Estudo de Lucas 1:51 – Comentado e Explicado

Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
Lucas 1:51

Comentário de Albert Barnes

Hath showed strength with his arm – The “arm” is the symbol of strength. The expression in this and the subsequent verses has no particular reference to his mercy to Mary. From a contemplation of His goodness to her, she enlarges her views to a contemplation of His goodness and power in general, and to a celebration of the praises of God for all that he has done to all people. This is the nature of true piety. It does not terminate in thinking of God’s mercy toward ourselves. It thinks of others, and praises God that others also are made partakers of His mercy, and that His goodness is manifested to all His works.

He scattereth the proud – He hath often done it in time of battle and war. When the proud Assyrian, Egyptian, or Babylonian had come against the people of God, He had often scattered them and driven away their armies.

In the imagination of their hearts – Those who were lifted up or exalted in their own view. Those who “thought themselves” to be superior to other men.

Comentário de E.W. Bullinger

com. Grego. en. App-104.

O braço dele. Figura do discurso Anthrapopatheia. App-6. Compare Isaías 52:10 ; Isaías 59: 1 ; Isaías 59:16 .

Comentário de John Calvin

51. Ele fez o poder Isto significa: “ele operou poderosamente”. O braço de Deus é contrastado com todos os outros auxílios: como em Isaías, “olhei e não havia quem o ajudasse” ( Isaías 63: 5 😉 “portanto”, diz ele em outro lugar,

“O braço dele trouxe salvação para ele;
e sua justiça, isso o sustentou ”( Isaías 59:16 .)

Maria, portanto, significa: Deus descansou satisfeito com seu próprio poder, não empregou companheiros na obra, não chamou ninguém para lhe dar ajuda. O que se segue imediatamente sobre o orgulho pode ser acrescentado por uma de duas razões: ou porque o orgulho não ganha nada ao tentar, como os gigantes da antiguidade, se opor a Deus; ou, porque Deus não mostra o poder de seu braço para a salvação, exceto no caso dos humildes, enquanto os orgulhosos, que se arrogam muito para si mesmos, são derrubados. A isso se refere a exortação de Pedro,

“Humilhem-se sob a poderosa mão de Deus”
( 1 Pedro 5: 6. )

Ele espalhou (56) os orgulhosos no pensamento do coração deles (57). Esta expressão é digna de nota: pois como seu orgulho e ambição são ultrajantes, como sua avareza é insaciável, eles acumulam suas deliberações para formar uma imensa pilha, e, para dizer tudo em uma única palavra, eles constroem a torre de Babel ( Gênesis 11: 9 ). Não satisfeitos por terem feito uma ou outra tentativa tola além de suas forças, ou com seus antigos esquemas de presunção louca, acrescentam ainda a sua quantidade. Quando Deus olhou por um tempo do céu, em zombaria silenciosa, sobre seus esplêndidos preparativos, ele inesperadamente dispersa toda a massa: assim como quando um edifício é derrubado e suas partes, que antes haviam sido unidas por um forte e firme sindicatos, estão amplamente espalhados em todas as direções.

Comentário de Adam Clarke

Ele mostrou força – Ou, Ele ganhou a vitória, ep???se ??at?? . A palavra ??at?? é usada para a vitória por Homero, Hesíodo, Sófocles, Eurípides e outros.

Com o braço – Grotius observou bem que a eficácia de Deus é representada por seu dedo, seu grande poder por sua mão e sua onipotência por seu braço. A praga dos piolhos era o dedo de Deus, Êxodo 7:18 . As pragas em geral foram forjadas por sua mão, Êxodo 3:20 , e a destruição do exército de Faraó no Mar Vermelho, que foi efetuada pela onipotência de Deus, é chamada de ato de seu braço, Êxodo 15:16 .

Ele espalhou – ??es???p?se? , espalhou para o exterior; como um turbilhão espalha poeira e palha.

O orgulhoso – ou altivo, ?pe??fa???? ; de ?pe? acima, e fa??? eu mostro – os homens altivos, que desejam ser notados preferencialmente a todos os outros, e sentem desprezo soberano por todos, menos por si mesmos. Esses Deus se dispersa no exterior – em vez de estar aos seus olhos, como os deles, o mais excelente da terra, ele os trata como palha, palha, palha e poeira.

Na imaginação de seus corações – enquanto eles estão formando seus projetos insolentes, orgulhosos e opressivos – definindo seus planos e imaginando que a realização e o sucesso estão esperando à sua direita, o turbilhão do descontentamento de Deus sopra, e eles e suas maquinações são dissipados juntos.

Comentário de Thomas Coke

1:51 . Ele mostrou força, etc. – É uma observação de Grotius, que o grande poder de Deus é representado por seu dedo; o maior, pela mão; e seu maior pelo braço. A produção de piolhos foi o dedo de Deus, Êxodo 8:19 e os outros milagres no Egito foram feitos por sua mão, Êxodo 3:20, mas a destruição de Faraó e seu exército no Mar Vermelho foi realizada por seu braço Êxodo 15:16 . Portanto, o significado da virgem é que, nesta dispensação de sua providência, Deus manifestou poderosamente seu poder soberano. Ele espalhou os orgulhosos, etc. significa as mulheres orgulhosas, que se comprometeram com muitas outras imaginações concernentes à honra que lhes deveria advir do nascimento do Messias. “Ele os encheu de vergonha, a tal ponto que eles se dispersaram e se esconderam”; – em alusão a um exército de covardes, que quebram suas fileiras fogem em desespero. Veja Eccl’us, Lucas 10:15 . Dr. Doddridge explica a passagem: “Ele sempre dispersou os pecadores arrogantes que se exaltam contra ele e os confundiu naqueles esquemas que eram as imaginações mais trabalhosas de seus próprios corações”. Essas palavras, diz ele, são, portanto, particularmente aplicáveis ??ao evangelho, no qual Deus não apenas rejeita a imaginação e tudo o mais, 2 Coríntios 10: 5 pelo esquema humilhante de sua graça recuperadora, mas confundiu notavelmente sua mais insolente inimigos em seus próprios projetos mais elaborados, e estabeleceu sua causa sagrada pelas violentas tentativas que eles fizeram para suprimi-la. Compare Salmos 2: 1-3 . A versão de 1729 a processa. Ele confundiu os orgulhosos pelos artifícios de seus próprios corações.

Comentário de John Wesley

Ele mostrou força com o braço; ele espalhou os orgulhos na imaginação de seus corações.

Ele tem feito força com o braço – isto é, ele mostrou a grandeza excessiva de seu poder. Ela fala profeticamente daquilo que já foi feito, que Deus estava prestes a fazer pelo Messias.

Ele espalhou o orgulho – visível e invisível.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Exodo 15:6 – Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo.

Exodo 15:9 – O inimigo se gloriava: ‘Eu os perseguirei e os alcançarei, dividirei o despojo e os devorarei. Com a espada na mão, eu os destruirei. ’

Exodo 15:12 – Estendes a tua mão direita e a terra os engole.

Exodo 18:11 – Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 29:19 – Se alguém, cujo coração se afastou do Senhor para adorar outros deuses, ouvir as palavras deste juramento, invocar uma bênção sobre si mesmo e pensar: “Estarei em segurança, muito embora persista em seguir o meu próprio caminho”, trará desgraça tanto à terra irrigada quanto à terra seca.

1 Samuel 2:3 – “Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.

1 Samuel 2:9 – Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 2:1 – Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

Salmos 33:10 – O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

Salmos 52:9 – Para sempre te louvarei pelo que fizeste; na presença dos teus fiéis proclamarei o teu nome, porque tu és bom.

Salmos 63:5 – A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará.

Salmos 89:10 – Esmagaste e mataste o Monstro dos Mares; com teu braço forte dispersaste os teus inimigos.

Salmos 89:13 – O teu braço é poderoso; a tua mão é forte, exaltada é tua mão direita.

Salmos 98:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!

Salmos 118:15 – Alegres brados de vitória ressoam nas tendas dos justos: “A mão direita do Senhor age com poder!

Isaías 10:12 – Quando o Senhor terminar toda a sua obra contra o monte Sião e contra Jerusalém, ele dirá: “Castigarei o rei da Assíria pelo orgulho obstinado de seu coração e pelo seu olhar arrogante.

Isaías 40:10 – O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha.

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Jeremias 48:29 – “Temos ouvido do orgulho de Moabe: da sua extrema arrogância, do seu orgulho e soberba, e do seu espírito de superioridade.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Daniel 5:25 – “Esta é a inscrição que foi feita: MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM.

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Apocalipse 18:8 – Por isso num só dia as suas pragas a alcançarão: morte, tristeza e fome, e o fogo a consumirá, pois poderoso é o Senhor Deus que a julga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *