Estudo de Gênesis 32:9 – Comentado e Explicado

Depois Jacó disse: "Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaac, Senhor que me dissesses: Volta para a tua terra, para o meio de tua parentela, e eu te beneficiarei,
Gênesis 32:9

Comentário de Adam Clarke

Ó Deus de meu pai Abraão, etc. – Esta oração é notável por sua simplicidade e energia; e também é um modelo para a oração, do qual contém os constituintes essenciais: – 1. Profundo autodomínio. 2. Ampliação da misericórdia de Deus. 3. Depreciação do mal ao qual ele foi exposto. 4. Suplicar as promessas que Deus havia feito a ele. E, 5. Encorajando-se com o que Deus já havia feito.

Comentário de John Calvin

9. Ó Deus de meu pai Abraão . Tendo organizado seus assuntos conforme a necessidade da ocasião sugerida, ele agora volta a orar. E essa oração é evidência de que o homem santo não era tão oprimido pelo medo que impedia a fé de se tornar vitoriosa. Pois ele não hesita em recomendar a si e sua família a Deus; mas confiando nas promessas de Deus e nos benefícios já recebidos, ele lança seus cuidados e problemas no seio do Pai celestial. Já declaramos antes, qual é o objetivo ao atribuir esses títulos a Deus; ao chamar Deus de Deus de seus pais, Abraão e Isaque, e o que os termos significam; a saber, que desde que os homens estão tão distantes de Deus, que eles não podem, por seu próprio poder, subir ao trono, ele próprio desce aos fiéis. Deus, assim, chamando a si mesmo de Deus de Abraão e Isaque, convida graciosamente o filho Jacó para si: pois o acesso ao Deus de seus pais não foi difícil para o homem santo. Novamente, uma vez que o mundo inteiro havia afundado sob superstição, Deus teria que se distinguir de todos os ídolos, a fim de manter um povo eleito em sua própria aliança. Jacó, portanto, ao se dirigir expressamente a Deus como Deus de seus pais, coloca completamente diante de si as promessas feitas a ele em sua pessoa, para que ele não ore com uma mente duvidosa, mas possa confiar com segurança nessa permanência, para que o herdeiro de a bênção prometida terá Deus propício para com ele. E, de fato, devemos buscar a verdadeira regra da oração na palavra de Deus, para que não possamos irromper precipitadamente para Ele, mas podemos nos aproximar dele da maneira pela qual ele se revelou para nós. Isso aparece mais claramente no contexto adjacente, onde Jacó, recordando o mandamento e a promessa de Deus para a memória, é apoiado por dois pilares. Certamente, o método legítimo de orar é que os fiéis respondam a Deus que os chama; e, portanto, existe um acordo tão mútuo entre a palavra dele e os votos deles, que nenhuma sinfonia mais doce e harmoniosa pode ser imaginada. “Ó Senhor”, ele diz, “eu volto à tua ordem: tu também prometeste proteção para eu voltar; portanto, é correto que você se torne o guia da minha jornada. ” É uma santa ousadia, quando, cumprindo nosso dever de acordo com o chamado de Deus, lhe perguntamos familiarmente tudo o que ele prometeu; uma vez que, ao se vincular gratuitamente a nós, torna-se voluntariamente nosso devedor. Mas quem não confia em nenhum mandamento ou promessa de Deus oferece suas orações, mas não lança palavras vãs e vazias no ar. Esta passagem dá uma confirmação mais forte do que foi dito antes, que Jacó não fingiu falsamente para suas esposas que Deus havia ordenado que ele voltasse. Pois se ele tivesse falado falsamente, agora não haveria mais esperança. Mas ele não tem escrúpulos em se aproximar do tribunal celestial com essa confiança, de que será protegido pela mão de Deus, sob cujos auspícios ele se aventurou a retornar à terra de Canaã.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 32: 9 . Ele recorre a Deus em sua angústia pela oração, o único meio eficaz de obter alívio nos problemas. E certamente um modelo mais refinado de oração genuína dificilmente pode ser encontrado ou imaginado. Evidentemente, foi ditado pelos sentimentos de seu coração nessa temporada difícil. Ele se dirigiu a Deus como o Deus de seus pais, não pretendendo chamá-lo de seu próprio Deus, por causa do senso que ele tinha de sua indignidade. Ó Deus de meu pai Abraão, e pai Isaac – Isso ele poderia pedir melhor, porque o governo estava vinculado a ele. Tu disseste: Volte para o seu país – Ele não havia deixado o seu lugar precipitadamente com Labão; mas em obediência ao mandamento de Deus.

Comentário de John Wesley

E disse Jacó: Ó Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o Senhor que me disse: Volta para a tua terra e para a tua parentela, e eu tratarei bem contigo.

Ele se dirige a Deus como o Deus de seus pais: esse era o sentimento que ele tinha de sua própria indignidade, que ele não chamava Deus de seu próprio Deus, mas um Deus em aliança com seus ancestrais. Ó Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque. E isso ele poderia implorar melhor, porque a aliança lhe era imposta.

Disseste-me: Volte para a tua terra . Ele não saiu precipitadamente do seu lugar com Labão, por uma insensatez do seu país natal; mas em obediência ao mandamento de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 31:3 – E o Senhor disse a Jacó: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você”.

Gênesis 31:13 – Sou o Deus de Betel, onde você ungiu uma coluna e me fez um voto. Saia agora desta terra e volte para a sua terra natal’ “.

Gênesis 31:29 – Tenho poder para prejudicá-los; mas, na noite passada, o Deus do pai de vocês me advertiu: ‘Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças’.

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 31:53 – Que o Deus de Abraão, o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós”. Então Jacó fez um juramento em nome do Temor de seu pai Isaque.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

1 Samuel 30:6 – Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

2 Crônicas 20:6 – e orou: “Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.

2 Crônicas 20:12 – Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”.

2 Crônicas 32:20 – Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.

Salmos 34:4 – Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *