Estudo de Isaías 61:10 – Comentado e Explicado

Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias.
Isaías 61:10

Comentário de Albert Barnes

Eu me alegro muito no Senhor – Esta é a linguagem do profeta em nome da igreja; ou, como Vitringa supõe, a linguagem de um coro introduzido aqui pelo profeta. Os caldeus a consideram a língua de Jerusalém, e a traduz: ‘Jerusalém disse: certamente me alegrarei no Senhor.’ O sentimento é que a prosperidade e ampliação de Sião é uma ocasião de alegria e deve levar a ações de graça e louvor. A frase ‘eu me regozijarei no Senhor’ significa que a alegria surgiria da visão da fidelidade e perfeição do Senhor manifestada na redenção do seu povo. Veja expressões semelhantes de alegria no cântico de Maria Lucas 1: 46-47 .

Pois ele me vestiu com as vestes da salvação – isto é, Jerusalém ou a igreja.

Ele me cobriu com a túnica da justiça – A palavra “túnica” aqui significa manto, ou uma peça larga e larga jogada sobre as outras partes do vestido. Tais vestimentas são para proteção e ornamento, e a imagem é a da igreja defendida e ornamentada por Deus (veja as notas em Isaías 49:18 ).

Como um noivo se envergonha … Margem: Como padre. O hebraico é: ‹Como um noivo se adorna como sacerdote ‘( ???? yekahen ); isto é, como ele faz esplêndido seu enfeite de cabeça à maneira de um padre.

Com ornamentos – ( pe ?? pe’er ). Com uma tiara, toucado, diadema. Veja a palavra explicada em Isaías 61: 3 . A Septuaginta a traduz, ??t?a? Mitran – ‹Mitre. A alusão é à vestimenta do sumo sacerdote judeu quando ele desempenhou as funções de seu ofício, e particularmente à mitra e à placa ou coroa de ouro que ele usava diante dele Êxodo 29: 6 . Não é fácil dar força total à metáfora do profeta em outro idioma. O hebraico, o mais próximo que podemos expressá-lo, é: ‘Como um noivo se veste como um padre com uma coroa ou mitra’. A versão de Aquila e Symmachus chega mais perto dela – ?? ??µf??? ?e?ate??µe??? stefa?? H numphion hierateuomenon stephan O sentido é que a igreja deve ser adornada com o mais alto ornamento e beleza; não para o mero propósito de decoração, mas como se fosse um padre empenhado em oferecer continuamente o sacrifício de oração e louvor.

E como noiva – Veja isso explicado nas notas em Isaías 49:18 . A palavra traduzida como ‘jóias’ aqui ( ??? keli^y ) não significa necessariamente jóias. Significa adequadamente um aparato, implemento, utensílio, vaso; e depois vestido, enfeite de qualquer tipo; e seria melhor traduzido aqui, em um sentido mais geral, enfeites de noiva.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 61:10 . Eu me alegrarei imensamente no Senhor – Isto é falado na pessoa da igreja, na qual ela agradece reconhecidamente a bondade de Deus para ela nas promessas mencionadas anteriormente. Minha alma ficará alegre em meu Deus – A expressão aqui é variada, mas o sentido é o mesmo que na cláusula anterior. Ele me vestiu com as vestes da salvação, etc. – Com a salvação como com uma vestimenta, e com a retidão como com uma túnica: a salvação que Deus fará para mim me tornará tão bonita e considerável quanto ela é, vestida com as vestes mais ricas. Como o noivo se enfeita com ornamentos – Hebraico, ???? ???

???? , como o noivo enfeita-se com uma coroa sacerdotal; assim, o bispo Lowth traduz, observando que é “uma alusão ao magnífico vestuário do sumo sacerdote no desempenho de suas funções, e particularmente à mitra, à coroa ou à placa de ouro em sua frente, Êxodo 29: 6. . O capuz ou mitra dos sacerdotes também foi feito, como Moisés o expressa, ‘para glória e beleza’, Êxodo 28:40 . É difícil dar toda a força à metáfora do profeta em outro idioma: a versão de Áquila e Symmachus se aproxima mais dela: ?? ??µf??? ?e?ate??µe???

stefa?? ”, como noivo que exerce o ofício do sacerdote em uma coroa.

Comentário de Adam Clarke

Eu me alegrarei imensamente no Senhor – Estas podem ser as palavras dos judeus agora convertidos e trazidos para a Igreja de Cristo, e com os gentios feitos companheiros herdeiros das bênçãos da nova aliança.

Como o noivo enfeita-se com ornamentos “Como o noivo enfeita-se com uma coroa sacerdotal” – Uma alusão ao magnífico vestuário do sumo sacerdote, quando desempenha suas funções; e particularmente à mitra, e à coroa ou placa de ouro em sua frente, Êxodo 29: 6 . O capô ou mitra dos sacerdotes também foi feito, como Moisés o expressa, “para glória e beleza”, Êxodo 28:40 . É difícil dar toda a força à metáfora do profeta em outro idioma. A versão de Áquila e Symmachus chega mais perto : ?? ??µf??? ?e?ate??µe??? stefa?? · “como um noivo enfeitado com uma coroa sacerdotal”. – EU.

Comentário de John Calvin

10. Regozijando-me em Jeová. Ele representa a Igreja como dando graças a Deus, a fim de convencê-los mais plenamente da verdade do que ele disse anteriormente. Pode ser considerada ( ?p?t?t?s?? ) uma descrição viva, pela qual a coisa é, por assim dizer, pintada e colocada diante dos olhos dos homens, de modo a remover toda dúvida; pois por natureza somos propensos a desconfiar e tão inconstantes que confiamos mais nas invenções dos homens do que na palavra de Deus. Quanto a essa forma de confirmação, falamos no capítulo 12: 1; 26: 1, e em outras passagens.

Pois ele me vestiu. Essas coisas ainda estavam, de fato, a uma grande distância, mas devem ter sido vistas e compreendidas pelos olhos da fé; como os olhos, sem dúvida, devem ser levantados para o céu, quando o Profeta discursar sobre salvação e justiça. Nada é visível aqui, e muito menos tanta felicidade poderia ter sido percebida pelos sentidos, enquanto tudo tendia à destruição. Mas porque mesmo agora não vemos tal beleza da Igreja, que é até desprezível aos olhos do mundo sob o vestido revoltante da cruz, precisamos de fé, que compreende coisas celestiais e invisíveis.

Com as vestes da salvação. Ele conecta “justiça” com “salvação”, porque um não pode ser separado do outro. “Vestuário” e “mantos” são metáforas bem conhecidas. É como se ele tivesse dito que a justiça e a salvação lhes foram concedidas. Visto que o Senhor concede esses benefícios, segue-se que somente dele devemos buscá-los e esperá-los.

Ele me adornou. A metáfora deve ser extraída do ornamento sacerdotal; e, portanto, há quem especule aqui sobre o sacerdócio de Cristo. Mas não creio que o Profeta tenha falado tão engenhosamente; pois ele antecipa a comparação entre o noivo e a noiva (168). Anteriormente, a Igreja jazia em sujeira e trapos, e era universalmente desprezada como uma mulher abandonada; mas agora, tendo sido recebida em favor do marido, ela brilha com um brilho incrível. Uma passagem paralela ocorre em Oséias 2:20 . Isso foi realizado na vinda de Cristo; mas também é concedido a nós diariamente, quando o Senhor adorna seu povo com justiça e salvação. Mas todas essas coisas, como já dissemos muitas vezes, serão realizadas na última vinda de Cristo.

“A referência é, sem dúvida, à mitra sacerdotal, que provavelmente foi considerada um modelo de adorno de cabeça ornamental, e à qual ??? (pares) é explicitamente aplicada.” Alexander.

Comentário de John Wesley

Alegro-me grandemente no SENHOR; minha alma se alegrará no meu Deus; porque ele me vestiu com as vestes da salvação, me cobriu com a túnica da justiça, como um noivo se enfeita com ornamentos e como uma noiva se adorna com suas jóias.

Eu irei – isto é falado na pessoa da igreja.

Vestes … – Com a salvação como com uma vestimenta, e com a retidão como com uma túnica.

Referências Cruzadas

Gênesis 24:53 – Então o servo deu jóias de ouro e de prata e vestidos a Rebeca; deu também presentes valiosos ao irmão dela e à sua mãe.

Exodo 28:2 – Para o seu irmão Arão, faça vestes sagradas que lhe confiram dignidade e honra.

1 Samuel 2:1 – Então Ana orou assim: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.

2 Crônicas 6:41 – “Agora, levanta-te, ó Senhor, ó Deus, e vem para o teu lugar de descanso, tu e a arca do teu poder. Estejam os teus sacerdotes vestidos de salvação, ó Senhor, ó Deus; que os teus santos se regozijem em tua bondade.

Neemias 8:10 – E Neemias acrescentou: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”.

Salmos 28:7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Salmos 45:8 – Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que te alegram.

Salmos 45:13 – Cheia de esplendor está a princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro.

Salmos 132:9 – Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis”.

Salmos 132:16 – Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria.

Isaías 35:10 – e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.

Isaías 49:18 – Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida Que você vestirá a todos como ornamento; você os vestirá como uma noiva”, declara o Senhor.

Isaías 51:11 – Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão.

Isaías 52:1 – Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Jeremias 2:32 – Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim, por dias sem fim.

Ezequiel 16:8 – ” ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.

Habacuque 3:18 – ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Zacarias 10:7 – Efraim será como um homem poderoso; seu coração se alegrará como se fosse com vinho, seus filhos o verão e se alegrarão; seus corações exultarão no Senhor.

Lucas 1:46 – Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor

Lucas 15:22 – “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Filipenses 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Apocalipse 4:4 – ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e tinham na cabeça coroas de ouro.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Apocalipse 19:7 – Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.

Apocalipse 21:2 – Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Apocalipse 21:9 – Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *