Estudo de Ezequiel 11:5 – Comentado e Explicado

Então o espírito do Senhor apoderou-se de mim e disse-me: Fala: oráculo do Senhor: eis como falais, casa de Israel; mas eu conheço os pensamentos que vos sobem ao espírito.
Ezequiel 11:5

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta transforma a impiedosa atrocidade do povo em outro sentido, pois eles corromperam o que Jeremias havia dito. Eles sabiam o que ele queria dizer com pote e carne, mas pensavam que poderiam evitar a ira de Deus por sua esperteza. Aqui o Profeta apresenta outro sentido, não o de Jeremias, nem o do povo, mas um terceiro. No vigésimo quarto capítulo, ele novamente as denunciará como carne, já que Deus as lançará em uma panela para serem cozidas, para que até seus ossos sejam consumidos. Mas aqui o Profeta considera apenas como ele deve refutar o ditado perverso deles, pelo qual eles pensam em pegar Jeremias em uma armadilha, pois não concordam suficientemente com a profecia dele. O que ele diz então? Primeiro, que o Espírito havia caído sobre ele, para que ele pudesse receber uma audiência por sua profecia; pois se ele tivesse falado de sua própria mente, poderia ser rejeitado impunemente; pois os oradores devem proferir a palavra de Deus e ser o órgão do seu Espírito. O papa elogia isso por seus seguidores, mas os verdadeiros e fiéis servos de Deus devem fazer isso na realidade, a saber, não para expressar seus próprios comentários, mas para receber das mãos de Deus o que entregam ao povo e, assim, descarregar seus dever fielmente. Para esse fim, o Profeta diz que o Espírito caiu sobre ele. Pois embora ele tivesse sido previamente dotado com o dom de profecia, ainda assim, quantas vezes ele o exercitou, essa graça deveria ser renovada; porque não é suficiente que sejamos imbuídos uma vez com a iluminação do Espírito Santo, a menos que Deus trabalhe em nós diariamente. Visto que, portanto, ele segue seus dons em seus servos enquanto usa a assistência deles, não é em vão que Ezequiel diz que o Espírito ainda lhe foi dado, porque esse dom era necessário para todo ato. Depois, ela expressa mais ternamente o que ele havia dito, a saber, que o Espírito havia falado; pois significa que aquilo que ele logo se une lhe fora ditado.

Aqui, portanto, ele adverte os judeus de que eles não deveriam se prometer estupidamente impunes quando desprezaram suas profecias, pois ele não fala por si mesmo, mas apenas relata o que o Espírito sugeriu e ditou. Assim falaste, ó casa de Israel, disse ele, e eu conheci os levantes do seu coração. Deus aqui exorta precisamente aos judeus que eles não devem esperar obter nada virando as costas; pois sabemos como os hipócritas descuidam e ousadamente rejeitam todos os ensinamentos e não hesitam em lutar com Deus, pois encontram muitos pretextos pelos quais se desculpam. Portanto, não haveria fim, a menos que o Senhor os impelisse, e com o supremo comando e poder de um juiz, mostrasse a eles que os subterfúgios eram vaidosos e deixassem todas as suas desculpas ociosas e sem momento. Este é o significado do Profeta quando ele diz que tudo o que havia surgido em seu coração era conhecido por Deus. Mas, com essas palavras, ele implica que eles procuraram em vão um teatro no mundo, como se tivessem sucesso se já tivessem provado sua causa antes. homens: ele diz que é inútil, porque eles devem entrar na corte do céu, onde Deus será o único juiz. Agora, quando nossos pensamentos são conhecidos por Deus, em vão assumimos isso ou aquilo; porque Deus não admitirá nossos subterfúgios, nem se deixará iludir por nossa esperteza e astúcia. Agora, portanto, vemos o que o Profeta quer dizer dizendo que Deus sabe o que surgiu no coração dos judeus, porque, de início, eles nunca desistiram de disputar e brigar por suas falácias, de modo a afastar toda a confiança de seus judeus. profecias. Por isso, vemos a utilidade da doutrina, de que nos enganamos em vão pela agudeza, de modo a escaparmos de nossa imaginação distorcida, porque Deus vê a astúcia dos homens, e enquanto eles desejam ser engenhosos, ele os apreende e mostra a vaidade de todos. o que eles acham a maior sabedoria. Portanto, desejemos aprovar-nos a Deus, e não estimar nossos atos e planos de acordo com nosso próprio senso e julgamento. Agora segue –

Referências Cruzadas

Números 11:25 – O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.

1 Samuel 10:6 – O Espírito do Senhor se apossará de você, e com eles você profetizará em transe, e será um novo homem.

1 Samuel 10:10 – Chegando em Gibeá, um grupo de profetas o encontrou; o Espírito de Deus se apossou dele, e ele profetizou em transe no meio deles.

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

Salmos 7:9 – Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.

Salmos 50:21 – Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.

Salmos 139:2 – Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Isaías 28:15 – Vocês se vangloriam, dizendo: “Fizemos um pacto com a morte, com a sepultura fizemos um acordo. Quando vier a calamidade destruidora, não nos atingirá, pois da mentira fizemos o nosso refúgio e na falsidade temos o nosso esconderijo”.

Isaías 58:1 – “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.

Jeremias 16:17 – Os meus olhos vêem todos os seus caminhos; eles não estão escondidos de mim, nem a sua iniqüidade está oculta aos meus olhos.

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Ezequiel 2:2 – Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi aquele que me falava.

Ezequiel 2:4 – O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano.

Ezequiel 2:7 – Você lhes falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.

Ezequiel 3:11 – Vá agora aos seus compatriotas que estão no exílio e fale com eles. Diga-lhes, quer ouçam quer deixem de ouvir: Assim diz o Soberano Senhor”.

Ezequiel 3:24 – mas o Espírito entrou em mim e me pôs de pé. Ele me disse: “Vá para casa, e tranque-se.

Ezequiel 3:27 – Mas, quando eu falar com você, abrirei sua boca e você lhes dirá: Assim diz o Soberano Senhor. Quem quiser ouvir ouça, e quem não quiser não ouça; pois são uma nação rebelde.

Ezequiel 8:1 – No quinto dia do sexto mês do sexto ano do exílio, eu e as autoridades de Judá estávamos sentados em minha casa quando a mão do Soberano Senhor veio ali sobre mim.

Ezequiel 28:2 – “Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

Ezequiel 29:3 – Diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Estou contra você, faraó, rei do Egito, contra você, grande monstro deitado em meio a seus riachos. Você diz: “O Nilo é meu; eu o fiz para mim mesmo”.

Ezequiel 38:10 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça, e você maquinará um plano maligno.

Ezequiel 38:11 – Você dirá: “Invadirei uma terra de povoados; atacarei um povo pacífico e que de nada suspeita, onde todos moram em cidades sem muros, sem portas e sem trancas.

Malaquias 3:13 – “Vocês têm dito palavras duras contra mim”, diz o Senhor. “Ainda assim perguntam: ‘O que temos falado contra ti? ’

Marcos 2:8 – Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações?

Marcos 3:22 – E os mestres da lei que haviam descido de Jerusalém diziam: “Ele está com Belzebu! Pelo príncipe dos demônios é que ele expulsa demônios”.

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 10:44 – Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Atos dos Apóstolos 11:15 – “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Tiago 3:6 – Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *