Estudo de Atos 5:20 – Comentado e Explicado

Ide e apresentai-vos no templo e pregai ao povo as palavras desta vida.
Atos 5:20

Comentário de Albert Barnes

No templo – Em um local público e conspícuo. Desse modo, haveria uma exibição mais impressionante de sua ousadia; uma prova de que “Deus” os havia libertado, e uma manifestação de seu propósito de obedecer a Deus em vez de ao homem.

Todas as palavras – todas as doutrinas. Compare João 6:68 , “Tu tens as palavras da vida eterna.”

Desta vida – Pertencente à vida, à vida eterna que eles ensinaram através da ressurreição de Jesus. A palavra “vida” é usada algumas vezes para expressar “toda a religião”, em oposição à “morte” espiritual do pecado. Ver João 1: 4 ; João 3:36 . Sua libertação da prisão não era para que ficassem ociosos e escapassem para um local seguro. Mais uma vez, eles deveriam se engajar nas labutas e perigos que haviam encontrado pouco antes. Deus nos livra dos perigos, às vezes, para que possamos mergulhar “em” novos perigos; ele nos preserva de uma forma de calamidade que podemos ser provados em algum novo forno de aflição; ele nos chama para enfrentar provações simplesmente “porque” ele exige, e como uma expressão de gratidão a ele por sua graciosa interposição.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

falar. App-121.

têmpora. Veja Atos 2:46 .

as palavras, etc. = estas palavras da vida. Figura do discurso Hypallage. App-6.

palavras. Grego. rhema. Veja nota em Marcos 9:32 .

vida. App-170. A vida através da ressurreição, tão amargamente oposta pelos saduceus. Compare Atos 13:26 .

Comentário de John Calvin

20. Fale no templo. É o fim de sua libertação: eles se empregam firmemente na pregação do evangelho e provocam seus inimigos com coragem, até que morram com coragem. Pois eles foram condenados à morte quando a mão de Deus cessou, depois que eles terminaram seu curso; mas agora o Senhor lhes abre a prisão, para que tenham liberdade de cumprir sua função. Vale a pena marcar, porque vemos muitos homens que, depois de terem escapado da perseguição, depois ficam em silêncio, como se tivessem cumprido seu dever para com Deus (e não deviam mais se incomodar;) outros, escape também negando a Cristo; mas o Senhor livra seus filhos, para que eles não deixem de seguir o curso que começaram, mas para que depois sejam mais zelosos. Os apóstolos podem ter objetado: É melhor manter o silêncio por um tempo, pois não podemos falar uma palavra sem perigo; agora somos apreendidos por um único sermão; quanto mais a fúria de nossos inimigos será inflamada no futuro, se eles nos virem a não falar? Mas porque eles sabiam que deveriam viver e morrer para o Senhor, eles não se recusam a fazer o que o Senhor ordenou; portanto, devemos sempre marcar qual a função que o Senhor nos ordena. Muitas vezes, muitas coisas nos encontram, o que pode nos desencorajar, a menos que nos contentemos apenas com o mandamento de Deus, cumprimos nosso dever, comprometendo-lhe o sucesso.

As palavras desta vida. Uma recomendação singular do evangelho, que é uma doutrina viva, trazendo salvação aos homens; pois a justiça de Deus nos é revelada nela ( Romanos 1:17 😉 e nela Cristo se oferece a nós com o sacrifício de sua morte, com o Espírito de regeneração, com o penhor de nossa adoção. E isso é dito expressamente aos apóstolos, para que eles possam entrar com mais coragem em todos os tipos de combates pelo evangelho, desde que ouçam que são ministros da salvação eterna. O demonstrativo é acrescentado para ter mais certeza, como se o anjo apontasse a vida com o dedo, pois certamente não precisamos procurar o mesmo longe, quando temos a palavra na boca e no coração; a menos que, por acaso, algum homem preferisse tomá-lo por hálito, as palavras desta vida, por essas palavras que não rejeito, ainda que o sentido anterior me ache melhor, pois era uma nova revelação de Cristo em que eles tinham vida presente.

Comentário de Adam Clarke

Todas as palavras desta vida – Todas as doutrinas da vida eterna, fundamentadas na palavra, morte e ressurreição de Cristo Jesus. Esta é outra perífrase para o Evangelho. Vá ao templo – o local mais público e fale com as pessoas – que vêm lá para adorar de acordo com a lei, as palavras desta vida – toda a doutrina da salvação do pecado e da morte; e mostre que a lei é cumprida no sacrifício de Jesus e que, por sua ressurreição, ele trouxe vida e imortalidade à luz.

Comentário de Thomas Coke

Atos 5:20 . Todas as palavras desta vida. Toda a doutrina da vida. Heylin – “aquele evangelho glorioso com o qual você está” encarregado, do qual a vida eterna do homem depende tão evidentemente, e somente pela qual sua felicidade final pode ser assegurada “. Ver 2 Timóteo 1:10 .

Comentário de John Wesley

Vá, levante-se e fale no templo com as pessoas todas as palavras desta vida.

As palavras disto – Ou seja, estas palavras da vida: palavras que mostram o caminho para a vida eterna.

Referências Cruzadas

Exodo 24:3 – Quando Moisés se dirigiu ao povo e transmitiu-lhes todas as palavras e ordenanças do Senhor, eles responderam em uníssono: “Faremos tudo o que o Senhor ordenou”.

Isaías 58:1 – “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.

Jeremias 7:2 – “Fique junto à porta o templo do Senhor e proclame esta mensagem: ” ‘Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês de Judá que atravessam estas portas para adorar o Senhor.

Jeremias 19:14 – Jeremias, voltou então de Tofete para onde o Senhor o mandara profetizar e, entrando no pátio do templo do Senhor, disse a todo o povo:

Jeremias 20:2 – mandou espancar o profeta e prendê-lo no tronco, que havia junto à porta Superior de Benjamim, no templo do Senhor.

Jeremias 22:1 – Assim diz o Senhor: “Desça ao palácio do rei de Judá e proclame ali esta mensagem:

Jeremias 26:2 – “Assim diz o Senhor: Coloque-se no pátio do templo do Senhor e fale a todo o povo das cidades de Judá que vem adorar no templo do Senhor. Diga-lhes tudo o que eu lhe ordenar; não omita uma só palavra.

Jeremias 36:10 – Baruque leu a todo o povo as palavras de Jeremias escritas no rolo. Ele as leu no templo do Senhor, da sala de Gemarias, filho do secretário Safã. A sala ficava no pátio superior, na porta Nova do templo.

Mateus 21:23 – Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? “

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 12:50 – Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer”.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 18:20 – Respondeu-lhe Jesus: “Eu falei abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo.

Atos dos Apóstolos 11:14 – Ele lhe trará uma mensagem por meio da qual serão salvos você e todos os da sua casa’.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *