Estudo de Isaías 33:5 – Comentado e Explicado

O Senhor é grande, porque reina no alto; ele enche Sião de retidão e de justiça.
Isaías 33:5

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é exaltado – (compare o Salmo 97: 9 ). O profeta aqui apresenta um coro dos judeus, celebrando os louvores a Deus por libertá-los dos assírios.

Ele encheu Sião de julgamento – isto é, o efeito de destruir seus inimigos será encher Jerusalém de reverência por seu nome. A libertação seria tão sinalizada e a manifestação da misericórdia divina tão grande que o efeito seria que a nação se voltasse para Deus e reconhecesse sua graciosa interposição (ver Isaías 30: 22-26 , Isaías 30:29 ; Isaías 31: 6 ; Isaías 32: 15-18 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 33: 5 . O Senhor, etc. – JEOVÁ é exaltado; sim, ele habita no alto. Lowth. Veja Salmos 99.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 33: 5-6 . O Senhor é exaltado – Pela destruição de um exército tão potente e pela defesa de seu povo. Pois ele habita no alto – Ele é, e parecerá ser superior aos seus inimigos, tanto no lugar quanto no poder. Ele habita no céu, de onde pode facilmente e irresistivelmente derramar julgamentos sobre seus inimigos. Ele cumpriu – Ou ele preencherá Sião

Ou Jerusalém; com julgamento e justiça – Ou seja, 1º, com um exemplo glorioso de seu justo julgamento contra os assírios; ou, 2d, com a execução da justiça pelo bom Ezequias, e a prática da justiça entre o povo, como antes na mesma cidade estava cheia de impiedade e injustiça sob Acaz. A cidade não somente será libertada daquele inimigo perverso, mas também será estabelecida e abençoada com a verdadeira religião e justiça; o que foi um ótimo complemento para essa misericórdia. E sabedoria e conhecimento – Para governar a si mesmo e ao povo. As palavras parecem endereçadas a Ezequias, ou pelo profeta, ou, como o bispo Lowth pensa, por um coro dos judeus. Será a estabilidade dos teus tempos – Do teu reinado; sendo muitas vezes postos para as coisas feitas naqueles tempos, o sentido é que o teu trono será estabelecido sobre os fundamentos seguros da sabedoria e da justiça; e força da salvação – Tua força salvadora, ou tua forte e poderosa salvação. O temor do Senhor é o seu tesouro – Teu principal tesouro e deleite estará em promover o temor e a adoração a Deus, que será uma grande honra e salvaguarda para si e para o povo.

Comentário de John Calvin

5 Jeová é exaltado. Ele explica mais detalhadamente o que notamos brevemente um pouco antes, sobre a exaltação de Deus, e segue o assunto que mencionamos anteriormente, que a destruição de uma monarquia tão poderosa tornará evidente o quanto Deus valoriza a salvação de sua Igreja, por cuja causa ele arruinará totalmente Nínive, a rainha das cidades, e seus habitantes. Esta lição é muito útil: Deus não poupa homens reprováveis ??e irreligiosos; pois, ao se opor a seus desejos ilegais, seu objetivo é testemunhar o quanto ele ama seus eleitos; e não é consolo comum que a glória de Deus brilhe mais intensamente na salvação da Igreja.

Quem mora no alto. Primeiro, ele declara que Deus ressuscitou “no alto”, enquanto os homens maus imaginam que ele estava no leste e se humilhava com a destruição do povo. Mais uma vez, para que ninguém pense que Deus apenas recuperou o que perdeu, como acontece frequentemente no mundo que os que foram vencidos, assim que uma mudança favorável ocorre, novamente produzem novo vigor, ele declara expressamente que Deus é “exaltado” diante dos olhos dos homens, porque isso é devido a ele por causa de sua grandeza, pois ele habita os céus. Portanto, embora ele oculte frequentemente seu poder, ele nunca perde seu direito, mas, sempre que julga apropriado, exibe abertamente sua posição exaltada; pois habitar “nos céus” denota, como sabemos, autoridade suprema, à qual o mundo inteiro está sujeito. ( Salmos 115: 3. ) Dessa maneira, ele não apenas mostra que Deus pode facilmente e prontamente derrubar tudo o que é sublime no mundo, mas argumenta a partir da natureza eterna de Deus, que quando Deus é desprezado por homens maus, ele não pode, pelo menos comprimento, faça o contrário de manifestar a sua glória; caso contrário, ele “negaria a si mesmo”. ( 2 Timóteo 2:13 .)

Ele encheu Sião de juízo e justiça. Assim, ele novamente confirma a afirmação de que será uma prova da maravilhosa bondade de Deus, quando os judeus forem libertados da tirania dos babilônios. Era apropriado colocar diante de seus olhos o Autor de tão grande bênção; pois vemos como sua glória é obscurecida por nossa ingratidão. Agora, “a plenitude da justiça e do julgamento” significa que Deus derramará generosa e copiosamente sua bondade em restaurar a Igreja. No entanto, não será inadequado ver essas palavras como se referindo à ordem legal, quando tudo é administrado de maneira justa e apropriada; pois sem isso a Igreja nunca desfrutará de prosperidade, embora tudo o mais possa ter sucesso de acordo com o desejo. Portanto, ordem santa e bem ajustada, e não riquezas corruptíveis, é o padrão pelo qual nossa prosperidade deve ser julgada.

Comentário de John Wesley

O SENHOR é exaltado; porque ele habita no alto; encheu Sião de juízo e justiça.

Exaltado – Pela destruição de um exército tão potente; e pela defesa deste povo.

Referências Cruzadas

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Exodo 15:1 – Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!

Exodo 15:6 – Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo.

Exodo 18:11 – Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

2 Crônicas 31:20 – Foi isso que Ezequias fez em todo o reino de Judá. Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do Senhor, do seu Deus.

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 21:11 – Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão;

Salmos 46:9 – Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo.

Salmos 97:8 – Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam, por causa das tuas sentenças, Senhor.

Salmos 113:5 – Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas,

Salmos 115:1 – Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!

Salmos 118:16 – A mão direita do Senhor é exaltada! A mão direita do Senhor age com poder! “

Salmos 123:1 – Para ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.

Isaías 1:26 – Restaurarei os seus juízes como no passado, os seus conselheiros, como no princípio. Depois disso você será chamada cidade de retidão, cidade fiel”.

Isaías 2:11 – O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Isaías 2:17 – A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

Isaías 32:1 – Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça.

Isaías 32:15 – até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.

Isaías 33:10 – “Agora me levantarei”, diz o Senhor. “Agora eu me erguerei; agora serei exaltado.

Isaías 37:20 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Isaías 52:1 – Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.

Isaías 54:11 – “Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, eu a edificarei com turquesas, edificarei seus alicerces com safiras.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 60:21 – Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61:11 – Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.

Isaías 62:1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Apocalipse 19:2 – pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *