Falando de volta para Deus: Como Suas Promessas Provocam Nossas Orações

É um dos momentos mais audaciosos e inspiradores de toda a Escritura.

Na esteira da rebelião chocante de Israel contra Deus – violando descaradamente a aliança que Deus acabou de fazer com eles – Moisés humildemente se atreve a mediar entre Deus e seu povo. No clímax de sua intercessão e de seu diálogo cuidadoso, porém determinado, com o Deus vivo, Moisés faz o que talvez seja o maior e mais perspicaz petição que uma criatura pode fazer ao seu Criador.

E é, afinal, uma oração – um pedido modesto, mas ousado, feito pelo homem, a Deus Todo-Poderoso: “Por favor, mostre-me sua glória”.

Que este é, em certo sentido, um momento especial é claro. Não estamos nas sandálias de Moisés. Não somos profetas chamados para mediar uma aliança, nem vivemos sob esse pacto do Sinai. No entanto, a oração de Moisés ainda funciona como um modelo para os piedosos depois dele. Não será a última oração nas Escrituras para uma visão da glória de Deus, e com razão os fiéis a ecoam hoje. O que nós, que estamos em Cristo, podemos aprender sobre nossas próprias orações com a incrível sequência de Moisés pressionando a Deus em Êxodo 32–33 ?

Deus pode e vai perdoar?

Antes de lutar com a oração em si, precisamos primeiro reconhecer a pergunta obsessiva de Moisés: Deus poderia e perdoaria ao povo uma violação tão horrível da aliança? Moisés ainda não tinha certeza. Ele ouviu histórias de seus antepassados, encontrou Deus na sarça e testemunhou as pragas no Egito e o resgate no Mar Vermelho. Moisés conhecia um Deus poderoso que havia libertado seu povo, mas ele também os perdoaria?

A princípio, parecia que não. Quando Deus pela primeira vez informou a Moisés, no monte, que o povo havia se “corrompido”, fazendo e adorando um bezerro de ouro (32:7-8), Deus disse: “Deixe-me em paz, para que minha ira se acenda contra eles e eu posso consumi-los. . .” (32:10). Quando Moisés começou a pleitear que Deus retivesse a destruição, estava longe de ser claro que qualquer relacionamento de paz pudesse ser totalmente restaurado.

Deus cedeu em consumir imediatamente o povo (32:14), mas a aliança permaneceu quebrada. Embora Moisés tenha descido a montanha, confrontado o povo em sua rebelião, queimado o bezerro, disciplinado o povo (32:15-20) e supervisionado a purgação dos três mil que lideraram a rebelião (32:21-29), Moisés sabia que isso não restaurava o que estava quebrado. No dia seguinte, ele voltou ao encontro de Deus na montanha.

O que impulsiona a seqüência de oração de Moisés em Êxodo 33 é a pergunta que ele começa a fazer em 32:32: O Senhor pode e perdoará? Deus restaurará o relacionamento e habitará entre eles, depois de terem adorado o bezerro de ouro? E, como veremos, Deus tira a oração de Moisés e então se move para responder à pergunta de Moisés, de uma maneira muito mais poderosa e memorável do que se não houvesse um relacionamento com Deus que se desenvolve, se desenvolve e se aprofunda.

Moisés, ensina-nos a orar

Êxodo 33 começa com Deus declarando ao povo que, embora lhes dê a terra prometida a seus antepassados, o próprio Deus não subirá no meio deles (33:3). Eles lamentam essa “palavra desastrosa”. Eles o querem , não apenas a terra prometida. Eles se humilham diante de Deus, tirando seus ornamentos “do monte Horebe em diante” (33:6).

Mesmo que o povo tenha ouvido essa palavra desastrosa, Moisés continua desfrutando de um notável favor de Deus. Em uma tenda armada longe do acampamento, Deus fala com Moisés (33:9), e o versículo 11 comenta: “Assim o Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo”. Isso prepara o cenário para a notável oração intercessória de Moisés em 33:12-18.

1 – A oração responde a Deus.

O Deus vivo toma a iniciativa. Ele primeiro anunciou a Moisés a quebra da aliança do povo (32:7-10). E ele revelou seu favor duradouro a Moisés, levando o profeta a responder. Assim também para nós. Nós não apenas “discamos” para Deus em oração quando assim desejamos. Primeiro, ele fala, como se revelou em seu mundo, e em sua palavra, e em seu Filho, o Verbo. Na oração, respondemos a ele à luz de sua revelação para nós. Primeiro, ouvimos sua voz nas Escrituras; então acessamos seu ouvido em oração. Oramos à luz do que ele prometeu.

2 – A oração afirma a reputação e a glória de Deus.

Quando Deus anuncia a Moisés o pecado dos povos, e a intenção de destruí-los e recomeçar com ele, o reflexo de Moisés é se apoiar na própria reputação de Deus. Este é um bom reflexo. “Por que os egípcios diriam: ‘Com má intenção ele os tirou, para matá-los nos montes e consumi-los da face da terra’?” ( Êxodo 21:12 ).

Moisés ora para que Deus se afaste da ira justa e ceda “deste desastre contra o seu povo ”, por amor do próprio nome de Deus. Moisés não defende o valor do povo – ou sua humanidade, feita à imagem de Deus – mas a escolha e a palavra de Deus. Ele os escolheu como seu povo .

Hoje estamos em boa companhia para orar pela própria reputação de Deus no mundo, e tomar conhecimento e orar pelas promessas de Deus de volta para ele. Deus ama que seu povo ore à luz do que ele nos disse, para fazer nossas súplicas em resposta às suas promessas. E orar por sua glória não diz respeito apenas à reputação de Deus no mundo, mas também, e mais significativamente, ao nosso próprio conhecê-lo e desfrutá-lo. No fundo da oração a tal Deus está nosso anseio por sua face, não apenas as provisões de sua mão.

3 – A oração pode ser incremental e sequencial.

Podemos até chamar a oração de Moisés de “dialógica”. É impressionante como seu processo e sequência de oração são relacionais nesses capítulos.

No centro do “diálogo”, por mais reverente que seja, está de quem são os israelitas, um tópico que Deus introduz e atrai Moisés. Primeiro, a Moisés, Deus os chama, depois de seu pecado, “ seu povo , que você tirou da terra do Egito” (32:7). Então Deus introduz a surpreendente tensão de seu contínuo favor sobre Moisés. Deus consumirá o povo e “fará uma grande nação” de Moisés (32:9-10). Esse favor, combinado com chamar a nação de “seu povo”, apresenta a Moisés um convite para responder em oração.

Moisés pede para saber mais sobre esse Deus – “por favor, mostre-me agora os seus caminhos” (33:13) – para discernir se Deus perdoará sua nação de dura cerviz. E Moisés humildemente, mas importante, acrescenta isso a este primeiro apelo: “Considera também que esta nação é o teu povo ”. Deus responde positivamente, embora brevemente: “Minha presença irá com você, e eu lhe darei descanso” (33:14). A resposta curta convida Moisés a pressionar ainda mais, pelo bem do povo. Seu “eu” se move para “nós”. Ele implora por “eu e seu povo”; então novamente “nós . . . Eu e seu povo.” Moisés se identifica com o povo, pedindo que o favor de Deus sobre ele se estenda a eles.

A oração, por pessoas humanas ao Deus vivo e pessoal, é muito mais do que transacional. É relacional e muitas vezes incremental, com ousadia medida e humilde. Deus nos conduz, como Moisés, à oração. Fazemos nossos pedidos. Ele responde na hora. Aprendemos mais dele, o que nos leva a pedir para ver mais dele .

Mostra-me a tua glória

O diálogo orante de Moisés com Deus tornou-se cada vez mais ousado – lentamente, um apelo incremental de cada vez: Não consuma seu povo (32:11-13). Por favor, perdoe seu povo (32:31-32). Mostre-me seus caminhos (33:13). Conte as pessoas comigo em meu favor com você (33:15-16). E agora, com mais ousadia: “Por favor, mostre-me a sua glória” (33:18).

Este apelo curto, mas ousado, será o último de Moisés. Ele não falará novamente até 34:9, quando finalmente completa o pedido de perdão que deixou inacabado em 32:32.

Em Êxodo 33:19 , Deus começa a responder:

Farei passar diante de ti toda a minha bondade e proclamarei diante de ti o meu nome ‘O Senhor’. E terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Êxodo 33:19 )

Moisés recebe sua resposta completa, no entanto, um capítulo mais tarde em Êxodo 34:7 com outra revelação:

O Senhor passou diante dele e proclamou: “O Senhor, o Senhor, um Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se, e abundante em amor e fidelidade, que guarda amor por milhares, perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado. ( Êxodo 34:6-7 ). A pergunta principal foi respondida, e assim Moisés se curva em adoração e ora com confiança: “Ó Senhor, por favor, deixe o Senhor ir no meio de nós. . . e perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado. . .” (34:9). Tendo orado e visto a glória nas declarações de Deus sobre seu caráter, sua bondade, sua misericórdia, sua graça, Moisés está confiante de que Deus concederá perdão e renovará a aliança.

Cristo, nosso Moisés

Para os cristãos de hoje, qualquer alavancagem semelhante a Moisés do favor de Deus sabemos estar firmemente fundamentada em seu favor em Cristo. Mais significativo do que nossos ecos e imitações de Moisés é o cumprimento de sua intercessão e mediação final pelo povo de Deus, em Jesus.

Podemos de fato recolher algumas categorias e conceitos das orações de Moisés. No entanto, ao entrarmos em Cristo em Êxodo 32–33 , nos identificamos não apenas com o profeta, mas com o povo . Eles são “pesados”. Rebelde. Merecedor da justiça divina. Desesperado por misericórdia e graça. Mas em Cristo, temos alguém muito maior do que Moisés que intercede por nós, alavancando seu próprio favor perfeito com Deus em nosso favor.

Jesus, nosso grande sumo sacerdote, “passou pelos céus” e nos chama a “chegar-nos com confiança ao trono da graça, [para] receber misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna” ( Hebreus 4:14 ). , 16 ). E ele o faz não apenas como mediador e intercessor da nova aliança, mas também como aquele em cuja face vemos a glória de Deus. O que era único no antigo Israel – falar com Deus “como um homem fala com seu amigo” – é oferecido a todos os que estão em Cristo.

Deus agora nos convida a vir a ele como Pai e a Cristo como marido – o mais profundo e mais próximo dos relacionamentos humanos – não para fazer pedidos, obter o que queremos, girar e voltar à vida à parte dele, mas para aproxime-se cada vez mais, através da oração, e descubra uma e outra vez que ele mesmo, em Cristo, é a grande recompensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *