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.

Romanos 2:17 – Ora, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus;

Apocalipse 11:2 – Exclua, porém, o pátio exterior; não o meça, pois ele foi dado aos gentios. Eles pisarão a cidade santa durante quarenta e dois meses.

Apocalipse 21:2 – Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Apocalipse 22:19 – Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *