Estudo de Isaías 58:9 – Comentado e Explicado

Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
Isaías 58:9

Comentário de Albert Barnes

Então você chamará – O sentido é que, se formos diante de Deus renunciando a todos os nossos pecados e desejosos de cumprir nosso dever, temos o direito de esperar que Ele nos ouça. Mas se continuarmos nos entregando ao pecado; se somos falsos, vazios e hipócritas em nossa adoração; ou se, apesar de mantermos as formas regulares de devoção, somos culpados de opressão, crueldade e desonestidade, não temos o direito de esperar que ele nos ouça (veja as notas em Isaías 1:15 ).

Se você tirar … o jugo – (Veja as notas em Isaías 58: 6 ).

O surgimento do dedo – isto é, se você deixar de desprezar e desprezar os outros; se você parar de apontar para eles o dedo do desprezo. Era comum usar o dedo médio nessas ocasiões. Assim marcial, ii. 28,2:

Rideto multum

et digitum porrigito medium .

Tão Juvenal, Sáb. x. 52:

unguem médioque ostenderet .

E falando vaidade – Lowth e Noyes a traduzem assim: “O discurso prejudicial”. Kimchi entende isso de palavras de contenda e conflito. A palavra usada aqui ( ??? ‘ven ) denota nada, vaidade, coisa vã e vazia Isaías 41:29 ; Zacarias 10: 2 ; ou falsidade, enganar o Salmo 36: 4 ; Provérbios 17: 4 ; ou indignidade, maldade, iniqüidade Jó 36:21 ; Isaías 1:13 ; aqui significa, provavelmente, todo tipo de fala falsa, dura e injusta – e provavelmente tudo isso abundou entre os judeus. A Septuaginta traduz, ???µa ?????sµ?? Rema gongusmou – ‹A palavra de murmurar.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 58: 9 . O surgimento do dedo isto é, diz Grotius: “Se cessar com o dedo do desprezo para marcar homens bons, e zombar e desprezar sua simplicidade e sinceridade”. Neste e nos versículos subsequentes, o profeta repete e amplia elegantemente o que havia proferido no período anterior.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 58: 9-10 . Então você chamará, & c. – Eles fizeram uma grande reclamação, Isaías 58: 3 , de que Deus não prestou atenção nos serviços deles, cuja reclamação ele parece agora se referir, como se dissesse: Estas condições sendo observadas, invocam-me, e você verá que consideração, Salmos 34:15 . O Senhor responderá – Ele fará uma demonstração eficaz de que ele te ouve. Ele dirá: Aqui estou eu – Uma frase que significa que uma pessoa está pronta para ajudar. Se tu te tirares do meio de ti – dentre ti; o jugo – Todas essas pressões e queixas antes mencionadas. O surgimento do dedo – Feito por escárnio, ou insulto desdenhoso; e falar vaidade – Qualquer tipo de palavrões. O bispo Lowth declara: “O apontar do dedo e o discurso prejudicial”. Se você sair – abra, como quando abrimos uma loja para satisfazer as necessidades dos necessitados; tua alma para os famintos – Tua afeição, isto é, tua piedade e compaixão, para com os necessitados da vida; e satisfazer a alma aflita – Com um benefício real e substancial, não se contentando em dar-lhe apenas palavras amáveis. Pois aqui o profeta expressa a obra que deve ser feita, como na cláusula anterior, a afeição com a qual deve ser feita; caso contrário, seria apenas o que o apóstolo Tiago reprova, Tiago 2: 15-16 . Então tua luz se levantará na obscuridade – Veja em Isaías 58: 8 ; e tuas trevas são como o meio dia – Nas próprias trevas da própria aflição, terás consolo, Salmos 112: 4 . Lá será como a manhã, ainda aumentando, aqui como o meio dia, em seu apogeu, e a altura da perfeição.

Comentário de John Calvin

9. Então você chamará. Isaías segue o que ele havia começado anteriormente: que tudo prosperará bem com os judeus, se eles forem justos, inofensivos e livres de fazer mal a alguém, para que manifeste sua piedade e religião. Ele pronuncia o que é dito por Oséias ( Oséias 6: 6 ) e repetido por Cristo, que “a misericórdia será preferida ao sacrifício”. ( Mateus 9:13 ) Assim, depois de falar dos deveres que os homens devem um ao outro e testemunhar que tudo vai bem com os que cumprem esses deveres, ele acrescenta: “Então chamarás, e o Senhor ouvirá te.” A principal parte de nossa felicidade é, se Deus nos ouve; e, por outro lado, nada poderia ser mais miserável do que tê-lo como inimigo. Para tentar nossa fé, ele atribui às nossas orações o que ele dá de bom grado e pela graça; pois se ele sempre concedesse suas bênçãos enquanto dormíamos, o desejo de orar se tornaria totalmente frio e, na verdade, cessaria completamente; e assim a bondade de Deus seria um incentivo à preguiça. Embora ele nos antecipe por sua graça gratuita, ele deseja que nossas orações por suas bênçãos sejam oferecidas e, portanto, acrescenta: Tu chorarás e dirá: Eis aqui estou . Esta promessa também contém uma exortação, para que não fiquemos ociosos. Quando ele diz que está presente, isso realmente não é visível aos nossos olhos; mas ele dá uma declaração prática de que está próximo e reconciliado conosco.

Se tirares do meio de ti o jugo. Na última parte do versículo, ele repete novamente que Deus será reconciliado com os judeus se eles se arrependerem. Sob a palavra “jugo”, ele inclui todos os aborrecimentos que são oferecidos aos pobres; como se ele tivesse dito: “Se deixar de irritar seus irmãos e se abster de toda violência e engano, o Senhor concederá a você todo tipo de bênção.”

E o apontar do dedo. (124) Isso inclui todo tipo de ataque; pois dizemos que “apontamos o dedo” quando ameaçamos nossos vizinhos, ou os tratamos cruelmente, ou oferecemos qualquer violência.

E discurso de vaidade, ou discurso não rentável. Esta é a terceira classe de atos de injustiça, pela qual ferimos nosso próximo quando lhe impomos por palavras ou bajulações astutas e enganosas; pois toda iniqüidade consiste em malícia e engano oculto, ou em violência aberta.

Quum fortunic ipsi minaci
Mandaret] aqueum, mediumque ostenderet unguem .

Nesta passagem, os estudiosos observam que era um costume antigo, quando qualquer pessoa era objeto de escárnio, ou era tratado com intenso desprezo ou censura vergonhosa, apontar para ele segurando o dedo do meio. ” Rosenmuller .

Comentário de John Wesley

Então clamarás, e o Senhor responderá; tu chorarás, e ele dirá: Aqui estou eu. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e falar vaidade;

Resposta – Ele fará uma demonstração eficaz de que ele te ouve.

Aqui estou – Uma frase que indica que uma pessoa está pronta para ajudar.

Afaste -se de você.

O jugo – Todas essas pressões e queixas antes mencionadas.

Apresentação – Feito por escárnio, ou insulto desdenhoso.

Vaidade – Qualquer tipo de palavrões.

Referências Cruzadas

Gênesis 27:18 – Ele se dirigiu ao pai e disse: “Meu pai”. Respondeu ele: “Sim, meu filho. Quem é você? “

1 Samuel 3:4 – Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: “Estou aqui”.

Salmos 12:2 – Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções.

Salmos 34:15 – Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

Salmos 37:4 – Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 66:18 – Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 118:5 – Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade.

Provérbios 6:13 – pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos;

Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

Isaías 30:19 – Ó povo de Sião, que mora em Jerusalém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, lhe responderá.

Isaías 57:4 – De quem vocês estão zombando? De quem fazem pouco caso? E para quem mostram a língua? Não são vocês uma ninhada de rebeldes, uma prole de mentirosos?

Isaías 58:6 – “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?

Isaías 59:3 – Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Ezequiel 13:8 – ” ‘Portanto assim diz o Soberano Senhor: Por causa de suas palavras falsas e de suas visões mentirosas, estou contra vocês, palavra do Soberano Senhor.

Zacarias 10:2 – Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões, e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão. Por isso o povo vagueia como ovelhas, aflitas pela falta de um pastor.

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *