Estudo de Gênesis 32:10 – Comentado e Explicado

eu sou indigno de todos os favores e de toda a fidelidade que tendes testemunhado ao vosso servo. Só tinha o meu bastão quando atravessei este Jordão, e eis que possuo agora dois acampamentos.
Gênesis 32:10

Comentário de Albert Barnes

Em seguida, ele se mistura à oração. Ele apela ao Deus de Abraão e Isaque, ao Senhor Deus da promessa e cumprimento. “Eu sou menor que;” indigno de toda a misericórdia e verdade de Deus. “Com minha equipe.” Jacob parece ter deixado sua casa sem escolta e sem meios. Evidentemente, pretendia-se que ele voltasse em pouco tempo; mas circunstâncias imprevistas prolongaram o período. “Eu, a mãe com os filhos.” Eu é usado aqui no sentido grávido que é familiar nas Escrituras, para incluir todo o seu clã; como Ismael, Israel e Edom, muitas vezes representam suas respectivas raças. Ele então alega a promessa expressa de Deus Gênesis 28: 13-15 ; Gênesis 31: 3 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32:10 . Com minha equipe, etc. – Quando essa expressão é considerada adequadamente, não se contradiz a opinião que avançamos em nossa nota no cap. 28: Gênesis 32: 5, pois significa simplesmente: “Passei por este Jordão sem família, ou conexões sociais, um homem solteiro e sem possessão de esposa, família ou posses; com tudo o que agradou ao Senhor agora para me abençoar , que eu, o indivíduo que atravessou o rio, me tornei duas bandas “. Ele poderia dizer isso com grande verdade, supondo que ele estivesse acompanhado de criados e criados da casa de seu pai. É muito evidente que Jacó tinha o senso mais formidável do temperamento vingativo de Esaú, a partir da expressão que ele usa no final do versículo 11, cuja expressão implica um exemplo de crueldade, como um choque na natureza humana; Eu o temo, para que ele não venha me ferir, e a mãe com, ou sobre os filhos, ie . para que ele não destrua totalmente e extirpa a mim e aos meus. Ver Oséias 10:14 . Jeremias 13:14 .

REFLEXÕES. – Justamente apreensivo com o antigo ressentimento de Esaú, ele tenta acalmá-lo com uma mensagem amável e humilde, familiarizando-o com seu retorno e com a prosperidade que Deus lhe dera. Nota; 1. Ceder pacifica a ira. Muitas vezes, é aconselhável fazer submissões aos superiores, embora injustamente exasperado contra nós. 2. A abundância, que deveria alegrar um bom irmão, prova muitas vezes a um ímpio uma ocasião de maior inveja e descontentamento.

Temos no próximo lugar,

1. O retorno do Mensageiro; e uma resposta alarmante que ele trouxe de volta. Nota; O que aconteceria com a pobre igreja de Cristo, se algum apoio mais do que humano não a assistisse?

2. Medo de Jacó. E razão suficiente que ele tinha para isso. Nota; (1.) Provas repetidas devem ser esperadas por todo cristão. (2) Pode haver algum medo de se aproximar do perigo, onde ainda há muita confiança na promessa.

3. Sua disposição de sua família. Pelo menos uma parte pode escapar, se a outra for ferida. Nota; Embora Deus tenha nos dado sua promessa, somos, no entanto, chamados ao uso de todos os meios prudentes.

Jacó, agora fazendo a melhor disposição que suas circunstâncias admitiriam, dependia mais, apesar dos efeitos da oração, do que do braço da carne. Conseqüentemente, nós o encontramos derramando sua angústia diante de Deus. Nota; Quanto mais o perigo nos pressiona, mais alto deve ser o nosso clamor a Deus; pois nele está a nossa ajuda. Foi uma oração gloriosa, e vale a pena notar: seu apelo é urgente e seus argumentos são forçados. Ele se aproxima de Deus como seu Deus da Aliança, como tendo as implicações das bênçãos prometidas a Abraão e Isaque. Ele implora a garantia de Deus para sua jornada e, portanto, a honra de Deus empenhada em sua proteção. Ele reconhece sua própria indignidade de qualquer favor, mas com gratidão menciona as grandes misericórdias que recebeu, como um argumento para esperar por mais. Ele então fala de seus medos e angústias por causa das apreensões de Esaú; e, como ele não tinha nenhuma perspectiva de ajuda em outro lugar, compromete sua causa com imensa importunidade em suas mãos, que foi capaz de salvá-lo, e fecha com o pedido da fidelidade de Deus; talvez não tanto para lembrá-lo de sua promessa, como para incentivar seu próprio coração a depender dela. Aprenda daí: 1. Em todas as suas provações, espalhe-as perante o Senhor. 2. Vir a Deus como seu Deus da Aliança, acreditando na disposição dele para ouvi-lo e ajudá-lo. 3. Quando estamos no caminho de nosso dever, podemos reivindicar corajosamente o cumprimento das promessas. 4. Nunca esqueçamos nossa própria vileza e pecaminosidade: 5. Nem as grandes e repetidas misericórdias que já recebemos, que nenhuma angústia presente pode impedir nossos agradecidos agradecimentos. 6. Não podemos ser muito particulares em nossas orações, mencionando a Deus pessoas e circunstâncias, como a um amigo que pode ser tocado com o sentimento de nossas angústias. 7. Devemos nos levantar de joelhos com plena fé e confiança nas promessas e fidelidade de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Não sou digno de todas as misericórdias – A leitura marginal é mais consistente com a original: ??? ???? ?????? ??? ????? katonti miccol hachasadim umiccol haemeth , sou menos que todas as compaixões e que toda a fidelidade que você tem mostrou ao teu servo. Provavelmente, São Paulo estava de olho nessa passagem quando escreveu: Para mim, que sou menos que o menor de todos os santos. Um homem que se vê à luz de Deus jamais sentirá que não tem nada além do que recebeu e que não merece nada do que tem. Os arcanjos de Deus não podem usar uma linguagem diferente, e mesmo os espíritos de homens justos consumados em sua plenitude de bem-aventurança, não podem se gabar mais.

Pois com minha equipe – ou seja, sozinho, sem atendentes, como os caldeus o fizeram adequadamente.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32:10 . Com minha equipe, etc. – Quando essa expressão é considerada adequadamente, não se contradiz a opinião que avançamos em nossa nota no cap. 28: Gênesis 32: 5, pois significa simplesmente: “Passei por este Jordão sem família, ou conexões sociais, um homem solteiro e sem possessão de esposa, família ou posses; com tudo o que agradou ao Senhor agora para me abençoar , que eu, o indivíduo que atravessou o rio, me tornei duas bandas “. Ele poderia dizer isso com grande verdade, supondo que ele estivesse acompanhado de criados e criados da casa de seu pai. É muito evidente que Jacó teve o senso mais formidável do temperamento vingativo de Esaú, a partir da expressão que ele usa no final do versículo 11, cuja expressão implica um exemplo de crueldade, como um choque na natureza humana; Eu o temo, para que ele não venha me ferir, e a mãe com, ou sobre os filhos, ie . para que ele não destrua totalmente e extirpa a mim e aos meus. Ver Oséias 10:14 . Jeremias 13:14 .

REFLEXÕES. – Justamente apreensivo com o antigo ressentimento de Esaú, ele tenta acalmá-lo com uma mensagem amável e humilde, familiarizando-o com seu retorno e com a prosperidade que Deus lhe dera. Nota; 1. Ceder pacifica a ira. Muitas vezes, é aconselhável fazer submissões aos superiores, embora injustamente exasperado contra nós. 2. A abundância, que deveria alegrar um bom irmão, prova muitas vezes a um ímpio uma ocasião de maior inveja e descontentamento.

Temos no próximo lugar,

1. O retorno do Mensageiro; e uma resposta alarmante que ele trouxe de volta. Nota; O que aconteceria com a pobre igreja de Cristo, se algum apoio mais do que humano não a assistisse?

2. Medo de Jacó. E razão suficiente que ele tinha para isso. Nota; (1.) Provas repetidas devem ser esperadas por todo cristão. (2) Pode haver algum medo de se aproximar do perigo, onde ainda há muita confiança na promessa.

3. Sua disposição de sua família. Pelo menos uma parte pode escapar, se a outra for ferida. Nota; Embora Deus tenha nos dado sua promessa, somos, no entanto, chamados ao uso de todos os meios prudentes.

Jacó, agora fazendo a melhor disposição que suas circunstâncias admitiriam, dependia mais, apesar dos efeitos da oração, do que do braço da carne. Conseqüentemente, nós o encontramos derramando sua angústia diante de Deus. Nota; Quanto mais o perigo nos pressiona, mais alto deve ser o nosso clamor a Deus; pois nele está a nossa ajuda. Foi uma oração gloriosa, e vale a pena notar: seu apelo é urgente e seus argumentos são forçados. Ele se aproxima de Deus como seu Deus da Aliança, como tendo as implicações das bênçãos prometidas a Abraão e Isaque. Ele implora a garantia de Deus para sua jornada e, portanto, a honra de Deus empenhada em sua proteção. Ele reconhece sua própria indignidade de qualquer favor, mas com gratidão menciona as grandes misericórdias que recebeu, como um argumento para esperar por mais. Ele então fala de seus medos e angústias por causa das apreensões de Esaú; e, como ele não tinha nenhuma perspectiva de ajuda em outro lugar, compromete sua causa com imensa importunidade em suas mãos, que foi capaz de salvá-lo, e fecha com o pedido da fidelidade de Deus; talvez não tanto para lembrá-lo de sua promessa, como para incentivar seu próprio coração a depender dela. Aprenda daí: 1. Em todas as suas provações, espalhe-as perante o Senhor. 2. Vir a Deus como seu Deus da Aliança, acreditando na disposição dele para ouvi-lo e ajudá-lo. 3. Quando estamos no caminho de nosso dever, podemos reivindicar corajosamente o cumprimento das promessas. 4. Nunca esqueçamos nossa própria vileza e pecaminosidade: 5. Nem as grandes e repetidas misericórdias que já recebemos, que nenhuma angústia presente pode impedir nossos agradecidos agradecimentos. 6. Não podemos ser muito particulares em nossas orações, mencionando a Deus pessoas e circunstâncias, como a um amigo que pode ser tocado com o sentimento de nossas angústias. 7. Devemos nos levantar de joelhos com plena fé e confiança nas promessas e fidelidade de Deus.

Comentário de John Calvin

10. Não sou digno de todas as misericórdias (103) Embora essa expressão pareça severa para os ouvidos latinos, o sentido não é obscuro. Jacó confessa que maiores misericórdias de Deus foram acumuladas sobre ele do que ele ousara esperar: e, portanto, longe dele implorar algo de dignidade ou mérito, com o objetivo de obter o que ele pede. Ele, portanto, diz que ele é menos do que os favores de Deus; porque se sentia indigno dos excelentes dons que o Senhor lhe havia concedido tão liberalmente. Além disso, para que o desígnio do santo patriarca apareça com mais clareza, deve-se observar o ofício de Satanás: pois, a fim de impedir-nos de orar, através de um sentimento de nossa indignidade, ele sugere-nos esse pensamento: “Quem és tu que te atreves a entrar na presença de Deus? ” Jacó antecipa antecipadamente essa objeção, declarando de antemão que não é digno dos antigos dons de Deus e, ao mesmo tempo, reconhece que Deus não é como os homens, ficando cansado de continuar e aumentar seus atos de bondade. Enquanto isso, Jacó recolhe materiais de confiança pelo fato de que ele muitas vezes achou Deus benigno para com ele. Portanto, ele tinha um fim duplo em vista; primeiro, porque ele desejava neutralizar a desconfiança que lhe poderia roubar em conseqüência da magnitude dos dons de Deus; e então, ele direciona esses presentes para um propósito diferente, para garantir a si mesmo que Deus seria o mesmo para ele que ele até então era. Ele usa duas palavras, misericórdia e verdade , para mostrar que Deus é inclinado por sua mera bondade para nos beneficiar; e assim prova sua própria fidelidade. Essa combinação de misericórdia com a verdade ocorre frequentemente nas Escrituras, para nos ensinar que todas as coisas boas fluem para nós através do favor gratuito de Deus; mas que somos capazes de recebê-los, quando pela fé abraçamos suas promessas.

Pois com minha equipe (104) Jacó não enumera separadamente as misericórdias de Deus, mas sob uma espécie compreende o restante; a saber, que enquanto ele havia passado por cima do Jordão, um viajante pobre e solitário, agora ele volta rico e reabastecido em abundância. A antítese entre uma equipe e duas tropas deve ser notada; em que ele compara sua antiga solidão e pobreza com sua atual riqueza.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 32:10 . Não sou digno – é um apelo surpreendente. Alguém poderia pensar que ele deveria ter alegado que o que agora estava em perigo era seu contra todo o mundo, e que ele merecia o suficiente; não, ele implora: Senhor, eu não sou digno disso. Das piores de todas as tuas misericórdias – Muito menos sou digno de um favor tão grande como agora estou processando. Pois com meu bastão eu passei por este Jordão – Pobre e desolado, como um peregrino desamparado e desprezado; sem guias, companheiros, atendentes. E agora me tornei duas bandas – Agora estou cercado por um séquito de crianças e servos. Aqueles cujo fim final aumenta muito, devem com humildade e gratidão lembrar o quão pequeno foi o começo deles.

Comentário de John Wesley

Não sou digno de todas as misericórdias e de toda a verdade que mostraste a teu servo; pois com minha equipe passei por este Jordão; e agora eu me tornei duas bandas.

Não sou digno – é um apelo surpreendente. Alguém poderia pensar que ele deveria ter alegado que o que agora estava em perigo era seu contra todo o mundo, e que ele merecia o suficiente; não, ele implora: Senhor, eu não sou digno disso.

Das piores de todas as misericórdias – Aqui estão as misericórdias no número plural, uma fonte inesgotável e inúmeras correntes; misericórdias e verdade, misericórdias dadas segundo a promessa e outras misericórdias garantidas pela promessa. Não sou digno de todas as misericórdias, muito menos sou digno de um favor tão grande quanto isso agora estou processando. Aqueles estão melhor preparados para as maiores misericórdias que se consideram indignas do mínimo.

Pois com minha equipe passei por este Jordão – pobre e desolado, como um peregrino desamparado e desprezado: ele não tinha guias, companheiros, assistentes.

E agora me tornei duas bandas – Agora estou cercado por um séquito de crianças e servos. Aqueles cujo fim final aumenta muito, devem com humildade e gratidão lembrar o quão pequeno foi o começo deles.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:27 – Mas Abraão tornou a falar: “Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza.

Gênesis 24:27 – dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”.

Gênesis 28:10 – Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.

Gênesis 28:15 – Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Gênesis 30:43 – Assim o homem ficou extremamente rico, tornando-se dono de grandes rebanhos e de servos e servas, camelos e jumentos.

Gênesis 32:5 – Tenho bois e jumentos, ovelhas e cabras, servos e servas. Envio agora esta mensagem ao meu senhor, para que me recebas bem”.

Gênesis 32:7 – Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois, e os camelos,

Deuteronômio 8:18 – Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.

2 Samuel 7:18 – Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto?

Jó 8:7 – O seu começo parecerá modesto, mas o seu futuro será de grande prosperidade.

Jó 17:9 – Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.

Jó 42:5 – Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Salmos 8:5 – Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

Salmos 16:2 – Ao Senhor declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”.

Salmos 18:35 – Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me.

Salmos 61:7 – Para sempre esteja ele em seu trono, diante de Deus; envia o teu amor e a tua fidelidade para protegê-lo.

Salmos 84:7 – Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 63:7 – Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.

Daniel 9:8 – Ó Senhor, nós e nossos reis, nossos líderes e nossos antepassados estamos envergonhados por termos pecado contra ti.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

Lucas 17:10 – Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’ “.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *