Estudo de Atos 18:25 – Comentado e Explicado

Era instruído no caminho do Senhor, falava com fervor de espírito e ensinava com precisão a respeito de Jesus, embora conhecesse somente o batismo de João.
Atos 18:25

Comentário de Albert Barnes

Este homem foi instruído – grego: foi catequizado. Ele foi instruído, em algum grau, no conhecimento da religião cristã. Por quem isso foi feito, não temos informações.

No caminho do Senhor – A palavra “caminho” geralmente se refere à doutrina, Mateus 21:32 . Significa aqui que ele havia sido corretamente ensinado a respeito do Messias, mas seu conhecimento era imperfeito, Atos 18:26 . A quantidade de seu conhecimento parece ter sido:

(1) Ele tinha visões corretas do Messias por vir – visões que ele derivou do estudo do Antigo Testamento. Ele esperava um Salvador humilde, obscuro e um sacrifício, em oposição às noções predominantes dos judeus.

(2) ele tinha ouvido falar de John; abraçou sua doutrina; e provavelmente havia sido batizado com referência àquele que estava por vir. Compare Mateus 3: 2 ; Atos 19: 4 . Mas é claro que ele não tinha ouvido falar que Jesus era o Messias. Com seus pontos de vista corretos em relação à vinda do Messias, ele procurava instruir e reformar seus compatriotas. Ele estava exatamente no estado de espírito para acolher o anúncio de que o Messias havia chegado e abraçar Jesus de Nazaré como a esperança da nação.

Ser fervoroso no espírito – Ser zeloso e ardente. Veja as notas em Romanos 12:11 .

Ensinado diligentemente – Defendeu com zelo e sinceridade seus pontos de vista sobre o Messias.

As coisas do Senhor – As doutrinas pertencentes ao Messias, tanto quanto ele as entendeu.

Conhecendo apenas o batismo de João – Se ele próprio havia ouvido João e sido batizado por ele. foi feita uma pergunta que agora não pode ser decidida. Não é necessário, no entanto, supor isso, pois parece que o conhecimento da pregação e do batismo de João havia sido amplamente propagado em outras nações além da Judéia, Atos 19: 1-3 . O Messias era esperado nessa época. Os judeus estrangeiros estariam esperando por ele; e as notícias do ministério, doutrina e sucesso de João seriam rapidamente propagadas de sinagoga para sinagoga nas nações vizinhas. João pregou o arrependimento e batizou com referência àquele que viria depois dele Atos 19: 4 , e essa doutrina que Apolo parece ter adotado.

Comentário de E.W. Bullinger

Este homem = Este.

instruído . Grego. katecheo. Veja notas em Atos 21:21 , Atos 21:24 . Lucas 1: 4 . Romanos 2:18 . Compare Engl, “catequese” .

in = como para.

o caminho . Veja nota em Atos 9: 2 .

fervoroso . Grego. zeo , para ferver. Somente aqui e Romanos 12:11 . O dele estava queimando zelo. Figura de linguagem . App-6.

espírito . App-101. Fervoroso em espírito significa espiritualmente fervoroso ou extremamente zeloso.

diligentemente = precisão. Grego. akribos. Aqui Mateus 2: 8 . Lucas 1: 3 . Efésios 5:15 . 1 Tessalonicenses 5: 2 . O verbo akriboo apenas em Mateus 2: 7 , Mateus 2:16 .

of = concernente (grego. peri. App-104.)

o senhor . Os textos leem “Jesus” .

saber . Grego. epistamai. App-132.

batismo . Grego. batismo. App-115.

Comentário de John Calvin

25. Ele foi instruído. O que Lucas acrescenta pouco depois parece não concordar com essa recomendação, ou seja, que ele conhecia apenas o batismo de João. Mas este último membro é adicionado por meio de correção. No entanto, esses dois concordam muito bem juntos; que ele entendeu a doutrina do evangelho, porque ambos sabiam que o Redentor foi dado ao mundo e também foram instruídos de maneira sincera e sincera a respeito da graça da reconciliação; e, no entanto, ele havia sido treinado apenas nos princípios do evangelho, tanto quanto poderia ser extraído da instituição de João. – (346) Porque sabemos que João estava no meio entre Cristo e os profetas; e de seu ofício tanto seu pai Zacarias intriga em sua língua ( Lucas 1:76 ; Lucas 1:16 e 17;) como também o anjo da profecia de Malaquias ( Malaquias 3: 1 ). Certamente, vendo que ele carregou a luz diante de Cristo e exaltou seu poder, seus discípulos são por boas causas que dizem ter conhecimento de Cristo. Além disso, o discurso vale a pena notar que ele conhecia o batismo de João. Por isso reunimos o verdadeiro uso dos sacramentos; ou seja, que eles nos entrem em algum tipo de doutrina, ou que estabeleçam a fé que nós abraçamos. Certamente, é maldade e profanação ímpia afastá-los – (348) da doutrina. Portanto, para que os sacramentos possam ser administrados corretamente, a voz da doutrina celestial deve soar lá. Pois qual é o batismo de João? Lucas compreende todo o seu ministério sob essa palavra, não apenas porque a doutrina está anexada ao batismo, mas também porque é o fundamento e a cabeça dela, sem a qual deveria ser uma cerimônia vã e morta. –

Sendo fervoroso em espírito, ele falou. Apolo tem outro elogio dado a ele nessas palavras: que ele estava inflamado com um santo zelo para ensinar. Doutrina sem zelo é como uma espada na mão de um louco, ou então permanece quieta como fria e sem uso, ou então serve para vanglória e vaidade. Pois vemos que alguns homens instruídos se tornam preguiçosos; outros, alguns (o que é pior), tornam-se ambiciosos; outros, alguns (que são os piores), incomodam a Igreja com contendas e brigas. Portanto, essa doutrina deve ser desagradável, que não se une ao zelo. Mas lembremos que Lucas coloca o conhecimento das Escrituras em primeiro lugar, que deve ser a moderação do zelo, (349) pois sabemos que muitos são fervorosos sem consideração, como os judeus se enfureceram contra o evangelho, pela razão. de uma afeição perversa que eles tinham pela lei; and even at this day we see what the Papists be, who carried headlong with furious violence, being pricked forward with an opinion unadvisedly conceived. Therefore, let knowledge be present that it may govern zeal. And now it is said that zeal was the cause of diligence, because Apollos gave himself to teach diligently. But and if that man, being not yet thoroughly and perfectly taught in the gospel, did preach Christ so diligently and freely, what excuse do those men hope to have, who know that more perfectly and fully, which he knew not as yet, if they do not endeavor so much as in them lieth to further and advance the kingdom of Christ? Luke doth attribute zeal to the Spirit, therefore, because it is a rare and peculiar gift; neither do I so expound it that Apollos was moved and pricked forward with the instinct of his mind, but by motion of the Holy Spirit. –

Institutio ,” instruction.

Initient ,” initiate.

Avelli ,” to dissever.

Quae esset zeli moderatio ,” to moderate zeal.

Comentário de Adam Clarke

Este homem foi instruído no caminho do Senhor – ?at???µe??? ; Ele foi catequizado, iniciou, no caminho, a doutrina de Jesus como o Cristo.

Sendo fervoroso no espírito – Sendo cheio de zelo para propagar a verdade de Deus, ele ensinou diligentemente, a???ß?? com precisão, (para que a palavra seja traduzida), as coisas de Cristo, tanto quanto ele pudesse conhecê-las através do ministério de João o Batista; pois parece que ele não conhecia nada mais de Cristo do que o que João pregava. Alguns supõem que devemos ler ?? , não antes de a???ß?? , corretamente ou com precisão, porque se diz que Áquila e Priscila expuseram o caminho do Senhor, a???ße?e??? , mais perfeitamente, com mais precisão; mas desta emenda não há a menor necessidade; pois certamente é possível que um homem ensine com precisão o que sabe; e é possível que outro, que possua mais informações sobre o assunto do que o anterior, possa ensiná-lo com mais precisão ou dar-lhe uma porção maior de conhecimento. Apolo conheceu o batismo de João; mas ele não sabia nada mais sobre Jesus Cristo do que aquele batismo ensinado; mas, tanto quanto ele sabia, ele ensinou com precisão. Áquila e Priscila estavam familiarizadas com toda a doutrina do Evangelho: a doutrina de Cristo morrendo por nossos pecados e ressuscitando para nossa justificação; e nisso eles instruíram Apolo; e essas eram informações mais precisas do que as que ele havia recebido antes, por meio do ministério de João.

Comentário de Thomas Coke

Atos 18:25 . E sendo fervoroso no espírito, O batismo de João, encontramos, cap. Atos 19: 2 foi acompanhado por instruções muito imperfeitas ou iluminação divina; contudo, naquele batismo, e a graça que ele recebeu, Apolo, sendo um homem de cordialidade e eloqüência, teria pregado o evangelho a???ß??, isto é, com muita precisão, estudo e dores, de acordo com o melhor de sua luz. É muito provável que ele voltou a morar em Alexandria logo depois de ter sido batizado com o batismo de João; e, portanto, não teve oportunidade de se familiarizar explicitamente com as doutrinas do evangelho, conforme foram entregues por Cristo e seus apóstolos, até que ele chegou a Éfeso, e lhes foi ensinado por esses eminentes cristãos Áquila e Priscila, que, com toda a probabilidade, se alojavam em suas própria casa, para que eles possam conversar mais familiar e plenamente com ele sobre eles. Veja Atos 18:26 .

Comentário de Scofield

instruído

ensinado de boca em boca, ou, boatos, ou seja, não por revelação. Cf. Gálatas 1:11 ; Gálatas 1:12 .

As Escrituras do NT não foram então escritas.

Comentário de John Wesley

Este homem foi instruído no caminho do Senhor; e fervoroso no espírito, falou e ensinou diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo apenas o batismo de João.

Este homem havia sido instruído – embora não perfeitamente, no caminho do Senhor – na doutrina de Cristo.

Conhecendo apenas o batismo de João – Somente o que João ensinou àqueles a quem ele batizou, a saber, se arrepender e crer em um Messias que em breve aparecerá.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:19 – Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido”.

Juízes 2:22 – Eu as usarei para pôr Israel à prova e ver se guardarão o caminho do Senhor e se andarão nele como o fizeram os seus antepassados”.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 119:1 – Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!

Isaías 40:3 – Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Oséias 14:9 – Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

Mateus 3:1 – Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mateus 3:3 – Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Marcos 1:3 – “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Marcos 12:14 – Estes se aproximaram dele e disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?

Lucas 3:1 – No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene;

Lucas 3:4 – Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.

João 1:19 – Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era.

João 1:23 – João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ “.

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Atos dos Apóstolos 19:3 – “Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles.

Atos dos Apóstolos 19:9 – Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Atos dos Apóstolos 19:23 – Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho.

Romanos 12:11 – Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

2 Timóteo 2:4 – Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *