Estudo de Salmos 25:9 – Comentado e Explicado

Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via.
Salmos 25:9

Comentário de Albert Barnes

Os mansos ele guiará – os humildes, os ensináveis, os orantes, os gentis de espírito – aqueles que estão dispostos a aprender. Uma pessoa orgulhosa que supõe que já sabe o suficiente não pode ser ensinada; uma pessoa arrogante que não respeita os outros não pode aprender deles; uma pessoa que está disposta a acreditar que nada pode ser instruída. O primeiro requisito, portanto, no trabalho da religião, como em relação a todos os tipos de conhecimento, é um espírito manso e dócil. Ver Mateus 18: 3 .

Em julgamento – Em um julgamento correto ou estimativa das coisas. Não é meramente na administração da justiça, ou no “direito”, mas é no julgamento da verdade; De dever; do valor dos objetos; do jeito certo de viver; de tudo sobre o qual a mente pode ser chamada a exercer julgamento ou a tomar uma decisão.

E o manso ele ensinará o seu caminho – O caminho pelo qual ele gostaria que eles seguissem. Os “métodos” pelos quais Deus faz isso são:

(1) Pela Sua palavra ou lei,

a) Estabelecendo aí os princípios que orientam a conduta humana;

(b) em numerosos casos, fornecendo regras específicas para direcionar nossa conduta nas relações da vida;

(2) pelo Seu Espírito,

(a) dispor a mente para sinceridade,

(b) esclarecê-lo para ver a verdade, e

(c) torná-lo honesto e sincero em suas investigações;

(3) por Sua providência – freqüentemente indicando, de maneira inesperada, para aqueles que são sinceros em suas investigações sobre a verdade e o dever, o que Ele gostaria que eles fizessem; e

(4) pelo conselho e conselho daqueles que têm experiência – os idosos e os sábios – aqueles que foram colocados em circunstâncias semelhantes, ou que passaram pelas mesmas perplexidades e vergonhas.

Por todos esses métodos, um peson que vai a Deus em humilde oração e com um senso de dependência adequado pode confiar que será guiado corretamente; e não é provável que possa ocorrer um caso em que alguém que honestamente busque orientação por essas ajudas possa não se sentir seguro de que Deus o levaria corretamente. Tendo usado esses meios, um peson pode se sentir seguro de que Deus não o deixará enganar.

Comentário de E.W. Bullinger

manso = paciente, ou bom.

no julgamento = a ser justificado.

Comentário de Adam Clarke

Os mansos ele guiará – ????? anavim , os pobres, os angustiados; ele liderará no julgamento – ele os direcionará em sua causa e o levará a uma questão feliz, pois ele lhes mostrará o caminho a seguir.

Comentário de John Calvin

9. Ele guiará os pobres no julgamento. O salmista aqui especifica a segunda manifestação de sua graça que Deus faz para com aqueles que, sendo subjugados por seu poder e trazidos sob seu jugo, o suportam de bom grado e se submetem ao seu governo. Mas nunca essa docilidade será encontrada em ninguém, até que o coração, que é naturalmente exaltado e cheio de orgulho, seja humilhado e subjugado. Como a palavra hebraica ????? , anavim, denota os pobres ou aflitos, e é empregada no sentido metafórico, para denotar os mansos e humildes, é provável que Davi, sob esse termo, inclua as aflições que servem para restringir e subjugar a perversidade. da carne, bem como a graça da própria humildade; como se ele dissesse: Quando Deus os humilhou pela primeira vez, ele gentilmente estende a mão para eles, e os guia e os guia por todo o curso de suas vidas. Além disso, alguns entendem esses termos, julgamento e modo do Senhor, como denotando um modo de vida justo e bem ordenado. Outros os referem à providência de Deus, uma interpretação que parece mais correta e mais agradável ao contexto, pois é imediatamente acrescentado: Todos os caminhos de Jeová são misericórdia e verdade. O significado, portanto, é que aqueles que são verdadeiramente humilhados em seus corações, e levados a depositar sua confiança em Deus, experimentam quanto cuidado ele tem por seus filhos (558) e quão bem ele provê suas necessidades. Os termos, julgamento e maneira do Senhor, portanto, são simplesmente da mesma importância neste lugar que seu governo, no exercício do qual ele mostra que ele, como um pai gentil, tem um interesse especial no bem-estar de seus filhos , aliviando-os quando são oprimidos, levantando-os quando abatidos, aplaudindo e confortando-os quando tristes, e socorrendo-os quando aflitos. Percebemos, então, por que ordem Deus procede na manifestação de Sua graça para conosco. Primeiro, ele nos traz de novo ao caminho quando estamos nos afastando e nos afastando dele, ou melhor, quando já somos fugitivos e exilados dele, ele restringe nossa perversidade; e considerando que estávamos diante de perversos e rebeldes, ele agora nos sujeita à obediência de sua justiça: e, segundo, depois de nos afligir e nos julgar, ele não nos abandona; mas depois que ele nos moldou e nos treinou pela cruz para humildade e mansidão, ele ainda se mostra um pai sábio e providente para nos guiar e dirigir pela vida.

Comentário de John Wesley

O manso ele guiará no julgamento; e o manso ele ensinará o seu caminho.

Os mansos – Como os que se submetem humildemente a Deus, e desejam ser dirigidos e governados por ele.

Julgamento – Nos caminhos do julgamento, da maneira certa.

Referências Cruzadas

Salmos 22:26 – Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!

Salmos 23:3 – restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Salmos 32:8 – Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Salmos 76:9 – quando tu, ó Deus, te levantaste para julgar, para salvar todos os oprimidos da terra. Pausa

Salmos 119:35 – Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.

Salmos 119:66 – Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Salmos 147:6 – O Senhor sustém o oprimido, mas lança por terra o ímpio.

Salmos 149:4 – O Senhor agrada-se do seu povo; ele coroa de vitória os oprimidos.

Provérbios 3:5 – Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Provérbios 8:20 – Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça,

Isaías 11:4 – mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

Sofonias 2:3 – Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor.

Mateus 5:5 – Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Atos dos Apóstolos 9:2 – pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

Gálatas 5:23 – mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Hebreus 10:20 – por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

Tiago 1:21 – Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

1 Pedro 3:4 – Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

1 Pedro 3:15 – Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *