Estudo de Atos 14:17 – Comentado e Explicado

Contudo, nunca deixou de dar testemunho de si mesmo, por seus benefícios: dando-vos do céu as chuvas e os tempos férteis, concedendo abundante alimento e enchendo os vossos corações de alegria.
Atos 14:17

Comentário de Albert Barnes

No entanto – embora ele não lhes tenha revelado.

Ele não se deixou sem testemunha – Ele demonstrou sua existência e seu caráter moral.

Nisso ele fez o bem – fazendo o bem. A maneira como ele fez isso, Paulo especifica imediatamente. Os ídolos não fizeram o bem; eles não conferiram favores e, portanto, não mereciam confiança.

E nos deu chuva do céu – chuva de cima – das nuvens, Marcos 8:11 ; Lucas 9:54 ; Lucas 17:29 ; Lucas 21:11 ; João 6: 31-32 . A chuva é uma das evidências da bondade de Deus. O homem não poderia causar isso; e sem ela, regulada em intervalos adequados de tempo e em quantidades adequadas, a Terra logo seria uma ampla cena de desolação. Quase não há nada que indique mais cuidado e sabedoria incessantes do que as necessárias e refrescantes chuvas da chuva. O sol e as estrelas se movem por leis fixas, cuja operação podemos ver e antecipar. A queda da chuva é regulada por leis que Não podemos traçar, e parece, portanto, ser derramado, por assim dizer, diretamente da mão oca de Deus, Salmo 147: 8: “Quem cobre o céu com nuvens; quem prepara a chuva para a terra. ”

E estações frutíferas – Estações em que a terra produz abundância. É notável, e uma prova impressionante da bondade divina, que tão poucas estações sejam infrutíferas. A terra produz seu aumento; os trabalhos do fazendeiro são coroados de sucesso; e a bondade de Deus exige as expressões de louvor. Deus não esquece sua antiga aliança, Gênesis 8:22 , embora o homem a esqueça e desconsidere seu grande benfeitor.

Preenchendo nossos corações com comida – A palavra “corações” é usada aqui como hebraísmo, para denotar “pessoas”; enchendo-nos de comida, etc. Compare Mateus 12:40 .

Alegria Alegria; confortar o conforto decorrente do suprimento de nossas necessidades em constante retorno. Isso é prova de bondade sempre vigilante. É uma demonstração ao mesmo tempo que existe um Deus e que ele é bom. Seria fácil para Deus retirar essas bênçãos e nos deixar querer. Uma única palavra, ou um único desvio da plenitude da benevolência, explodiria todos esses confortos e nos deixaria lamentação, aflição e morte, Salmo 104: 27-29 ; Salmo 145: 15-16 .

Comentário de E.W. Bullinger

No entanto = E ainda.

esquerda . Grego. aphiemi. App-174.

sem testemunha . Grego. amarturos. Só aqui.

nisso Ele fez, etc. = fazendo o bem. Grego. agathopoieo. Aqui, Marcos 3: 4 . Lucas 6: 9 , Lucas 6:33 , Lucas 6:35 ; 1 Pedro 2:15 , 1 Pedro 2:20 ; 1 Pedro 3: 6 , 1 Pedro 3:17 , 3 João 1:11 .

deu = dando.

do céu . Grego. ouranothen. Um advérbio. Somente aqui e Atos 26:13 .

frutífera = frutífera. Grego. karpophoros. Só aqui.

enchimento = satisfatório, grego. empiplemi. Aqui, Lucas 1:53 ; 6:25 . João 6:12 . Romanos 15:24 . Uma palavra médica.

alegria . Grego. euphrosune. Somente aqui e Atos 2:28 .

Comentário de John Calvin

17.Não obstante, ele não deixou de testemunhar. Paulo e Barnabé tiram dos gentios neste lugar a capa [pretexto] da ignorância. Pois, quanto mais os homens se agradam em suas próprias invenções, sendo finalmente condenados por erro, voam para esta fortaleza, [asilos] que não devem culpar; – (35) mas que Deus era um tanto cruel, que não atestou tanto quanto. com um silvo para chamar aqueles de volta que ele viu perecer, [perecendo.] Paulo e Barnabé cortaram – (36) essa objeção frívola, quando mostram que Deus estava escondido dessa maneira, que [ainda] testemunha a si mesmo e sua divindade. Não obstante, devemos ver como essas duas coisas podem ficar juntas; pois se Deus deu testemunho de si mesmo, ele não sofreu (tanto quanto nele estava) o mundo a errar. Eu respondo que esse tipo de testemunho, do qual é feita menção, era tal que tornava os homens sem desculpa, e ainda assim não era suficiente para a salvação. Pois o do apóstolo é verdadeiro, que pela se entende que os mundos foram ordenados pela palavra de Deus ( Hebreus 11: 3. ) Mas a fé não é concebida pela simples contemplação do céu e da terra, mas pelo ouvir a palavra. Daí resulta que os homens são levados somente pela direção da palavra àquele conhecimento do Deus Todo-Poderoso que traz a salvação. E, no entanto, isso não deixa de ser feito sem desculpa, mesmo sem a palavra, que, embora sejam naturalmente privados de luz, são cegos, apesar de sua própria malícia, como Paulo ensina aos romanos no primeiro capítulo. –

Dando chuva e estações frutíferas. Deus, de fato, revelou-se a toda a humanidade por sua palavra desde o princípio. Mas Paulo e Barnabé mostram que não havia idade em que Deus não concedia benefícios, o que poderia testemunhar que o mundo é governado por seu governo (e mandamento) e porque a luz da doutrina havia sido enterrada por muito tempo, portanto, eles dizem apenas que , que Deus foi mostrado por argumentos naturais, [evidências.] E deve-se pensar que eles, de tal maneira, expuseram a magnificência e grandeza das obras de Deus como elas se tornaram; mas foi suficiente para Lucas tocar nos (somas e) pontos principais dos assuntos. Nem eu também o entendo, que eles introduziram sutileza, e à maneira dos filósofos, dos segredos da natureza, pois falaram a uma multidão indoutificada; portanto, cabia a eles colocar claramente diante deles o que os mais ignorantes conheciam. Não obstante eles adotem esse princípio, que na ordem da natureza há uma manifestação certa e evidente de Deus, na medida em que a terra é regada pela chuva; na medida em que o calor do sol o conforta; – (37) na medida em que sai tanta fruta do mesmo ano, é assim recolhido com certeza que existe um Deus que governa todas as coisas. Pois até o céu e a terra não são movidos ou governados por seu próprio movimento, e muito menos por fortuna. Portanto, permanece que esta maravilhosa obra da natureza mostra manifestamente a providência de Deus; e aqueles que disseram que o mundo era eterno não falaram como pensavam, mas seguiram por ingratidão maliciosa e bárbara [ingratidão] para suprimir a glória de Deus, na qual traíram sua insolência. –

Cheio de carne e alegria. A impiedade dos homens é mais convicta nisso, se eles não conheceram a Deus, porque ele não apenas põe diante de seus olhos testemunhos de sua glória em suas obras, mas também designa todas as coisas para seu uso. Pois por que o sol e as estrelas brilham nos céus, salvo apenas para que possam servir aos homens? Por que a chuva cai do céu? Por que a terra produz seu crescimento, exceto apenas para que possam ministrar alimento aos homens? Portanto, Deus não pôs o homem na terra para que possa ser um observador ocioso de sua obra, como sendo colocado em um teatro, mas para se exercitar em louvar a liberalidade de Deus, enquanto desfruta das riquezas do céu e da terra. E agora, não é mais do que uma imundície franqueza [depravação] não ser movido com tão grande bondade de Deus na multiplicidade de coisas? Para encher os corações de carne, nada significa senão dar alimento que possa satisfazer os desejos dos homens. Com essa palavra alegria, Paulo e Barnabé querem dizer que Deus dá mais aos homens, de acordo com sua infinita bondade, do que a necessidade deles exige; como se tivesse sido dito, que os homens lhes deram carne não apenas para refrescar suas forças, mas também para alegrar seus corações. –

Se alguém se opõe a que caia tantas vezes que os homens se lamentam, passam fome, se alegram, ficam cheios; Eu respondo que isso passa contrário à ordem da natureza; a saber, quando o Senhor fecha a mão por causa dos pecados dos homens. Pois a liberalidade de Deus deve fluir para nós abundantemente por sua própria vontade, como aqui é descrito por Paulo e Barnabé, a menos que tenha sido retido pelas vontades de nossos vícios. E, no entanto, nunca houve uma estéril tão grande em que as bênçãos de Deus ao alimentar os homens murcham bastante. Foi bem dito do profeta: Abra a boca, e eu a preencherei ( Salmos 81:10 ), para que possamos saber que estamos famintos por nossa própria culpa, embora não admitamos a bondade de Deus. Deus. Mas quão indignos, por mais que sejamos e retos, (38) o amor paternal de Deus rompe até os indignos. Especialmente a generalidade da humanidade atesta que os benefícios de Deus nunca cessam, nos quais ele parece ser nosso Pai. –

Nullum sibi debere culpam imputari “, que nenhuma culpa deve ser imputada a eles

Antecipado “, antecipar.

Vegetat “, faz com que vegeta.

Sed quam libet simus restringi ”, mas, no entanto, podemos ser contidos (em nós mesmos).

Comentário de Adam Clarke

Ele não se deixou sem testemunha – Embora não tenha revelado sua vontade aos gentios, ele continuou a governá-los por sua providência graciosa; fazendo-os bem em geral; dando então chuva para fertilizar suas terras, e estações frutíferas como resultado; de modo que a erva crescia para o gado e o milho para o serviço do homem.

Encher nossos corações com comida – Dar tanta comida quanto razoavelmente se desejasse, para que a alegria ou a felicidade geral fosse o resultado. Tal era a provisão graciosa feita ao homem, em todos os momentos, que a economia e a generosidade do Ser Divino eram igualmente evidenciadas por ele. Ele nunca dá menos do que é necessário, nem mais do que é suficiente. Sua economia proíbe os homens de desperdiçarem, deixando-os em geral sem profusão. Sua recompensa os proíbe de querer, dando o suficiente para todas as necessidades naturais de suas criaturas. Por não dar muito, ele impede o luxo e os distúrbios: dando o suficiente, ele evita o descontentamento e a miséria. Assim, ele faz bem à humanidade, fazendo com que sua chuva caia sobre os justos e os injustos, e seu sol brilha sobre os maus e os bons. Assim, diz-se que ele não se deixou sem testemunha: pois suas ações providenciais são as testemunhas de seu ser, sua sabedoria e sua generosidade; e assim as coisas invisíveis de Deus, mesmo seu poder eterno e divindade, foram claramente vistas, sendo entendidas pelas coisas que são feitas, Romanos 1:20 . Portanto, aqueles que continuaram a adorar estoques e pedras não tinham desculpa. Essas eram verdades grandes e impressionantes; e em que detalhe os apóstolos foram agora, não podemos dizer; mas é provável que eles tenham falado muito mais do que o relatado aqui, pois o próximo versículo afirma que, com todas essas palavras, eles acharam difícil impedir que as pessoas lhes oferecessem sacrifícios.

Comentário de Thomas Coke

Atos 14:17 . Ele não se deixou sem testemunha: Embora deixados à dispensação pagã, os Gentis são responsáveis ??por sua idolatria, e outros abusos da luz lhes proporcionavam, na medida em que as obras da criação sempre manifestam o ser do Deus verdadeiro; e é uma evidência clara de sua bondade, poder e providência, na medida em que ele, o único Deus verdadeiro, é o autor de todo bem, e envia chuva do céu e estações frutíferas para os justos e injustos; não apenas provendo o necessário para a humanidade, mas enchendo seus corações de alegria e alegria e, assim, convidando os pecadores a se arrependerem e esperarem por misericórdia. O autor de “Nature Displayed” observa de maneira muito agradável que, como amigo, ao nos enviar presentes frequentes, expressa sua lembrança de nós e afeto por nós, embora ele não fale nem escreva; Assim, todos os dons da generosidade divina, espalhados por todos os lados, são tantas testemunhas enviadas para atestar o cuidado e a bondade divinos, e falam isso em uma linguagem muito sensível ao coração, embora não ao ouvido. Aratus, um poeta pagão, afirma particularmente que “a chuva é dada por Deus”; e como São Paulo conhecia esses escritos, citou esse mesmo poeta em outro discurso e estava se dirigindo a pessoas que talvez não fossem estranhas a quem esse autor, seu discurso, entre outras coisas, pode aludir de maneira distante a essa passagem. O Dr. Hammond menciona um provérbio judeu sobre esse lugar: “Que as chaves da vida, da chuva e da ressurreição sempre foram mantidas nas mãos de Deus”, pelas quais elas parecem considerar a chuva um atributo incomunicável de Deus, como seja dando ou restaurando a vida. Por isso, é freqüentemente apontado como “o poder da chuva”, porque não desce, mas pelo poder, e é uma das coisas nas quais o poder de Deus se manifesta. Veja Mateus 5:45 e Jeremias 14:22 .

Comentário de John Wesley

No entanto, ele não se deixou sem testemunho, pois fez o bem e nos deu chuva do céu e estações frutíferas, enchendo nossos corações de comida e alegria.

Ele não se deixou sem testemunha – pois os pagãos sempre tinham do próprio Deus um testemunho de sua existência e de sua providência; na medida em que ele fez o bem – Mesmo com punições, ele testemunha de si mesmo; mas mais peculiarmente pelos benefícios; dando chuva – Por que ar, terra e mar estão, por assim dizer, todos unidos; do céu – A sede de Deus; para o qual São Paulo provavelmente apontou enquanto falava, enchendo o corpo de comida, a alma de alegria.

Referências Cruzadas

Levítico 26:4 – eu lhes mandarei chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto.

Deuteronômio 8:12 – Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado,

Deuteronômio 11:14 – então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite.

Deuteronômio 28:12 – O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.

1 Reis 18:1 – Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

Neemias 9:25 – Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; apossaram-se de casas cheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitas árvores frutíferas. Comeram até fartar-se e foram bem alimentados; eles desfrutaram de tua grande bondade.

Jó 5:10 – Derrama chuva sobre a terra, e envia água sobre os campos.

Jó 37:6 – Ele diz à neve: ‘Caia sobre a terra’, e à chuva: ‘Seja um forte aguaceiro’.

Jó 38:26 – para fazer chover na terra em que não vive nenhum homem, no deserto onde não há ninguém,

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 36:5 – O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.

Salmos 52:1 – Por que você se vangloria do mal e de ultrajar a Deus continuamente?, ó homem poderoso.

Salmos 65:9 – Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces. Os riachos de Deus transbordam para que nunca falte o trigo, pois assim ordenaste.

Salmos 68:9 – Deste chuvas generosas, ó Deus; refrescaste a tua herança exausta.

Salmos 104:24 – Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Salmos 145:9 – O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.

Salmos 145:15 – Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo.

Salmos 147:7 – Cantem ao Senhor com ações de graças; ao som da harpa façam música para o nosso Deus.

Isaías 5:6 – Farei dela um terreno baldio; não será podada nem capinada, espinheiros e ervas daninhas crescerão nela. Também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela”.

Isaías 22:13 – Mas, ao contrário, houve júbilo e alegria, abate de gado e matança de ovelhas, muita carne e muito vinho! E vocês diziam: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”.

Jeremias 5:24 – Não dizem no seu íntimo: ‘Temamos o Senhor, o nosso Deus: aquele que dá as chuvas do outono e da primavera no tempo certo, e assegura-nos as semanas certas da colheita’.

Jeremias 14:22 – Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Lucas 6:35 – Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Atos dos Apóstolos 17:27 – Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

Romanos 1:19 – pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

Tiago 5:17 – Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *