Estudo de João 3:10 – Comentado e Explicado

Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!…
João 3:10

Comentário de Albert Barnes

Um mestre de Israel – Um “professor” de Israel; a mesma palavra que no segundo verso é traduzida como “professor”. Como professor, ele deveria ter entendido essa doutrina. Não era novo ”, mas foi claramente ensinado no Antigo Testamento. Veja particularmente o Salmo 51:10 , Salmo 51: 16-17 ; Ezequiel 11:19 ; Ezequiel 36:26 . Pode parecer surpreendente que um homem cuja tarefa era ensinar ao povo fosse um estranho a uma doutrina tão clara e importante; mas quando homens de mente mundana são colocados em cargos de religião quando os procuram por uma questão de facilidade ou reputação, não é de admirar que sejam estranhos às verdades claras da Bíblia; e tem havido muitos, e ainda existem, quem está no próprio ministério, para quem as doutrinas mais claras do evangelho são obscuras. Ninguém pode entender completamente a Bíblia, a menos que seja um cristão humilde, e a maneira mais fácil de compreender as verdades da religião é dar o coração a Deus e viver para sua glória. Assim, uma criança pode ter um conhecimento mais real do caminho da salvação do que muitos que são pretensos mestres e mestres em Israel, João 7:17 ; Mateus 11:25 ; Salmo 8: 2 , comparado com Mateus 21:16 .

De Israel – dos judeus; da nação judaica.

Comentário de E.W. Bullinger

És tu. . . ? ou Tu és, etc. Não é ironia.

um mestre = o (famoso) professor; referindo-se à sua posição oficial. Grego. didaskalos. Veja App-98. João 3: 4 .

não sabe = não precisa saber; ou não percebe. Grego. ginosko. App-132. Veja nota em João 1:10 .

Comentário de John Calvin

10. Você é um professor de Israel. Quando Cristo vê que está gastando seu tempo e esforço sem sentido em ensinar um homem tão orgulhoso, ele começa a reprová-lo profundamente. E certamente essas pessoas nunca farão nenhum progresso, até que a confiança perversa, com a qual são infladas, seja removida. Isso é, muito apropriadamente, colocado em primeiro lugar; pois no mesmo assunto em que ele se dedica principalmente à sua agudeza e sagacidade, Cristo censura sua ignorância. Ele pensou que não admitir que algo fosse possível seria considerado uma prova de gravidade e inteligência, porque esse homem é considerado. tolamente crédulo, que concorda com o que lhe é dito por outro, antes de investigar completamente o motivo. Ainda assim, Nicodemos, com toda a sua arrogância magistral, se expõe ao ridículo por mais do que uma hesitação infantil sobre os primeiros princípios. Tal hesitação, certamente, é insana e vergonhosa. Para que religião temos, que conhecimento de Deus, que regra de viver bem, que esperança da vida eterna, se não acreditamos que o homem é renovado pelo Espírito de Deus? Há uma ênfase, portanto, na palavra estes ; pois, como as Escrituras freqüentemente repetem essa parte da doutrina, não deve ser desconhecido nem mesmo para a classe mais baixa de iniciantes. É absolutamente inacreditável que qualquer homem deva ser ignorante e não qualificado, que professa ser um professor na Igreja de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Você é um mestre de Israel, etc. – Você se encarregou de guiar os cegos no caminho da verdade; e ainda não sabes essa verdade a ti mesmo? Você ordena que os prosélitos sejam batizados com água, como emblema de um novo nascimento; e você não está familiarizado com a causa, necessidade, natureza e efeitos desse novo nascimento? Quantos senhores ainda existem em Israel que são, a esse respeito, deploravelmente ignorantes; e, estranho dizer, publique sua ignorância e loucura à vista do sol, escrevendo e falando contra a coisa em si! É estranho que essas pessoas não possam manter seu próprio segredo.

“Mas o batismo nas águas é este novo nascimento.” Não. Jesus lhe diz que um homem deve nascer da água e do Espírito; e a água e seus efeitos sobre o corpo diferem tanto deste Espírito, que ele pretende representar, e dos efeitos produzidos na alma, como o fogo real das chamas pintadas.

“Mas sou ensinado a acreditar que esse batismo é regeneração.” Então você é ensinado a acreditar em uma falsidade. A Igreja da Inglaterra, na qual talvez você seja um professor ou um membro, faz as seguintes perguntas e retorna as respostas subordinadas.

    “P. Quantos sacramentos Cristo ordenou em sua Igreja?”

    “A. Apenas dois, como geralmente necessários à salvação, ou seja, o batismo e a ceia do Senhor.”

    “Q. Quantas partes existem em um sacramento?”

    “A. Dois. O sinal visível exterior e a graça espiritual interior.”

    “P. Qual é o sinal visível externo, ou forma, no batismo?”

    “A. Água, onde a pessoa é batizada, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

    “P. Qual é a graça interior e espiritual?”

    “A. Uma morte para o pecado e um novo nascimento para a justiça; por sermos por natureza nascidos em pecado e filhos da ira, somos por meio deste filhos da graça.”

Agora, pergunto: por que essas pessoas são feitas filhos da graça? Não pela água, mas pela morte para o pecado e o novo nascimento para a justiça: ou seja, através da ação do Espírito Santo, o pecado é destruído e a alma cheia de santidade.

Comentário de Scofield

um mestre

Aceso. Você é o professor de Israel, etc.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 10:16 – Sejam fiéis à sua aliança em seus corações, e deixem de ser obstinados.

Deuteronômio 30:6 – O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

1 Crônicas 29:19 – E dá ao meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos, a fim de construir este templo para o qual fiz os preparativos necessários”.

Salmos 51:6 – Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 73:1 – Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração.

Isaías 9:16 – Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir ao erro.

Isaías 11:6 – O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Isaías 56:10 – As sentinelas de Israel estão cegas e não têm conhecimento; todas elas são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir.

Isaías 66:7 – “Antes de entrar em trabalho de parto, ela dá à luz; antes de lhe sobrevirem as dores, ela ganha um menino.

Jeremias 8:8 – ” ‘Como vocês podem dizer “Somos sábios, pois temos a lei do Senhor”, quando na verdade a pena mentirosa dos escribas a transformou em mentira?

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 18:31 – Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Ezequiel 37:23 – Não se contaminarão mais com seus ídolos e imagens detestáveis nem com nenhuma de suas transgressões, pois eu os salvarei de todas as suas apostasias pecaminosas, e os purificarei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 15:14 – Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Romanos 2:28 – Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *