Estudo de Jeremias 51:5 – Comentado e Explicado

Porque Israel e Judá não enviuvaram do seu Deus, o Senhor dos exércitos, se bem que sejam terras cheias de crimes contra o Santo de Israel.
Jeremias 51:5

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 51: 5 . Pois Israel não foi abandonado pois Israel não será abandonado, ou Judá sem seu Deus, o Senhor dos Exércitos, porque sua terra foi cheia de desolação pelo Santo de Israel. Houbigant. Embora Deus estivesse justamente descontente com seu povo; todavia, ele não os rejeitará totalmente como nação, nem os privará de sua proteção, embora o faça àqueles que foram a vara em suas mãos para castigar e açoitar seu povo.

Comentário de Adam Clarke

Pois Israel não foi abandonado – Deus ainda continuou seus profetas entre eles; ele nunca os expulsara completamente. Mesmo em meio à ira – punição altamente merecida e infligida, ele se lembrou da misericórdia; e agora está prestes a coroar o que ele fez restaurando-os à sua própria terra. Eu concebo ???? asham , que traduzimos pecado, como significando punição, o que significa que freqüentemente tem.

Comentário de John Calvin

O Profeta mostra aqui a causa pela qual Deus havia resolvido tratar os babilônios com tanta severidade, mesmo porque ele seria o vingador de seu próprio povo. Ele também evita uma dúvida que pode ter perturbado as mentes fracas, pois ele parecia ter abandonado seu povo quando os deixou levados ao exílio. Como isso era uma espécie de repúdio, como vimos em outros lugares, o Profeta diz agora que Israel não havia sido totalmente viúvo, nem Judá, por seu Deus; como se ele tivesse dito que os judeus e os israelitas eram de fato, por um tempo, como viúvas, mas isso não era para ser perpétuo. Pois, como dissemos, o divórcio foi temporário, quando Deus abandonou seu templo e a cidade, para que as pessoas miseráveis ??fossem expostas a saques. Enquanto, pois, prevalecesse a vontade de seus inimigos, Deus parecia ter abandonado seu povo. É dessa viuvez que o Profeta agora fala; mas ele ainda testemunha que Israel não seria totalmente viúvo por Jeová, seu Deus.

Ele realmente alude a esse casamento espiritual, do qual é feita menção frequente; pois Deus, desde o princípio, uniu a Igreja a si mesmo, por assim dizer, por um vínculo matrimonial; e o povo, como é sabido, havia sido tão recebido em convênio, que houve um contrato espiritual, por assim dizer. Então o Profeta agora diz que eles não eram viúvos; em que ele se refere à esperança de libertação; pois não poderia ter sido negado se Deus tivesse repudiado seu povo. Mas ele mostra que o castigo deles não seria perpétuo, porque Deus finalmente reconciliaria consigo mesmo o povo de quem ele havia sido alienado e os restauraria à antiga condição e honra de uma esposa. Ele fala dos dois reinos.

Então, ele acrescenta, por Jeová dos exércitos. Por esse título, ele expõe o poder de Deus, como se ele tivesse dito, que como Deus é fiel em suas promessas, e mantém constantemente sua aliança, para que ele não seja destituído de poder, assim como não ser capaz de salvar seu povo e resgatá-lo, quando bem entender, da própria morte. Ele confirma esta verdade, quando diz, pois a terra dos caldeus está cheia de pecado por causa do Santo de Israel, como se ele tivesse dito, que a terra era abominável, porque continuava em guerra contra Deus. quando ele fala do Santo de Israel, ele mostra que Deus tinha tanto cuidado com seu povo que estava preparado, quando chegou a hora certa, de se mostrar como seu vingador. Agora percebemos o que o Profeta quer dizer quando diz que a Caldéia estava cheia de pecado, mesmo porque provocou Deus quando pensou que o mal fora feito apenas aos homens. (82) Segue-se:

Porque Israel não é viúvo, pelo seu Deus, pelo Senhor dos exércitos; Embora sua terra tenha sido preenchida com julgamento pelo Santo de Israel.

Mas se renderizarmos ? antes ou contra , então a última linha seria:

Com culpa (ou pecado) diante do Santo de Israel.

Ed

Comentário de E.W. Bullinger

Israel. . . Judá. Agora um povo novamente.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

o Senhor dos exércitos. Veja nota em Jeremias 6: 6 e 1 Samuel 1: 3 .

pecado. Hebraico. chata.

o Santo de Israel. Veja nota nos Salmos 71:22 .

Comentário de John Wesley

Pois Israel não foi abandonado, nem Judá do seu Deus, do Senhor dos exércitos; embora sua terra estivesse cheia de pecado contra o Santo de Israel.

Abandonado – Não totalmente abandonado.

Referências Cruzadas

1 Samuel 12:22 – Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.

1 Reis 6:13 – viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo”.

2 Reis 21:16 – Manassés também derramou tanto sangue inocente que encheu Jerusalém de um lado a outro; além disso levou Judá a cometer pecado, a fim de que fizessem o que o Senhor reprova.

Esdras 9:9 – Somos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Ele tem sido bondoso para conosco diante dos reis da Pérsia: Ele nos deu vida nova para reconstruir o templo do nosso Deus e levantar suas ruínas, e nos deu um muro de proteção em Judá e em Jerusalém.

Salmos 94:14 – O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança.

Isaías 44:21 – “Lembre-se disso, ó Jacó, pois você é meu servo, ó Israel. Eu o fiz, você é meu servo; ó Israel, eu não o esquecerei.

Isaías 49:14 – Sião, porém, disse: “O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou”.

Isaías 54:3 – Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas. “

Isaías 62:12 – Eles serão chamados povo santo, redimidos do Senhor; e você será chamada procurada, cidade não abandonada.

Jeremias 16:18 – Eu lhes retribuirei em dobro pela sua impiedade e pelo seu pecado, porque contaminaram a minha terra com as carcaças de seus ídolos detestáveis e encheram a minha herança com as suas abominações. “

Jeremias 19:4 – Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus antepassados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes.

Jeremias 23:15 – Por isso assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: “Eu os farei comer comida amarga e beber água envenenada, porque dos profetas de Jerusalém a impiedade se espalhou por toda esta terra”.

Jeremias 31:37 – Assim diz o Senhor: “Se os céus em cima puderem ser medidos, e os alicerces da terra embaixo puderem ser sondados, então eu rejeitarei os descendentes de Israel, por causa de tudo o que eles têm feito”, diz o Senhor.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Jeremias 46:28 – Não tema, meu servo Jacó! Eu estou com você”, declara o Senhor. “Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você, não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece; não serei severo demais. “

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Jeremias 50:20 – Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.

Ezequiel 8:17 – Ele me disse: “Você viu isso, filho do homem? Será algo corriqueiro para a nação de Judá essas práticas repugnantes? Deverão também encher a terra de violência e continuamente me provocar a ira? E veja! Eles estão pondo o ramo perto do nariz!

Ezequiel 9:9 – Ele me respondeu: “A iniqüidade da nação de Israel e de Judá é enorme; a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de injustiça. Eles dizem: ‘O Senhor abandonou o país; o Senhor não nos vê’.

Ezequiel 22:24 – “Filho do homem, diga a esta terra: ‘Você é uma terra que não tem tido chuva nem aguaceiros no dia da ira’.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Oséias 4:1 – Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.

Amós 9:8 – “Sem dúvida, os olhos do SENHOR, o Soberano, se voltam para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó”, declara o SENHOR.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Sofonias 3:1 – Ai da cidade rebelde, impura e opressora!

Zacarias 2:12 – O Senhor herdará Judá como sua propriedade na terra santa e escolherá de novo Jerusalém.

Zacarias 12:6 – “Naquele dia farei que os líderes de Judá sejam semelhantes a um braseiro no meio de um monte de lenha, como uma tocha incandescente entre gravetos. Eles consumirão à direita e à esquerda todos os povos ao redor, mas Jerusalém permanecerá intacta em seu lugar.

Zacarias 12:8 – Naquele dia o Senhor protegerá os que vivem em Jerusalém, de forma que o mais fraco dentre eles será como Davi, e a família de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor que vai adiante deles.

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *