Estudo de 2 Pedro 1:9 – Comentado e Explicado

Porque quem não tiver estas coisas é míope, cego: esqueceu-se da purificação dos seus antigos pecados.
2 Pedro 1:9

Comentário de Albert Barnes

Mas quem não tem essas coisas é cego – Ele não tem uma visão clara da natureza e dos requisitos da religião.

E não pode ver de longe – A palavra usada aqui, que não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, ( µ??p???? muopazon significa fechar os olhos; ou seja, contrair as pálpebras, piscar, piscar, como alguém que não pode ver claramente, e portanto, deve ser “míope”. O significado aqui é que ele é como alguém que tem uma visão indistinta; aquele que pode ver apenas os objetos que estão perto dele, mas que não tem uma compreensão correta de objetos que são mais remotos. Ele vê apenas um pouco da verdadeira natureza e design do evangelho, e não adota essas visões amplas e claras que permitiriam compreender rapidamente todo o sistema.

E esqueceu que foi expurgado de seus antigos pecados – Ele não se lembra da obrigação que decorre do fato de que um sistema foi planejado para purificar o coração, e que ele foi até agora submetido ao poder desse sistema como ter seus pecados perdoados. Se ele tivesse uma visão justa disso, veria que estava sob a obrigação de realizar o mais alto nível possível e cultivar ao máximo as graças cristãs.

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 1: 9 . Mas quem não tem essas coisas – e não as acrescenta à sua fé; é cego – No que diz respeito às coisas espirituais. Os olhos de seu entendimento estão novamente fechados; ele perdeu a evidência de coisas não vistas; ele não vê mais pela fé que Deus se reconciliou com ele em Cristo. Sendo a santidade interna e externa o fruto natural do conhecimento de Cristo, a pessoa que finge ter esse conhecimento, e ainda assim não aspira e trabalha após essa santidade, é cega em relação à natureza do verdadeiro cristianismo; e não pode ver de longe – Nomeadamente, as coisas de outro mundo, mas apenas as coisas deste mundo, que estão presentes. A palavra µ??pa??? significa literalmente, ele é puramente cego. Ele perdeu de vista as preciosas promessas: amor perfeito e céu estão igualmente fora de vista. Não, agora ele não pode ver o que ele próprio desfrutou, tendo esquecido que foi expurgado, etc. – grego, ????? ?aß?? t?? ?a?a??sµ?? t?? pa?a? a?t?? aµa?t??? , tendo esquecido a purificação de seus pecados anteriores; não se lembrando, ou não tendo um senso apropriado do que ele próprio sentiu quando seus pecados passados ??foram perdoados, e ele teve a primeira certeza de sua aceitação com Deus. “A expressão do apóstolo aqui, na qual ele faz alusão ao batismo, juntamente com as palavras de Ananias a Paulo, ( Atos 22:16 ,) Levante-se e seja batizado, e lave seus pecados, é considerado por muitos como implicando que no batismo a culpa dos pecados anteriores é lavado. Mas o próprio Paulo ensinou o som significado das palavras de Ananias ( Hebreus 10:22 ). Tendo nosso coração espargido de uma má consciência, e nosso corpo lavado com água pura. Além disso, Pedro, em sua primeira epístola, nos diz expressamente que o batismo não é a lavagem da sujeira da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus, a respeito de que se assemelha à circuncisão, que não é externa. , mas do coração, cortando todas as paixões e apetites irregulares. A lavagem no batismo, portanto, não é real, mas uma lavagem emblemática do pecador pela culpa de seus pecados. ” Qual emblema, como contém uma promessa de perdão, é realizado a todos os pecadores verdadeiramente penitentes, que acreditam em Cristo com o coração para a justiça, e para mais ninguém. Veja Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

que falta, etc. = a quem essas coisas não estão presentes (App-105).

e não pode, etc. = ser míope. Grego. muopazo. Só aqui.

e tem, etc. = tendo recebido esquecimento (grego. lethe . Somente aqui).

que ele foi expurgado de = da purificação (grego. katharismos. Veja Hebreus 1: 3 ) de.

pecados antigos = pecados antigos (grego. palai) .

pecados . App-128.

Comentário de John Calvin

9. Mas aquele que falta essas coisas. Ele agora expressa mais claramente que aqueles que professam uma fé nua estão totalmente sem nenhum conhecimento verdadeiro. Ele então diz que eles se desviam como os cegos na escuridão, porque não vêem o caminho certo que é mostrado a nós pela luz do evangelho. (151) Isso ele também confirma, acrescentando esta razão, porque esses se esqueceram de que, pelo benefício de Cristo, haviam sido limpos do pecado, e ainda assim é o começo do nosso cristianismo. Segue-se, então, que aqueles que não lutam por uma vida pura e santa, não compreendem nem os primeiros rudimentos de fé.

Mas Pedro considera isso como garantido, que aqueles que ainda rolavam na imundície da carne haviam esquecido sua própria purgação. Pois o sangue de Cristo não se tornou um banho de lavagem para nós, para que possa ser sujado pela nossa imundície. Ele, portanto, os chama de pecados antigos, pelo que ele quer dizer que nossa vida deveria ser formada de outra forma, porque fomos purificados de nossos pecados; não que alguém possa ser puro de todo pecado enquanto vive neste mundo, ou que a purificação que obtemos por meio de Cristo consiste apenas em perdão, mas que devemos diferir dos incrédulos, pois Deus nos separou para si. Embora, então, pecemos diariamente, e Deus diariamente nos perdoe, e o sangue de Cristo nos purifique de nossos pecados, mas o pecado não deve governar em nós, mas a santificação do Espírito deve prevalecer em nós; pois Paulo nos ensina em 1 Coríntios 6:11 : “E alguns de vocês eram assim; mas lavados ” etc.

Comentário de Adam Clarke

Mas aquele que não tem essas coisas – Ele, judeu ou gentio, que professa ter fé em Deus, e não acrescentou a essa fé fortaleza, conhecimento, temperança, paciência, piedade, bondade fraternal e amor universal; é cego – seu entendimento é obscurecido, e não pode ver de longe, µ??pa??? , fechando os olhos contra a luz, piscando, incapaz de olhar a verdade de frente, nem de contemplar que Deus, a quem ele conheceu uma vez, se reconciliou com ele: e assim parece que ele é voluntariamente cego e esqueceu que foi expurgado de seus antigos pecados – por fim, por não melhorar a graça que recebeu de Deus, sua fé deixando de trabalhar por amor, perdeu a evidência de coisas não vistas. ; pois, tendo entristecido o Espírito Santo por não demonstrar as virtudes daquele que o chamou à sua maravilhosa luz, ele perdeu o testemunho de sua filiação; e então, após a escuridão e a dureza terem ocorrido luz e confiança filial, ele primeiro põe em dúvida toda a sua experiência anterior e questiona se não colocou entusiasmo no lugar da religião. Por esses meios, sua escuridão e dureza aumentam, sua memória se torna indistinta e confusa, até que finalmente esquece a obra de Deus em sua alma, depois a nega e finalmente afirma que o conhecimento da salvação, pela remissão de pecados, é impossível, e que nenhum homem pode ser salvo do pecado nesta vida. De fato, alguns chegam ao ponto de negar o Senhor que os comprou; renunciar a Jesus Cristo como tendo feito expiação por eles; e terminam sua carreira de apostasia negando completamente sua divindade. Eu conheci muitos casos desse tipo; e todas elas são conseqüência de os crentes não continuarem a cooperar com Deus, depois de terem experimentado seu amor perdoador.

Leitor, veja que a luz que está em ti não se torna escuridão; pois se acontecer, que grande escuridão!

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 1: 9 . E não pode ver de longe, A palavra ???pa??? significa literalmente piscando ou fechando os olhos contra a luz. O apóstolo tendo representado o cristão professado, que é desprovido das graças e virtudes da vida cristã, como cego, informa-nos imediatamente que tipo de cegueira é essa, e sugere que é uma cegueira voluntária. Ele não vê o caminho, porque voluntariamente fecha os olhos contra a luz. A religião cristã representa com tanta frequência e clareza a necessidade absoluta de uma vida santa a todos os que seriam salvos, e a luz do Espírito Santo é até agora dada ou oferecida a todo homem, para quem quer que possa ler as escrituras e o faça não perceber a natureza do evangelho até agora, a ponto de pressionar após a aceitação de Deus através de Jesus Cristo, seu Filho, e a santidade do coração e da vida em conseqüência disso, é realmente cego, mas voluntariamente : cego pelo preconceito criminal, pela luxúria, paixão ou um amor ao vício. Eles devem ser voluntariamente cegos, que não vêem que o cristianismo exige uma vida santa, necessária à salvação eterna.

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de Spurgeon

2 Pedro 1: 9 . Mas quem não tem essas coisas é cego e não pode ver de longe,

Ele é míope; ele tem alguma luz e alguma visão física, mas não consegue enxergar à distância; espiritualmente, ele é cego.

2 Pedro 1: 9 . E esqueceu que foi expurgado de seus antigos pecados.

É uma grande misericórdia não apenas ver os homens como árvores andando, mas ter uma visão espiritual clara. Há uma grande quantidade de poeira que entra em nossos olhos, e não há como limpar essa poeira e tornar-se míope, obtendo uma visão que pode ver o céu, exceto obtendo aquela vida espiritual que se manifesta na fé virtude, conhecimento, temperança, paciência, piedade, bondade fraternal e amor.

2 Pedro 1:10 . Portanto, antes, irmãos, esforcem-se para garantir seu chamado e eleição: porque se fizer essas coisas, nunca cairei;

Esta é a segunda vez que Pedro escreve sobre dar diligência. É-nos dito para não sermos preguiçosos nos negócios, e esse assunto sobre o qual Peter escreve é ??o mais importante de todos os negócios. Prosperar neste mundo pode trazer algumas vantagens, mas prosperar nas coisas celestes é infinitamente melhor. ” “Esforce-se para garantir seu chamado e eleição” – para que você possa ter certeza disso e que outros também possam ter certeza. Não deixe que você continue com um assunto em questão: “Sou do Senhor ou não sou? Sou chamado pela graça, sou escolhido por Deus ou não sou? Certifique-se dessas coisas além de qualquer dúvida.

2 Pedro 1:11 . Pois assim uma entrada vos será ministrada abundantemente no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Você chegará ao reino, conhecerá as alegrias mais íntimas dele. Você se aproximará do rei e se tornará como o rei; e quando você morrer, você não será puxado para o porto como um navio desolado, cheio de água, mas entrará como um navio com todas as velas colocadas, e assim terá uma entrada abundante no mar. refúgio de felicidade eterna. Que Deus nos conceda essa indescritível bênção, para que não sejamos “salvos, ainda assim como pelo fogo”, mas que encontraremos nosso céu começado abaixo, e iremos do céu abaixo para o céu acima, mal conhecendo qualquer mudança! Houve santos que encontraram o vapor do amor de Cristo correndo com tanta força e levando-os ao grande oceano da vida eterna, que mal sabiam onde o rio e o oceano se encontravam.

2 Pedro 1:12 . Portanto, não serei negligente em colocá-lo sempre em lembrança dessas coisas,

Aquele que exorta os outros a serem diligentes não deve, por si só, ser negligente, e Pedro escreve mais apropriadamente: “Portanto, não serei negligente em colocá-lo sempre em lembrança dessas coisas”.

2 Pedro 1:12 . Embora você os conheça, e se estabeleça na verdade presente.

Precisamos pregar a verdade continuamente, pois mesmo aqueles que a conhecem precisam ser lembrados de novo e de novo. A verdade não publicada é como a semente colocada em uma floricultura, não produz nenhum resultado. Precisamos ter a verdade constantemente semeada em nossos corações e regada pelo Espírito Santo para que ela cresça e dê frutos.

2 Pedro 1:13 . Sim, eu acho que, enquanto eu estiver neste tabernáculo, reunir-se para despertá-lo, lembrando-o;

Quando as pessoas são como deveriam, vale a pena agitá-las. Você não deseja mexer a água suja, mas pode mexer o que é puro e doce tanto quanto quiser. E um bom incêndio, às vezes, se torna melhor com um pouco de agitação.

2 Pedro 1:14 . Sabendo que em breve devo adiar este meu tabernáculo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo me mostrou.

O Senhor havia dito a Pedro como ele deveria morrer. Ele lhe dissera que morreria por crucificação: “Quando envelhecer, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.” Ele sabia que o dia de seu martírio estava se aproximando e, portanto, sendo divinamente advertido, ele era o mais fervoroso em pregar como moribundo a homens moribundos. Às vezes, ouvi, como crítica à expressão de Baxter sobre um moribundo pregando para homens moribundos, a observação de que seria melhor, como homens vivos, pregar para homens vivos. É bem verdade que devemos jogar toda a nossa vida em nossa pregação; mas, como regra, os homens vivos nunca estão mais verdadeiramente vivos do que quando têm o devido senso de que também estão morrendo. Quando percebemos que a eternidade está muito próxima de nós, e estamos conscientemente nos aproximando do grande tribunal de Cristo, todas as nossas faculdades são totalmente despertadas, e todo o nosso ser está empenhado em realizar a obra do Mestre com o máximo vigor e seriedade. .

2 Pedro 1:15 . Além disso, farei o possível para que, depois da minha morte, você possa ter essas coisas sempre em lembrança.

Quando saímos da terra, queremos que a verdade em que falamos viva depois de nós, que queremos que até mesmo de nossos túmulos continue a falar por Cristo. Por isso, Pedro continuou repetindo a mesma verdade uma e outra vez. Ele bateu na unha na cabeça muitas vezes e tentou prendê-la, para que, quando ele partisse, ela não começasse do seu lugar, mas permanecesse firmemente fixa.

2 Pedro 1:16 . Pois não seguimos fábulas inventadas astuciosamente,

Ele não teve retratos a fazer quando chegou perto do fim de seu ministério. Ele não precisava dizer que, afinal, ele estava muito enganado; houve um avanço na teologia desde a morte de Jesus Cristo, e ele lamentou dizer que havia pregado bastante quando era jovem, o que gostaria de dizer agora que era velho. Ah não! Pedro se apegou ao que ele havia pregado anteriormente, porque sabia que era a própria verdade de Deus, e os outros apóstolos fizeram o mesmo, para que Pedro pudesse escrever: Não seguimos fábulas astuciosamente inventadas ”.

2 Pedro 1:16 . Quando fizemos saber a você o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas fomos testemunhas oculares de sua majestade.

Pedro foi um dos três que viu o Senhor Jesus Cristo em sua glória no monte da transfiguração, e ele se lembra disso.

2 Pedro 1: 17-18 . Pois ele recebeu de Deus Pai honra e glória quando lhe veio uma voz da excelente glória; este é meu Filho amado, em quem me comprazo. E ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com ele no monte santo.

Pedro não foi enganado sobre esse assunto; na época, ele e seus companheiros apóstolos haviam sido vencidos pela visão transportadora demais, mas todos sabiam que não era uma visão, nem sonho, nem ilusão, então Pedro aqui fala muito positivamente a respeito. Por que não podemos receber o testemunho de verdadeiras testemunhas como Pedro e os outros apóstolos que selaram com o sangue de suas vidas a testemunha que prestavam ao Senhor e à sua verdade?

2 Pedro 1:19 . Temos também uma palavra de profecia mais segura;

Alguma coisa pode ter mais certeza do que aquela que uma testemunha ocular vê? Bem, Pedro diz que este livro profético, no qual as Sagradas Escrituras estão armazenadas, é melhor para nós do que se tivéssemos visto o próprio Cristo. Se alguma coisa tem mais certeza do que outra, é essa revelação abençoada de livro do Cristo de Deus.

2 Pedro 1: 19-20 . Para que fazeis bem em estar atentos, como a uma luz que brilha em um lugar escuro, até o amanhecer e a estrela do dia surgir em seus corações: sabendo primeiro que nenhuma profecia das escrituras tem alguma interpretação particular.

Não deve ser guardado por ninguém para si. Deus falou a Jacó em Betel, e lemos a respeito, em Oséias 12: 4 , “ali ele falou conosco”. No que diz respeito aos filhos de Israel, regozijando-se no Mar Vermelho, lemos, no sexagésimo sexto salmo: “Ali nos alegramos nele”. As promessas que Deus fez a esse homem que crê ou que ele fez a todos os homens que crêem. Você se lembra desse texto: “Ele disse: Eu nunca te deixarei, nem te desampararei.” Essa promessa foi antes de tudo dita a Josué, mas Paulo a citou, ao escrever a Epístola aos Hebreus, como se fosse dita a todo crente, e de fato é. Nenhum apóstolo, nem profeta, conseguiu cumprir uma promessa e dizer: “Esta foi minha e de mais ninguém”. É uma herança comum de todos os santos. Toda promessa está dentro dos limites do pacto da graça, e todos os que estão nesse pacto são herdeiros de todas as promessas, a quem quer que tenham sido feitos.

2 Pedro 1:21 . Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

Esse é o fundamento de nossa fé: que este livro é divinamente inspirado. Não sofra ninguém para fazer você duvidar sobre esse assunto; pois você deve abandonar o próprio cristianismo se desistir da inspiração deste livro. Você não tem mais nada para recorrer, a não ser este livro e sua própria verificação pessoal pela obra do Espírito Santo em sua própria alma. Adulterar a inspiração é adulterar o coração da verdadeira religião. A menor dúvida sobre esse assunto é fatal. Quero dizer o que digo, e sei como essas travessuras estão trabalhando desesperadamente nos dias em que vivemos. Os homens costumavam dizer, com o famoso Chillingworth, “a Bíblia e somente a Bíblia é a religião dos protestantes;” e assim foi uma vez. No entanto, agora parece-me que qualquer coisa, exceto a Bíblia, virá a ser sua religião, mas, quanto a nós, não aceitamos como autoridade nada que contradiga essas verdades que estão escritas neste livro. Queremos permanecer firmes nessas verdades, Deus nos ajudando; não podemos fazer outro, aconteça o que acontecer nesta era do mal. “Os homens santos de Deus falaram quando foram movidos pelo Espírito Santo.”

Comentário de John Wesley

Mas quem não tem essas coisas é cego e não pode ver de longe, e esqueceu que foi expurgado de seus antigos pecados.

Mas quem quer estes – Isso não os acrescenta à sua fé.

É cego – Os olhos de seu entendimento estão novamente fechados. Ele não pode ver Deus, ou seu amor perdoador. Ele perdeu a evidência de coisas não vistas.

Não é possível ver de longe – Literalmente, cego. Ele perdeu de vista as preciosas promessas: amor perfeito e céu estão igualmente fora de vista. Não, agora ele não pode ver o que já desfrutou. Tendo esquecido a purificação de seus pecados anteriores – Mal sabia o que ele próprio sentia quando seus pecados foram perdoados.

Referências Cruzadas

Marcos 10:21 – Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Lucas 18:22 – Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.

João 9:40 – Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: “Acaso nós também somos cegos? “

Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

2 Coríntios 4:3 – Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:9 – Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

Apocalipse 3:17 – Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *